- Autores: S. T. Chizhov, S. P. Potapov, (Academia Agrícola de Moscou em homenagem a K. A. Timiryazev)
- Apareceu ao cruzar: Olga x beleza da floresta
- Ano de aprovação: 1993
- Peso do fruto, g: 100-110
- Termos de amadurecimento: início do verão
- Compromisso: universal
- Tipo de crescimento: médio
- Produção: Alto
- Transportabilidade: baixo
- Marketability: Alto
Pear Lada é considerada uma variedade clássica do início do verão. A cultura despretensiosa conseguiu criar raízes com sucesso em diferentes regiões da Rússia. A variedade é popular devido à sua boa imunidade e resistência ao inverno.
História de criação
A cultura apareceu em 1979 por meio dos esforços de S. T. Chizhov e S. P. Potapov, funcionários da Academia Agrícola de Moscou. K. A. Timiryazeva. A nova espécie foi baseada nas variedades de pêra Olga e Lesnaya Krasavitsa. O novo produto herdou muitas qualidades positivas dos "pais", incluindo um sabor agradável.
Em 1993, foi oficialmente inscrito no Registro do Estado.
Descrição da variedade
Pear Lada é considerada uma árvore de porte médio. Cresce até 3 metros. A copa de uma árvore jovem é em forma de funil. Com o passar dos anos, assume uma forma piramidal ou cônica. A casca do tronco é cinzenta escura, os rebentos castanhos são longos e ligeiramente curvos. Folhagem média. As folhas são ovais, oblongas, verdes. São pequenos, ligeiramente curvados na região da nervura central, lisos, elásticos e serrilhados ao longo da borda. Em média, o número de flores é de 5 a 7.
Características da fruta
As peras obovate pesam 100-110 g cada. O tamanho é considerado abaixo da média. A fruta é caracterizada por uma cor amarelo claro com um leve blush vermelho claro. O pedúnculo curto apresenta uma leve ferrugem. Dentro de até 5 sementes pequenas. Os frutos são revestidos por uma casca fina e lisa. Pontos escuros subcutâneos são visíveis nele.
Qualidades de sabor
As peras têm um sabor doce e azedo. A polpa é moderadamente suculenta, de cor branca amarelada. É caracterizada por grãos finos e densidade média. Os frutos exalam um aroma delicado. Os degustadores avaliam o sabor da variedade Lada em 4,1-4,4 pontos.
Amadurecimento e frutificação
Amadurecimento no início do verão. A vantagem indiscutível é a colheita regular e sua capacidade de não estilhaçar.
Produção
Pear Lada é notável pelo seu tamanho pequeno, portanto, para ela, quase 50 kg de rendimento de uma árvore é considerado um indicador alto.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade Lada é classificada como parcialmente autofértil. Mas, para melhorar a frutificação, é recomendável plantar variedades polinizadoras nas proximidades: por exemplo, Rogneda, Moskvichka, Kosmicheskaya, Chizhovskaya, Otradnenskaya.
Aterrissagem
Antes de adquirir uma muda Lada, é necessário escolher o local mais conveniente para o plantio. Deve atender a uma série de requisitos.
Você precisa escolher um local que seja ensolarado e bem aquecido, portanto, é ideal plantar uma pera na parte sul ou sudoeste do local.
Durante a estação de crescimento, a muda deve ser iluminada pelo sol por pelo menos 10 horas. Ele precisa de sombra clara apenas ao meio-dia para que a folhagem no topo do broto não seque.
No inverno, a pêra deve ser cuidadosamente protegida dos ventos. O tempo restante é leve ao ar apenas para o benefício da coroa.
A água subterrânea não deve ocorrer a mais de 2 metros da superfície do solo.
Quando o local está localizado em uma área alagada, recomenda-se plantar uma muda jovem em uma elevação artificialmente criada. Em torno da colina improvisada, sulcos de drenagem são formados.
Essa variedade é despretensiosa para a composição do solo, mas a mais adequada é o solo fértil e solto. Se o solo for argiloso e pesado, será necessário diluí-lo com areia e turfa.
Quanto ao momento do plantio, o procedimento de outono é mais popular, mas o plantio de primavera também tem muitos defensores. Embora seja necessário se preparar com antecedência, a fim de plantar uma pêra jovem antes do fluxo de seiva.
É melhor comprar mudas no outono. E prepare um caroço para uma muda com antecedência. Se o trabalho está planejado para a primavera, os preparativos começam no outono. Para o procedimento de outono, é permitido preparar uma cava um mês antes do desembarque planejado.
Crescendo e cuidando
Mesmo quando uma pereira é plantada de acordo com todos os padrões, é inaceitável deixá-la sem os devidos cuidados. Essa atitude não deixará a planta a oportunidade de se desenvolver ativamente.
A rega de uma pêra adulta é necessária abundantemente e raramente. Você precisará de 3 baldes de água para cada metro quadrado do círculo do tronco. A rega é especialmente importante para uma planta antes da floração e durante a frutificação.
A variedade é amante da umidade, com ausência prolongada de precipitação, é importante organizar regas regulares. É produzido semanalmente despejando água no círculo do tronco.
A irrigação por aspersão é ideal. Você também pode regar o Lada nas ranhuras artificiais colocadas ao longo do perímetro. Sua profundidade deve ser de 20 cm ou mais.
O círculo do tronco deve ser mantido absolutamente limpo. Mesmo as flores anuais não devem crescer neste espaço. Em clima quente, a área do círculo do tronco deve ser coberta com cobertura morta.
Se você adicionar todos os nutrientes necessários durante o plantio, a pêra não precisará de fertilizantes nos próximos dois anos. A necessidade disso surge quando a árvore entra na fase de frutificação, e será necessário fortalecer sua imunidade. E também a alimentação ajuda a aumentar a quantidade e a qualidade dos frutos. Da primavera ao outono, Lada precisa ser alimentado apenas três vezes.
A formação da copa começa na primavera, imediatamente após o plantio. Esse período leva aproximadamente 4 anos. Em climas temperados, é desejável manter uma forma de camadas esparsas.
Periodicamente, a pera frutífera é desbastada, eliminando-se os rebentos que crescem no interior da copa, não frutificando, ramos secos e partidos. A poda é desejável o mais tardar no início do fluxo de seiva. O clima estável de abril é ideal para esse procedimento.
Resistência a doenças e pragas
Lada possui excelente imunidade. A variedade é especialmente resistente à crosta. O clima desfavorável contribui para a propagação de doenças. É importante inspecionar árvores periodicamente para identificar oportunamente uma doença incipiente. No final de maio - em junho, a folhagem e os pecíolos estão cobertos de pequenas manchas marrons. O surto ocorre mais frequentemente em julho-agosto. O clima quente e a umidade são condições favoráveis à infecção. A prevenção consiste na coleta de folhas soltas, que devem ser queimadas. No outono, eles escavam a terra no círculo próximo ao tronco e a escavam nos corredores. Se a doença ainda se manifestar, você precisa agir imediatamente com medicamentos especiais.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A variedade Lada é valiosa por sua resistência natural à geada. São os invernos com neve que favorecem as mudas - a precipitação irá naturalmente proteger as plantas da geada. O caule de uma pêra adulta não é embrulhado para o inverno. Basta retirar a casca e branqueá-la e cobrir as raízes com palha. Uma pêra adulta pode facilmente resistir a geadas até -30 graus Celsius.
Visão geral da revisão
Lada é considerada uma variedade versátil. As peras são mais saborosas de comer frescas e maduras, direto da árvore. Eles também são adequados para brancos - compotas aromáticas, compotas e muito mais são preparadas a partir das frutas.
Você pode armazenar as frutas a uma temperatura de zero grau por até 2 meses. Para fazer isso, você precisa colher os frutos antes que atinjam a maturação final. A variedade não tolera transporte a longo prazo, os frutos têm pele e polpa muito delicadas.