- Autores: I. A. Puchkin, I. P. Kalinina, E. P. Karataeva, M. I. Borisenko (Instituto de Pesquisa Científica de Horticultura da Sibéria em homenagem a M. A. Lisavenko)
- Apareceu ao cruzar: Tema x Klapp favorito
- Peso do fruto, g: 88
- Termos de amadurecimento: início do outono
- Hora de colher frutas: em meados de setembro
- Compromisso: fresco, para sucos e bebidas
- Tipo de crescimento: médio
- Produção: moderado
- Marketability: Alto
- coroa: redondo, engrossado
Escolher árvores frutíferas frutíferas e não caprichosas para plantar no país não é fácil, principalmente na Sibéria e nos Urais, onde o clima é severo e instável. Uma das variedades de pêra com boa taxa de sobrevivência e rápida adaptação às difíceis condições climáticas é a Kupava.
História de criação
Pear Kupava foi criado por um grupo de criadores do Instituto de Pesquisa de Horticultura M. Lisavenko na Sibéria (Barnaul) há 50 anos. A variedade foi obtida através do cruzamento de dois tipos: Favorito Klapp e Tema. A seleção foi realizada pelos especialistas M. Borisenko, I. Kalinina, E. Karataeva, bem como I. Puchkin. A variedade foi adicionada ao Registro Estadual da Federação Russa em 1972. Kupava é o mais produtivo, crescendo nos Urais e na Sibéria.
Descrição da variedade
A espécie Kupava do início do outono é uma árvore frutífera de tamanho médio, que geralmente atinge uma altura de 4-5 m. É caracterizada por uma forma de copa arredondada, forte espessamento de folhas verdes, brotos finos eretos de cor marrom-amarelada, alongados pecíolos e flores fofas. As maçãs são formadas em argolinhas simples e complexas.
Características da fruta
Pear Kupava pertence ao grupo dos médios frutados. Em condições favoráveis, os frutos ganham peso até 88 gramas e têm até 13-15 cm de comprimento. Às vezes, os frutos crescem até 100-120 gramas. O formato dos frutos é habitual - em forma de pêra com tuberosidade pronunciada na superfície e um escape acentuado para o topo. Freqüentemente, um lado das peras é chanfrado.
Uma pêra madura apresenta uma cor amarelo dourado, diluída com um blush vermelho que ocupa um terço da superfície da fruta. A casca da maçã é fina, elástica, brilhante e ligeiramente oleosa. Se você olhar de perto, você pode ver pequenas manchas esverdeadas na superfície da pêra. O fruto assimétrico repousa sobre um caule oblíquo alongado.
As vantagens da variedade são a transportabilidade das frutas e a boa manutenção da qualidade com preservação absoluta do sabor e comercialização. As maçãs têm um propósito universal: são consumidas in natura, muito utilizadas na culinária e também processadas.
Qualidades de sabor
As peras têm um gosto excelente. A polpa da maçã branca como a neve é densa, carnuda, espinhosa e de médio prazo. A pêra tem um sabor equilibrado, doce e azedo, complementado por um aroma frutado pronunciado.
Amadurecimento e frutificação
Kupava pertence à espécie do início do outono. A árvore começa a dar a colheita 4-5 anos após o plantio. As peras amadurecem em meados do primeiro mês do outono. A duração do período do consumidor é estendida. Cai no período de setembro a outubro.
Produção
Os indicadores de rendimento da variedade são médios. Observando as técnicas agrícolas básicas, 20,2 kg de maçãs podem ser colhidos de uma árvore por temporada. Em escala industrial, os indicadores são os seguintes: mais de 11 toneladas por hectare.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Kupava é uma espécie autofértil, portanto, não é necessário plantar árvores doadoras nas proximidades do local. A autofertilidade é tanto uma vantagem quanto uma desvantagem, pois com o tempo, a viabilidade da árvore diminui e, com ela, a fertilidade.Plantar várias árvores polinizadoras que florescem ao mesmo tempo que o Kupava ajudará a resolver esse problema. Os melhores polinizadores adicionais são as seguintes variedades: Skazochnaya, Perun, Larinskaya, Samara beauty.
Aterrissagem
Esta variedade de pêra pode ser plantada na primavera (março-início de abril) ou no outono (3 semanas antes da geada). Ao plantar árvores, não se esqueça da distância para que as árvores não interfiram umas nas outras.
Crescendo e cuidando
O local ideal para o cultivo da árvore frutífera Kupava é uma área bem iluminada com solo argiloso ou chernozem e sem água subterrânea superficial.
Cuidar de uma árvore frutífera inclui regar, alimentar, proteger contra insetos e vírus, bem como soltar o solo na zona próxima ao caule. Além disso, é necessário fazer uma copa, monitorar a densidade da folhagem, desbastando-a periodicamente, e fazer a poda sanitária dos ramos. As árvores são preparadas para o inverno com cobertura morta e enrolamento do tronco.
Resistência a doenças e pragas
A variedade tem boa resistência a muitas doenças fúngicas (sarna, oídio). Às vezes, a árvore é exposta à podridão das raízes e bacteriose. A praga mais perigosa é a mariposa, que pode ser eliminada por pulverização com sulfato de cobre.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A alta resistência ao estresse da árvore permite que ela cresça e frutifique em diferentes condições climáticas. A árvore tolera facilmente geadas leves, secas curtas e calor.