- Autores: República da Bielo-Rússia
- Apareceu ao cruzar: Lagodnaya + Sapezhanka x Amizade
- Peso do fruto, g: 160
- Termos de amadurecimento: verão
- Hora de colher frutas: Agosto
- Compromisso: universal
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Produção: Alto
- Altura, m: 3-5
- coroa: densidade média, ampla piramidal
Formando um pomar, a moradora de verão tenta plantar mais árvores despretensiosas no cuidado, que trazem safras abundantes. Uma das espécies de peras populares é a variedade de verão Kudesnitsa, que frutifica no terceiro ano após o plantio.
História de criação
Pear Kudesnitsa é o resultado do trabalho de criadores bielorrussos. A variedade foi obtida através do cruzamento de três espécies de peras - Lagodnaya, Sapezhanka e Druzhba. A árvore frutífera é zoneada na região de Grodno, mas a geografia de crescimento se expandiu rapidamente. No território da Federação Russa, a pêra está incluída no Registro do Estado desde 2011 e é recomendada para cultivo na faixa sul.
Descrição da variedade
A fruticultura é uma árvore vigorosa, podendo atingir de 3 a 5 metros de altura. A pêra é caracterizada por uma forma de coroa piramidal larga, espessamento médio da folhagem verde-esmeralda, ramos fortes e flexíveis. Durante o período de floração, a árvore fica coberta de flores brancas perfumadas (a floração dura 2 semanas em maio). Os frutos são formados em cachos simples e complexos, bem como em lanças.
Características da fruta
Pear Witch pertence à classe dos médios frutados. O peso médio da fruta é de 160 gramas. O fruto é dotado de formato truncado-cônico, cor esverdeada com ligeiro rubor no lado ensolarado. A casca do fruto é de densidade média, seca, lisa e brilhante. O transporte das frutas é ruim e sua qualidade de conservação é curta - de 2 a 3 semanas. Você pode aumentar a vida útil se as peras não lavadas forem embrulhadas em jornal e envoltas em filme plástico para bombear o ar.
As peras têm um propósito universal - são consumidas frescas, enlatadas em rodelas, processadas em marmelada, compota e purê de batatas. Uma característica da variedade é a composição da polpa da fruta, que contém muita fibra, além das vitaminas E e C.
Qualidades de sabor
A fruta tem um sabor delicioso e equilibrado. A polpa cremosa da fruta é moderadamente oleosa, de grão fino, muito suculenta, tenra e de densidade média. O sabor é dominado pela doçura, perfeitamente complementado por um leve acidez. O aroma da pêra não é muito intenso, mas agradável.
Amadurecimento e frutificação
A pereira pertence às variedades de verão. A árvore começa a dar frutos no 3º ano após o plantio. Os frutos amadurecem a partir do final de julho, mas a maior parte do amadurecimento ocorre em agosto. A árvore dá frutos anualmente. O período de consumo continua ao longo de agosto.
Produção
Os rendimentos das árvores frutíferas são excelentes. Em média, até 40 kg de peras aromáticas podem ser colhidas de uma árvore durante o período de frutificação. Em escala industrial, os indicadores são os seguintes: cerca de 20 toneladas de frutas de árvores plantadas por hectare.
Regiões em crescimento
É possível cultivar a pera Kudesnitsa na parte europeia da Rússia, bem como nas regiões do sul do país. Além disso, a variedade ganhou popularidade na Ucrânia e é amplamente cultivada na Bielo-Rússia.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
A árvore realmente não precisa de polinizadores, mas diferentes variedades de peras plantadas na mesma área com um período de floração semelhante contribuirão para um aumento na produção.
Aterrissagem
É melhor plantar uma árvore no outono: setembro a final de outubro (3 semanas antes da geada). Antes do plantio, fertilizantes orgânicos são aplicados ao solo e, em seguida, o solo é bem escavado. No plantio, recomenda-se manter a distância correta entre as mudas - de 3 a 4 metros.
Crescendo e cuidando
Esta variedade não é muito peculiar às condições de cultivo. Recomenda-se o cultivo de árvores na parte sudoeste ou oeste da horta. O local deve ter solo solto, fértil e bem drenado sem estagnação de umidade, já que a pêra Kudesnitsa não gosta de excesso de umidade e umidade. Além disso, a árvore deve ser protegida do vento e das correntes de ar.
O cuidado integral consiste em uma série de medidas, graças às quais a árvore se desenvolve e dá uma colheita abundante. As safras de frutas precisam de rega, afrouxamento do solo próximo ao caule para que a umidade penetre profundamente, fertilização orgânica e mineral, bem como proteção contra insetos e vírus.
Não se esqueça da poda sanitária dos ramos (retirada dos ramos em excesso e secos). A formação da coroa é melhor realizada no início da primavera ou no final do outono. Para o inverno, é recomendável isolar um pouco a árvore, usando cobertura morta e enrolamento.
Resistência a doenças e pragas
A feiticeira tem resistência moderada a doenças e pragas, portanto, a pulverização preventiva é recomendada. É proibido processar árvores durante o período de maturação dos frutos. As pragas mais perigosas são os ácaros, besouros das flores, mariposas, coceira e pulgões, que ajudam a proteger contra a pulverização de inseticidas e acaricidas. Quanto às doenças, a árvore às vezes fica exposta a crostas, podridão de frutos, oídio e fungos fuliginosos.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, primeiro é necessário identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A resistência ao estresse da safra de frutas é média. A árvore adora o sol, mas não é muito resistente à seca e ao calor excessivos. Além disso, a variedade é resistente ao inverno, se adapta rapidamente em condições de mudanças bruscas de temperatura.
Visão geral da revisão
Esta variedade de pêra há muito conquistou o respeito e o amor de jardineiros e agricultores. Isso se deve ao fato de que a árvore não é caprichosa na tecnologia agrícola, dá consistentemente excelentes rendimentos e se adapta rapidamente ao solo e às condições climáticas de crescimento.
Além disso, as peras têm excelente sabor e versatilidade, o que sem dúvida cativa muitas donas de casa. A par das inúmeras vantagens, vale a pena destacar as desvantagens, entre as quais a mais significativa é a curta conservação da qualidade da fruta.