- Autores: South Ural Research Institute of Horticulture and Potato Growing, E. A. Falkenberg
- Apareceu ao cruzar: Atrasado x pouca alegria
- Peso do fruto, g: 90
- Termos de amadurecimento: verão
- Compromisso: fresco, para sucos e bebidas
- Tipo de crescimento: médio
- Marketability: Alto
- Altura, m: 4
- coroa: altura média, arredondado
- Escapes: médio, reto, marrom, pubescente
Qualquer jardineiro dará preferência às primeiras variedades de cultura para se agradar com frutas já em pleno verão. Mas a pera Krasulia difere não apenas em termos de amadurecimento, mas também em finalidade, sabor e também na aparência.
História de criação
A variedade foi cultivada em Chelyabinsk no South Ural Research Institute em homenagem a E. A. Falkenberg, especialmente para os Urais, com suas temperaturas extremas e uma curta temporada de verão. O desenvolvimento da cultura começou em 1987. De acordo com alguns relatórios, a pera Krasulia foi inscrita no Registro do Estado em 2002.
As variedades de pera Little Joy e Pozdnyaya foram escolhidas para o par parental. A nova cultura produziu frutas de cores vivas. A pele revelou-se muito forte e a cor muda gradualmente à medida que amadurece.
A principal vantagem da variedade é que a pêra Krasul tem uma maior resistência ao gelo. A árvore cresce mesmo nas regiões climáticas mais desfavoráveis do país, sobrevive bem ao inverno.
Descrição da variedade
O tipo de crescimento da variedade é médio. A altura de uma árvore adulta chega a 4 m.A copa é pequena, de altura média, redonda e semi-espalhada. Ao moldar, ele pode ser aparado. Os ramos esqueléticos crescem do tronco quase em ângulos retos, apenas a parte superior do ramo se eleva ligeiramente para cima. Eles estão localizados de forma compacta em relação um ao outro, não fortemente entrelaçados uns com os outros.
O tronco é de espessura média, poderoso e muito rígido. À medida que cresce, deforma-se um pouco, dobrando-se. Os novos brotos são verdes. Com o tempo, a cor começa a escurecer, a casca torna-se marrom-avermelhada ou marrom e lisa. Os botões dos rebentos jovens são oblongos.
Os jardineiros observam que pequenos espinhos e pêlos podem ser encontrados nos galhos frutíferos. Isso é atribuído a uma das desvantagens da variedade, pois os espinhos dificultam muito a colheita.
As folhas são elípticas, de tamanho médio e largo, ligeiramente pontiagudas para a ponta. As placas são de cor verde, com um nervo pronunciado delicado.
Os pedúnculos dessa variedade são grandes, brancos, em forma de tigela. Os botões têm um aroma doce e persistente. A floração abundante começa em meados de maio.
Segundo os fabricantes, sem a cobertura principal, a árvore resiste a geadas de até –30 ° С.
Do lado positivo, a fruta amadurece cedo. Jardineiros notam o alto rendimento e facilidade de cuidado e formação de copas. Afirma-se que a cultura tem boa imunidade.
Entre as carências evidentes da variedade, nota-se o tamanho reduzido dos frutos, assim como os espinhos que atrapalham a colheita. A vida útil da cultura é limitada a 1-2 semanas em um local escuro e fresco.
Características da fruta
Em termos de tamanho, os frutos do Krasuli são médios. São pequenos, arredondados e semelhantes a bergamota. Em média, o peso do fruto é de 90 g, o peso máximo chega a 120 G. No período de maturação jovem, a cor da pêra é verde. Mais tarde, nos frutos maduros, a cor da casca torna-se verde-amarelada. Os lados que estiveram ao sol a maior parte do tempo apresentam um leve rubor avermelhado.
A casca é fina, ligeiramente oleosa e brilhante. Não é sentido quando comido, muito tenro. Manchas cinzentas são visíveis sob a pele.
O fruto é bem aderido a um pedúnculo curto e reto.
A polpa é cremosa, ligeiramente solta. Dentro está uma pequena caixa de sementes.Existem poucas sementes, são bastante grandes e largas. Há pouca matéria seca dentro, apenas 13%.
Os frutos são totalmente inadequados para transporte e armazenamento a longo prazo. Portanto, as peras são mais frequentemente consumidas frescas, em conserva ou em suco. E também a variedade é adequada para fazer geléia ou geléia. Você pode processar a polpa em uma geléia ou purê.
Qualidades de sabor
As frutas da pêra Krasulia têm uma pontuação de degustação de 4,7 pontos. Para muitos, a fruta é suculenta, doce, até um pouco açucarada. Mas, segundo os jardineiros, se o verão acabou sendo frio e não ensolarado, há notas de adstringência no gosto residual.
No total, a quantidade de açúcar é de 11,2% para 0,49% de ácidos. Isso dá doçura à fruta. O ácido ascórbico por 100 g é responsável por 8,5 mg.
Amadurecimento e frutificação
A cultura, em termos de tempo de maturação, pertence às variedades de verão. A frutificação ocorre no quinto ano após o plantio. Os primeiros frutos podem ser colhidos no final de julho - início de agosto.
Produção
De uma árvore de cinco anos, 20-25 kg de peras podem ser removidos, de uma árvore de dez anos - até 40 kg. O pico de produção cai em uma planta com idade entre 10 e 20 anos. Depois disso, a árvore deve ser rejuvenescida e podada.
A boa frutificação é influenciada não apenas pelas condições climáticas e pela quantidade de luz solar, mas também pelo cuidado adequado e oportuno.
Regiões em crescimento
Não há restrições à região de cultivo. Inicialmente, a cultura era destinada ao cultivo nas regiões dos Urais e da Sibéria Ocidental. Agora, qualquer residente de verão pode comprar uma muda e cultivá-la em seu site.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A cultura não pode polinizar por conta própria, por isso precisa de polinizadores companheiros. São selecionadas variedades com o mesmo período de floração. Na maioria das vezes, esses representantes são peras arco-íris e peras do norte.
Aterrissagem
Para que a cultura se enraíze bem em um novo local e, finalmente, dê uma boa colheita, várias regras de plantio devem ser seguidas.
Você pode escolher qualquer data de desembarque. O outono é caracterizado por abundante umidade e frescura, o que proporciona uma boa aclimatação. No entanto, não há insetos ou pragas nesta época do ano. Mas se a região é caracterizada por mudanças bruscas de temperatura, é recomendável desembarcar na primavera.
O local deve ser bem protegido de rajadas de vento, embora não tenha uma série de estruturas que bloqueiem a luz solar. De acordo com as características do solo, deve-se selecionar levemente ácido ou neutro, solto e fértil. Prepare com antecedência.
É melhor plantar mudas jovens em uma pequena elevação. É importante que as águas subterrâneas não inundem as raízes. A cultura não gosta de ambientes muito úmidos. Muitos jardineiros instalam um sistema de drenagem feito de tijolos quebrados ou seixos no fundo do poço. O diâmetro do furo é de 70 cm e a profundidade de até 1 m.
Crescendo e cuidando
Basicamente, cuidar da pêra Krasul não é difícil, basta seguir os passos abaixo.
A primeira alimentação da planta é dada no segundo ano após o transplante. Depois disso, a cada 3 anos. O nitrogênio é adicionado na primavera, o potássio e o fósforo são preferidos no meio do verão e no outono.
A coroa pode ser formada à vontade. Para estimular a força e o crescimento, é melhor aparar os brotos em 1/3 de seu comprimento. Quaisquer cortes devem ser feitos com poda afiada e desinfetada, e todos devem ser revestidos com piche.
A caiação é considerada uma das etapas de preparação para o inverno. É realizada em outubro-novembro, antes da primeira neve cair. É necessário caiar o tronco antes dos primeiros ramos.
Recomenda-se cobrir os arbustos jovens nos primeiros anos após o plantio. Para isso, após a caiação, o solo ao redor é coberto com palha ou ramos de abeto. Os jardineiros não recomendam o uso de feltro ou filme para enrolar o tronco. É melhor colocar algumas estacas ao longo do perímetro e fechar as estacas com material de cobertura e preencher os espaços que se formaram com cobertura morta.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.