- Autores: Falkenberg E. A., Mazunin M. A., Putyatin V. I. (Centro Federal de Pesquisa Agrária FGBNU da Seção Ural da Academia Russa de Ciências)
- Apareceu ao cruzar: Ternura x Amarelo frutado
- Ano de aprovação: 2002
- Peso do fruto, g: 150-180
- Termos de amadurecimento: Final de Outono
- Compromisso: universal
- Tipo de crescimento: Altura mediana
- Produção: Alto
- Transportabilidade: Alto
- Marketability: Alto
A pera vermelha foi criada para cultivo em regiões de agricultura de risco - sua resistência à geada (até -32 graus Celsius) e a possibilidade de amadurecer em um curto verão eram o objetivo do trabalho de criação. O propósito universal das frutas permite não só comê-las frescas, mas também confeccionar geleias, conservas, compotas e secar.
História de criação
A autoria na aparência da variedade pertence aos criadores E. A. Falkenberg, M. A. Mazunin, V. I. Putyatin do Centro Federal de Pesquisa Agrária da Filial Ural da Academia Russa de Ciências. Apareceu no cruzamento das variedades Tenderness e Zheltoplodnaya. A variedade foi registrada no Registro Estadual de Conquistas Reprodutoras em 2002.
Descrição da variedade
Uma árvore de porte médio e extensa chega a 4 metros de altura. Ela cresce rapidamente, nos primeiros 5-6 anos atinge quase completamente a altura de uma árvore adulta. A copa densa tem uma forma arredondada, as pontas dos ramos são dobradas para cima. As folhas grandes, verdes claras e alongadas têm uma superfície ondulada fosca, uma parte superior torcida com um parafuso e pequenos dentículos nas bordas. Os rebentos espessos e irregulares são cobertos por uma casca castanha escamosa. A árvore floresce no final de maio, coberta por grandes flores rosa-brancas com pétalas ovais. A pêra frutifica em cachos complexos, lança, galhos de frutos, às vezes nas extremidades dos brotos de crescimento.
Vantagens da pêra vermelha: resistência à geada, excelente rendimento, capacidade de armazenamento a longo prazo, despretensão no cultivo e cuidado, alta resistência às doenças tradicionais, bom rendimento no mercado, possibilidade de transportabilidade, prazo de validade até 4 meses.
Contras da variedade - tendência a derramar, gosto azedo nos primeiros dias após a remoção.
Características da fruta
Os frutos grandes (150–180 g) são amarelo-esverdeados com um barril carmesim, preso a um caule espesso, curvo e longo.
Qualidades de sabor
Pontuação de degustação de frutas 4.5. A polpa branca de grão fino é cheia de sumo, tem um agradável sabor adocicado com uma acidez picante e um aroma forte. A delicada casca da fruta é fina, oleosa e agradável ao toque.
Amadurecimento e frutificação
A pêra pertence às variedades de crescimento precoce - uma frutificação anual estável começa aos 5-7 anos. A colheita começa no final de setembro.
Produção
O rendimento é alto - uma média de 105 kg / ha.
Regiões em crescimento
A variedade é destinada ao cultivo nas regiões frias da Rússia - Sibéria, Urais.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Para obter rendimentos consistentemente altos nas proximidades, variedades de polinização são necessárias (Powislaya, Myth, Severyanka) com os mesmos períodos de floração e frutificação. A distância aos polinizadores não deve ultrapassar 10 metros.
Aterrissagem
O local do Lado Vermelho é escolhido ensolarado, com proteção dos ventos do norte e fortes correntes de ar. Cercas ou edifícios altos não devem ficar a menos de 4 metros, para não fazer sombra à planta. A distância entre as árvores é de pelo menos 3,5 m.A água subterrânea contribui para a decomposição e subsequente morte do sistema radicular, portanto, sua altura máxima não deve exceder 2–2,5 m.
Para uma muda com antecedência (no outono ou primavera, 2 semanas antes do plantio), prepare uma cova de plantio com dimensões de 70x100 cm. A camada fértil removida é enriquecida com matéria orgânica (húmus, composto, fezes de pássaros), areia de rio, 0,3 kg de superfosfato são adicionados. No fundo é instalado um suporte em forma de estaca, é colocada uma camada de drenagem com seixos, brita de frações médias e finas, tijolo partido, ramos picados e até latas amassadas. Despeje a mistura de solo enriquecida com um monte por cima. A seguir, a cova é recoberta com polietileno e deixada desta forma até o plantio.
Ao plantar uma muda, você precisa espalhar cuidadosamente as raízes sobre a superfície de uma colina de terra e, em seguida, adormecer, compactando bem o solo. Uma haste fina é amarrada a um suporte, um monte de anel protetor é organizado em torno do círculo do tronco, regado com 20 litros de água e coberto com cobertura morta. Ramos longos são cortados em um terço.
Crescendo e cuidando
Os cuidados posteriores com a planta consistem na formação de copas, poda higiênica, quando os brotos secos, debilitados e doentes são removidos na primavera e no outono. A primeira poda formativa é realizada 4 ou 5 anos após o plantio, no início da primavera, imediatamente após o derretimento da neve. A poda rejuvenescedora é realizada com muito menos frequência - a cada 6-7 anos. A medida consiste em retirar rebentos velhos que engrossam excessivamente a copa, mas ao mesmo tempo é possível podar não mais do que 25% da massa total.
A rega é efectuada 4 vezes por época: antes da floração, durante o período de floração, a meio do verão (na seca são regadas com mais frequência), Outono com rega abundante - 60 litros por metro quadrado. Esta medida torna a madeira mais resiliente e aumenta a sua resistência ao gelo. O melhor método de rega é o método de aspersão.
A cobertura é necessária na forma de substâncias minerais e orgânicas. A matéria orgânica é trazida durante o outono, escavando uma vez a cada 3-4 anos. Isso é 20-30 kg de estrume, composto ou húmus. Quanto aos fertilizantes minerais, na primavera são necessárias substâncias de nitrogênio para ajudar a formar a massa vegetativa. Durante o período de brotação, fertilizantes complexos serão necessários especificamente para árvores frutíferas. A pêra responde com gratidão à semeadura nos círculos próximos ao caule do adubo verde. Eles também servem como base para a cobertura morta subsequente.
Apesar da declarada resistência à geada da variedade, as plantas jovens precisam de abrigo adicional nos primeiros 2-3 anos. Os troncos devem ser cobertos com ramos de pinheiro ou abeto. Na ausência de tal, você pode usar estopa. Feno ou palha promovem o aparecimento de camundongos, e isso é quase garantido a morte da planta, já que os roedores adoram festejar com a casca tenra no inverno. Uma árvore adulta é preparada para o inverno usando uma tecnologia diferente.
A superfície da terra é limpa de lixo (folhas, frutos) e detritos de jardim. Os troncos e um terço do comprimento dos ramos inferiores são caiados com uma mistura de cal (2 kg), sulfato de cobre (0,3 kg) e argila em pó (1 kg), o que também aumenta as chances de um inverno bem sucedido e evita roedores. O círculo próximo ao tronco é escavado para introduzir matéria orgânica e destruir as pragas entrincheiradas que hibernam no solo. A área escavada é coberta com serragem ou turfa.É importante lembrar que no início da primavera a camada de cobertura morta deve ser removida para evitar o apodrecimento e o superaquecimento do sistema radicular.
Se um jardineiro deseja propagar uma pêra com um rebento, uma muda da pera Ussuri pode ser usada como porta-enxerto.
Resistência a doenças e pragas
A variedade tem excelentes indicadores de resistência à sarna, assim como a pragas, por exemplo, não tem medo do ácaro da pereira.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Resistência ao solo e às condições climáticas
Criado especificamente para regiões frias, Krasnobokaya tolera perfeitamente geadas severas de até -30 graus.