- Autores: Inglaterra
- Apareceu ao cruzar: Deccan du Comis x Conference
- Sinônimos de nomes: Concorde
- Peso do fruto, g: 200-240
- Termos de amadurecimento: início do inverno
- Hora de colher frutas: final de setembro - início de outubro
- Tipo de crescimento: médio
- Produção: Alto
- Marketability: Alto
- Altura, m: 3
Recentemente, as variedades de pêras resistentes à geada têm tido alta demanda, especialmente em regiões com verões frios e condições climáticas instáveis. Um representante marcante das espécies resistentes à geada é a pêra Concorde.
História de criação
O visual da pêra Concorde foi criado por um grupo de criadores ingleses em 1969. Espécies de pera como Conference e Decanca du Comis tornaram-se a base genética da variedade. É recomendável cultivar uma árvore frutífera em qualquer zona climática, incluindo as regiões da Sibéria Ocidental e da Sibéria Oriental.
Descrição da variedade
O Concorde é uma árvore de tamanho médio que chega a atingir 3 metros de altura. A fruticultura é caracterizada por uma forma de copa arbitrária ou piramidal com um espessamento médio de folhas verdes escuras, ramos semi-espalhados que se estendem desde o tronco em um ângulo agudo e um aspecto incrivelmente atraente durante a floração. A pêra floresce posteriormente, coberta de flores branco-rosadas, emitindo um aroma agradável. Os frutos são formados nas argolinhas.
Características da fruta
Concorde é um representante de peras de frutos grandes. O peso médio do fruto é de 200-240 gramas. O formato da fruta é clássico - em formato de pêra alongado. Na fase de maturação removível, o fruto é uniformemente coberto por uma cor verde escura. No momento da maturação do consumidor, a cor da fruta muda e torna-se um amarelo rico. A superfície da pêra é decorada com um blush laranja que aparece do lado ensolarado. Não se observa ferrugem na casca da fruta. A casca da fruta é lisa, bastante densa, mas sem dureza. O fruto é coberto com um brilho levemente oleoso e pontos subcutâneos borrados.
A variedade é caracterizada por boa transportabilidade e longa vida útil - até 4-6 meses (dependendo das condições de armazenamento). Além disso, as peras Concorde têm um propósito universal, por isso são consumidas frescas, amplamente utilizadas na culinária, enlatadas, em conserva, processadas em geleias, geleias e conservas.
Qualidades de sabor
A fruta tem excelente sabor e comercialização. A polpa cremosa branca é moderadamente densa e de grãos finos. E também na polpa sente-se uma textura delicada e crocante, complementada por uma suculência incrível. A pêra tem um sabor harmonioso, encorpado e atraente. A doçura domina o sabor, complementada pela acidez e pelo aroma doce-doce.
Amadurecimento e frutificação
Pear Concord pertence à categoria de variedades de início de inverno. A frutificação começa 3-4 anos após o plantio. A cultura frutifica anualmente, sem lacunas. O período em que é necessário retirar os frutos cai no final de setembro - início de outubro. O período de consumo é um tanto estendido - pode durar cerca de 5-6 meses.
Produção
A variedade é caracterizada por excelentes indicadores de rendimento.Com tecnologia agrícola adequada e condições favoráveis, cerca de 100 kg de frutos maduros podem ser colhidos de 1 árvore por temporada.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Para que a fruticultura satisfaça com rendimentos estáveis e abundantes, é necessário plantar nas proximidades árvores polinizadoras, cujas datas de floração coincidam com as da pera Concord. As melhores árvores doadoras são: Clapp favorita, Verdi, Good Louise, Abbot Fetel, Williams summer.
Aterrissagem
O plantio de mudas de pera pode ser feito na primavera e no outono, mas é o plantio de outono que é mais eficaz. O plantio de outono é geralmente feito na primeira semana de outubro, um mês antes da geada estável. Na primavera, a árvore é plantada em temperaturas estáveis de 15 a 18 graus Celsius. Neste caso, o solo deve aquecer até 10-13 graus.
Crescendo e cuidando
Para obter rendimentos estáveis, recomenda-se cuidar bem da árvore, bem como plantar uma muda no lugar certo. O solo para a pêra deve ser solto, fértil e respirável. O local deve ser ensolarado e longe de dependências e cercas altas. Além disso, a passagem do lençol freático deve ser profunda, já que o sistema radicular da pêra atinge de 7 a 8 metros de profundidade, e a árvore não gosta de umidade estagnada.
Quanto aos cuidados, consiste em regar, fertilizar, cortar ramos e formar uma copa, instalar um suporte para a muda, medidas preventivas que protegem contra insetos e vírus: borrifar com fungicidas e inseticidas, pintar o tronco com cal, processar com solução com sulfato de cobre.
Resistência a doenças e pragas
As peras têm uma alta imunidade, por isso a árvore praticamente não é suscetível a doenças comuns, por exemplo, sarna. A variedade apresenta resistência média à queima monilial. Tratamentos com inseticidas oportunos ajudarão a proteger contra a infestação de insetos.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema.É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Resistência ao solo e às condições climáticas
Devido à sua excelente resistência ao estresse, a pêra tolera facilmente flutuações de temperatura, grandes quedas de temperatura, sombra curta e seca. A pêra adora o calor, mas a exposição prolongada à luz solar direta pode queimar a folhagem.