- Autores: A. A. Vysotsky, fortaleza de Kokinsky VSTISP
- Apareceu ao cruzar: Popular x cura
- Sinônimos de nomes: Pyrus communis Kokinskaya
- Peso do fruto, g: 105-205
- Termos de amadurecimento: início do outono
- Hora de colher frutas: desde o início de setembro
- Compromisso: universal
- Tipo de crescimento: Altura mediana
- Produção: Alto
- Transportabilidade: Boa
Os jardineiros tentam plantar várias variedades da mesma safra em seus quintais e chalés de verão, de modo que, no verão-outono, colham constantemente frutas vitamínicas. Isso também se aplica às peras, que estão no início, no meio do amadurecimento e tardias. Os primeiros frutos maduros e suculentos aparecem nas variedades precoces no meio do verão, e a variedade de outono da pereira Kokinsky é cultivada para armazenamento e enlatamento.
História de criação
A variedade híbrida de peras Kokinskaya foi criada por criadores russos sob a orientação do cientista A.A.Vysotsky em jardins experimentais da região de Bryansk. Uma nova forma de cultivo de pomóidea de meia temporada originou-se do cruzamento de duas variedades: a pera popular e o curé francês.
Descrição da variedade
A pêra híbrida cresce até 4 metros de altura e pertence às plantas de tamanho médio entre as variedades relacionadas. A forma piramidal da coroa atinge uma largura de até 3 metros de diâmetro. Os ramos principais crescem em um ângulo de 45 graus com o tronco. A árvore é coberta por folhas verde-escuras de densidade média. Pear Kokinskaya é uma variedade parcialmente autopolinizada, que amadurece no outono. As árvores jovens entram no período de frutificação mais cedo e, na maturidade, encantam seus proprietários com grandes colheitas. A variedade se distingue pela resistência confiável a doenças e baixas temperaturas.
Características da fruta
A variedade Kokinsky dá frutos de cor verde claro, que, quando maduros, tornam-se amarelos, e no lado ensolarado são marcados com manchas vermelho-claras. Em uma árvore, os frutos podem diferir visivelmente em tamanho e o peso varia de 120 a 200 gramas. Às vezes, há espécimes especialmente grandes, pesando 250 gramas.
Qualidades de sabor
Como variedade de sobremesa, as peras são consumidas no outono e na primeira metade do inverno. Deitados um pouco em local fresco, os frutos colhidos tornam-se sumarentos, com sabor aromático agradável, sem a adstringência característica de algumas variedades de cultura. A doçura da polpa branca ligeiramente oleosa dilui-se com um ligeiro azedume. Os especialistas observaram a hipoalergenicidade das frutas híbridas, o que permite que sejam consumidas cruas por crianças a partir dos 6 meses de idade e por pessoas com tendência a reações prejudiciais à saúde a frutas e vegetais. A pêra Kokinskaya também é cultivada para a preparação de deliciosos alimentos enlatados a partir de frutas recém-colhidas.
Amadurecimento e frutificação
As primeiras colheitas significativas de uma pereira da variedade Kokinskaya são obtidas pelos jardineiros 3 a 5 anos após o plantio das mudas. A árvore se desenvolve e cresce com relativa rapidez, o que às vezes causa rachaduras na casca. As flores aparecem em maio e os botões persistem mesmo após geadas tardias. O amadurecimento técnico ocorre no final de agosto - início de setembro, dependendo da região de plantio das árvores. Verões quentes e ensolarados podem ajudar a amadurecer mais rápido.
Produção
Pear Kokinskaya começa a trazer rendimentos perceptíveis em média a partir do 4º ano de crescimento em um lugar permanente.Os jardineiros observam que uma árvore que produz colheitas abundantes por 3-4 anos consecutivos pode então produzir frutos menores. Em anos bons, cerca de 80-100 kg de frutas podem ser colhidos de uma árvore. As peras duram 2 a 3 meses, o que permite que sejam cultivadas para venda e transporte.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Uma vez que a variedade híbrida de peras Kokinsky é parcialmente autopolinizada, o plantio de outras plantas relacionadas nas proximidades não se torna obrigatório. No entanto, o rendimento aumenta ligeiramente se houver polinizadores adicionais no jardim, como Bergamota Moskovsky ou Lyubimitsa Yakovleva.
Aterrissagem
A autopropagação de variedades de peras no jardim é possível por meio de estacas, sementes e enxertia. Ao comprar mudas de viveiros, você deve escolher fazendas comerciais com boa reputação. As plantas devem ser fortes, com uma casca vibrante e brilhante e um sistema radicular firme e bem desenvolvido. Para o transplante, mudas de dois anos com uma altura de 70-90 cm são as mais adequadas.Você pode plantar árvores jovens em terreno aberto no outono e na primavera. As datas de plantio são baseadas em características padrão adequadas para muitas culturas de pomóideas. Nas regiões do sul da Federação Russa, é recomendável plantar mudas no início do outono, quando ainda podem criar raízes bem antes do início da geada.
No norte do país, o plantio de peras ocorre a partir do meio da primavera, quando as temperaturas médias diárias chegam a 7-10 graus Celsius, e não há geadas noturnas.
Depois que a decisão de plantar a pêra Kokinskaya chega aos proprietários das parcelas do jardim, é necessário decidir a data de plantio e escolher um local adequado. Eles se preparam para a compra de mudas no outono, começando no verão, e para a primavera - no outono. O local reservado para as peras deve ser bem cavado, grandes raízes de arbustos e ervas daninhas devem ser removidas. Em solo solto, deve-se adicionar matéria orgânica e fertilizantes minerais. Se o solo for ácido, você pode adicionar cinzas de madeira, farinha de dolomita ou cal.
Os melhores solos para o cultivo de pereiras são podzólicos médios, encharcados, franco-arenosos e argilosos. As plantas sentem-se pior em solos arenosos ou argilosos, pobres em uma camada fértil. Como muitas pomóideas, a pêra não cresce bem nas terras baixas e está doente devido à ocorrência próxima de água subterrânea. Não plante árvores jovens ao lado de arbustos de espinheiro-mar, com suas raízes espalhadas, bem como árvores velhas. Se houver um prédio baixo no local, a pêra híbrida dará os melhores rendimentos quando plantada do lado sul, fechada por paredes dos ventos do norte. O zimbro ou freixo da montanha crescendo próximo à muda pode se tornar uma fonte de doenças e pragas para a variedade Kokinskaya.
Crescendo e cuidando
O processo de cultivo de uma pera híbrida de amadurecimento intermediário é praticamente o mesmo que cuidar de outras árvores com sementes. Não se deve esquecer que o solo alagado causa mais doenças e rachaduras na casca do que a umidade moderada e limitada. As peras desenvolvem-se normalmente e crescem com poda regular e correta da copa.Durante a jardinagem sazonal, você deve realizar as atividades habituais, como fertilizar, soltar e cobrir o solo na zona das raízes e proteger as plantas jovens da geada. No primeiro ano após o plantio no jardim, as árvores jovens precisam de rega regular na quantidade de 20 litros de água para uma planta uma vez por semana. Nos verões secos, as peras adultas são regadas abundantemente 2 a 3 vezes por mês. Após cada rega, o solo da raiz deve ser solto e as ervas daninhas removidas.
A fim de prevenir e em caso de danos massivos às plantas por pragas sazonais, as plantas do jardim são pulverizadas com preparações tradicionais, por exemplo, uma solução de bordalês a 3%.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.