- Autores: Quirguistão
- Apareceu ao cruzar: Beleza da floresta x Bere inverno
- Sinônimos de nomes: Inverno do Quirguistão, tarde do Quirguistão
- Peso do fruto, g: 200-250
- Termos de amadurecimento: tarde (outubro)
- Compromisso: sala de jantar
- Tipo de crescimento: Altura mediana
- Produção: muito alto
- Transportabilidade: Boa
- coroa: esparso, piramidal
Pear Kirghiz é uma variedade compacta obtida por cruzamento amador das variedades Lesnaya Krasavitsa e Bere Zimny. Foi criada tendo em conta as características do áspero clima de estepe, distingue-se pela despretensão no cultivo, boas propriedades gustativas dos frutos. A variedade foi zoneada com sucesso não apenas para o Quirguistão, mas também para a Federação Russa, e é merecidamente popular entre os jardineiros. É encontrado sob o nome de inverno do Quirguistão ou tardio do Quirguistão.
Descrição da variedade
A pera Kirgiz é uma árvore de tamanho médio com uma copa piramidal esparsa. A frutificação ocorre principalmente nos cachos.
Características da fruta
As peras são kubarevidny, cada uma pesando 200-250 g. Os frutos são pequenos, médios e grandes. Na fase de maturação removível, a pele apresenta uma coloração amarelo-esverdeada, com um "blush" turvo. Ao atingir a maturação plena, torna-se amarelo dourado, com tonalidade vermelho-carmim espalhada por quase toda a superfície. As peras no pedúnculo são firmes, os frutos não são propensos a derramar.
Qualidades de sabor
Peras de mesa, sabor doce agradável. Há um ligeiro azedume. A polpa densa e suculenta é fácil de morder. O conjunto de gostos continua durante o armazenamento.
Amadurecimento e frutificação
A variedade é caracterizada por um período de maturação tardio. Os frutos são colhidos em setembro-outubro, dependendo da região onde a árvore cresce. Os primeiros frutos são obtidos 2 anos após o plantio. Em seguida, a colheita ocorre anualmente, em uma base regular.
Produção
De acordo com este indicador, a pera do Quirguistão pertence a variedades com um rendimento muito elevado. Os volumes de coleta são de 500-600 c / ha. A variedade é considerada promissora para o cultivo comercial. Possui excelente transportabilidade, podendo ser armazenado na geladeira até março-abril.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade é autofértil. Para rendimentos mais abundantes, os agrônomos recomendam o plantio de outras variedades de polinizadores ao lado das árvores. Passe Crassan, Bere Ardanpon servirá.
Aterrissagem
As melhores mudas são anuais. Eles são colocados no solo na primavera ou outono, fora do período de geadas ou frio extremo. É melhor pousar com duas pessoas para evitar possíveis desconfortos. Em uma árvore jovem, as pontas das raízes principais são podadas com uma tesoura de poda, o restante é colocado em uma pasta de argila líquida.
A escolha do local para o plantio é feita em prol de um solo nutritivo e úmido. Não é ruim se o lugar for bem iluminado, não soprado pelos ventos. Ao plantar em sombra parcial, a escalada será eficaz, mas a frutificação abundante não funcionará. Locais com lençol freático alto, planícies e pântanos não são adequados.
É cavado um buraco com um diâmetro suficientemente grande. Um monte baixo é formado no interior, uma cavilha para uma liga é inserida do lado norte. Uma muda com sistema radicular endireitado é colocada no topo do aterro. Deve ser distribuído por toda a fossa, sem dobras e vincos desnecessários. A fossa é preenchida com um substrato de solo especialmente preparado, camada por camada, com uma leve sacudida do tronco após cada estágio para eliminar os vazios.
No momento do plantio, a área de enxerto é deixada cerca de 40 mm acima do nível do solo. Em seguida, rega abundantemente, na qual o colo da raiz cai até o nível desejado. Liga ao suporte, mulching do círculo do tronco é executado. Após o plantio, recomenda-se cortar uma árvore jovem de 80 cm de altura para que a copa se forme em um botão bem amadurecido.
Crescendo e cuidando
As recomendações de tecnologia agrícola para a pera do Quirguistão são bastante simples. Com 1 e 2 anos a partir do momento do plantio, é realizada uma cobertura total do solo e as ervas daninhas são cortadas. Para o inverno, o abrigo também é construído com materiais naturais. A camada de cobertura morta aumenta para 10-15 cm, o tronco é amarrado com ramos de abeto, coberto com cal no período do final do outono.
Resistência a doenças e pragas
A pêra do Quirguistão é altamente resistente à crosta e outras doenças graves. Não é muito suscetível ao câncer bacteriano.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A variedade Kirghiz apresenta alta robustez no inverno. Ele tolera crescer em baixas temperaturas, não tem medo de ventos fortes. Um pequeno número de dias de sol não afeta a frutificação. As árvores são imunes a queimaduras térmicas.
Visão geral da revisão
A opinião geral dos jardineiros sobre esta variedade de pêra pode ser considerada positiva. Quase todos os proprietários observam que as árvores criam raízes bem após o plantio, crescem rápida e ativamente. A abundância de frutificação também é indicada. Além disso, as frutas que repousam após serem retiradas dos galhos só ficam mais saborosas, ganhando maciez e suculência.
As desvantagens da variedade residente de verão incluem dificuldades em coletar frutos dos ramos superiores. Além disso, as árvores atraem roedores.A proteção contra eles deve ser cuidadosamente pensada.