- Autores: Puchkin I.A., Kalinina I.P., Karataeva E.P. (Centro Científico de Agrobiotecnologia Federal Altai da Instituição Científica Orçamentária do Estado Federal)
- Apareceu ao cruzar: da polinização da variedade Vnuchka com o pólen da variedade Dessertnaya Mlievskaya
- Ano de aprovação: 2011
- Peso do fruto, g: 107
- Termos de amadurecimento: início do outono
- Hora de colher frutas: a partir de meados de setembro
- Compromisso: universal
- Tipo de crescimento: Altura mediana
- Marketability: Boa
- Altura, m: 2-4
A pêra Karataevskaya pode ser um excelente recheio para qualquer jardim. No entanto, deve ser cultivado com muito cuidado e cuidado. Portanto, você terá que estudar as circunstâncias e características específicas.
História de criação
A honra de desenvolver esta planta pertence aos funcionários do Centro Científico de Agrobiotecnologia Altai. O trabalho principal foi supervisionado pelos criadores Puchkov. Kalinin e Karataeva. O processo consistiu na utilização de pólen de Dessertnaya Mliyevskaya para a polinização de pereiras Neta. Sabe-se que o cadastramento estadual da usina ocorreu em 2011.
Descrição da variedade
As árvores de tamanho médio de Karataevskaya atingem 2 a 4 m de altura. A coroa tem formato arredondado. Os ramos geralmente têm uma disposição esparsa. Os rebentos grossos têm uma coloração castanha clara, os topos são púberes. Outras características:
frondosidade fraca das árvores;
o tamanho médio das folhas, que são ovóides e de cor verde escura;
a formação de frutos em cachos simples ou complexos.
Características da fruta
Os frutos pesam em média 107 g e têm a forma de uma pêra larga clássica. A pele não é muito áspera, mas é brilhante e oleosa. Os pontos subcutâneos são numerosos e visualmente perceptíveis. Os frutos são de cor verde, em condições normais são armazenados por até 14 dias, em geladeiras por até 60 dias. No período de maturação do consumidor, a cor principal é esbranquiçada, a tegumentar é borrada, vermelho escuro.
Qualidades de sabor
A polpa branca é moderadamente firme. Tem um sabor agridoce. As frutas também são muito suculentas. A proporção de açúcares chega a 12,2%, e a concentração de ácidos tituláveis é de 0,64%. Para cada 0,1 kg de peso seco, existem 62 mg de taninos.
Amadurecimento e frutificação
A pera Karataevskaya é uma variedade típica do início do outono. A colheita começa em meados de setembro. A primeira frutificação começa no 4º ou 5º ano de desenvolvimento. É quase impossível prever isso com antecedência. No futuro, novas peras aparecerão a cada ano. As exceções estão associadas apenas a condições totalmente desagradáveis de detenção e à violação das regras de cuidado.
Produção
A produtividade da pera Karataevskaya é oficialmente declarada no nível de 16,7 kg de frutos de 1 árvore. A colheita de 1 hectare pode chegar a aproximadamente 114 centners. Segundo outras fontes, está no patamar de 9,3 toneladas. As condições de detenção e a evolução do clima desempenham um papel importante. Ressalta-se também que a colheita é de alta qualidade comercial.
Regiões em crescimento
Pear Karataevskaya foi dividido em zonas para a Sibéria Oriental. Portanto, seu desembarque em regiões de clima mais ameno é teoricamente possível. Mas, na prática, falta muita informação objetiva para isso.É necessário atentar para a resistência média à seca dessa variedade. Em locais com pouca chuva, será necessário aumentar a irrigação.
Aterrissagem
Esta variedade é extremamente suscetível às flutuações climáticas. Para ele, você terá que escolher áreas bem iluminadas, protegidas do vento. Os lados sul e sudeste são os mais adequados, desde que não haja calados. A distância para qualquer outra árvore deve ser de 4 a 7 m. O solo ideal é uma combinação de areia e argila; você também pode aplicar solo de floresta marrom e cinza.
O substrato deve ser umedecido. Após o afrouxamento, a turfa é depositada nele. É melhor preparar buracos na queda. A época ideal para o plantio é o início da primavera. Se preferir um pouso no outono, você precisa preparar os poços em cerca de 20-25 dias. Também é útil saturar os buracos com esterco.
Crescendo e cuidando
No primeiro ano, Karataevskaya deve ser regada intensamente, usando 20-30 litros de água pelo menos 4 vezes durante a estação de crescimento. Ainda mais frequentemente, isso deve ser feito durante os períodos de seca. As árvores maduras podem ser regadas 2 vezes por temporada. A aspersão será ideal. No início do segundo ano, você deve caiar os troncos e fertilizar o solo. Além disso, você precisará aparar a pêra e formar a coroa.
No primeiro ano, a árvore é pinçada. Isso é importante para ativar o crescimento do rebento. Nos anos seguintes, eles recorrem à poda completa. É imperativo eliminar ramos únicos de substituição que crescem excessivamente. Devido à baixa resistência ao gelo, medidas devem ser tomadas com a aproximação do inverno.
Nós estamos falando sobre:
cobrindo a área próxima ao tronco com cobertura morta (mais espessa);
proteção contra o vento;
retenção de neve;
envolvimento do tronco e parte inferior dos ramos esqueléticos em peras jovens;
irrigação de carregamento de água.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Visão geral da revisão
Muitos agricultores apreciam a pêra karataevskaya. Apesar do pequeno tamanho dos frutos, apresentam excelentes características gastronômicas.No entanto, a desvantagem é a baixa resistência ao inverno, que também é frequentemente observada. Em geral, as críticas positivas dominam. Muito depende, como sempre, dos próprios criadores.