- Autores: S. T. Chizhov, S. P. Potapov (Academia Agrícola de Moscou em homenagem a K. A. Timiryazev)
- Apareceu ao cruzar: 32-67 (Tyoma x Forest Beauty) x 72-43 (Duquesa Bedro x Forest Beauty)
- Sinônimos de nomes: Kafedralnaya
- Peso do fruto, g: 110
- Termos de amadurecimento: verão
- Hora de colher frutas: no início de agosto
- Compromisso: cantina, preparo de frutas secas, para sucos e bebidas
- Tipo de crescimento: médio
- Transportabilidade: médio
- coroa: cônico regular, densidade média
As variedades de pêra, cultivadas nos principais criadores domésticos, pelo menos merecem atenção. Cada um deles, no entanto, deve ser tratado individualmente. Só neste caso, a variedade Catedral, por exemplo, pode dar um resultado decente.
História de criação
Os jardineiros domésticos devem essa cultura à Academia Agrícola de Moscou Timiryazev. O projeto foi supervisionado pelos criadores S.P. Potapov e S.T. Chizhov. Tive que recorrer a um cruzamento complexo, combinando as variedades 32-67 (Tyoma x Forest Beauty) e 72-43 (Duquesa Bedro x Forest Beauty).
Descrição da variedade
A planta tem como sinônimo - Kafedralnaya, destinada à promoção no mercado externo. Este é um jantar típico da cultura da pera. As árvores de médio porte são coroadas por uma copa cônica regular. Outras características:
arranjo raro de ramos principais retos;
brotos retos de tamanho médio;
a formação de folhas grandes, parcialmente médias;
folhagem verde e sua forma oval;
flores grandes, pintadas em tom branco, contendo pétalas ovais;
a formação de frutos tanto em cachos simples como na parte aérea do primeiro ano de desenvolvimento.
Características da fruta
O peso médio dos frutos da variedade Kafedralnaya é de 110 gramas. Eles são semelhantes em forma à clássica pêra regular. Além disso, a superfície de espécimes médios ou relativamente pequenos é irregular. A maturação adequada para a colheita é indicada pelo aparecimento de uma cor amarelo-esverdeada. Se a safra atingiu o nível de prontidão do consumidor, ela adquirirá uma cor amarela clara.
A cor da capa dos frutos prontos da pêra Catedral é um vermelho desbotado sem brilho pronunciado. A pele é macia e agradavelmente lisa. É brilhante e tem um leve efeito amanteigado. Existem muitos pontos subcutâneos verdes e cinza, mas eles são perceptíveis apenas quando examinados de perto. O caule moderadamente longo curva-se ligeiramente.
Existem várias nuances mais significativas:
tempo de armazenamento à temperatura ambiente de 8 a 12 dias;
avaliação visual de espécimes de qualidade por provadores em 4,2-4,3 pontos;
cor branca simples da polpa.
Qualidades de sabor
A participação da matéria seca é de 16%. A concentração de açúcar é de 8,5%. Os ácidos são apenas 0,3%. Esta proporção permite um sabor muito bom. E, na realidade, os frutos desta variedade são doces e azedos, o que é realçado por um aroma moderadamente forte. No mínimo, faz sentido tentar essa cultura.
Amadurecimento e frutificação
A pêra catedral é uma das variedades de árvores de verão. Você pode começar a colher na primeira década de agosto. No futuro, aparecerá anualmente, o que deixa qualquer agricultor entusiasmado muito feliz.
Produção
Foi anunciado que é possível cultivar até 85 por cento de peras por hectare. Este é um indicador relativamente bom, mas também existem variedades mais prolíficas.Mas a safra colhida será fácil de transportar, o que também é muito importante para uso comercial na horticultura.
Regiões em crescimento
Basicamente, essa planta está adaptada para a região Central. Com cuidado, pode ser plantado em áreas com condições mais favoráveis. Mas o cultivo nas regiões do norte, Extremo Oriente e Sibéria é quase impossível.
Aterrissagem
Você pode começar a plantar esta cultura na primavera e no outono. No sul, o procedimento de outono é o preferido. Quanto mais ao norte da região, mais relevante é o transplante na primavera. Isso é especialmente verdadeiro para a região de Moscou e outras regiões do centro da Rússia. Neste caso, as raízes enraizar-se-ão completamente antes do início do frio, o que lhe permitirá sobreviver harmoniosamente ao período mais difícil.
Vale a pena considerar que a pêra Catedral será bem recebida se for imediatamente plantada em seu lugar permanente. Ela tolera muito o transplante para novos locais. Solo fértil que não contém argila é o preferido. Também é útil evitar o plantio em locais onde a água do solo fica estagnada. Ao mesmo tempo, a planta necessita de um fornecimento ativo de luz e calor, ou seja, é melhor plantá-la na parte sul do jardim.
Crescendo e cuidando
A descrição oficial da Pêra Catedral enfatiza sua robustez decente no inverno. As plantas devem ser podadas antes que os sucos comecem a se mover. A regra básica: livre-se de galhos fracos, e é melhor deixar brotos fortes. Mais de 14 ramos não devem ser removidos de uma vez para que a planta não pareça enfraquecida. É necessário cortar plantas de dois anos ou mais maduras - no primeiro ano de desenvolvimento, tal procedimento é inadequado.
As pereiras maduras podem sobreviver a períodos de seca. No entanto, o crescimento jovem precisa ser regado regularmente. A aspersão é preferível a outros métodos de irrigação, pois não erode as raízes. Durante a frutificação, a irrigação é intensificada. Círculos de tronco são cobertos com turfa ou grama cortada.
A frequência de alimentação é selecionada individualmente. Certifique-se de levar em consideração o estado das próprias árvores e a qualidade do solo. Se a pêra crescer em solo de boa qualidade e apresentar crescimento estável, a alimentação anual não é necessária. O nitrato de amônio e a ureia devem ser usados antes que os botões se dissolvam. No verão, ao cavar, são utilizadas formulações contendo:
cobre;
potássio;
boro
Resistência a doenças e pragas
Os fornecedores de material de plantio enfatizam a resistência dessa variedade aos danos provocados por crostas. Sujeito às normas agrotécnicas, não há dúvidas quanto à resistência a outras patologias. A proteção contra a ferrugem é realizada com líquido Bordeaux (na concentração de 1%) ou "Skora 12". E também o perigo pode ser:
moniliose;
citosporose;
oídio.
Entre as pragas, a ameaça à Pêra Catedral é:
rolo de folhas;
pulgão da maçã verde;
ácaro da galha;
melada de pêra.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Visão geral da revisão
Muitos jardineiros estão entusiasmados com esta cultura. É mencionado que ela se desenvolve bem e produz uma colheita em uma data bastante precoce. Ao mesmo tempo, o sabor da fruta será delicioso. Mesmo nas regiões da zona média, como a região de Moscou, a variedade não é inferior às variedades "meridionais" de peras.