- Autores: Yakovlev S.P., Gribanovsky A.P., Savelyev N.I., Yakovleva S.S., Akimov M.Yu. (Centro Científico Federal da Instituição Científica Orçamentária do Estado Federal em homenagem a I.V. Michurin)
- Apareceu ao cruzar: Em memória de Yakovlev x Outono Yakovleva
- Ano de aprovação: 2013
- Peso do fruto, g: 155
- Termos de amadurecimento: início do outono
- Hora de colher frutas: de agosto
- Tipo de crescimento: médio
- Produção: Alto
- Transportabilidade: médio
- Altura, m: até 4
Pear Irista é uma grande variedade termofílica, que amadurece rapidamente. É cultivada nas regiões central e sul do país, pois o clima úmido e temperado contribui para o rápido amadurecimento dos frutos. É esta pêra que é mais frequentemente recomendada para o plantio nessa área.
Descrição da variedade
O período de amadurecimento e colheita dos frutos ocorre no início do outono. A própria árvore cresce para um tamanho médio. A altura de um espécime adulto raramente ultrapassa os 4 metros. Ao coletar frutas, você pode precisar de uma escada ou um banquinho alto.
A folhagem é pequena, redonda e alongada. Uma folha saudável tem uma cor verde-amarela brilhante. As inflorescências são grandes, brancas com aroma adocicado. A floração e a formação do ovário ocorrem no final de abril ou início de maio.
Características da fruta
Os frutos em si são bastante grandes e suculentos. Ao comer uma pêra fresca, você pode ouvir um estalo característico. Uma fruta pode pesar até 155 gramas. Tem uma forma clássica. A parte superior é fortemente estreitada e na parte inferior a silhueta se alarga.
A cor padrão de uma pêra é verde claro brilhante. Quando maduro, você pode notar tons de amarelo ou rosa na cor de base. E também as manchas na pele são normais. Eles tendem a ser ligeiramente mais escuros e têm uma textura diferente.
A polpa é caracterizada por uma densidade uniforme sem amassados, depressões e apodrecimento.
Qualidades de sabor
A gama de sabores é muito ampla. A fruta combina acidez leve e refrescante e doçura quase mel. O sabor depende diretamente do grau de maturação da pêra. Assim, uma fruta mais verde terá uma tonalidade doce suave em oposição a uma fruta madura. Após a colheita, as peras mantêm todas as suas propriedades por um mês inteiro. No entanto, os frutos colhidos não devem ser armazenados por mais tempo devido ao fato de sofrerem um processo de apodrecimento.
Os frutos são adequados tanto para consumo in natura como para enlatados. A geléia ou compota de pêra Irista acabará sendo muito picante e picante.
Amadurecimento e frutificação
A variedade Irista é muito frutífera. No entanto, antes da colheita, a árvore jovem deve crescer substancialmente. Esse processo leva em média 5 a 6 anos. Durante este período, o sistema radicular consegue se consolidar firmemente no solo e começa a absorver oligoelementos e minerais úteis para si.
Depois disso, a árvore começa a dar frutos abundantes anualmente. Mas uma vez a cada poucos anos, pode não haver ovário. Isso se deve ao fato de que a árvore precisa de descanso para recuperar todos os recursos gastos.
Produção
Pear Irista é uma das variedades mais férteis. A colheita da estação pode ser bastante grande, mas a planta precisa de cuidados adequados, o que criará as condições mais favoráveis.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
A própria cultivar é parcialmente autofértil. Claro, você pode colher de uma única árvore, mas seu volume não vai conquistá-lo.
Para obter resultados muito melhores, é aconselhável plantar uma pêra perto de plantas polinizadoras. Isso aumentará a quantidade de frutas várias vezes.
Aterrissagem
A planta é plantada em terreno aberto. Antes disso, o solo é cuidadosamente cultivado. Fertilizantes minerais ou orgânicos úteis são colocados no buraco, o que ajuda a muda a ganhar força e crescer mais forte em novas condições.
O local deve ser escolhido com antecedência. A pêra funciona bem com a seca ou o calor, mas a sombra parcial é uma opção melhor.
Após o plantio da árvore, é necessário regar a planta regularmente. Certifique-se de que não seca.
Crescendo e cuidando
Apesar de suas muitas qualidades, a variedade não exige cuidados. Mas os procedimentos básicos devem ser realizados regularmente.
A planta precisa ser regada em tempo hábil. Não é necessário realizar procedimentos com água com muita frequência, pois o excesso de umidade pode causar a formação de mofo.
A árvore precisa ser podada anualmente. Isso deve ser feito com a maior delicadeza possível para não danificar o tronco ou os galhos frutíferos.
A alimentação das plantas é realizada várias vezes ao ano. Isso é feito para garantir que a colheita seja mais rica e de melhor qualidade.
Resistência a doenças e pragas
Ao contrário de suas contrapartes, a variedade demonstra alta resistência a ameaças externas. Assim, a planta sofre com calma os ataques da maioria dos parasitas e a formação de podridões. Não se esqueça da prevenção, que prolongará significativamente a vida da árvore.
Se intrusos forem encontrados, trate e lave as áreas infectadas. Se possível, separe os ramos infectados. Os resíduos resultantes devem ser eliminados o mais rapidamente possível.
Examine as plantas próximas em busca de doenças. Se você notar a propagação da infecção, será necessário realizar uma desinfecção em massa. O tratamento preventivo regular irá livrá-lo desses problemas.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, primeiro é necessário identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.