- Autores: L.A. Kotov, Tarasova G.N., Sverdlovsk Horticultural Selection Station
- Apareceu ao cruzar: polinização livre da variedade divertida de setembro
- Ano de aprovação: 2008
- Peso do fruto, g: 120
- Termos de amadurecimento: verão
- Hora de colher frutas: primeira quinzena de setembro
- Compromisso: universal
- Tipo de crescimento: médio
- Produção: Alto
- Altura, m: até 3,5
Guidon é um príncipe conhecido do conto de fadas de Pushkin, e foi em sua homenagem que uma das variedades de pêra foi batizada. A pêra de verão Guidon é a preferida dos jardineiros russos, pois não precisa de cuidados complexos e é excelente contra uma variedade de doenças.
História de criação
Os criadores desta variedade são Kotov e Tarasova, e todo o trabalho no desenvolvimento da subespécie foi realizado com base na estação de seleção de jardinagem de Sverdlovsk. A cultivar foi obtida por meio da polinização livre da variedade Sentyabrskaya Zabava. A pêra foi aprovada para uso em 2008.
Descrição da variedade
A pereira tem um crescimento rápido, mas não ultrapassa os 3,5 metros. Isso nos permite falar sobre a altura média da cultura. A coroa tem a forma de uma pirâmide com uma base larga. Filma não muito longo, compacto, semelhante a um arco. As bordas são claramente visíveis neles. Os rebentos têm uma tonalidade próxima do verde azeitona.
A folhagem é média-longa, bastante grande. A superfície lisa das placas é de cor verde escura. As inflorescências de Guidon são caracterizadas por um grande número de flores. Estes últimos são pequenos, pintados em um tom clássico de branco.
Características da fruta
As peras prontas para serem colhidas têm um peso padrão de 120 gramas, mas às vezes os parâmetros podem oscilar. Existem cópias de 100 e 140 gramas. Os frutos têm formato de pêra, o formato é correto, clássico. A pele fica amarela. Debaixo dela está uma polpa semi-oleosa, caracterizada por maciez e suculência. Sua cor será amarelada. Na superfície da fruta, os pontos subcutâneos são perfeitamente visíveis. Existem muitos deles, e todos eles são da cor cinza. Cada fruta tem um pedúnculo bastante grosso.
Qualidades de sabor
Como a maioria das variedades de pêra, a Guidon tem uma polpa delicada e granulosa. É doce com um agradável azedume. A polpa exala um aroma delicado. Os especialistas deram ao gosto 4,2 pontos.
Amadurecimento e frutificação
Os jardineiros que primeiro plantaram Guidon no local devem esperar uma colheita de apenas 4 anos. Esta é uma característica da variedade. No futuro, a pêra dará frutos regularmente, sem demora.
A planta pertence às variedades de verão. Os frutos devem ser retirados no início de setembro. Além disso, devem ser consumidos ou processados o mais rápido possível, pois 14 dias é o prazo de validade máximo, e mesmo assim somente se todas as condições forem atendidas.
Produção
Apesar do fato de que a árvore não difere em altas taxas de crescimento, ela dá rendimentos estáveis e ricos. Uma planta dará cerca de 50-55 quilos de peras, e até 248 centésimos de fruta podem ser removidos de um hectare.
Regiões em crescimento
O Guidon é recomendado para ser cultivado na região de Volga-Vyatka. No entanto, esta variedade também é indicada para outras áreas, visto que apresenta boa robustez invernal e despretensão para as condições de cultivo.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
A planta é uma variedade autofértil, então o fruto aparecerá nela sem a presença de polinizadores. Mas se o objetivo é obter o dobro da produção, os parceiros polinizadores são essenciais.Variedades de pêra, como Amazon e Paris, são bem adequadas. Além disso, as macieiras com o mesmo período de floração podem ser plantadas nas proximidades.
Aterrissagem
É necessário cultivar Guidon em áreas bem iluminadas pelo sol. É melhor colocar a árvore no centro do jardim, longe de cercas e plantações altas. O solo deve ser nutritivo, solto, sem lençol freático alto.
O desembarque na primavera é recomendado para Guidon. O solo para o plantio é preparado no outono, escavando cuidadosamente e fertilizando. O buraco não deve ser muito grande, compatível com o volume das raízes. O húmus e as cinzas devem ser colocados no buraco. Ao plantar uma muda, deve-se tomar cuidado para que o colo da raiz permaneça 60 mm acima do nível do solo. Após o término do trabalho, a muda é cortada de cima para que seu comprimento não ultrapasse 90 cm, sendo o solo bem umedecido.
Crescendo e cuidando
O principal cuidado com a Guidon é a poda. Com a ajuda dela, será possível não só manter o aspecto saudável da árvore, mas também formar uma bela copa. Os rebentos, cujo crescimento se dirige para o interior da copa, devem ser cortados, pois contribuem para o espessamento. O esqueleto principal de uma árvore é formado da seguinte forma: primeiro, eles trabalham com brotos multidirecionais de nível 1 (não restam mais de 5) e, em seguida, com galhos de nível 2 (não deve haver mais de 7 peças aqui). Além disso, você precisa cortar regularmente galhos fracos e doentes, bem como pequenos galhos que engrossam a copa.
A rega do Guidon segue-se com uma mangueira ou balde, borrifar é inapropriado. Uma árvore precisará de 10-15 baldes. Uma quantidade tão grande de água significa que raramente é necessário irrigar a plantação. Na primavera, isso não é feito de todo e, nos meses de verão, a rega é realizada durante a formação das peras. Após a colheita, é realizada a irrigação com carregamento de água, obrigatória no período de inverno.
Quanto aos fertilizantes, raramente são necessários para esta variedade. Basicamente, essas peras podem ter falta de nitrogênio. Será fácil de entender pela cor clara das chapas. Tanto verbasco quanto uréia podem se tornar fertilizantes de nitrogênio. As árvores podem precisar ser alimentadas durante a floração para obter frutos maiores. Para fazer isso, tome uma mistura de fósforo-potássio, bem como uma solução de cinzas.
Para o inverno, a cobertura morta é obrigatória no círculo do tronco. Isso vai economizar umidade. Em áreas frias, a árvore também precisará ser embrulhada em estopa.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, primeiro é necessário identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Visão geral da revisão
Jardineiros deixam comentários positivos sobre a pera Guidon. A árvore raramente adoece e a colheita dela é excelente. O cultivo não é difícil nem mesmo para iniciantes, e essa variedade está entre as líderes em robustez de inverno. No entanto, muitos estão incomodados com a má qualidade de conservação das peras e sua capacidade de transporte extremamente pobre.