- Autores: S. P. Yakovlev, A. P. Gribanovsky, N. I. Saveliev, M. Yu. Akimov, Instituto de Pesquisa de Genética e Seleção de Plantas Frutíferas da Rússia em homenagem a V. I. V. Michurina
- Apareceu ao cruzar: Real Turin x Filha do Amanhecer
- Peso do fruto, g: 175-250
- Termos de amadurecimento: inverno
- Hora de colher frutas: na segunda década de setembro
- Compromisso: universal
- Tipo de crescimento: Altura mediana
- Produção: Alto
- Altura, m: 2
- coroa: compacto, piramidal estreito, raro
A pêra é uma cultura hortícola adequada para o cultivo em quase todas as áreas. Seus frutos suculentos distinguem-se pelo excelente sabor e rica composição vitamínica. Até o momento, são conhecidas dezenas de variedades e híbridos dessas árvores frutíferas. Uma delas - Hera - surgiu há relativamente pouco tempo, mas já atraiu o interesse dos jardineiros.
Descrição da variedade
A pera Hera é uma árvore compacta com uma forma piramidal estreita. A variedade é de tamanho médio, não ocupa grandes volumes, não cria grandes sombreamentos, o que é uma vantagem indiscutível. Economiza espaço na perfeição, ideal para pequenas áreas suburbanas.
A copa é formada por rebentos castanhos rectos nos quais se encontram largas folhas. Têm a forma típica de pêra oval com bordas recortadas, verdes brilhantes, lisas, brilhantes, pontiagudas, curvadas para cima. Tanto os rebentos como a folhagem são de tamanho médio.
Gera pertence a variedades de maturação precoce no inverno com frutificação mista. Tem um vencimento antecipado relativamente bom. É caracterizada por alta produtividade.
Resiste perfeitamente à estação fria, não tem medo de invernos gelados, tolera com firmeza as baixas temperaturas até -38 ° С. Possui imunidade forte, mas seletiva, é resistente apenas a algumas doenças às quais a cultura costuma ser suscetível.
Possui alto grau de conservação, o que torna seus frutos aptos para armazenamento e transporte de longa duração. Seguindo estritamente as recomendações de armazenamento, as peras podem manter seu sabor e aroma originais por seis meses.
Características da fruta
O Gera pertence a variedades de grande frutificação, e esta é outra vantagem óbvia desta cultura. O peso de um fruto pode ser de 160-250 g. Eles têm um pedúnculo oblíquo de tamanho médio, um funil raso e um cálice aberto.
Os frutos não são apenas grandes, mas também bonitos - pela própria aparência já causam apetite. Eles têm uma forma regular com uma superfície lisa, lisa e brilhante.
Na época da colheita, os frutos são totalmente verdes. Apenas um lado da pêra se distingue por sua cor tegumentar - uma flor fina e delicada de blush avermelhado.
Quando a pêra atinge o estado de maturidade para o consumidor, sua cor muda ligeiramente. A rica cor verde brilhante da fruta torna-se mais clara, amarelada e o rubor do vermelho passa a tons de rosa.
Uma pêra madura é coberta por uma casca seca e de espessura média, com uma malha enferrujada. No corte, você pode ver uma polpa cremosa muito suculenta. É caracterizado por uma consistência de grão fino e densidade média.
A polpa é semi-oleosa, tem áreas duras - granulações, mas são poucas. No centro está uma câmara de sementes fechada. As sementes são de tamanho médio e de cor castanha.
Qualidades de sabor
As frutas têm um sabor agridoce agradável e um aroma leve e discreto - suculento, macio, refrescante, versátil. Ideal para consumir na hora, bem como para preparar pratos diversos e conservar.
Amadurecimento e frutificação
Pela primeira vez, Hera começa a dar frutos após 4 anos a partir do momento do plantio. Mas só é possível avaliar totalmente sua força por volta do 10º ano.
Difere na frutificação mista - os frutos crescem tanto nos rebentos anuais como nos velhos.
A safra está pronta para ser colhida no outono, em meados de setembro.
Produção
A variedade tem um alto rendimento regular - com os devidos cuidados, até 30-40 kg de frutas podem ser colhidos de uma árvore.
Aterrissagem
Hera adora solo fértil. Dá uma boa colheita em solo negro e argiloso. Se o solo for arenoso, sem cobertura não será possível cultivar uma árvore saudável.
Uma área ensolarada e sem vento com solo fértil e não ácido é perfeita como local de pouso. É importante que não haja nenhuma localização próxima das águas do subsolo.
Para o plantio, é melhor comprar mudas anuais saudáveis - neste caso, podemos afirmar com segurança que criarão raízes.
A cova de plantio deve ser preparada com antecedência. Para fazer isso, é necessário cavar um recesso de 80 cm, 1 m de largura. Para o crescimento bem-sucedido da muda, os seguintes fertilizantes podem ser aplicados no fundo da cova, misturados com o solo:
um balde de húmus ou composto;
50 g de superfosfato;
30 g de sal de potássio.
Uma estaca alta deve ser colocada perto do centro do recesso para amarrar uma planta jovem.
A muda deve ser baixada para o buraco, espalhada cuidadosamente as raízes sem danificá-las e coberta com terra para que o colo da raiz fique na superfície. A distância aproximada do colar da raiz ao solo deve ser de 5 a 10 cm.
O solo na superfície deve ser bem socado e derramado com água. O plantio termina com uma liga da muda à estaca. Você também pode cobrir o solo ao redor do tronco da árvore sem tocá-lo. Húmus é geralmente usado como cobertura morta.
Crescendo e cuidando
Pear Hera não requer cuidados complexos. Seu cultivo requer procedimentos padrão simples: regar, alimentar e podar. A cultura resistente à geada não requer isolamento para o inverno.
Enquanto a árvore jovem está ganhando força, ela precisa de rega semanal regular. A intensidade e a frequência da rega são reguladas de acordo com as condições meteorológicas.
Fertilize a pêra frequentemente durante os primeiros 4 anos. As composições minerais com nitrogênio em primeiro lugar são usadas várias vezes por temporada. O fertilizante com potássio é aplicado uma vez por temporada.
A poda é necessária para moldar a árvore e remover os brotos não viáveis. É melhor fazer no outono.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Visão geral da revisão
Apesar de a Hera ser uma variedade relativamente jovem, ela já atraiu a atenção de jardineiros experientes e amadores. Avaliações da variedade são promissoras.
Em primeiro lugar, eles notam sua compactação. Hera é uma dádiva de Deus para os residentes de verão que estão limitados a acres de terra livres.
Os jardineiros das regiões do norte do país estão especialmente satisfeitos com a robustez invernal da planta. A pêra não tem medo de geadas e não precisa de aquecimento para o inverno, mas em regiões frias ainda é isolada para preservar com segurança a muda.
A manutenção da qualidade da variedade foi especialmente notada. Na verdade, quando armazenadas de maneira adequada, as colheitas permanecem frescas durante todo o inverno e ainda mais. Esta é uma boa notícia! Muitas pessoas enfatizam que é muito importante seguir as regras de armazenamento. Caso contrário, os frutos começam a ficar cobertos de manchas escuras e logo se deterioram.
E, claro, gosto. Peras suculentas, doces e azedas são ideais para um lanche leve. Alguns observam que esta variedade produz compotas aromáticas, purê delicado e um recheio maravilhoso para panificação.