- Autores: Alemanha
- Sinônimos de nomes: Forelle
- Peso do fruto, g: 130-150
- Termos de amadurecimento: inverno
- Hora de colher frutas: início ou meados de setembro
- Compromisso: fresco
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Marketability: Alto
- Altura, m: 5-5,5
- coroa: extenso
A truta pertence a variedades híbridas extraordinárias. Esta pêra tem este nome devido à sua cor interessante, que lembra o peixe com o mesmo nome. Os jardineiros também são atraídos pelo fato de a cultura ter uma história ambígua. Não há informações sobre sua origem nos registros, mas essa variedade começou a se espalhar a partir da Alemanha (Saxônia), onde é listada com o nome de Forelle.
Descrição da variedade
A altura da truta é de 5-5,5 metros, e a árvore em si é vigorosa. Se você não cortar, estica ainda mais. A copa é caracterizada por espalhar-se, e os finos ramos que a formam apresentam crescimento tipo vertical. A casca da árvore e dos ramos é cinza, com uma tonalidade marrom, depois escurece fortemente. As lâminas das folhas são pequenas, lisas, de um verde brilhante. Os veios da folhagem são amarelos, claros no início. Com a idade, adquirem uma cor mais suculenta.
Características da fruta
Os frutos alongados da truta têm um peso de 130-150 gramas, o que permite classificá-los como frutos de tamanho médio. As peras maduras têm uma cor amarela brilhante, enquanto a sua superfície é abundantemente coberta por manchas vermelhas, as chamadas sardas. Quanto mais madura for a pêra, maior será a quantidade dessas manchas. No final, vão cobrir quase toda a fruta, formando um rubor espetacular.
A carne da truta é branca, com um tom cremoso, muito macio. Quando comido, a fruta mastiga apetitosamente.
Qualidades de sabor
O sabor desta variedade é muito memorável. A fruta é moderadamente doce com um sabor clássico de pêra. O gosto final apresenta notas de canela.
Amadurecimento e frutificação
A pêra de inverno A truta dá a primeira colheita em 3 ou 4 anos, o que significa que pertence às variedades de crescimento precoce. Os frutos atingem a maturidade total no final de setembro, mas os jardineiros geralmente começam a colher no início ou no final do mesmo mês.
Produção
O indicador de rendimento da variedade está em um nível médio. Em condições muito favoráveis, são retirados 40 kg de uma árvore, 40 toneladas de um hectare. No entanto, na maioria dos casos, um hectare produz de 20 a 30 toneladas de frutas. A safra colhida pode permanecer por um mês.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade não é autofértil, então ele precisa de polinizadores infalivelmente. Para tanto, costumam ser plantadas variedades como Williams, Olympus, Conference, Red Caucasus.
Aterrissagem
Vale a pena considerar que a Truta é bastante exigente no local de desembarque. A planta necessariamente precisa de muito sol, mesmo uma leve sombra parcial é destrutiva para ela. A pêra não tolera muito bem o vento frio. Portanto, é plantado de forma que haja edifícios próximos que formem uma proteção contra o sopro.
O solo deve ser fértil e respirável. A areia deve ser adicionada a solos pesados e a farinha de dolomita a muito ácida. Se o lençol freático for superior a 2,5 m, deve-se fazer a drenagem. Além disso, os fertilizantes são aplicados ao solo na forma de adubo, composto e cinzas, mas não durante o plantio em si, na preparação do local.
Plantar trutas na primavera é altamente recomendado. O pouso é realizado no início de abril, enquanto a temperatura do ar já deve ser de pelo menos +10 graus.A tecnologia de plantio é padrão, após o procedimento, a muda deve ser regada com 2 baldes de água morna. Além disso, um pequeno aterro é formado ao redor do círculo do tronco para que a água permaneça onde é despejada.
Recomenda-se plantar trutas em um padrão quadrado. Nesse caso, a distância entre as árvores e as fileiras será a mesma - 400 cm, mas se as peras forem plantadas para fins decorativos, é permitida uma aterrissagem em forma de arco. Nesse caso, a distância entre as linhas deve ser de 500 cm.
Crescendo e cuidando
Truta no cuidado é muito caprichosa, especialmente mudas jovens. Árvores com menos de cinco anos precisam ser regadas uma vez a cada 7 dias e, se o verão for seco, 2 vezes por semana. Ao mesmo tempo, vale a pena derramar 2 baldes de água quente embaixo de cada árvore. Uma safra adulta é irrigada com muito menos frequência. A primeira irrigação deve ser realizada antes da floração, a segunda - no momento da formação do ovário. A terceira vez que a truta é regada durante o período de crescimento ativo dos frutos, e a última vez - antes de partir para o inverno.
O curativo de cobertura começa a ser aplicado já no segundo ano. Em abril, a árvore é fertilizada com nitrogênio, e no último mês da primavera - com nitroammofos. Perto de julho, as peras podem ser alimentadas com nitrato de potássio. O outono é considerado um período de descanso, então as árvores precisam de ajuda para se recuperar. Para fazer isso, um balde de água é misturado com cloreto de potássio (uma colher de sopa) e superfosfato (o dobro). Essa fertilização dará uma nova força à truta. Antes do início do inverno, o solo é aromatizado com cinza de madeira.
Você precisa cortar mudas de truta logo após o plantio. Todos os ramos da cultura devem ter o mesmo comprimento e a parte superior da pêra deve ser reduzida em 1/3. Além disso, o procedimento de poda é realizado no início do verão. Será necessário escolher os três brotos mais potentes, mantendo uma distância de 0,2 m entre eles, esses brotos não se tocam e os demais são retirados. É assim que começa a formação da coroa. Nos anos subsequentes, será necessário manter este formulário, adicionando novas camadas. Será considerado totalmente formado em cerca de 5 anos.
Resistência a doenças e pragas
Em geral, esta variedade é considerada muito resistente à maioria das doenças da pera. Mas em condições de clima instável e cuidados inadequados, ele ainda pode ficar doente. As duas doenças mais comuns são a podridão das frutas e a crosta. Para prevenção e tratamento terá que usar fungicidas, será difícil limitar-se aos métodos tradicionais.
As pragas da truta raramente parasitam, mas são encontrados pulgões.A destruição de formigueiros próximos e a atração de joaninhas para o local permitirá que as árvores sejam protegidas. O tratamento das árvores afetadas é feito com soluções de sabão ou inseticidas.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A robustez invernal da cultura é elevada, mas nas regiões frias terá que ser coberta com palha e serapilheira. Em áreas muito difíceis, o material de cobertura é usado.
A planta não gosta de seca e calor extremo.
Visão geral da revisão
Os residentes de verão dizem que a truta é uma variedade linda e deliciosa de peras. Os frutos são altamente comercializáveis e se encontram bem, portanto, tais árvores frutíferas são frequentemente cultivadas em escala industrial. Mas para os iniciantes, a truta nem sempre será a melhor escolha, devido ao aumento da demanda por cuidados. Boas colheitas de uma árvore só podem ser obtidas com rega adequada, poda oportuna e tratamentos preventivos.