- Autores: P.G. Karatyan, Instituto de Pesquisa da Armênia
- Apareceu ao cruzar: Beleza da floresta x Bere inverno Michurina
- Peso do fruto, g: 150-200
- Termos de amadurecimento: início do inverno
- Hora de colher frutas: a partir do final de setembro
- Compromisso: universal
- Tipo de crescimento: Baixo crescimento
- Produção: médio
- Transportabilidade: Boa
- Altura, m: até 3 m
Elena foi criada para crescer em condições climáticas difíceis. Como resultado, ele pode suportar facilmente flutuações de temperatura significativas. É especialmente apreciado por jardineiros e consumidores por sua floração tardia e excelente sabor.
História de criação
A história desta pêra de inverno começou há mais de meio século, quando na Armênia (Instituto de Pesquisa) um grupo de funcionários sob a liderança de P.G. Karatyan conseguiu cruzar a Floresta da Beleza e o Inverno Bere Michurin. Essa cultura universal está no Registro do Estado desde 1990.
Descrição da variedade
A cultura é fraca e compacta em tamanho, raramente atingindo 3 metros. Com poda adequada, obtém uma configuração piramidal comprimida, o que permite o seu cultivo em pequenas áreas.
Jardineiros experientes notam que não tem tendência à formação excessiva de brotos e processos basais. A cor da casca do caule e ramos principais é acinzentada acastanhada, a rugosidade da superfície é sentida. Os rebentos são pouco frequentes, de espessura média. Os galhos jovens adquirem tons brilhantes de cereja, mas à medida que crescem, adquirem uma cor marrom-acastanhada. A casca dos galhos é brilhante, sem pubescência.
Brotos com folhas médias. As folhas são grandes, de tonalidades verdes brilhantes, brilhantes, de configuração elíptica, finamente serrilhadas. A cultura floresce intensamente, formando flores brancas de médio porte. O amadurecimento da fruta ocorre de forma sincronizada. Frutas maduras tendem a cair. Elena se desenvolve com sucesso em solos leves e nutritivos, é autopolinizada.
Das vantagens da cultura, notamos:
compacidade;
sua despretensão ao sair;
excelente capacidade adaptativa às flutuações de temperatura;
floração tardia;
um alto grau de fecundidade;
propriedades de sabor maravilhosas de peras;
bom nível de manutenção da qualidade e transportabilidade com colheita oportuna de peras;
excelente proteção imunológica contra doenças.
Desvantagens:
nível médio de resistência a baixas temperaturas e déficit de umidade;
queda de peras maduras e perda de apresentação.
Características da fruta
Peras em cultura de médias e grandes dimensões (150-200 g), em forma de cone e em forma de pêra curta, com uma parte inferior larga. Sua casca é macia, macia, tons de amarelo-esverdeado com um blush avermelhado. Na fase de maturação do consumidor, a cor do fruto é pronunciada de amarelo. À medida que amadurecem, tornam-se intensamente amarelos com tons rosados claros, pontos subcutâneos acinzentados claramente visíveis e manchas laranja.
A consistência da fruta é cremosa, densa, suculenta, ligeiramente oleosa, de grão fino, derretendo. Pedúnculos são curtos, espessos, curvos. Duração do armazenamento de peras - até 4 meses.
Se aplicável, as frutas são usadas frescas e não podem ser processadas, secas ou secas.
Qualidades de sabor
Em termos de sabor, as peras não são doces açucarados, com notas originais e leves de acidez. Eles exalam um agradável aroma picante. Pontuação de degustação em pontos - 4,8.
Amadurecimento e frutificação
Em termos de amadurecimento, a cultura é o início do inverno. As datas removíveis começam no final de setembro. O nível de maturidade do consumidor vai até janeiro. A planta começa a dar frutos em 5-7 anos a partir do momento do plantio.
Produção
O nível de rendimento é médio - até cerca de 40 kg de 1 árvore.
Regiões em crescimento
Ele pode ser cultivado em todas as regiões da Rússia.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A cultura é autofértil, autofecundada.
Aterrissagem
Nas latitudes ao sul, é melhor plantar Elena no início da primavera. Em latitudes médias, o melhor horário de pouso será setembro-outubro. Antes da onda de frio, as árvores têm tempo para criar raízes.
Para a cultura, devem ser selecionadas áreas bem iluminadas, de preferência com abrigos do vento frio e das correntes de ar.
As raízes da cultura têm medo de se molhar, por isso as mudas são plantadas em lugares altos. O nível do lençol freático não deve estar a menos de 4 m da borda do solo.
As covas de plantio são preparadas 3-4 semanas antes da data de desembarque planejada. Os furos são preparados com uma profundidade e diâmetro de 50-70 cm. A sequência de atividades posteriores.
O fundo dos furos é drenado com uma camada de 10-15 cm usando brita, argila expandida ou tijolos quebrados.
O solo escavado é alimentado com composto ou composição de húmus. O solo compactado é diluído pela adição de areia ou turfa. Aditivos de argila são adicionados a solos leves e arenosos. É aconselhável prepará-los com ingredientes potássio-fósforo e cinza de madeira.
Os poços são reabastecidos com solo nutriente com uma camada de 20-30 cm, neste estado são mantidos por um certo tempo - o solo deve se assentar. Durante a seca, é aconselhável irrigar as covas periodicamente antes de plantar árvores.
Antes do plantio, as árvores são examinadas cuidadosamente, cortando as raízes secas. As raízes são imersas em um balde com uma mistura de argila ou embebidas em água por 10-12 horas.
Antes do pouso direto nas fossas, os montes são preparados a partir de uma composição fértil. As mudas são reforçadas sobre eles para que o local do rebento fique 3 a 5 cm acima do nível do solo. As raízes devem ser endireitadas e, em seguida, os caroços devem ser suplementados com solo.
Após o plantio, os espaços próximos à raiz das mudas são abundantemente irrigados. É aconselhável fazer isso em torno da circunferência da ranhura previamente cavada. A cobertura morta com turfa ou serragem é obrigatória.
Crescendo e cuidando
Frutos de grande porte da cultura precisam de alimentação nutritiva abundante para amadurecer. E para os animais jovens que estão entrando no período de frutificação, a irrigação oportuna é importante.
Cuidando da cultura, você deve seguir uma série de regras.
No início dos primeiros 5 anos de crescimento, uma poda de outono formativa é necessária para Elena, e nos anos seguintes, desbaste e poda sanitária é realizada. Esta última é geralmente realizada duas vezes por ano - antes do início da safra e no final da frutificação.
A partir do 4º ano de crescimento, na primavera e no outono, realiza-se a alimentação orgânica. No verão, são usados complexos de fertilizantes minerais, que devem incluir suplementos de fósforo e potássio.
O espaço próximo à raiz está sujeito a remoção e remoção sistemáticas de ervas daninhas.
Antes do início do frio, as árvores são abundantemente irrigadas e o solo é alimentado com composto. Em latitudes médias, é aconselhável cobrir as raízes com uma camada espessa de palha de turfa ou serragem.Os troncos dos jovens são cobertos com estopa ou fibra agrícola.
Resistência a doenças e pragas
A longa história e prática de cultivo em abundância atestam seu robusto potencial imunológico contra doenças. No entanto, no verão frio e úmido, as árvores podem ser afetadas por doenças de origem fúngica. Ataques de crostas e podridão de frutas são perigosos. Portanto, é aconselhável o processo de tratamento fungicida das árvores durante o período de escoamento da seiva, no final da floração e no outono.
Elena é raramente, mas é atacada por pulgões, que são combatidos com o uso de produtos químicos. Esses tratamentos são realizados melhor no final da frutificação e no início da primavera.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Resistência ao solo e às condições climáticas
O grau de resistência à geada na cultura está em um nível médio. Mas, com os devidos cuidados, pode perfeitamente invernar em latitudes médias, onde temperaturas frias abaixo de 25-30 graus Celsius negativos não são incomuns.
A cultura não pode ser considerada totalmente resistente à seca, mas a falta de umidade por 10-20 dias não é carregada de consequências problemáticas, mesmo durante o amadurecimento dos frutos. As raízes das árvores reagem mais negativamente a um alagamento significativo.