- Peso do fruto, g: até 400
- Termos de amadurecimento: inverno
- Hora de colher frutas: em outubro
- Compromisso: fresco
- Produção: médio
- Altura, m: 80-140
- coroa: ampla piramidal
- Cor de fruta: amarelo limão ou âmbar com um leve rubor nas laterais
- Pele : liso, denso
- Polpa : suculento, derretendo
A pêra Duquesa, conhecida por todos por seus frutos doces, é propensa a ataques de parasitas e se caracteriza pelo início tardio da frutificação - principalmente 5 anos após o plantio. Para evitar o uso de inseticidas e conseguir uma safra já por 4 anos, os jardineiros devem ficar atentos a uma variedade chamada Duquesa de inverno.
História de criação
A variedade de inverno Duchess foi desenvolvida na Bélgica.
Descrição da variedade
No inverno, a duquesa atinge uma altura de 80-140 cm, tem uma ampla coroa piramidal. Esta variedade difere da versão de verão, como o próprio nome indica, nos períodos de amadurecimento no inverno. O objetivo da variedade é o consumo in natura.
Características da fruta
Os frutos são grandes, atingindo em média 400 gramas. A polpa é de tonalidades claras, bastante suculenta, recoberta por uma epiderme densa e lisa. Peras amarelo-limão, que se distinguem pela presença de um blush nas laterais.
Qualidades de sabor
As frutas são doces, mas com leve acidez, cheiram bem e derretem na boca. Pontuação de degustação de frutas - 4,8 pontos em 5 possíveis.
Amadurecimento e frutificação
Os frutos devem ser colhidos em outubro, e o acúmulo máximo de nutrientes é alcançado no início de dezembro.
A maturidade precoce ocorre 4-5 anos após o plantio.
Produção
A variedade tem rendimento médio: até 100 kg podem ser obtidos de uma árvore.
Regiões em crescimento
Pear Duchess Winter é adequado para cultivo na Rússia, Ucrânia e Bélgica.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A pêra é caracterizada como autofértil, portanto requer a proximidade de variedades polinizadoras. Entre eles estão Williams, Olivier de Serre e Bere Ardanpon.
Aterrissagem
Durante o processo de desembarque, você precisa estar atento a:
- termos;
- escolha do local;
- regras de preparação do poço;
- a necessidade de fertilização e rega durante o plantio.
O plantio pode ser realizado na primavera (antes do início do fluxo de seiva) ou no outono (após a queda das folhas). Cada período tem suas próprias vantagens e desvantagens. Recomenda-se que as mudas de inverno da variedade Duchess sejam adquiridas em viveiros, elas devem parecer saudáveis e as raízes não devem estar secas.
Para o plantio de peras, é recomendável escolher áreas ensolaradas em uma colina, fechadas ao vento. As variedades polinizadoras devem estar localizadas nas proximidades. Deve-se deixar uma distância de pelo menos 5 metros entre as árvores e até 7 metros entre filas adjacentes.
Recomenda-se preparar uma cova para o plantio da primavera no outono. O sistema radicular da variedade de inverno Duchess requer uma cova de 1,2 metros de profundidade e até 80 cm de largura. Uma drenagem é instalada no fundo, que é coberto por 1/3 de solo misturado com fertilizantes e turfa. Solo fértil é regado com água, coberto com serragem e deixado por pelo menos 1,5 meses. Antes de plantar as mudas, a cova deve ser afrouxada e regada abundantemente.
Crescendo e cuidando
Cuidar da variedade de inverno Duchess consiste nas seguintes etapas:
- rega;
- fertilização;
- preparação para o inverno;
- poda;
- proteção contra pragas.
A rega das peras é realizada uma vez por semana na quantidade de 1-2 baldes por planta, no futuro, a quantidade de água é aumentada e a frequência é reduzida.
A variedade de inverno Duchess precisa de alimentação adicional, a programação é a seguinte:
- fertilizantes de nitrogênio são aplicados nos primeiros 2-4 anos quando as folhas estão florescendo; no futuro, eles são usados apenas durante a privação de nitrogênio;
- matéria orgânica deve ser aplicada a cada 3 anos;
- curativos minerais são aplicados anualmente;
- Nitrophoska e Kemira são freqüentemente usados, mas cinzas de madeira e húmus podem ser adicionados em seu lugar.
A pereira precisa dos seguintes tipos de poda:
- formativo;
- suporte sanitário;
- anti-envelhecimento.
Resistência a doenças e pragas
O inverno da Duquesa é afetado por algumas doenças, que podem ser evitadas com medidas preventivas. Isso inclui a remoção oportuna de ervas daninhas, a aplicação correta de cobertura e o processamento de árvores.
A pêra desta variedade é afetada pelas seguintes doenças:
- sarna;
- moniliose;
- citosporose;
- oídio;
- mancha branca.
As principais pragas incluem:
- pulgão verde;
- mariposa;
- rolo de folhas.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Visão geral da revisão
Os jardineiros falam positivamente sobre a pêra de inverno da Duquesa. Acredita-se que os frutos se assemelham a uma variedade de verão, mas, ao contrário, praticamente não são afetados por pragas. O cuidado mínimo permite que você obtenha uma grande colheita.