- Autores: Petrov Yu.A., Efimova N.V. (FGBNU FSC Jardinagem)
- Apareceu ao cruzar: obtido a partir da polinização do híbrido interespecífico nº 9 com uma mistura de pólen de variedades do sul
- Ano de aprovação: 2001
- Peso do fruto, g: 70
- Termos de amadurecimento: outono
- Hora de colher frutas: 15 a 25 de setembro
- Compromisso: fresco
- Tipo de crescimento: Altura mediana
- Altura, m: 5 a 7
- coroa: arredondado
É difícil encontrar uma cultura mais difundida do que a pêra, cujo potencial adaptativo permite que ela seja cultivada em quase todos os cantos da Rússia. As frutas contêm muitas substâncias biologicamente ativas que determinam suas propriedades medicinais. O desenvolvimento intensivo da horticultura é impossível sem uma melhoria adicional da composição varietal, portanto, os criadores estão constantemente introduzindo novas variedades altamente produtivas, uma das quais é a Thumbelina.
História da criação
A variedade foi cultivada há relativamente pouco tempo, na década de 1990, pelos criadores Petrov e Efremov da Instituição Científica do Orçamento do Estado Federal do Centro Federal de Pesquisa de Horticultura com base nos resultados do cruzamento de várias variedades do sul com o híbrido interespecífico No. 9. A planta recebeu esse nome por um motivo. O tamanho da pêra e da própria árvore é pequeno em comparação com outras espécies cultivadas na parte europeia da Rússia.
Descrição da variedade
A árvore atinge uma altura de 5-7 metros. Sua coroa é relativamente fina, seu formato é arredondado. Os galhos da árvore se separam do tronco em um ângulo de 90 graus, a cor dos galhos é marrom, os brotos são uniformes. A folhagem da Thumbelina é brilhante, ligeiramente pontiaguda na borda, alongada. As flores são pequenas e brancas. Os botões têm a forma de um cilindro, de cor castanho-acastanhada, embora ligeiramente desviados do próprio ramo.
Características da fruta
A fruta faz jus ao seu nome. A pêra é muito pequena, simétrica, o peso normal é de 70 gramas. A tonalidade é âmbar, existem inúmeras sardas de tonalidade enferrujada, esta é a principal diferença entre a Thumbelina. O caule desta pêra é grosso, as câmaras de sementes estão fechadas, as próprias sementes são castanhas e relativamente pequenas. Sob a pele existe uma polpa bege com abundante secreção de suco. Outra característica da Thumbelina é um aroma brilhante e forte. Na jardinagem industrial, a pêra é valorizada pelo fato de não apodrecer por muito tempo, podendo ser transportada por longas distâncias. Thumbelina é um visitante frequente das prateleiras das lojas em Moscou e São Petersburgo.
Qualidades de sabor
Os jardineiros apreciam esta variedade por seu extraordinário sabor cremoso-doce e suculento. Em todas as condições climáticas, a pêra amadurece e se torna doce.
Amadurecimento e frutificação
Esta é uma pêra de amadurecimento médio, a árvore começa a dar frutos por volta do 6-7º ano. A planta é resistente a várias doenças, por exemplo, doenças fúngicas. Com o amadurecimento, a variedade é outono, mas os frutos são capazes de armazenamento no inverno. O amadurecimento dos frutos é simultâneo, mas pode ser colhido seletivamente a partir do maior.
Produção
Os rendimentos são regulares, embora médios. Os frutos são facilmente separados do galho, exigindo coleta simultânea. Independentemente das condições climáticas, as árvores frutificam de forma constante.
Aterrissagem
Thumbelina começa a ser plantada na primavera e no outono.Porém, o território de distribuição desta cultura abrange áreas onde os invernos são frios, respectivamente, as plantas podem não sobreviver à estação, portanto, o trabalho de plantio começa na primavera, para que o proprietário possa acompanhar o processo de crescimento das plantas. Na estação quente, ele cria raízes bem.
A muda precisa ser comprada quando tiver dois anos, não mais velha. Não deve haver danos à casca e ao sistema radicular. No plantio da Thumbelina deve-se preparar uma cova com 80x60 cm de profundidade de antecedência, acrescenta-se um pouco de areia ao solo fértil e, em seguida, adubo. A raiz deve ser mergulhada em um buraco por no máximo 4 horas em uma solução com água e, em seguida, cavar. É importante colocar a estaca ao lado da muda a uma distância de 15 centímetros.
Crescendo e cuidando
A árvore da variedade Thumbelina necessita de cuidados especiais. Depois de aplicar fertilizante durante o plantio, ainda precisa ser alimentado regularmente, primeiro o composto é adicionado e, em seguida, os fertilizantes minerais. Durante o primeiro período de floração, o salitre é adicionado, então você precisa mudar para o superfosfato.
As mudas precisam podar galhos quebrados. Não se esqueça de caiar o tronco. Antes do inverno, a Thumbelina precisa ser preparada: regar abundantemente e cobrir o solo com serragem. Talvez, devido aos ventos, seja necessária uma fixação adicional. Embora Thumbelina seja praticamente imune a pragas, em épocas de chuva às vezes é afetada por carrapatos, oídio. Para se livrar deles, você precisa borrifar a planta com enxofre coloidal.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Visão geral da revisão
Thumbelina é bastante popular, especialmente entre os jardineiros da faixa do meio. Pode ser cultivada em pequenas áreas, é despretensiosa, é fácil de cultivar até para amadores, portanto, muitas vezes é dada preferência a ela, as mudas não são muito caras. Embora Thumbelina não goste de zonas húmidas.Por muitos anos, é impossível ficar sem uma colheita. A pêra pode ser consumida não só fresca, ela torna as compotas, as compotas e os purés muito saborosos. Além disso, as crianças gostam da fruta em miniatura.