Pêra Dobryanka (Sentyabrina)

Pêra Dobryanka (Sentyabrina)
As principais características da variedade:
  • Autores: Sverdlovsk Horticultural Selection Station, L.A. Kotov, G.N. Tarasova
  • Apareceu ao cruzar: 2-39 x Primogênito
  • Ano de aprovação: 2004
  • Peso do fruto, g: 145-190
  • Termos de amadurecimento: início do outono
  • Hora de colher frutas: em 1 de setembro
  • Compromisso: universal
  • Tipo de crescimento: Altura mediana
  • Produção: Boa
  • Transportabilidade: Boa
Veja todas as especificações

A pêra Dobryanka, ou Sentyabrina, foi criada especificamente para regiões com condições climáticas difíceis. A cultura não é muito caprichosa para cuidar, enquanto anualmente agrada com uma colheita abundante. A variedade é especialmente atrativa pelo seu excelente sabor e maturação precoce.

História de criação

A variedade foi criada pelos criadores domésticos L. A. Kotov e G. N. Tarasova com base na estação de seleção de jardinagem de Sverdlovsk. Foi aprovado para uso em 2004. A planta foi obtida cruzando 2-39 e Primogênito.

Descrição da variedade

A árvore é de tamanho médio, a altura máxima de uma planta adulta não ultrapassa os 3-4 metros. As mudas jovens estão crescendo rapidamente. A coroa da variedade é larga piramidal e delgada. Não há necessidade de formá-lo, uma vez que não se auto-engrossa. Os ramos da Dobryanka crescem em um ângulo obtuso e um tipo arqueado de crescimento é inerente a eles. Os rebentos são verde azeitona, a casca do tronco é cinzenta escura. São retos, com entrenós de comprimento médio.

Há uma quantidade moderada de folhas grandes na árvore. São brilhantes e de cor verde escuro, de forma amplamente lanceolada. Os botões dos rebentos são formados com um forte desvio, o que faz com que a árvore pareça encaracolada. Os frutos são formados em lanças e cachos.

Características da fruta

A aparência da fruta é atraente. O peso médio de uma pêra é 145-190 gramas. Sua forma é em forma de pêra limão, ligeiramente alongada, unidimensional. A superfície é lisa. A cor principal do fruto é o verde escuro, com maturação tardia torna-se verde-amarelado. A pele opaca está seca. As peras amadurecem em caules fortes. Portanto, a safra madura não se desintegra.

Qualidades de sabor

Dobryanka tem um sabor agridoce equilibrado. A polpa é muito suculenta e tenra, de cor amarelada, com poucas sementes. Em uma escala de degustação de cinco pontos, a variedade é avaliada em 4,7-4,8 pontos.

As frutas têm um propósito universal. É amplamente utilizado fresco. Também fazem deliciosas geléias, compotas, sucos, frutas secas e até vinhos. Devido ao seu bom rendimento, transportabilidade e qualidade de conservação, Dobryanka é de grande interesse para o cultivo em escala industrial.

Amadurecimento e frutificação

A cultura começa a dar frutos com 4-5 anos de desenvolvimento. A floração ocorre em meados de maio e dura 2-3 semanas. A variedade é considerada início do outono. Os frutos amadurecem em 1º de setembro. Frutificação de longo prazo. A colheita é colhida em 30 dias. Se o verão for frio e chuvoso, o período de amadurecimento é atrasado de 1 para 2 semanas.

O amadurecimento das peras começa na segunda metade do verão e dura até meados do outono. Para manter as peras frescas e saborosas até ao inverno, as características da casta, o tempo de maturação e as condições climatéricas da região são tidas em consideração na apanha.

Produção

A cultura é de alto rendimento. Espécimes de seis anos são capazes de produzir cerca de 100 kg de deliciosos frutos de uma árvore. A frutificação é anual.

Autofertilidade e necessidade de polinizadores

Para uma frutificação bem-sucedida, a árvore precisa de polinização cruzada. Os melhores polinizadores são variedades como Rogneda, Michurinskaya Krasavitsa, Severyanka e Favoritka.

Aterrissagem

Atenção especial deve ser dada ao plantio para garantir o enraizamento das mudas. Somente arbustos fortes e saudáveis ​​sem sinais de doenças são plantados.Recomenda-se dar preferência a mudas com sistema radicular fechado. A pera Dobryanka tolera bem a geada, no entanto, é melhor cobrir as árvores jovens com material protetor para o inverno.

Eles começam a plantar na primavera ou no outono. O poço de pouso é preparado com antecedência. Sua profundidade depende do volume do sistema radicular. A drenagem é colocada no fundo na forma de brita ou tijolos quebrados. A camada de nutrientes deve consistir em solo de jardim, areia, cinza de madeira, composto ou húmus. E você também pode adicionar fertilizantes minerais durante o plantio. No início, as mudas são regadas abundantemente, o solo é afrouxado para melhorar a troca de ar.

Para que as peras sejam saborosas e de alta qualidade, e os rendimentos sejam consistentemente altos, você precisa abordar com responsabilidade o plantio de uma árvore frutífera. Ao plantar uma pêra, é preciso levar em consideração muitos fatores: determinar corretamente o momento, escolher o local certo, prestar atenção na preparação da cova de plantio.
A enxertia de pêra é um procedimento simples e emocionante, mas requer precisão e aderência a uma série de regras. Em primeiro lugar, você precisa cuidar da seleção e obtenção do material de inoculação, entender o momento e os métodos de vacinação. Um ponto importante é também a escolha do porta-enxerto, da qual dependerá diretamente o resultado de todo o evento e a futura frutificação.

Crescendo e cuidando

A cultura tem boa imunidade à maioria das infecções fúngicas. Resistência bastante alta à crosta. Porém, não se deve descurar o tratamento preventivo da árvore com fungicidas na primavera. A rega é moderada, mas é necessária irrigação abundante durante o período de crescimento ativo, floração e postura dos ovários.

A rega deve ser aumentada quando o tempo estiver seco. A cobertura morta regular permite que você retenha a umidade necessária no solo. O curativo de cobertura é aplicado todos os anos. Mas se o plantio foi realizado corretamente, então nos primeiros anos você não terá que fazer alimentos adicionais.

A poda é feita conforme necessário. A cultura engrossa ligeiramente a coroa. Certifique-se de remover os brotos secos, quebrados e com sinais de doenças.

Para que uma pêra cresça corretamente e dê alta produtividade, seus galhos devem ser cortados a tempo. A poda pode ser feita na primavera e no outono. Dependendo da idade da árvore e dos objetivos traçados, a poda pode ser: higiênica, rala, modeladora, estimulante, rejuvenescedora.
Alimentar peras é um procedimento obrigatório que não pode ser ignorado. Jardineiros experientes recomendam aplicar os primeiros fertilizantes dois anos após o plantio da árvore. O processo é dividido em 3 estágios principais, que são determinados pelo período de amadurecimento, floração e frutificação da pêra.
Existem duas maneiras de cultivar uma muda de pêra - vegetativa e por semente. O primeiro método é o mais comum, incluindo a propagação por estacas, camadas de ar, botões de mudas. As sementes são cultivadas com menos frequência, pois para se obter uma colheita farta e com bom gosto do fruto, a muda precisará ser enxertada.

Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.

Características principais
Autores
Sverdlovsk Horticultural Selection Station, L.A. Kotov, G.N. Tarasova
Apareceu ao cruzar
2-39 x primogênito
Ano de aprovação
2004
Compromisso
universal
Produção
Boa
Transportabilidade
Boa
Marketability
Alto
Madeira
Tipo de crescimento
tamanho médio
coroa
delgado, largo piramidal
Galhos
afaste-se do tronco em um ângulo obtuso, dirigindo-se obliquamente para cima
Escapes
reto, espessura média, com entrenós de comprimento médio, verde azeitona
Folhagem
média
Sai
grande, alongado, amplamente lanceolado, verde escuro, com serrilhada finamente serrilhada, brilhante, não pubescente
Tipo de frutificação
em lanças e argolinhas
Fruta
Peso do fruto, g
145-190
Forma de fruta
unidimensional, alongado em forma de pêra-limão, isósceles
Tamanho da fruta
tamanho médio a acima da média
Cor de fruta
principal - verde escuro, mais tarde - verde-amarelado com cor vermelho-amarronzado com listras borradas de intensidade média
Polpa
densidade média, muito suculento, macio, sem células pedregosas
Cor da polpa
amarelado
Gosto
doce e azedo
Pele
seco, fosco
Pedúnculo
longo, bastante grosso, ligeiramente curvo, ereto
Avaliação de degustação
4,7-4,8 pontos
Maturação
Termos de amadurecimento
início do outono
Hora de colher frutas
em 1 de setembro
Duração do período do consumidor
dentro de 30 dias
Maturidade precoce
por 4-5 anos a partir do momento do florescimento
Frequência de frutificação
anualmente
Crescente
Desintegrando-se
Não
Resistência de inverno
Boa
Regiões em crescimento
Região de Volgo-Vyatka, regiões de Sverdlovsk, Perm e Chelyabinsk, Udmurtia e Bashkortostan
Resistência à crosta
estável
Avaliações
Não há comentários.
Variedades populares de peras
Pear Abbot Vettel Abade Vettel Orvalho de pêra agosto Orvalho de agosto Beleza de pêra Bryansk Beleza de Bryansk Pear Veles Veles Pêra proeminente Proeminente Pêra infantil Crianças Pêra Elena Helena Pear Cathedral Catedral Pear Conference A conferência Pear Krasulia Krasulia Pear Lada Lada Pear Forest Beauty Beleza da floresta O favorito de Pear Yakovlev Favorito de Yakovlev Pêra mel Mel Pear Moskvichka Moscovita Pear Marble Mármore Pêra nika Nika Pear Autumn Yakovleva Outono Yakovleva Pêra em Memória de Yakovlev Em memória de Yakovlev Pear Memory Zhegalov Memória de Zhegalov Pear Just Maria Simplesmente maria Pêra beleza russa (Beauty Chernenko) Beleza russa Pear Severyanka Severyanka Pêra fabulosa Fabuloso Pear Skorospelka de Michurinsk Skorospelka de Michurinsk Pear Talgar beleza Beleza talgar Pear Extravaganza Extravaganza Pêra truta Truta Pêra chizhovskaya Chizhovskaya Pear Yakovlevskaya Yakovlevskaya
Todas as variedades de peras - 111 unid.
Outras culturas
Variedades de damasco Variedades de damasco Variedades de ameixa cereja Variedades de ameixa cereja Variedades de berinjela Variedades de berinjela Variedades de uva Variedades de uva Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de mirtilo Variedades de mirtilo Variedades de ervilha Variedades de ervilha Variedades de pêra Variedades de pêra Variedades de amora Variedades de amora Variedades de madressilva Variedades de madressilva Variedades de morango (morango) Variedades de morango (morango) Variedades de abobrinha Variedades de abobrinha Variedades de repolho Variedades de repolho Variedades de batata Variedades de batata Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de cebola Variedades de cebola Variedades de framboesa Variedades de framboesa Variedades de cenoura Variedades de cenoura Variedades de pepino Variedades de pepino Variedades de pêssego Variedades de pêssego Variedades de pimenta Variedades de pimenta Variedades de salsa Variedades de salsa Variedades de rabanete Variedades de rabanete Variedades de rosa Variedades de rosa Variedades de beterraba Variedades de beterraba Variedades de ameixa Variedades de ameixa Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de tomate Variedades de tomate Variedades de abóbora Variedades de abóbora Variedades de endro Variedades de endro Variedades de couve-flor Variedades de couve-flor Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de alho Variedades de alho Variedades de maçã Variedades de maçã

Cozinha

Quarto

Mobiliário