- Autores: Sverdlovsk Horticultural Selection Station, L.A. Kotov, G.N. Tarasova
- Apareceu ao cruzar: 2-39 x Primogênito
- Ano de aprovação: 2004
- Peso do fruto, g: 145-190
- Termos de amadurecimento: início do outono
- Hora de colher frutas: em 1 de setembro
- Compromisso: universal
- Tipo de crescimento: Altura mediana
- Produção: Boa
- Transportabilidade: Boa
A pêra Dobryanka, ou Sentyabrina, foi criada especificamente para regiões com condições climáticas difíceis. A cultura não é muito caprichosa para cuidar, enquanto anualmente agrada com uma colheita abundante. A variedade é especialmente atrativa pelo seu excelente sabor e maturação precoce.
História de criação
A variedade foi criada pelos criadores domésticos L. A. Kotov e G. N. Tarasova com base na estação de seleção de jardinagem de Sverdlovsk. Foi aprovado para uso em 2004. A planta foi obtida cruzando 2-39 e Primogênito.
Descrição da variedade
A árvore é de tamanho médio, a altura máxima de uma planta adulta não ultrapassa os 3-4 metros. As mudas jovens estão crescendo rapidamente. A coroa da variedade é larga piramidal e delgada. Não há necessidade de formá-lo, uma vez que não se auto-engrossa. Os ramos da Dobryanka crescem em um ângulo obtuso e um tipo arqueado de crescimento é inerente a eles. Os rebentos são verde azeitona, a casca do tronco é cinzenta escura. São retos, com entrenós de comprimento médio.
Há uma quantidade moderada de folhas grandes na árvore. São brilhantes e de cor verde escuro, de forma amplamente lanceolada. Os botões dos rebentos são formados com um forte desvio, o que faz com que a árvore pareça encaracolada. Os frutos são formados em lanças e cachos.
Características da fruta
A aparência da fruta é atraente. O peso médio de uma pêra é 145-190 gramas. Sua forma é em forma de pêra limão, ligeiramente alongada, unidimensional. A superfície é lisa. A cor principal do fruto é o verde escuro, com maturação tardia torna-se verde-amarelado. A pele opaca está seca. As peras amadurecem em caules fortes. Portanto, a safra madura não se desintegra.
Qualidades de sabor
Dobryanka tem um sabor agridoce equilibrado. A polpa é muito suculenta e tenra, de cor amarelada, com poucas sementes. Em uma escala de degustação de cinco pontos, a variedade é avaliada em 4,7-4,8 pontos.
As frutas têm um propósito universal. É amplamente utilizado fresco. Também fazem deliciosas geléias, compotas, sucos, frutas secas e até vinhos. Devido ao seu bom rendimento, transportabilidade e qualidade de conservação, Dobryanka é de grande interesse para o cultivo em escala industrial.
Amadurecimento e frutificação
A cultura começa a dar frutos com 4-5 anos de desenvolvimento. A floração ocorre em meados de maio e dura 2-3 semanas. A variedade é considerada início do outono. Os frutos amadurecem em 1º de setembro. Frutificação de longo prazo. A colheita é colhida em 30 dias. Se o verão for frio e chuvoso, o período de amadurecimento é atrasado de 1 para 2 semanas.
Produção
A cultura é de alto rendimento. Espécimes de seis anos são capazes de produzir cerca de 100 kg de deliciosos frutos de uma árvore. A frutificação é anual.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Para uma frutificação bem-sucedida, a árvore precisa de polinização cruzada. Os melhores polinizadores são variedades como Rogneda, Michurinskaya Krasavitsa, Severyanka e Favoritka.
Aterrissagem
Atenção especial deve ser dada ao plantio para garantir o enraizamento das mudas. Somente arbustos fortes e saudáveis sem sinais de doenças são plantados.Recomenda-se dar preferência a mudas com sistema radicular fechado. A pera Dobryanka tolera bem a geada, no entanto, é melhor cobrir as árvores jovens com material protetor para o inverno.
Eles começam a plantar na primavera ou no outono. O poço de pouso é preparado com antecedência. Sua profundidade depende do volume do sistema radicular. A drenagem é colocada no fundo na forma de brita ou tijolos quebrados. A camada de nutrientes deve consistir em solo de jardim, areia, cinza de madeira, composto ou húmus. E você também pode adicionar fertilizantes minerais durante o plantio. No início, as mudas são regadas abundantemente, o solo é afrouxado para melhorar a troca de ar.
Crescendo e cuidando
A cultura tem boa imunidade à maioria das infecções fúngicas. Resistência bastante alta à crosta. Porém, não se deve descurar o tratamento preventivo da árvore com fungicidas na primavera. A rega é moderada, mas é necessária irrigação abundante durante o período de crescimento ativo, floração e postura dos ovários.
A rega deve ser aumentada quando o tempo estiver seco. A cobertura morta regular permite que você retenha a umidade necessária no solo. O curativo de cobertura é aplicado todos os anos. Mas se o plantio foi realizado corretamente, então nos primeiros anos você não terá que fazer alimentos adicionais.
A poda é feita conforme necessário. A cultura engrossa ligeiramente a coroa. Certifique-se de remover os brotos secos, quebrados e com sinais de doenças.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.