- Autores: G.D. Neporozhny, A. M. Ulyanishcheva (estação de jardinagem experimental zonal Rossoshanskaya)
- Apareceu ao cruzar: Bere inverno Michurina x beleza da floresta
- Ano de aprovação: 1965
- Peso do fruto, g: 160
- Termos de amadurecimento: outono
- Hora de colher frutas: início de setembro
- Compromisso: universal
- Tipo de crescimento: médio a vigoroso
- Produção: Alto
- Transportabilidade: Alto
Existem poucas variedades de peras comuns em terrenos privados que podem ser encontradas em lojas de varejo. A pêra Dessertnaya Rossoshanskaya é apenas uma delas - uma fruta perfumada e doce que é apreciada pelos consumidores, não murcha nas prateleiras e se torna uma convidada bem-vinda em fazendas e chalés de verão. As frutas são utilizadas no consumo in natura, na confecção de conservas, compotas, em pratos de confeitaria.
História de criação
Os criadores da variedade são GD Neporozhny, AM Ulyanishcheva, criadores da estação de jardinagem experimental zonal de Rossoshansk. A cultura surgiu como resultado do cruzamento das variedades Bere Zimnyaya Michurina e Lesnaya Krasavitsa. O registro no Registro Estadual de Conquistas Genuínos ocorreu em 1965.
Descrição da variedade
Uma árvore de tamanho médio tem uma copa piramidal larga, consistindo de ramos direcionados verticalmente obliquamente. Os rebentos retos são cobertos por uma casca castanha clara ligeiramente pubescente. Uma placa de folha oval de tamanho médio é dobrada para cima e dobrada para baixo ao longo da veia média, o ápice é ligeiramente torcido.
Prós:
despretensão;
resistência à geada;
alta produtividade;
vencimento antecipado (5-6 anos);
imunidade forte, bom gosto;
boa comercialização, transportabilidade, prazo de validade.
Desvantagens:
impossibilidade de autopolinização;
a necessidade de desbaste da coroa.
A variedade floresce com pequenas flores brancas (3 cm), ligeiramente duplas, coletadas em inflorescências umbeladas. Os frutos são formados nos cachos do segundo ano.
Características da fruta
A massa dos frutos curtos em forma de pêra ou maçã é de 160 g, o formato é nivelado, nas peras maduras têm uma cor de base amarelo claro e um tegumentar rosa em forma de um blush de um lado. A polpa branca ou cremosa é recoberta por uma pele fina e delicada com pontos subcutâneos de cores verdes e cinza. Os frutos estão presos a um caule robusto, curvo e de tamanho médio.
Qualidades de sabor
As frutas são doces, com sabor de sobremesa, conteúdo químico:
pectina - 0,40%;
açúcar - 10,2%;
matéria seca - 14,8%;
ácidos tituláveis - 0,08%;
ácido ascórbico - 10,0 mg / 100g.
Os degustadores apreciam muito o sabor da pêra Dessertnaya Rossoshanskaya - de 4 a 5 pontos em 5 possíveis, aparência 4,5 pontos.
Amadurecimento e frutificação
A pêra pertence às variedades de outono, a época da colheita é o início de setembro. O período de consumo é de 78 dias, a frutificação é regular.
Produção
A variedade dá alto rendimento - em média, até 70 quilos por árvore.
Regiões em crescimento
Sobremesa rossoshanskaya adaptada para as regiões Central, Central da Terra Negra e Norte do Cáucaso.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Apesar de Dessertnaya Rossoshanskaya ser considerada parcialmente autofértil, variedades de polinização com o mesmo tempo de floração são necessárias para obter rendimentos consistentemente altos. Estes incluem Rogneda, Severyanka, Osennyaya Yakovleva, Mramornaya, Chizhovskaya, Tatiana, Otradnenskaya e outros.
Aterrissagem
Os especialistas aconselham a transferência das mudas para um local permanente na primavera, quando o período de verão se aproxima - a árvore terá tempo suficiente para se adaptar e construir o sistema radicular. Só é possível plantar no início do outono nas regiões do sul do país.
Para o plantio, opte por locais ensolarados e protegidos de ventos frios e correntes de ar. A variedade reage mal mesmo ao sombreamento parcial, que deve ser levado em consideração na escolha do local. A despretensão de Dessertnaya Rossoshanskaya permite seu cultivo em solos esgotados, no entanto, um solo fértil totalmente desenvolvido oferece uma vantagem significativa no desenvolvimento da planta e na frutificação futura. Evite a próxima ocorrência de lençóis freáticos, a fossa deve ter uma camada de drenagem e suporte para amarrar um caule frágil pela primeira vez.
A própria cova é preparada com antecedência, cerca de 2 semanas antes do plantio. O solo é enriquecido com matéria orgânica (húmus, composto, excrementos de pássaros), fertilizantes minerais complexos. Durante o transplante, as raízes são gentilmente espalhadas sobre a superfície do monte de terra, coberto com terra, certificando-se cuidadosamente de que o colo da raiz permaneça acima da superfície. O solo no círculo próximo ao tronco é compactado, um rolo de terra é formado para reter a umidade e regado com 20-30 litros de água. No dia seguinte, é aconselhável aplicar cobertura morta no círculo do tronco. Isso ajudará a reter a umidade e evitar que a terra se rache.
Crescendo e cuidando
Outros cuidados consistem em regar oportunamente, introdução de nutrientes, capina, afrouxamento do círculo próximo ao tronco, bem como medidas sanitárias preventivas e desbaste da copa.
A rega das mudas do primeiro ano é de grande importância, deve ser feita regularmente (1 a 2 vezes por semana), caso contrário as raízes delicadas morrerão, porém, no período chuvoso, a irrigação natural será suficiente. Uma camada de cobertura morta de 10 cm ajudará a reter a umidade no solo. As plantas jovens precisam de proteção obrigatória para o inverno.
Quanto à fertilização, é melhor aplicar matéria orgânica 1 vez a cada 2 anos no outono para cavar. A planta precisa de fertilizantes de nitrogênio no início da primavera, durante o período de crescimento da massa verde. Na fase de fixação e crescimento dos frutos, a alimentação foliar com bromo é importante - 15 gramas por 10 litros de água. A poda velha, doente e de rebentos extras é necessária, é realizada no início da primavera, quando os ramos que não sobreviveram ao inverno, os rebentos extras são claramente visíveis e os topos também são removidos.
Os procedimentos de rejuvenescimento prolongam o período de frutificação ativa de uma pêra. Para isso, parte do tronco central e ramos esqueléticos são retirados, processando todas as seções com grama de jardim. Após 2 anos, vários outros brotos esqueléticos e semi-esqueléticos são cortados. Então, no final do verão, os ramos maiores são dobrados ao tronco e fixados, enquanto os mais poderosos ficam. Todo o evento leva de 2 a 3 anos.
A preparação para as duras condições do inverno começa protegendo o tronco de roedores. Para as árvores, é aconselhável caiar os troncos e parte dos ramos inferiores com uma mistura de cal, sulfato de cobre, argila em pó na proporção de 2x0,3x1 kg, respectivamente. As plantas jovens podem ser cobertas com uma moldura de madeira, sobre a qual se podem colocar ramos de abeto e fixá-los com um pano agrícola não tecido.
É interessante! A maioria das variedades de pêra revelou-se bastante caprichosa, ao passo que o freixo da montanha não o é. Por isso, a sorveira-brava pode ser usada como porta-enxerto e obter frutos com sabor único - menos doce, mas com presença de uma leve adstringência das cinzas da montanha.
Resistência a doenças e pragas
Apesar de excelente saúde e forte imunidade, resistência à crosta, a variedade pode ser afetada por septórios e pragas. Tratamentos preventivos com inseticidas e fungicidas são desejáveis.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Resistência ao solo e às condições climáticas
Nas áreas destinadas ao cultivo, a pera tolera bem os invernos, mas perto das zonas frias de cultivo de risco, a sua resistência às geadas é visivelmente reduzida, por exemplo, no norte da região de Voronezh e em Orel.