- Autores: J. Delbar (França)
- Sinônimos de nomes: Bola de neve, pera floco de neve, pera Ricks, Delbarayu
- Peso do fruto, g: 250 - 320, em um porta-enxerto de marmeleiro 300 - 500
- Termos de amadurecimento: outono Inverno
- Hora de colher frutas: início de outubro
- Compromisso: fresco
- Tipo de crescimento: vigoroso e de tamanho médio
- Transportabilidade: Alto
- Forma de fruta: alongado, em forma de pêra
- Coloração do feto durante o período de maturidade removível: verde
Muitos moradores de verão preferem cultivar pereiras, que dão frutos grandes e saborosos. Entre eles está a variedade Delbariu de outono-inverno, de origem francesa, que se adapta perfeitamente a diferentes condições climáticas.
História de criação
Pear Delbarue foi criado pelo criador francês J. Delbar, cuja principal tarefa era criar uma variedade de frutos grandes com tecnologia agrícola simples e resistência ao estresse suficiente. A pêra tem vários nomes - Snowflake, Delbarao, Ricks, Snowflake. A pêra é recomendada para cultivo nas regiões centro e sul, mas nas zonas mais frias a árvore também é plantada.
Descrição da variedade
A pera francesa é uma árvore de tamanho médio que alguns cientistas consideram grande. Em média, a árvore cresce até 3,5 metros. A árvore parece poderosa, embora localizada de forma compacta no jardim. A pêra é caracterizada por um espessamento moderado de folhas verdes, um esqueleto forte consistindo de ramos castanho-acastanhados e uma forma de coroa regular. Os frutos são amarrados em cachos. Durante o período de floração, a árvore fica muito bonita, coberta por grandes flores brancas como a neve que cheiram bem.
Características da fruta
Delbarju é um representante marcante de variedades de frutos grandes. Em condições favoráveis, o fruto ganha uma massa de 250-320 gramas, mas em alguns casos os frutos ganham peso até 500 G. O formato da pêra é correto - alongado em formato de pêra com superfície ligeiramente rugosa. Na fase de maturação removível, a pêra apresenta uma cor verde, que na época do consumo muda para amarelo escuro. Freqüentemente, no lado ensolarado da pêra, aparece um blush rosa embaçado. A casca do fruto é bastante densa, mas não dura, com punções subcutâneas pronunciadas, de cor castanha escura.
A vantagem da variedade é excelente transportabilidade e longa vida útil - cerca de 3 meses. Para que as peras repousem por muito tempo sem perder o sabor e a comercialização, elas devem ser removidas na fase de maturação técnica. Frutos maduros são armazenados menos.
Qualidades de sabor
O excelente sabor é uma das vantagens desta variedade. A polpa de pêra branca é caracterizada por uma estrutura delicada, carnuda, de grão fino e amanteigada com alta suculência. O sabor da fruta é equilibrado - adocicado com um azedume picante quase imperceptível, complementado por um aroma leve e agradável.
Amadurecimento e frutificação
A pêra pertence à classe das variedades outono-inverno. A cultura começa a frutificar entre 2 e 4 anos após o plantio. A frutificação na árvore é estável e generosa. A fase ativa de frutificação ocorre na primeira quinzena de outubro, e o vencimento do consumidor no final do mês.
Produção
Os indicadores de rendimento da variedade são altos. Sujeito às recomendações agrotécnicas, até 30-35 kg de peras suculentas podem ser removidos de uma árvore por temporada.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A pêra não precisa de árvores doadoras, uma vez que é autofértil, no entanto, outras espécies plantadas nas proximidades não afetarão negativamente o rendimento desta fruticultura.
Aterrissagem
Você pode plantar mudas na primavera, quando o solo e o ar estão quentes o suficiente, e também no outono - 3-4 semanas antes da geada, já que o sistema radicular precisa ficar mais forte e se adaptar. Para o plantio, recomenda-se a compra de mudas de um / dois anos. O padrão de pouso ideal é 3,5x3,5 ou 4x4 metros.
Crescendo e cuidando
A variedade de pera Delbarju não é caprichosa em termos de cuidado, mas exigente quanto ao local de plantio e ao solo. É recomendável plantar uma pêra em um solo fértil e permeável ao ar e à umidade. É melhor escolher um local em uma pequena colina com uma passagem profunda de água subterrânea, uma vez que o sistema radicular não gosta de estagnação de umidade. Uma área bem iluminada pelos raios do sol e protegida de rajadas de vento ou correntes de ar é adequada para a árvore.
O cuidado integral de uma árvore frutífera inclui: rega regular, sacha e afrouxamento do círculo peri-caule, aplicação de fertilizantes (matéria orgânica, superfosfatos, uréia, cinza de madeira), instalação de remansos, já que os frutos são pesados, o que pode levar a quebra de galhos, proteção contra vírus, insetos e roedores ... Além disso, não se esqueça da poda sanitária de ramos, formação de copas, cal de troncos, aquecimento de rizomas para o inverno em regiões com invernos frios.
Resistência a doenças e pragas
O sistema imunológico da variedade está alto. A árvore é absolutamente resistente ao oídio e sarna, e também raramente é exposta a outros vírus e doenças fúngicas. É possível proteger a pêra da invasão de pragas realizando tratamentos preventivos oportunos com preparações especiais.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema.É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Resistência ao solo e às condições climáticas
Devido à sua forte resistência ao estresse, a pêra tolera facilmente muitos fenômenos naturais - saltos bruscos de temperatura, sombra curta, seca e calor. Além disso, a árvore é resistente à geada.