- Sinônimos de nomes: Pýrus Dekora
- Peso do fruto, g: 200-250
- Termos de amadurecimento: fim do verão
- Hora de colher frutas: a partir do final de agosto
- Tipo de crescimento: anão
- Colunar : Sim
- Altura, m: 1,9–2,2
- Forma de fruta: arredondado
- Cor de fruta: verde-amarelo, sem blush
- Polpa : suculento, granulado, muito macio
O lindo nome da pêra Decor permite que você conte com um bom resultado estético e prático. No entanto, isso só será alcançado por aqueles agricultores que estudarem cuidadosamente essa cultura e analisarem suas propriedades. É importante prestar atenção às características tanto do plantio quanto dos cuidados subsequentes.
Descrição da variedade
A planta tem um sinônimo oficialmente aprovado - Pyrus Dekora. Esta é uma cultura anã típica. Muitas árvores não sobem acima de 1,9 m, e apenas algumas atingem a altura de 2,2 m. Para elas, um tronco em forma de coluna é típico. Pequenos ramos são pressionados contra o tronco e crescem exclusivamente para cima. Outra característica importante é a grande quantidade de folhagem.
Características da fruta
Os destaques são:
peso médio 200-250 g;
forma redonda e tamanho bastante grande;
cor verde-amarela (sem blush);
alta probabilidade de derramamento de frutos.
Qualidades de sabor
A polpa As decorações são granuladas e muito suculentas. É caracterizada por uma estrutura particularmente delicada. O branco por dentro é doce. Eles também notam um aroma rosa claro em tais peras.
Amadurecimento e frutificação
A decoração pertence à categoria de peras de final de verão. A colheita de frutas é possível a partir dos últimos dias de agosto. O que é bom, a árvore começa a dar frutos saborosos já no segundo ano após o plantio (se os jardineiros fizeram tudo certo). Então, novas colheitas aparecerão anualmente.
Produção
A colheita de uma árvore pode chegar a 20 kg de frutos por temporada. Este resultado é alcançado de forma consistente se as práticas agrícolas básicas forem seguidas. Você precisa entender, no entanto, que às vezes as surpresas do clima estragam toda a ideia.
Regiões em crescimento
A variedade é dividida em:
o centro da Rússia;
regiões do norte da parte europeia;
Sibéria;
as regiões dos Urais (portanto, seu cultivo em áreas de clima mais ameno é ainda mais atraente).
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Esta planta é autofértil. Não há necessidade de plantações de polinização nas proximidades. No entanto, se eles estiverem disponíveis, a produtividade pode aumentar. As medidas para atrair insetos polinizadores para o jardim são tradicionais.
Aterrissagem
Recomenda-se pousar logo no início da primavera ou no início do outono. A estação do ano é escolhida de acordo com os regimes climáticos e a temperatura real de uma determinada estação. Em áreas difíceis, o plantio na primavera é preferível, permitindo que as árvores criem raízes durante a estação de crescimento. Se no outono a temperatura for de cerca de 20 graus durante o dia por qualquer período de tempo, então esse momento também é uma boa opção. O ideal é que a obra seja concluída na primeira quinzena de setembro, pois já em outubro o terreno está frio demais para o enraizamento.
É melhor selecionar decorações de um ano. É muito importante que as raízes desta planta sejam saudáveis e livres de defeitos até mesmo menores. Antes do plantio, o complexo radicular é embebido em água por cerca de 8-9 horas. A cova é preparada com antecedência, 10 dias antes do procedimento. Tijolos ou argila expandida são geralmente usados como drenagem; seixos regulares também servirão.
Quando a camada de drenagem é formada:
encher a terra;
introduzir minerais e substâncias orgânicas nele;
formar uma ligeira elevação;
raízes enterradas neste monte e socam levemente o solo;
regar a planta e soltar o solo.
Crescendo e cuidando
Essa variedade se desenvolve no local há, em média, 18 anos. Após esse período, a árvore inevitavelmente começa a murchar e morre logo. A poda higiênica e anti-envelhecimento ajuda a retardar um pouco o momento crítico. A pêra Decor é hidratante e, portanto, deve ser regada em abundância. Pela primeira vez após o plantio, a irrigação é realizada 4 vezes por semana.
Cada rega deve ser concluída imediatamente, soltando e espalhando a cobertura morta. Mas como as raízes estão localizadas perto da superfície da terra, o solo deve ser solto com muito cuidado. O revestimento superior é colocado várias vezes por ano:
o húmus é usado na primavera;
formulações complexas são usadas no verão;
nos meses de outono, a alimentação orgânica é preferível.
Durante a poda, é aconselhável encurtar o tronco em cerca de 20 cm, o que irá ativar a formação de rebentos laterais. A árvore deve ser podada três vezes por ano, e a poda final no outono é especialmente significativa. Todos os cortes devem ser processados com grama de jardim. Na primavera e no outono, o tronco é caiado com cal misturada com uma pequena quantidade de sulfato de cobre; antes disso, o tronco deve ser limpo da casca velha.
Para abrigos de inverno, recomenda-se o uso de:
solo;
patas de pinheiro;
turfa.
Antes do início do inverno, é necessário colocar um suporte para a liga. A área da raiz é preenchida com folhagem, húmus ou solo comum. Uma estufa em miniatura deve ter uma moldura coberta com isolamento. Geralmente, há um envoltório de plástico em cima do isolamento. Quando chega a primavera, a estrutura é desmontada e o abrigo desmontado.
Resistência a doenças e pragas
A descrição oficial do Decora insiste na sua imunidade a patologias. No entanto, é melhor os agricultores exercerem um cuidado razoável. O perigo de infecção e insetos é especialmente grande, violando os padrões agrícolas. Esta variedade é atacada pelos mesmos agressores que outros tipos de pereira.
Principalmente o risco está associado a invasões:
besouros de flores;
cochonilhas;
pulgões;
mosquitos da vesícula;
mariposa da pêra;
espinheiro;
rolos de folhas;
bicho da seda.
Entre as doenças, uma séria ameaça é representada por:
moniliose;
derrota por um fungo fuliginoso;
sarna;
fruta pedregosa;
oídio;
ferrugem da folha;
filostictose;
sulcos de madeira.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Resistência ao solo e às condições climáticas
Essa pêra tem uma robustez de inverno bastante elevada. Deve-se notar que em um estágio inicial de desenvolvimento, abrigo para o inverno ainda é necessário. As plantas desenvolvidas são capazes de resistir bem às geadas da primavera e do outono. É claro que a irrigação oportuna com cobrança de água fornecerá uma assistência inestimável para a cultura.
Visão geral da revisão
A apreciação da decoração de pêra pelos jardineiros é bastante favorável. Com mau tempo, mesmo com o aparecimento de geadas recorrentes, esta planta ainda se desenvolve com sucesso. É importante prepará-lo adequadamente para o inverno. A colheita é consistentemente estável e, mesmo em jardins limitados, esta árvore se dá bem. Os tratamentos preventivos nos meses de primavera e outono são essenciais.