- Autores: Falkenberg E. A., Mazunin M. A., Putyatin V. I., Bolotova L. I. (FGBNU Ural Federal Research Center of the Ural Branch da Russian Academy of Sciences)
- Apareceu ao cruzar: 41-16-1 (Limonka Isilkulskaya x Beleza da floresta) x muda de elite No. 143
- Ano de aprovação: 2002
- Peso do fruto, g: 100
- Termos de amadurecimento: Final de Outono
- Hora de colher frutas: no final da segunda década de setembro
- Compromisso: fresco, para conservação, preparação de compotas, preparação de compota, preparação de frutos secos
- Tipo de crescimento: Altura mediana
- Produção: Alto
- Marketability: Alto
A fruta mais popular em todo o mundo é a pêra. Ela é igualmente amada por crianças e adultos por causa de seu gosto. Além disso, é dietético e saudável, pois contém vitaminas.
História de criação
A pêra é uma cultura incomum na Sibéria; sua criação começou em 1937. P.A.Zhavoronkov esteve na origem desta atividade. De acordo com os resultados da pesquisa, verificou-se que os híbridos de primeira geração do cruzamento da pera Ussuri com variedades da Europa Ocidental herdam a alta robustez invernal da espécie. E. A. Falkenberg na década de 1980, com base nesta análise hibridológica, estabeleceu o potencial adaptativo e os padrões de herança de características de pera economicamente valiosas em termos de robustez no inverno, produtividade, resistência a doenças e qualidade da fruta. Ele criou a variedade Dekabrinka em 1991.
Até o momento, os criadores do NIIPOK dos Urais do Sul criaram mais de 20 variedades de peras, muitas das quais únicas. Combinam alta robustez de inverno com a excelente qualidade das frutas de pera européia. Destas, 9 variedades foram inscritas no Registro Estadual de Realizações de Melhoramento Admitidas para Uso. Entre eles está Dekabrinka. Esta variedade continua a ser usada para reprodução como formas parentais.
Descrição da variedade
A árvore costuma atingir 5 metros de altura, sua copa é densa e tem formato oval. Os ramos são bastante raros, partindo do tronco em um ângulo de 90 graus. A folha é verde brilhante, de forma oblonga, a ponta é pontiaguda, o pecíolo é longo. O rebento é de cor castanha, também tem uma forma alongada, os botões estão encostados a ele.
Características da fruta
As peras em si não são muito grandes, a categoria de peso varia de 100 a 120 gramas. A pêra madura tem uma cor amarelo escuro, lado avermelhado. A polpa é bastante densa, sua cor é cremosa. A fruta é oleosa e suculenta. Sementes grandes, câmaras para elas representam um tipo fechado. O pedúnculo é longo e espesso. É esta variedade que se conserva perfeitamente após a colheita.
Qualidades de sabor
Dekabrinka é conhecido por seu sabor invulgarmente doce com um ligeiro azedume, seu cheiro é bastante agradável, mas não áspero. As frutas contêm monoaçúcar, ácidos orgânicos, vitaminas. Os frutos de Dekabrinka contêm arbutina, que previne e trata ativamente as doenças renais. As peras são frequentemente consumidas frescas, mas você também pode fazer compotas ou purê.
Amadurecimento e frutificação
A pêra está em maturação no outono, os frutos podem ser colhidos no final de agosto - na segunda quinzena de setembro. Difere em um número suficientemente grande de frutas. Ao mesmo tempo, o período de floração é bastante tardio.
Produção
A pêra começa a dar frutos no 7º ano após o plantio, uma variedade de alto rendimento.
Aterrissagem
É melhor comprar peras quando tiverem um ou dois anos, mas nunca mais. Como a prática tem mostrado, as árvores adultas estão muito doentes, uma vez que o sistema central da planta sofre durante a escavação, a maioria das raízes é simplesmente cortada. Essa árvore fica para trás no crescimento, se é que cria raízes, enquanto as mudas jovens formam um poderoso "esqueleto" em poucos anos.
Dekabrinka é uma variedade projetada para condições climáticas severas. Não adianta plantar antes de meados de maio. A vantagem do plantio na primavera é a umidade do solo, que dá condições confortáveis para a planta criar raízes, o proprietário tem mais oportunidades de acompanhar o crescimento da árvore. Ao pousar, você precisa instalar uma estaca forte, mas não puxe muito a corda.
Se não for possível plantar Dekabrinka na primavera, você não deve adiar o processo até setembro, caso contrário, a árvore ainda fraca irá congelar.
A pêra deve ser plantada em local ensolarado, onde o vento não penetre. Quanto mais alto o Dekabrinka crescer, melhor, pois no fundo será incômodo devido ao excesso de umidade. As raízes apodrecerão e a árvore desaparecerá. O buraco da árvore deve ter cerca de 60 centímetros de profundidade e 80 centímetros de largura. 10 centímetros de drenagem são despejados no fundo. Após o plantio, o tronco e os brotos devem ser cortados em um quarto.
Crescendo e cuidando
Durante o ano, logo após o plantio, Dekabrinka requer muita atenção. Nos primeiros dias a árvore não precisa ser regada, após 10 dias cada muda deve ser regada no tamanho de dois baldes, mas as condições climáticas também devem ser levadas em consideração.
À medida que a pereira cresce, ela precisa ser regada com menos frequência, mas com mais abundância. A terra é constantemente afrouxada para que a argila não interfira com o crescimento. Periodicamente, Dekabrinka precisa ser alimentado, mas não na primeira temporada. É melhor usar excrementos de pássaros e cinzas como cobertura na primavera. Com o início do outono, é necessário fazer um complexo mineral completo.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver.Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Visão geral da revisão
Esta variedade é muito popular entre os jardineiros siberianos, pois é resistente à geada, o que é importante para regiões com agricultura de risco. As frutas podem ficar por mais de um mês e são uma ótima alternativa às variedades europeias cultivadas no sul. Segundo os provadores, Dekabrinka é uma das melhores variedades.