- Autores: Estação de Seleção Hortícola de Sverdlovsk
- Apareceu ao cruzar: Beta x Victoria x Williams Rouge
- Peso do fruto, g: 70-80
- Termos de amadurecimento: início do outono
- Hora de colher frutas: meio de setembro
- Compromisso: fresco
- Tipo de crescimento: médio ou alto
- Produção: acima da média
- coroa: piramidal
- Forma de fruta: em forma de diamante
Chusovaya é uma variedade de pera criada por criadores russos. A cultivar é o resultado do cruzamento das peras Beta, Victoria e Williams rouge. Vamos examinar mais de perto essa variedade única.
Descrição da variedade
A árvore é média ou alta, cresce até 3,5-4 m. A copa é espalhada, piramidal. As folhas são verdes, têm formato pontiagudo e a superfície é lisa.
Características da fruta
O peso das peras desta variedade é limitado a 80 g, desenvolvem-se em forma de diamante, são de tamanho médio e têm casca verde. A fruta mantém sua apresentação por um mês após a colheita, enquanto o sabor não se perde.
Qualidades de sabor
A polpa do Chusovoy é cremosa, macia, estaladiça e contém muita umidade. A julgar pelas críticas dos jardineiros, o sabor é muito doce, sem ácido, mesmo as frutas verdes não apresentam adstringência. Normalmente são consumidos frescos, mas essas peras também são adequadas para fazer sucos ou compotas.
Amadurecimento e frutificação
Chusovaya pertence a variedades com período de amadurecimento no início do outono; a colheita geralmente cai em meados de setembro.
Produção
A produtividade da variedade é estimada muito alta, a partir de 1 árvore é possível obter 50-60 kg de frutos.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
É uma variedade autofértil que não requer proximidade com outras variedades. Mas a própria Chusovaya pode ser um polinizador eficaz para outras árvores. Esta espécie pode ser propagada por partes vegetativas, semeadura ou enxertia.
Aterrissagem
Para fazer com que a planta da variedade apresentada seja confortável, é recomendado cultivá-la em solos chernozem, argiloso ou podzólico. Se o lençol freático estiver próximo ao local, a árvore deve ser plantada em um pequeno monte. É melhor preparar o local para o plantio com antecedência, seis meses antes. Deve ser nivelado, removido o mato e desenterrado com húmus, turfa e cinza de madeira.
Prepare a cova de plantio. Suas paredes devem ser íngremes, diâmetro - 80 cm, profundidade - 70 cm.A primeira camada deve ser de drenagem, então - solo fértil misturado com turfa, húmus e areia de rio. O processo de plantio é o seguinte.
Coloque uma muda no meio do buraco acabado.
Espalhe o sistema radicular para os lados de modo que os ramos fiquem uniformemente espaçados.
Polvilhe com terra, tampe levemente e regue o local de plantio.
Certifique-se de que o colar da raiz está no nível do solo.
Adicione cobertura morta ao círculo do tronco da árvore.
Crescendo e cuidando
Esta variedade distingue-se pela sua elevada robustez invernal, mas em regiões com invernos rigorosos, ainda é recomendável não descurar o abrigo. É permitido o cultivo de Chusovaya nos Urais, na região do Volga, no centro da Rússia. Após o plantio, a árvore não precisa de fertilizantes - ela possui nutrientes suficientes que foram introduzidos na fase de plantio. Mas você precisa regar uma muda jovem com mais frequência - até várias vezes por mês. Também é importante proteger a planta de roedores.
Resistência a doenças e pragas
A variedade apresentada pode ser afetada pela crosta. Bordéus líquidos ou fungicidas ajudam com esta doença. Se a planta for danificada pela moniliose, use os mesmos remédios: a calagem também protegerá contra essa doença.
Se os pulgões forem encontrados nas folhas, use cinzas e água com sabão para combater os insetos. Se você encontrar uma mariposa pêra, use produtos químicos e, como medida preventiva, remova a carniça em tempo hábil. Um inimigo "pera" comum como o ácaro da bílis, a variedade Chusovaya não ataca.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Visão geral da revisão
A julgar pelas críticas dos veranistas, esta pêra distingue-se pela sua despretensão, facilidade de tratamento e também excelente sabor, apesar do pequeno tamanho da fruta. No entanto, nem todo fazendeiro pode se orgulhar da produção declarada. Assim, em algumas regiões, a variedade começa a frutificar apenas por 6-7 anos.