- Autores: S. P. Yakovlev, A. P. Gribanovsky, N. I. Saveliev, V. V. Chivilev, E. N. Dzhigallo, All-Russian Research Institute of Genetics and Selection of Fruit Plants nomeado após V.I. I. V. Michurina
- Apareceu ao cruzar: Talgar Beauty x Filha da Aurora
- Ano de aprovação: 2004
- Peso do fruto, g: 130
- Termos de amadurecimento: inverno
- Hora de colher frutas: na segunda década de setembro
- Tipo de crescimento: médio
- Produção: Alto
- coroa: espalhando, piramidal, densidade média
- Escapes: reto, marrom, sem pubescência, espessura média, glabro, poucas lenticelas
Esta cultura é, de facto, o Milagre - na configuração assemelha-se a uma maçã, e em termos de características de qualidade é uma excelente pêra com sabor inesquecível.
História de criação
O milagre é classificado como uma cultura relativamente jovem. Foi criado em 2001 por funcionários do Instituto de Pesquisa Genética e Seleção de Fruteiras de toda a Rússia com o nome de V.I. IV Michurin cruzando a bela Talgar e a Filha do Amanhecer. Um grupo de cientistas consistindo de S.P. Yakovlev, A.P. Gribanovsky, N.I.Savelyev, V.V. Chivilev, E.N.Dzhigallo conseguiu criar uma planta produtiva de inverno especialmente para a Região Central da Terra Negra.
Descrição da variedade
A cultura é de tamanho médio com coroas piramidais, medianamente densas e extensas. Brotos lisos e retos, de pequena espessura, acastanhados e desprovidos de pubescência, crescem retos. Uma pequena quantidade de lentilhas.
Folhas pequenas, de tonalidade esverdeada, configuração ovóide com pontas ligeiramente pontiagudas, ligeiramente serrilhadas nos rebordos. Flores de cor branca, cinco folhas, agrupadas em inflorescências.
Pelo tipo de frutificação, a cultura é mesclada.
Das vantagens da variedade, notamos:
alto rendimento;
um bom nível de resistência a ataques de doenças e sabotagem;
longo prazo de consumo.
Desvantagens:
é necessário um controle cuidadoso sobre a condição das coroas;
com espessamento excessivo, a coroa da pêra torna-se visivelmente menor.
Características da fruta
Em um sentido botânico, os frutos são chamados de maçãs porque têm uma configuração cônica truncada em formato de pêra curta. Peso médio - 130 G. Descasque no processo de colheita de peras de tonalidades verdes, pouco densas, com algum grau de oleosidade e revestimento ceroso. Após a maturação, apresenta-se amarelo-esverdeado com tons rosados. O grau de ferrugem é baixo. Manchas subcutâneas são claramente pronunciadas. Consistência durante a maturação completa de tonalidades cremosas, levemente oleosa, firme, suculenta, levemente granular. Pedúnculos são pequenos, obliquamente inseridos, curvos.
Por composição química, os frutos incluem: ingredientes secos - 13,3%, açúcares - 9,6%, ácidos tituláveis - 0,3%, ácido ascórbico - 7,9 mg / 100g, ingredientes ativos P - 176,0 mg / 100g.
A apanha das frutas costuma ser realizada na segunda quinzena de setembro. Em um armazenamento frio, as peras são armazenadas sem perda dos parâmetros de qualidade por até 5 meses.
Qualidades de sabor
Em termos de sabor, os frutos são agridoces, sem sensação de adstringência. Pontuação de degustação em pontos - 4.3.
Amadurecimento e frutificação
Em termos de maturação, a pêra pertence às culturas de inverno. A colheita da pera começa na terceira semana de setembro. Por maturidade precoce - o tempo de frutificação ocorre em 5-6 anos de crescimento.
Produção
A frutificação é alta - até 132 kg / ha.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Pelo tipo de frutificação, a cultura é mesclada.
Aterrissagem
A cultura gravita em direção a locais iluminados, com uma distância de 5-6 m de outras árvores.A água subterrânea não deve estar localizada a menos de 2-2,5 m da borda superior do solo. O método de plantio de mudas não é muito diferente da ordem de plantio de outras safras semelhantes. Praticamente não há diferença fundamental no plantio da primavera e do outono. As ranhuras de aterragem são preparadas com 80-90 cm de largura e 70 cm de profundidade. O milagre não se adapta aos solos argilosos, por isso é importante determinar as camadas superiores dos solos férteis, e também certificar-se de que as camadas inferiores não contenham inclusões argilosas. É desejável adicionar aditivos de areia e esterco apodrecido, o que melhora a qualidade do solo e suas propriedades mecânicas. Ao plantar, os colares de raízes das mudas devem estar localizados vários centímetros acima do nível do solo. É imperativo amarrar mudas anuais.
O processo de cobertura morta é imprescindível, pois permite reter a umidade, inibindo efetivamente o crescimento das ervas daninhas.
Os animais jovens com um ou dois anos de idade adaptam-se de forma mais eficaz. Em latitudes mais quentes, eles preferem usar um caldo de marmelo. Mudas enxertadas em peras selvagens estão se desenvolvendo vigorosamente. Ao escolher árvores com sistema de raízes aberto, recomendamos que você selecione plantas com raízes axiais pronunciadas - elas se desenvolvem de forma mais confiável e constante.
Crescendo e cuidando
Imediatamente após o plantio das mudas, elas são cortadas. O condutor principal deve ser encurtado - até 50-60 cm. Devem ser deixados 3-4 brotos laterais, crescendo em diferentes direções, encurtando-os em 30% do comprimento. Posteriormente, no processo de poda, forma-se uma copa de espinhel.
Cuidando da colheita, atenção especial é dada à poda, pois o espessamento das copas é inadmissível - os frutos começam a ficar muito rasos.
A caiação, que é realizada tanto na primavera quanto no outono, não deve ser ignorada.
Ao alimentar as covas de plantio com húmus ou fertilizantes minerais nos próximos anos, você evitará a necessidade de realizar alimentações adicionais.
E ao aplicar cobertura morta no espaço próximo ao caule das árvores com a ajuda de húmus ou grama recém-cortada durante a estação, você não pode se preocupar com acréscimos adicionais dos macro e microelementos normalmente recomendados ao solo.
A cultura possui um poderoso sistema de raiz da torneira, é resistente à seca. A irrigação das árvores é especialmente importante durante a floração e a emergência dos frutos - cada árvore requer pelo menos 30-40 litros de líquido. No outono, após a colheita, não se esqueça da irrigação com água, que é realizada cerca de um mês antes do aparecimento de um poro frio.
Resistência a doenças e pragas
Um bom grau de estabilidade da cultura foi testado pela prática, é claro, com a implementação correta das regras de cuidado agrícola. O mais perigoso para ela são os ataques nocivos do cobre da pêra. A evidência da comissão de tais ataques é o aparecimento nas folhas de uma placa de fuligem, que é revelada quando secreções pegajosas aparecem pelas larvas da praga.
O tratamento de árvores com uma emulsão de óleo de querosene na primavera, no período que antecede a abertura dos botões, será um agente profilático eficaz aqui. A receita para preparar a mistura é simples: em um pequeno volume de água morna diluímos 40 g de sabonete ralado, colocamos cerca de 80 ml de querosene ali, mexemos, juntamos 10 litros de água e borrifamos as árvores, tentando cobrir o todo o espaço da coroa.
O tratamento de agosto das plantações com a ajuda de inseticidas não é menos relevante. Durante esse período, o otário se prepara para o inverno, e o efeito dos agentes profiláticos reduz significativamente o número de insetos nocivos. Os mais eficazes desses meios são "Aktara", "Karbofos", "Comandante". Ao usar esses produtos, vale lembrar que eles são tóxicos.
As medidas agrotécnicas para prevenir a propagação de organismos nocivos são o cuidado da casca (cobertura de fissuras, remoção de musgo e casca morta); coleta e remoção de folhas e frutos caídos.
Também é importante lembrar sobre o corte de árvores. Galhos quebrados e defeituosos devem ser removidos. Processamos as fatias com um passo especial. A cultura é extremamente sensível a queimaduras bacterianas que se transmitem por meio de equipamentos contaminados, portanto, o podador deve ser bem desinfetado antes da poda.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A maioria dos especialistas caracteriza a cultura como altamente resistente ao inverno, mas alguns jardineiros-praticantes observam que quando ela é cultivada um pouco ao norte das áreas recomendadas, os fatos de congelamento das árvores foram registrados.