- Autores: Kotov L. A., Tikhonova A. S. (FGBNU "Centro Federal de Pesquisa Agrária de Ural da Filial de Ural da Academia Russa de Ciências"
- Apareceu ao cruzar: muda de pera Ussuri x Bere Bosk, mutagênese
- Sinônimos de nomes: Bere amarelo melhorado
- Ano de aprovação: 2002
- Peso do fruto, g: 90
- Termos de amadurecimento: outono
- Hora de colher frutas: de 20 de setembro a 1 de outubro
- Compromisso: mesa, sobremesa
- Tipo de crescimento: Altura mediana
- Produção: Alto
É difícil cultivar árvores frutíferas nas regiões dos Urais e da Sibéria. As duras condições climáticas são responsáveis por tudo isso. No entanto, os cientistas russos estão desenvolvendo híbridos que podem suportar até mesmo as geadas mais severas e agradar com frutas em um curto período de verão. Isso inclui a pêra Berezhenaya.
História de criação
A cultura foi criada pelos criadores domésticos L. A. Kotov e A. Tikhonova com base no Centro Federal de Pesquisa Agrária dos Urais da Academia Russa de Ciências. Foi aprovado para uso desde 2002.
A cultura foi obtida a partir do cruzamento da variedade Bere Bosk com uma muda de pera Ussuri, posteriormente foi realizada mutagênese artificial. Sinônimo para o nome - Bere yellow melhorado.
Descrição da variedade
A querida pêra tem um propósito de mesa e sobremesa. A árvore é de tamanho médio, compacta, atinge mais de 3 m de altura e a copa é oval e fina. Os rebentos curvos são predominantemente direitos, podem ser ligeiramente arqueados ou arredondados, de cor castanha.
Os galhos crescem para cima em um ângulo bastante amplo. As folhas são numerosas, de tamanho médio, ovóides, de cor verde claro. Floresce profusamente. As flores são brancas e pequenas.
Características da fruta
O fruto é geralmente arredondado em forma de pêra. Não são grandes, o peso de uma fruta pode chegar a 90 gramas. Durante o período de maturação removível, sua cor é amarelo claro, sem blush. A pele é seca e macia, com um número quase imperceptível de pequenas manchas subcutâneas. A safra colhida retém seus nutrientes por muito tempo. Manter a qualidade é boa, cerca de dois meses e meio.
Qualidades de sabor
A pêra tem um sabor agridoce harmonioso, com um agradável aroma frutado. Nota de degustação 4,2 pontos em 5. A polpa é suculenta, sem granulação, amanteigada. Sua cor é creme. Composição química equilibrada em conteúdo: açúcares - 10,5%; ácidos - 1,0%; sólidos solúveis - 12,4%.
Inicialmente, uma leve adstringência pode estar presente no paladar, que se perde com uma semana de envelhecimento, adquirindo um sabor adocicado mais rico.
Amadurecimento e frutificação
A variedade pertence à categoria outono. A cultura começa a se deliciar com os primeiros frutos aos 3-4 anos de desenvolvimento. De outubro a dezembro, a pêra ganha o amadurecimento necessário para o consumo da fruta. A safra madura não se desintegra. A coleta subsequente é possível até o início da geada. A frutificação é regular, sem interrupção.
Produção
A árvore tem um rendimento médio. 139 centners são colhidos em 1 hectare.
Regiões em crescimento
A cultura está indo bem nas regiões dos Urais, Cis-Urais e Volgo-Vyatka. Em condições climáticas mais quentes, não é recomendado o cultivo da variedade, o nível de frutificação diminui.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
O híbrido é autofértil. Portanto, ele precisa de polinização cruzada com outras plantas. Para isso, variedades de polinização como Prosto Maria, Pamyati Yakovleva, Svarog, Osennyaya Yakovleva, Pamyati Zhegalov, Perun são as mais adequadas.
Aterrissagem
Entre mudas jovens, é necessário deixar um espaço livre de 3-4 metros. Uma distância de 4-5 metros também é mantida entre as filas individuais. É preferível plantar em local ensolarado, com ligeira elevação.
Crescendo e cuidando
É melhor plantar mudas na primavera, para que criem raízes e cresçam mais fortes no verão. O poço de pouso é preparado com antecedência. A profundidade deve ser de cerca de 1 metro. No fundo, uma camada de drenagem é colocada primeiro, depois vem uma mistura fértil de composto, húmus e turfa. As raízes do Berezhenaya são suavemente endireitadas e cobertas com terra. O solo é socado um pouco e regado em abundância.
Para obter uma boa colheita todos os anos, a pêra deve ser alimentada com fertilizantes orgânicos e minerais. Na primavera, as mudas precisam de nitrogênio para construir sua massa verde. Durante a floração e formação de frutos - fósforo e potássio. No entanto, deve-se ter cuidado com a quantidade de nutrição mineral aplicada. O excesso de nitrogênio causa queimaduras nas folhas e uma grande quantidade de nitratos se acumula nos frutos.
Na primavera e no outono, a planta precisa de poda. Galhos velhos e quebrados com sinais de doença são removidos. A rega é necessária com moderação, pois o solo seca. Também será útil realizar o mulching, que protege não só do ressecamento do solo, mas também serve como fonte adicional de alimento.
Resistência a doenças e pragas
Difere em boa imunidade persistente para a maioria das doenças infecciosas e pragas, especialmente para sarna e ácaro da pêra. Para prevenir o desenvolvimento de infecções na primavera antes da floração, pulveriza-se com preparações especiais.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A pêra se sente bem nas condições adversas do clima da Sibéria. Esta variedade pode facilmente suportar as geadas mais severas de até -45 ... 50 graus. Mas o calor e a seca podem destruir uma árvore.