- Autores: França, Instituição Científica Federal Orçamentária do Estado "Centro Científico Federal para Horticultura, Viticultura, Vinificação do Cáucaso Norte"
- Sinônimos de nomes: Bere Alexander, Beurre Bosc, Bere, Bere Apremon, Bottle, nome popular - Bera
- Ano de aprovação: 1947
- Peso do fruto, g: 150-220
- Termos de amadurecimento: outono
- Hora de colher frutas: 5 a 15 de setembro
- Compromisso: sobremesa
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Produção: Alto
- Transportabilidade: Alto
A pêra é uma das plantas frutíferas mais populares do mundo, e a história de seu cultivo remonta a milênios. Na variedade de pêra moderna, um lugar especial é ocupado pelos clássicos eternos: as famosas variedades europeias, por exemplo, Beurre Bosc.
História de criação
No século 19, a pêra era a rainha dos pomares da Europa, principalmente da França e da Bélgica. As sementes das quais esta variedade foi cultivada são de origem desconhecida e as primeiras informações sobre Beurre Bosc datam do início de 1800 e estão associadas ao povoamento de Apremont no Vale do Loire (França). Acredita-se que ela recebeu esse nome em homenagem ao botânico e explorador naturalista francês Louis Augustin Guillaume Bosc. O prefixo Beurre ("manteiga") veio da polpa derretida da fruta.
Há uma versão de que o famoso pomologista belga Professor Jean-Baptiste Van Mons, que criou cerca de 40 variedades de pêra, criou Calabasse Bosc em 1807, que mais tarde (em 1835) foi rebatizado de Beurre Bosc.
Essa origem de longa data causou o aparecimento de vários outros "nomes" desta pêra e alguma confusão com eles: Pêra garrafa Bosc (Garrafa), Coroa de imperador, pêra Alexander, Kaiser Alexander, Beurré d "Apremont, Paradis d" Automne, Cannelle (canela).
A variedade foi testada na Estação Experimental de Frutas Krasnodar. Bere Bosk foi inscrito no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução em 1947 e foi aprovado para uso nos territórios do sul da Rússia e em muitas repúblicas que faziam parte da URSS na época (exceto as do Báltico, que não se adequavam ao clima ) Hoje, a variedade é amplamente cultivada na Ucrânia e se provou bem no Território de Krasnodar, no Território de Stavropol, na Crimeia.
Bere Bosc tornou-se a base de muitas variedades modernas muito populares.
Descrição da variedade
Bere Bosk é uma variedade autofértil, frutífera e resistente a doenças, com amadurecimento no final do outono. É caracterizada por uma fraca resistência à geada e à seca. A pereira é vigorosa (até 4 m), com copa espalhada assimétrica e ramos fortes e longos com madeira castanho-acinzentada. As folhas são verde-escuras, ovais, brilhantes. As flores são brancas, grandes, com pétalas oblongas bem abertas.
Os frutos são grandes (peso médio 180 g), ásperos ao tacto, alongados em forma de garrafa e de cor dourada com ferrugem densa e pronunciada. A variedade conquista com o sabor da sobremesa: as peras são muito doces, ligeiramente picantes com um toque de amêndoa. Boa transportabilidade, armazenamento não superior a um mês.
Características da fruta
O fruto da pera Bere Bosc pode variar em forma e tamanho, mesmo na mesma árvore. Na maioria das vezes, eles têm a forma de garrafa com um caule alongado, às vezes curvo e espesso. O peso do fruto varia de 150 a 220g, às vezes até 250g.A superfície é rugosa, variando na cor do dourado ao bronze enferrujado. Frutos enferrujados e cor de canela atingem a maturidade total na árvore e amadurecem durante o armazenamento.
A pele é fina, mas firme. As sementes são pequenas e castanhas. A polpa da fruta é branco-cremosa, aromática e muito suculenta. As peras verdes são ligeiramente crocantes, mas suculentas; as peras maduras têm uma textura de polpa amanteigada e que se derrete.
Qualidades de sabor
Pear Bere Bosk obteve notas de degustação muito altas: 4,4-4,8 pontos. O seu maravilhoso sabor de sobremesa chama-se marmelada, rico e complexo: com notas de especiarias e notas de amêndoa. Eles comem peras frescas, fazem geleia e compotas.Quando armazenado por muito tempo na geladeira, o sabor pode se deteriorar: a suculência e o aroma desaparecem.
Amadurecimento e frutificação
Bere Bosk começa a frutificar de 6 a 7 anos após o plantio no local. Uma escova pode formar de 1 a 5 ovários. O amadurecimento dos frutos ocorre a partir dos primeiros dias de setembro e vai até outubro. As peras seguram com força e não se desintegram, mesmo com rajadas de vento.
Produção
Bere Bosk dá bons rendimentos por muitos anos (até 35-40 anos). A maior atividade de frutificação em árvores ocorre após 15 anos de crescimento. Uma árvore madura pode produzir 80-100 kg de frutas por temporada. Indicadores de coleta no Kuban por hectare: cerca de 100 centners de uma plantação de árvores até 20 anos.
Aterrissagem
O plantio é preferível no outono. Escolha uma área plana e ensolarada (sudoeste), sem estagnação do degelo e da água da chuva. Desenterre o solo, prepare um buraco de 1 m de profundidade e 80-100 cm de diâmetro. Aditivos minerais, matéria orgânica são introduzidos nele e uma muda de 1-2 anos de idade é colocada sem aprofundar o colo da raiz.
Crescendo e cuidando
O cuidado com as plantas requer medidas agrotécnicas obrigatórias:
o crescimento forte e assimétrico dos ramos deve ser regulado por poda;
o crescimento jovem nas raízes deve ser removido;
após o inverno, é realizada a poda sanitária dos brotos afetados e congelados;
a variedade não tolera a seca - especialmente as árvores jovens exigem irrigação regular.
A variedade é pouco exigente para o solo; um solo leve e bastante solto será a escolha ideal.
O Bere Bosk pode ser enxertado em porta-enxertos de marmelo ou pera florestal.
As recomendações do State Register e mais de meio século de experiência no uso da variedade na Rússia mostram que Bere Bosk não é em vão dividido em territórios quentes. É difícil suportar geadas recorrentes na primavera, geadas iniciais no outono e baixas temperaturas (cerca de -25 ... 30 ° C) no inverno. Sob tais condições, pode ocorrer a morte de uma grande porcentagem de botões geradores, e a madeira é danificada.
A variedade resiste bem a doenças fúngicas, raramente é afetada por crostas e é resistente a pragas.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.