- Autores: S.P. Yakovlev (Instituto de Pesquisa Genética e Melhoramento de Plantas Frutíferas da Michurin All-Russian)
- Apareceu ao cruzar: Ternura x Triumph Pakgum
- Termos de amadurecimento: verão
- Hora de colher frutas: meados de agosto
- Compromisso: sala de jantar
- Tipo de crescimento: Baixo crescimento
- Produção: Alto
- Marketability: Alto
- coroa: ligeiramente inclinado, densidade média
- Escapes: grosso, dobrado, curvo, marrom claro, muitas lentilhas, pequeno
Os frutos saudáveis e saborosos da pereira merecem a atenção de muitos jardineiros. Na antiguidade, a partir do território da moderna Geórgia, esse tipo de fruta doce começou a se espalhar por todas as regiões do planeta. Hoje são conhecidas cerca de 5 mil variedades diferentes de peras, criadas por criadores de diferentes países. Pode ser difícil para os jardineiros amadores decidirem sobre a escolha de uma variedade para plantar em seu local. Agrônomos experientes recomendam uma pêra chamada orvalho de agosto para cultivo nas regiões sul e central da Federação Russa.
História de criação
A variedade de pêra Avgustovskaya dew surgiu recentemente, no início dos anos 2000, com base no Instituto de Pesquisa Genética e Melhoramento de Fruteiras de toda a Rússia em homenagem a V.I. Michurin. Os autores da nova obra-prima da seleção doméstica foram um grupo de cientistas chefiados por S.P. Yakovlev. Eles realizaram experimentos no cruzamento da pera australiana Triumph Pakgama, que se distingue pelo excelente sabor, com a resistente e resistente à geada variedade russa Tenderness. O resultado foi uma nova variedade Avgustovskaya Dew, que combinou todas as melhores características de seus antecessores. Em 2002, um novo tipo de pêra foi testado com sucesso e recomendado para cultivo na região da Terra Negra Central.
Descrição da variedade
Além das abundantes colheitas, a pêra deliciará os jardineiros com a beleza de uma silhueta graciosa. A árvore chega a atingir 3 metros de altura, possui copa não muito densa e inclinada. Os ramos são retos, cobertos por uma delicada casca cinzenta, posicionada em ângulo agudo com o tronco principal. Sobre eles crescem folhas elípticas verde-escuras, formando uma copa arredondada e bem cuidada. A árvore entra no período de floração linda e abundantemente no último mês da primavera. O número de ovários depende das condições climáticas que afetam a atividade dos insetos polinizadores. A árvore desenvolve rapidamente uma massa de galhos que formam copas, liberando novos brotos a cada ano. As peras distinguem-se pelo seu excelente sabor e boa aparência.
Características da fruta
Além dos benefícios decorativos de uma árvore em crescimento, os jardineiros estão interessados na qualidade da fruta que se pode esperar dela ao escolher as mudas. Os frutos do orvalho de agosto são perceptíveis em tamanho, em média de 100 a 200 gramas. Em cada árvore, o fruto cresce basicamente da mesma forma, clássico formato liso e peso. Pequenos pontos esbranquiçados são visíveis sob a pele fina e amarelada. Em climas predominantemente ensolarados, uma cor avermelhada aparece nas faces voltadas para o lado sul. Uma massa de grão fino dentro da fruta circunda uma pequena câmara de sementes.
Qualidades de sabor
De acordo com a avaliação da comissão de degustação, o sabor da variedade recebeu 4,5 pontos em uma escala de cinco pontos. A polpa branca da fruta apresenta uma rara e harmoniosa combinação de doçura com notas de leve acidez.Quando totalmente maduras, as peras são uma das melhores variedades de mesa, com uma polpa delicada e suculenta que espalha um delicado aroma de frescura. A composição da fruta é uma combinação de um conjunto de vitaminas úteis para o corpo com alto teor de açúcares, pectina, arbutina e elementos triactivos.
Amadurecimento e frutificação
As novas peras híbridas amadurecem no final do verão ou início do outono, dependendo da região de cultivo. Nas regiões localizadas ao sul, os primeiros frutos maduros podem ser colhidos já para a festa nacional da colheita - Maçã Salvador. As despretensiosas árvores do orvalho de agosto frutificam mesmo com pouco cuidado, mas as medidas agrotécnicas corretas afetam não só a quantidade, mas também o peso de cada fruto. A prática mostra que boas condições de vida para uma árvore têm um efeito positivo em sua produtividade. As árvores jovens começam a formar ovários a partir dos 3 anos, mas para preservar a força da árvore para o crescimento nos primeiros anos, as flores são retiradas. A frutificação abundante geralmente ocorre a partir dos 4 anos de idade.
Produção
Muitos jardineiros acreditam que o primeiro fruto maduro que cai da árvore é o sinal da colheita da pêra. Outros proprietários de sites tendem a não esperar por esse momento, mas a coletar as frutas ainda resistentes 2 a 3 semanas antes do tempo e colocá-las em um local fresco para armazenamento e amadurecimento lento. Nos primeiros anos de crescimento, até 20 kg de peras maduras podem ser colhidos de uma árvore jovem e 10 vezes mais de um adulto. Ao mesmo tempo, todas as frutas têm formato padrão e excelentes qualidades comerciais. A colheita é concluída em setembro, e muitos dos frutos devem ser arrancados das árvores, pois caules fortes os prendem com segurança ao tronco.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
Para uma boa produção, a pêra da variedade de orvalho de agosto precisa de um polinizador que cresça nas proximidades. Devido à baixa taxa de autopolinização, ao comprar mudas de um novo híbrido no viveiro, é necessário selecionar uma árvore com a qual ocorrerá a polinização. O melhor para esse propósito pode ser uma variedade comum chamada Pamyati Yakovlev.
Aterrissagem
Ao escolher um local adequado para o plantio de mudas de pereira orvalho de agosto, deve-se estar atento ao teor de umidade e à composição do solo. A variedade híbrida não tolera áreas pantanosas e escuras, preferindo áreas abertas e ensolaradas com solo fertilizado claro. Solos arenosos e argilosos devem ser recuperados antes do plantio. A pêra tolera geadas bem abaixo de -30 graus, por isso pode ser plantada no outono e no início da primavera. No plantio na primavera, é importante não atrasar as datas, pois o calor do verão terá um efeito pior na sobrevivência das mudas do que as geadas.
Os fertilizantes devem ser aplicados ao orifício preparado, incluindo:
um balde de húmus ou composto;
100 gramas de sulfato de potássio;
250 gramas de superfosfato.
Todos os aditivos minerais são misturados com a camada superior do solo fértil. Uma estaca de madeira é cravada no buraco preparado, em seguida, uma muda com raízes esticadas é colocada no fundo e polvilhada com terra com fertilizante. A variedade se reproduz bem por estratificação, e as árvores assim obtidas começam a frutificar mais cedo do que as enxertadas. Ao plantar em um jardim regular para uma pereira de agosto, uma área de pelo menos 3x5 m deve ser alocada.
Crescendo e cuidando
Apesar de toda a despretensão da árvore, ela necessita de cuidados agrotécnicos mínimos, que consistem em afrouxar e regar os troncos. É necessário cavar o solo na zona da raiz 5-7 vezes durante a temporada. Periodicamente, isso é combinado com a aplicação de fertilizantes como nitrato de amônio, sal de potássio e superfosfato. Nos períodos de seca, é necessário regar as árvores, não deixando que sequem em demasia. O orvalho de agosto tem imunidade genética contra muitos tipos de doenças das pomóideas, mas o tratamento profilático com medicamentos convencionais pode ser realizado.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, primeiro é necessário identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.