- Autores: S. P. Yakovlev, Yu. K. Ilyin e S. S. Yakovlev, VNIIGiSPR eles. I. V. Michurina
- Apareceu ao cruzar: de polinização livre da variedade Osennyaya Yakovleva
- Ano de aprovação: 2002
- Peso do fruto, g: 100-140
- Termos de amadurecimento: verão
- Hora de colher frutas: na primeira década de agosto
- Compromisso: sala de jantar
- Tipo de crescimento: médio, crescimento rápido
- Produção: Alto
- Marketability: Boa
Uma das variedades de peras de verão é a variedade de mesa Allegro, que delicia os jardineiros com frutas bonitas e vitamínicas de alto rendimento comercial. As frutas são adequadas para consumo in natura, bem como compotas, sucos e outros pratos.
História de criação
Os criadores da variedade são os criadores S. P. Yakovlev, Yu. K. Ilyina e S. S. Yakovlev do All-Russian Scientific Research Institute em homenagem a I. V. Michurin. O ano de registro é 2002.
Descrição da variedade
O Allegro de crescimento rápido de maturação média atinge uma altura de 3,5 metros. Sua coroa ligeiramente inclinada consiste em ramos esqueléticos firmemente fundidos. Os rebentos ligeiramente ondulados são coloridos em tons de castanho claro e são cobertos por lenticelas glabras esparsas. A lâmina foliar lisa e brilhante tem cor verde escura, ovóide, tamanho médio, ponta e base pontiagudas, borda serrilhada da folha. Todas as folhas com estípulas subuladas são direcionadas para cima e firmemente presas aos ramos por pecíolos de médio a longo.
Vantagens da variedade:
início rápido de frutificação;
alta produtividade e frutificação estável;
resistência às mudanças climáticas, forte imunidade, frutificação prolongada;
excelentes qualidades comerciais, sabor de sobremesa, capacidade de consumir não só fresco, mas também de receber deliciosos alimentos enlatados.
As desvantagens incluem má qualidade de conservação - não mais do que duas semanas, e a necessidade de cuidar da polinização. As flores Allegro não têm medo da geada.
Características da fruta
O peso dos frutos altamente decorativos varia de 100 a 140 g Os frutos apresentam uma forma clássica de pêra ligeiramente alongada. Tons amarelos, com predominância de matizes verdes no início da maturação, vão adquirindo gradativamente um rico tom amarelo-limão profundo com matizes esverdeados quase imperceptíveis. Parte da superfície está coberta por um blush rosa. Todo esse esplendor parece extremamente impressionante contra o fundo de folhagem verde-escura brilhante. Os frutos têm uma composição química rica: mais de 15% de matéria seca, quase 1% de ácidos tituláveis, 7,9 mg / 100 g de ácido ascórbico, 8,5% de açúcares e 48,0 mg / 100 g de substâncias P-ativas.
Qualidades de sabor
A polpa delicada, branca como a neve, com grão fino, tem consistência de densidade média. Suculento e agradável, é totalmente desprovido de granulação, o sabor adocicado está repleto de notas de mel. Os frutos são recobertos por uma pele delicada e lisa, completamente imperceptível ao comer, e presos a um galho em um longo caule curvo. A degustação vale 4,5 pontos.
Amadurecimento e frutificação
O Allegro pertence à categoria de verão em termos de amadurecimento - os primeiros frutos maduros começam a ser retirados no final de julho - início de agosto, a colheita em massa começa na 1ª década de agosto. A pêra frutifica com invejável regularidade, sem períodos de descanso. As frutas mantêm seu valor para o consumidor por 15 dias, além de manter a qualidade. A frutificação ocorre 5-6 anos após a planta ser plantada no solo. O amadurecimento prolongado dos frutos garante um longo suprimento de frutas frescas à mesa e permite um processamento lento da colheita.
Produção
A pêra se distingue por rendimentos consistentemente altos - os indicadores médios são 162 c / ha, até 10 kg por árvore.
Regiões em crescimento
A variedade é adaptada para cultivo na região central da Terra Negra.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Allegro requer variedades de polinização com os mesmos tempos de floração, por exemplo, a variedade Chizhovskaya.
Aterrissagem
As mudas Allegro são plantadas no outono e na primavera. Dependendo do tempo escolhido, inicia-se a preparação da área de pouso - isso deve ser feito com antecedência. Se o plantio for planejado para a primavera, a cova é preparada no outono; se a muda for transferida para o solo no outono, a cova, respectivamente, é preparada com antecedência. O local deve estar com iluminação suficiente, sem ocorrência próxima de lençóis freáticos, protegido dos ventos de norte e oeste. O solo com um nível de acidez neutro deve ser fértil e respirável (raízes poderosas, atingindo 7 metros de comprimento, o oxigênio é vital). Ao escolher um local, deve-se ter em mente que transplantar uma árvore adulta é quase impossível, portanto, é necessário considerar a localização com atenção.
O tamanho da cova é 100x50 cm, o padrão de plantio ideal é de 1,5-2 metros entre as raízes, até 3 metros entre as linhas. No fundo existe uma camada de drenagem obrigatória de cascalho, seixos, tijolos partidos. O solo escavado é enriquecido com matéria orgânica (10 kg de esterco), cinza de madeira, superfosfato. O poço está cheio de terra em ⅔ do volume total. Uma muda alta é cortada, não deixando mais de 1 metro. Se o sistema radicular também estiver muito desenvolvido, também é podado cerca de 10 cm. É melhor fixar temporariamente a muda jovem ao lado do suporte até que o caule fino fique mais forte, o círculo do tronco seja coberto com serragem velha curada, turfa ou húmus.
Uma muda de boa qualidade começa a se desenvolver rapidamente, a árvore entra na estação de frutificação a tempo. A época ideal para o plantio de plantas jovens em um local de cultivo permanente: do início de setembro ao início de outubro, e na primavera do início de abril a 10 de maio, até que os botões tenham florescido.
Crescendo e cuidando
O plantio bem feito de uma árvore jovem é a chave para o sucesso futuro, mas isso está longe de ser o fim do trabalho de cultivo de peras. Existem requisitos para a tecnologia agrícola, cuja violação leva a um estado de depressão da planta. É extremamente importante que as raízes de uma pereira recebam oxigênio, portanto, afrouxar o círculo do tronco é um procedimento obrigatório, assim como a cal com cal apagada na primavera e no outono. A poda sanitária é igualmente importante. Esta atividade inclui a remoção de rebentos anuais excedentes, ramos danificados e doentes.
Cuidar de uma planta é alimentar - a introdução de nutrientes na primavera e no outono, a pulverização de pragas, o monitoramento da formação de ovários, o plantio de variedades polinizadoras. Muitas fazendas de horticultura, principalmente aquelas em escala industrial, utilizam o desbaste químico, ou seja, reduzindo o número total de ovários. Essa técnica não apenas remove a porcentagem da carga da árvore, mas também aumenta a produção de commodities. Assim, é realizada a previsão e regulação dos botões na próxima primavera. Se uma produção muito grande for permitida em um ano, a concentração de giberelina afetará negativamente a formação de botões geradores. Como resultado, o agricultor tem um efeito chamado descanso, quando uma árvore faz uma grande colheita em um ano e quase nenhuma colheita no ano seguinte.
Resistência a doenças e pragas
A variedade possui forte imunidade, resiste com sucesso a ataques de patógenos - fungos, bactérias patogênicas e outros. É resistente à sarna, quase não tem medo de pragas, mas os tratamentos preventivos com inseticidas e fungicidas não devem ser excluídos das medidas obrigatórias.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Resistência ao solo e às condições climáticas
Allegro tem boa resistência de inverno, lida bem com ondas de frio repentinas durante a estação de crescimento.