- Autores: França
- Sinônimos de nomes: Abbate Fetel
- Peso do fruto, g: mais de 200
- Termos de amadurecimento: outono
- Hora de colher frutas: no início de setembro
- Compromisso: fresco
- Tipo de crescimento: médio
- Produção: Alto
- Transportabilidade: Sim
- Marketability: Alto
A pêra da seleção francesa do Abade Vettel, também conhecida como Abbate Fetel, é cultivada desde o final do século 19, período em que ganhou grande popularidade entre os jardineiros europeus, sendo aclimatada com sucesso na Rússia. Os frutos desta variedade são especialmente bons frescos, em sobremesas e saladas, têm excelentes qualidades comerciais e toleram bem o transporte. As peras colhidas podem ser armazenadas por até 4 meses.
Descrição da variedade
A árvore é de tamanho médio, não mais do que 3-4 metros de altura. A pêra Abbot Vettel é caracterizada por uma copa larga piramidal, densamente coberta por uma grande folhagem verde claro.
Características da fruta
A casca fina e com ligeira rugosidade destas peras é de cor amarelo esverdeado, podendo apresentar ligeiro rubor na superfície pelo lado ensolarado. Os frutos têm formato de pêra oblongo, atingem a massa de 200 g ou mais, são considerados grandes. A polpa está derretendo, suculenta, tem um tom de branco puro ou levemente cremoso.
Qualidades de sabor
As peras desta variedade têm um sabor adocicado com notas picantes. Possui um aroma requintado característico.
Amadurecimento e frutificação
Os frutos amadurecem no outono, no início de setembro. As primeiras peras aparecem 3 anos após o plantio. A variedade atinge seu rendimento máximo após 8 anos.
Produção
Abbot Vettel pertence às variedades de peras de alto rendimento.
Regiões em crescimento
A árvore apresenta a melhor frutificação em climas quentes e úmidos, próximo ao Mediterrâneo. Na Rússia, ele pousa com sucesso na Região Central da Terra Negra, bem como nas zonas subtropicais do Território Krasnodar.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade é autofértil, não necessita de polinização adicional. Mas o plantio de várias outras variedades de peras ajuda a aumentar o rendimento da árvore frutífera.
Aterrissagem
Mudas de pera dessa variedade são geralmente colocadas em solos leves e ricos em nutrientes, com acidez neutra. É importante escolher um local para eles com um nível de lençol freático baixo - a não mais de 3 m da superfície do solo, ensolarado, protegido dos ventos. A falta de iluminação levará à diminuição da produção, retardando o amadurecimento dos frutos.
A plantação de árvores frutíferas é realizada na primavera ou no outono. Você deve selecionar plantas jovens saudáveis com idade entre 1-1,5 anos. Mudas com sistema radicular fechado, brotos fortes e folhas elásticas saudáveis enraízam-se melhor. Eles são colocados em fileiras, com uma distância de 6 × 5 metros.
As covas são preparadas com diâmetro de 1 me profundidade de 80 cm, estando abaixo um pequeno aterro piramidal. Se a muda tiver sistema radicular aberto, é preliminarmente limpa de brotos secos, mergulhada em uma mistura de argila e cinzas. Em seguida, a planta é colocada em um buraco preparado, coberto até o nível do gramado, deixando o colo da raiz acima dele, e o solo é compactado. Depois disso, a árvore é regada abundantemente, o círculo do tronco é polvilhado com cobertura morta.
Crescendo e cuidando
As peras podem exigir uma liga durante o cultivo. É especialmente importante para árvores jovens, durante o período de amadurecimento da cultura. Mas você pode amarrar uma muda na hora, mesmo na hora do plantio. Nos primeiros 3 anos, as plantas recebem irrigação moderada, mas regular. Árvores maduras precisam de umidade adicional apenas durante o período em que os frutos estão ganhando massa.
Também será útil para as peras afrouxar o círculo do tronco e renovar a camada de cobertura morta na primavera e no outono. Particularmente, muita atenção é dada ao enfeite superior no outono. No pré-inverno, após a queda da folhagem, o círculo do tronco fica saturado com uma mistura de esterco, húmus e turfa. Na primavera, a árvore aceita bem a fertilização com nitrogênio com uréia - 50 g por 10 litros é suficiente, então, após 2 semanas, potássio e fósforo podem ser adicionados.
A poda formativa não é necessária para Abbot Vettel. Já na primavera, durante o inchaço dos rins, é recomendável fazer saneamento. Todos os brotos mortos, secos e afetados por pragas são removidos. Os locais de cortes em ramos grandes são desinfetados e cobertos com grama.
O tronco é caiado 2-3 vezes da primavera ao outono para proteger contra pragas. No inverno, essas precauções espantam os roedores. As mudas jovens são totalmente cobertas com uma solução de 1,5 kg de argila e 2 kg de cal para cada 10 litros de água. As árvores maduras são branqueadas até os galhos mais baixos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade apresenta alto grau de resistência à maioria das doenças das árvores frutíferas. Recomenda-se o tratamento de primavera da coroa com fungicidas contra a crosta.
Como qualquer outra árvore frutífera, a pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas. Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. Para levar a cabo a luta com sucesso, é necessário primeiro identificar corretamente a causa do problema. É importante distinguir os sinais de doença das manifestações da presença de insetos, ácaros, lagartas e outros tipos de pragas.
Resistência ao solo e às condições climáticas
A pêra Abbot Vettel tem alta robustez no inverno. Ela é capaz de suportar geadas de até -17 graus sem abrigo. A variedade está bem adaptada à seca.
Visão geral da revisão
Jardineiros que cultivam peras Abbot Vettel notam o excelente sabor da fruta. São bons tanto frescos como em compotas ou xarope. As peras não se desintegram, têm aroma e sabor brilhantes quando enlatadas. A principal desvantagem da variedade é o baixo limite de resistência ao gelo. Em regiões frias com verões curtos, não agrada com produtividade, no inverno pode morrer até em um abrigo.