Nuances de plantar peras no outono

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Cronometragem
  3. Preparação
  4. Tecnologia
  5. Cuidados de acompanhamento
  6. Dicas úteis

A primavera ou o início do outono são considerados uma boa época para plantar peras. Jardineiros experientes preferem a estação do outono, pois é nesta época que a planta tem a oportunidade de se acostumar com as novas condições e ganhar força para o inverno.

Vantagens e desvantagens

O processo de cultivo das peras possui características próprias. Requer certas habilidades e experiência com árvores frutíferas.

Plantar peras no outono tem suas vantagens:

  • durante o verão, um grande número de mudas de pereira de várias variedades aparecem no viveiro;
  • com a queda, as mudas vão ficar mais fortes, já estão prontas para se adaptar a um novo lugar;
  • a pêra se adapta às novas condições e começa a crescer ativamente na primavera, sem medo de geadas.

A desvantagem do plantio de outono é o alto risco de que geadas prematuras possam prejudicar uma muda jovem. Alguns espécimes não resistem a temperaturas muito baixas.

Cronometragem

O momento do plantio é muito influenciado pelas condições climáticas e do terreno. No dia do plantio, o clima de outono quente, nublado e ao mesmo tempo seco é considerado favorável. As pereiras são plantadas à noite. É aconselhável ter tempo para fazer isso um mês antes da onda de frio. Por exemplo, na região de Moscou e na faixa do meio, essa cultura é plantada em setembro. Para os Urais e a Sibéria, a melhor época será o final do verão e o início do outono. Mas, para eles, é melhor dar preferência a variedades de peras resistentes à geada. As regiões sul têm a oportunidade de adiar a época de plantio para outubro. Muitos jardineiros escolhem os dias de plantio com base no calendário lunar. Indica dias favoráveis ​​e desfavoráveis ​​para o trabalho de plantio.

Se a muda não esperou para plantar no outono, começou o frio, então o plantio pode ser adiado até a primavera. Para isso, a muda é armazenada de forma que permaneça viva, mas não esteja na fase de crescimento ativo. A lombada é envolvida com um pano (algodão é adequado) umedecido com água e colocado em serragem. O líquido é regularmente adicionado ao tecido para que a raiz não seque.

A secura, o frescor e a escuridão são importantes para o armazenamento.

Preparação

Para começar, na área do jardim, eles escolhem um local para o plantio. Um espaço bastante grande é deixado para uma pereira, pois seu diâmetro de copa chega a seis metros. A planta é plantada na parte sul e bem iluminada do local. A macieira é uma “vizinha” confortável para esta cultura, pois tem requisitos de cuidado semelhantes. É indesejável plantar uma pereira ao lado de um freixo da montanha, pois as plantas podem transmitir doenças umas às outras. Você não deve colocar a pêra perto de lençóis freáticos, pois o excesso de umidade tem um efeito prejudicial nas raízes. Você pode plantar uma árvore em um aterro artificial ou fazer a drenagem, então é bem possível evitar o apodrecimento das raízes.

As próprias mudas são examinadas minuciosamente antes do plantio. Todos os fragmentos danificados ou podres são podados com tesouras de poda. Todas as folhas também são retiradas para que a planta não ceda seus recursos a elas, mas direcione toda a sua energia para o enraizamento. Antes de plantar a pêra, as raízes secas são deixadas úmidas por 24 horas, depois são mergulhadas em uma mistura preparada de argila e verbasco com água. Em seguida, eles são deixados ao ar livre por 30 minutos. E depois disso são plantados em um buraco cavado.

Priming

A árvore é plantada em função dos pontos cardeais. É desejável da mesma forma que cresceu no viveiro. É possível entender a localização pela cor da casca: sua parte clara aponta para o lado norte. Para que as pereiras cresçam bem, o solo deve ser fértil, com consistência frouxa.O excesso de argila no solo pode ser perigoso para a árvore. A pêra se sente bem em solo argiloso e húmus.

A parte superior do solo é removida com cuidado. Será útil mais tarde para preencher a camada superior. Em seguida, o fosso de pouso está sendo preparado. Composto (8 kg por 1 m²), superfosfato (60 g por 1 m²), areia e calcário (se o solo for ácido) são adicionados a uma parte do solo. O húmus é adicionado a solos de argila e turfa, e eles também são regados com uma solução de farinha de dolomita. Se a árvore for plantada em floresta cinza ou solo podzólico, os fertilizantes são aplicados em um volume maior.

Deve-se notar que o esterco fresco de vaca não é adequado para alimentar uma pêra, pois durante a decomposição aquece e pode queimar as raízes. O esterco podre de aves pode ser usado para fertilização, pois contém muitos nutrientes e minerais. A mistura resultante é misturada com solo e despejada em uma cova.

Os fertilizantes minerais e orgânicos líquidos são geralmente adicionados na primavera ou no verão, quando as plantas são regadas.

Poço

A cova para a árvore deve ser preparada com antecedência. Mesmo no verão, o local precisa ser escavado até a profundidade da baioneta. Os fertilizantes podem ser adicionados diretamente durante a escavação: 6 kg de composto, 60 gramas de superfosfato e 30 gramas de sal de potássio. Se não foi possível preparar a cova no verão, você pode fazer no outono. Claro, é indesejável fazer isso antes de pousar. Ao mesmo tempo, também se aplica fertilizante, além disso, o solo é regado.

O furo deve ter aproximadamente 60 centímetros de profundidade e 1 metro de diâmetro. Quanto maior o poço, melhor a planta se adaptará às novas condições. Se houver uma camada de argila no solo, o buraco é raso. Para evitar que as raízes toquem no barro, os jardineiros cavam pequenos sulcos nos quatro lados, com cerca de um metro de comprimento. Essas valas são preenchidas com lixo orgânico que foi previamente embebido em fertilizante líquido. Neste caso, as raízes serão estendidas para os lados para se nutrirem.

Tecnologia

É importante plantar corretamente a muda em terreno aberto. Para o plantio, pegue mudas de um ou dois anos, não mais. Uma elevação é formada bem no fundo do poço. O monte é comparado às mudas (sua altura). A posição é correta se, após compactar o solo, o colo da árvore ficar 5 a 6 cm acima da superfície do solo. A árvore deve ser plantada no centro da cova. As raízes devem ser endireitadas antes do preenchimento com solo. O buraco é coberto com terra, mas com muito cuidado, de forma a cobrir todo o espaço entre as raízes, mas não para deslocar a própria muda. Para que a muda fique estável e não tombe, você precisa compactar o solo perto do tronco e amarrar a árvore a uma estaca. A altura da estaca é igual à altura do galho inferior da árvore.

Existem algumas nuances no plantio de uma pêra com sistema radicular fechado. Para começar, a terra é regada com água e espere cerca de 5 a 10 minutos até que o torrão de terra absorva a terra. Dessa forma, a muda e o solo não se deteriorarão no transplante. Em seguida, a muda é retirada do recipiente. Você precisa pegá-lo pelo fundo do tronco, virando o recipiente com a árvore, e retirar a planta com cuidado. Em seguida, será lançado em uma cova e coberto com terra. Uma muda com sistema radicular aberto primeiro precisa ser bem examinada e a podridão removida, então ela é colocada em um monte de terra, as raízes são endireitadas ao longo do monte e os espaços entre as raízes são preenchidos com terra. Depois disso, todo o espaço restante é coberto com terra e compactado ao redor do tronco.

Quando a árvore é plantada, deve ser regada com água morna. O líquido é derramado diretamente sob a coluna. A árvore leva cerca de dois ou três baldes por vez. Se a terra ao redor da árvore começou a afundar rapidamente, você precisa reagir a tempo, encher e apertar a terra solta ao redor do tronco. No final, o círculo do tronco da pereira deve ser coberto com cobertura morta. Você pode usar húmus ou folhas secas, serragem ou turfa.

Vamos considerar outras regras importantes.

  • É melhor preparar a fossa com antecedência.
  • Apenas mudas jovens devem ser colhidas (não mais de dois anos).É importante verificar se há danos enquanto ainda estão no berçário.
  • É indesejável pousar antes do tempo.
  • Você não precisa plantar suas plantas muito alto. Para que suas raízes não se deteriorem, será possível evitar que se aqueçam com o sol, se extingam ou congelem. Além disso, quando as raízes crescem verticalmente, a planta cria raízes lentamente e não se desenvolve bem.
  • Se você plantar uma muda muito profunda, a planta sofrerá um forte aprofundamento do pescoço.
  • Os fertilizantes nitrogenados devem ser usados ​​com extrema cautela, pois a principal tarefa do primeiro ano é fortalecer as raízes. E os fertilizantes de nitrogênio visam o desenvolvimento da parte aérea da árvore: copa, folhas, etc.

Cuidados de acompanhamento

A safra da pêra deve ser cuidada para se obter os resultados desejados.

  • Rega. A planta é regada imediatamente após o plantio, então eles fazem isso regularmente uma vez por semana (3 baldes cada). Se chover, geralmente não há necessidade de regar. Após cada rega, a área próxima ao tronco é coberta com material de cobertura morta.
  • Cuidado do solo. Recomenda-se afrouxar e remover ervas daninhas do solo todas as semanas. Se o solo próximo ao tronco se assentar, você precisará completar o solo fértil. A falta de solo nas raízes leva ao ressecamento e o excesso ao aparecimento de doenças.
  • Poda. A poda dos ramos longos começa no segundo ano e é realizada antes do início das geadas. Os vestígios dos cortes são tratados com piche.
  • Abrigo. Normalmente, as plantas jovens são cobertas. A copa da árvore é embrulhada em estopa e o tronco está embrulhado em ramos de abeto. Este procedimento protege a árvore do congelamento.
  • Fertilizantes. Os fertilizantes minerais são aplicados durante o plantio e os fertilizantes contendo nitrogênio são aplicados na primavera. A fertilização adicional começa na frutificação (no terceiro ano de vida).
  • Proteção contra pragas. As árvores são pulverizadas com uma solução de ureia (700 ml por 10 l de água) uma vez por ano (em outubro ou novembro). Além disso, para prevenção, eles caem os troncos e envolvem os troncos das árvores.

Dicas úteis

Para não se confundir com a escolha de uma muda de pereira, você deve abordar a compra com responsabilidade. O melhor é escolher as árvores do viveiro, embora seja importante informar o vendedor sobre as especificidades do seu terreno: clima, tipo de terreno e solo. Para o plantio, as mudas jovens são preferidas - 1 ou 2 anos. O tronco e as raízes devem estar livres de quebras, cortes ou apodrecimento.

Para mudas em um recipiente, será extremamente difícil inspecionar as raízes, então você precisa avaliar cuidadosamente a condição dos galhos (inspecione a presença de botões vivos) e o tronco.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário