Como plantar uma pêra?
As peras são árvores frutíferas versáteis que podem ser cultivadas em quase todas as regiões do país. Mesmo um jardineiro novato pode plantá-los em seu site. O principal é seguir conselhos simples.
Datas de desembarque
Você pode plantar peras na primavera e no verão e no outono. Cada um escolhe o horário de pouso mais adequado para si.
Na primavera
Nas regiões mais frias do país, a maioria dos jardineiros prefere plantar peras em sua área imediatamente após o final do inverno. O plantio da primavera começa depois que a neve derrete. O solo nesta época já deve estar bem aquecido.
Na região de Moscou, região de Leningrado, Sibéria e na Rússia central, mudas jovens são plantadas no início de abril. Em regiões de clima mais quente, o plantio de mudas em campo aberto deve ser concluído até o final de março. Em geral, você precisa se concentrar nas condições climáticas em um determinado ano. Afinal, de vez em quando, eles podem mudar.
No momento do plantio de peras em um talhão na primavera, vale lembrar que elas precisam de cuidados especiais. Na verdade, neste momento eles têm que gastar energia não apenas no enraizamento, mas também na construção de folhagens jovens.
Verão
Como regra, as operações de plantio não são realizadas no verão. Apenas mudas jovens, que são vendidas em recipientes, podem ser plantadas em seu local neste momento. O enraizamento de tais plantas não requer condições especiais.
Você pode plantar mudas jovens de peras no início do verão e no final. Mas os especialistas recomendam fazer isso em agosto. Nesse caso, as plantas enraízam-se muito rapidamente no local.
No outono
Tendo decidido plantar uma pêra no outono, todos os procedimentos básicos devem ser realizados de setembro a meados de outubro. Neste momento, o clima no local ainda está quente. Portanto, as plantas têm tempo para criar raízes antes da primeira geada.
O plantio de mudas no período de outono tem várias vantagens ao mesmo tempo.
- No inverno, as plantas estão dormentes. Portanto, eles não precisam desperdiçar nutrientes para o crescimento, a recuperação ou o fluxo de seiva. Após o plantio de outono, a planta gasta toda sua energia no enraizamento, bem como na construção do sistema radicular.
- Na primavera, imediatamente após o início do calor, as plantas plantadas em meados do outono crescem imediatamente.
- Tendo plantado árvores no local no outono, na primavera você pode economizar muito tempo. Isso é conveniente porque o tempo restante pode ser gasto em outro trabalho.
- É no outono que os viveiros oferecem uma grande seleção de mudas. Eles são vendidos neste momento a preços baixos.
Se o outono acabou chuvoso, vale a pena adiar o plantio das peras até a primavera.
Seleção e preparação de uma muda
Para que as plantas do local frutifiquem bem, é importante escolher uma boa muda. Recomenda-se comprar em viveiros comprovados. Deve ser dada preferência a plantas com 1 a 2 anos. Eles criam raízes bem e crescem rapidamente.
Todas as mudas devem ser examinadas cuidadosamente. Eles devem estar saudáveis e livres de sinais visíveis de danos. Atenção especial deve ser dada ao sistema radicular. Deve ser bem desenvolvido e intacto. Ao comprar uma pêra enxertada, preste atenção à parte inferior do tronco. Há um pequeno selo ali. Essa é a área de vacinação. Deve ser ligeiramente curvado e sem descolamento visível da casca. As plantas enxertadas são melhores em resistir a doenças e se dão bem em todas as condições.
Escolher uma boa muda não é suficiente.Também deve ser armazenado adequadamente antes do desembarque. Isso é especialmente importante se a muda foi comprada no outono e o plantio está planejado na primavera. Existem várias maneiras de salvá-lo.
-
Prikop... No território do site, você precisa escolher um lugar aconchegante. Deve estar bem protegido da neve e do vento. Você precisa cavar um pequeno buraco comprido no solo. A muda deve ser limpa de galhos secos, bem como de folhas pequenas. Além disso, alguns jardineiros tratam as plantas com "Fundazol". Depois disso, as mudas são colocadas em buracos compridos. De cima, as plantas são borrifadas com terra e depois regadas com um pouco de água. Além disso, um pequeno monte se forma na superfície da terra. Se os invernos da região forem frios, o local deve ser coberto adicionalmente com agrofibras ou ramos de abeto. Para proteger a área de pequenos roedores, você pode usar uma malha de metal ou plástico. Na primavera, as plantas podem ser desenterradas com segurança e plantadas em covas preparadas.
- Nevando... Se o inverno começar muito cedo, as mudas novas são enterradas na neve. Até um jardineiro novato pode fazer isso. O primeiro passo é proteger as raízes. Musgo ou serragem devem ser despejados com água fervente. Depois disso, o produto deve esfriar bem. O material colhido deve ser enrolado em volta das raízes da planta. Além disso, o musgo deve ser coberto adicionalmente com papel alumínio. Uma atenção especial deve ser dada ao colar da raiz. As plantas assim preparadas devem ser levadas para o jardim e depois polvilhadas com uma espessa camada de neve. Com a chegada da primavera, as mudas são desenterradas, limpas da serragem e embebidas em qualquer bioestimulador selecionado.
- Armazenamento no porão. Esta é a maneira mais conveniente de manter as plantas até a primavera. As mudas são pré-embebidas em água e depois tratadas com um químico. Suas raízes também são cobertas com serragem seca e acondicionadas em polietileno. As bordas estão bem amarradas. Dessa forma, as mudas são levadas para o porão. Você pode proteger as peras dos roedores espalhando iscas ao lado das mudas. No inverno, as raízes devem ser examinadas regularmente. Se começarem a secar, devem ser borrifados com água.
Se a planta for plantada imediatamente após a compra, as raízes só precisam ser embrulhadas com um pano úmido. Nesse formulário, ele pode ser transportado para um novo local.
Condições ótimas
É muito importante encontrar o local certo para o plantio da pêra. Ao escolher um local adequado, vale a pena prestar atenção a alguns pontos.
- Acesso ao sol. Para uma pêra dar frutos bem, ela deve crescer em uma área ensolarada. Na sombra, esta planta amante da luz se desenvolve mal e lentamente. Com o tempo, sua coroa torna-se rara e os frutos ficam insípidos. Vale ressaltar também que a cultura não gosta de ventos fortes. Portanto, a muda jovem deve estar bem protegida do vento.
- Tamanho do lote. É melhor cultivar uma pêra em uma área espaçosa. A distância entre ela e outras árvores do jardim deve ser de alguns metros.
- O solo... A árvore não exige muito do solo. Deve ser lembrado que não tolera um ambiente ácido. Portanto, é recomendável fazer a calagem do solo antes do plantio das mudas. Também é importante que as águas subterrâneas estejam na profundidade correta. Caso contrário, as raízes das plantas podem começar a apodrecer.
- Vizinhança... O quão rica será a colheita depende de quais árvores crescem ao lado das peras. Plantas como bordo, maçã, carvalho e choupo preto são consideradas as melhores vizinhas para as peras. Não é recomendável plantar coníferas, nozes, zimbro ou freixo da montanha ao lado desta árvore frutífera. Você não deve plantar uma pêra perto de uma cereja doce. Nesse caso, é a pêra que vai sofrer.
Também é importante que os jardineiros sempre tenham acesso às árvores jovens. Nesse caso, será muito fácil cuidar deles, bem como fazer a colheita.
Preparação de poço de plantio
Tendo escolhido um local adequado para o plantio de peras, é necessário preparar um caroço para as mudas jovens. Recomenda-se realizar o trabalho preparatório 10-12 dias antes do plantio das peras.Durante esse tempo, a Terra terá tempo para se acomodar. Portanto, as plantas no solo vão se dar bem.
Primeiro, o local deve ser limpo de ervas daninhas e, em seguida, é bom desenterrá-lo. Depois disso, você pode começar a preparar o fosso. Se a pera for plantada no local na primavera, o procedimento deve ser realizado no outono. Isso deve ser feito antes mesmo da geada. Para o plantio de outono, a cova é preparada 2 a 3 semanas antes do evento.
Ao cavar buracos, você precisa considerar qual deve ser a distância entre as árvores. É melhor pensar sobre o esquema com antecedência. As árvores maduras podem crescer até 20-30 metros de altura. Para que suas copas não interfiram uma na outra, a distância entre as árvores deve ser grande o suficiente.
As peras de baixo crescimento são plantadas a uma distância de 5 metros umas das outras, as peras anãs - a uma distância de 3 metros.
A distância entre as peras colunares deve ser de pelo menos dois metros. Se a copa da árvore for grande, a distância entre as árvores deve ser de pelo menos 7 m. As dimensões da própria cova também devem ser levadas em consideração. Sua profundidade média é de 1 metro e o diâmetro é de 75-80 cm.
Tendo cavado um buraco adequado, seu fundo deve ser cuidadosamente nivelado. Depois disso, deve-se colocar esterco podre. Por recomendação dos jardineiros, deve ser misturado com nitroammofos e cinzas de madeira. Em seguida, a terra deve ser completamente misturada com a mistura de nutrientes. Depois disso, o buraco preparado deve ser cuidadosamente coberto com terra. Os fertilizantes não devem entrar em contato com as raízes da pera.
Trabalho de plantio
O processo de plantio para as peras jovens consiste em várias etapas principais.
- Primeiro, você precisa instalar uma estaca de madeira na cova. Uma muda jovem será anexada a ele. Recomenda-se afrouxar o fundo do poço. Se desejar, também pode ser polvilhado adicionalmente com uma pequena quantidade de cinza de madeira.
- Em seguida, a árvore jovem deve ser abaixada no buraco. Isso deve ser feito de forma correta, espalhando cuidadosamente as raízes. Os jardineiros recomendam umedecer o próprio rizoma em uma solução composta de húmus e argila.
- A muda deve ser atada cuidadosamente com barbante à estaca. Depois disso, as raízes da planta devem ser borrifadas com solo fértil.
- A terra deve ser cuidadosamente socada... É muito importante não polvilhar o colo da raiz com terra. Deve subir ligeiramente acima do solo.
- Em seguida, um pequeno orifício deve ser formado ao redor da árvore. Depois disso, a planta deve ser bem regada.
- Depois que a água é completamente absorvida pelo solo, o círculo do tronco deve ser cuidadosamente coberto com cobertura morta.... Isso ajudará a reter a umidade no solo e também a proteger a planta das ervas daninhas. Para cobertura morta, você pode usar serragem, folhas secas, ramos de abeto coletados na floresta ou uma mistura de turfa.
Se as mudas compradas em recipientes forem utilizadas para o plantio, elas podem ser plantadas em uma cova sem suporte. Eles já estarão firmemente fixados no solo.
Após o plantio de mudas jovens, recomenda-se cobri-las com material branco. Nessas condições, eles serão capazes de se adaptar rapidamente ao novo terreno.
Mais cuidados
Para que a pêra crie raízes e cresça rapidamente, ela também precisa de cuidados adequados após o plantio. Vale a pena prestar atenção às seguintes recomendações e segredos.
- Rega... Mudas jovens, ao contrário das árvores adultas, precisam de rega. Nas primeiras 2-3 semanas após o plantio, as plantas não são tocadas. No futuro, o estado das mudas deve ser monitorado cuidadosamente. Se o solo no círculo próximo ao tronco começar a secar, 12-20 litros de água devem ser despejados sob cada árvore. No futuro, é recomendável reduzir o número de regas. Quanto mais velha a árvore, menos freqüentemente ela é regada. As peras adultas hidratam apenas durante os períodos de seca.
- Afrouxamento... Se as mudas foram plantadas no outono, não há necessidade de soltar o solo próximo ao tronco da árvore. Na primavera, o solo é cuidadosamente solto após cada rega. Também é muito importante remover todas as ervas daninhas que aparecem perto da árvore. Afinal, eles absorvem uma grande quantidade de nutrientes. Por causa disso, as plantas não se desenvolvem tão ativamente. Durante a sacha, é muito importante não tocar nas raízes das plantas.Isso pode levar ao fato de que a planta começa a secar e depois morrer completamente.
- Poda... Para conseguir uma boa frutificação, a coroa da pêra deve ser podada regularmente. O primeiro procedimento é realizado uma semana após o desembarque. Nesta fase, são cortados tanto o próprio tronco como os ramos que crescem para o lado. Se as peras foram plantadas no outono, esse procedimento é opcional. A poda no outono tornará a planta muito fraca. Isso pode levar ao fato de que não sobreviverá ao frio do inverno.
- Top curativo... Se o solo foi bem fertilizado no momento do plantio, não será necessário fertilizar muito em breve. Normalmente, as plantas preferem se alimentar no segundo ano após o plantio. A cobertura contendo nitrogênio é aplicada ao solo apenas no início da primavera e em pequenas quantidades.
- Plantando siderata. Para que as mudas jovens se sintam bem, também é recomendável plantar adubo verde no local. No outono, eles geralmente são ceifados pela raiz. A grama é usada para cobrir o círculo do tronco.
- Cal... Tanto as árvores maduras como as jovens precisam ser branqueadas regularmente. Este processo ajuda a proteger o tronco da influência dos raios solares escaldantes, bem como de várias pragas.
Recomenda-se começar a caiar os troncos no início da primavera.
Em geral, é muito fácil cultivar uma pereira ou um jardim inteiro. Essas plantas são despretensiosas e não requerem cuidados especiais. Para isso, basta seguir regras simples de plantio e cuidar das mudas jovens após o plantio.
O comentário foi enviado com sucesso.