O que e como alimentar uma pêra?
Os jardineiros estão frequentemente interessados em como e o que alimentar uma pêra na primavera, verão e outono para obter um alto rendimento. Vale a pena considerar com mais detalhes o momento principal de fertilização, tipos de fertilização e regras de uso.
Cronometragem
Alimentar peras é um procedimento obrigatório que não pode ser ignorado. Jardineiros experientes recomendam aplicar os primeiros fertilizantes dois anos após o plantio da árvore. O processo é dividido em 3 estágios principais, que são determinados pelo período de amadurecimento, floração e frutificação da pêra.
Cada estágio vale a pena ser considerado com mais detalhes. Então, por exemplo, a quantidade e a composição dos fertilizantes nos meses de julho e junho já serão diferentes.
Antes e durante a floração
A primavera é a época do ano em que as árvores, incluindo as peras, precisam ser alimentadas. Nesse período, basicamente, dá-se preferência aos fertilizantes de nitrogênio, que aceleram o crescimento das plantas e a formação de uma exuberante massa verde. A alimentação oportuna com compostos de nitrogênio permitirá que a árvore passe rapidamente por todos os estágios e comece a florir.
O curativo de cobertura é aplicado em 2 estágios.
- A primeira vez que a planta é alimentada antes que os botões comecem a florescer. Normalmente, o procedimento cai no final de março, nos primeiros dias de abril ou no meio do mês, quando a neve ainda não derreteu completamente.
- O segundo processo de alimentação ocorre 1 a 2 semanas antes de a árvore começar a produzir os primeiros botões. A essa altura, o solo tem tempo de se aquecer, mas geadas leves são possíveis. Os fertilizantes ajudam a fortalecer a imunidade da pêra.
Durante a primeira fase de alimentação é necessário limpar completamente o espaço próximo à muda de ervas daninhas e qualquer outra vegetação, e então realizar o procedimento para soltar a terra. Resta fertilizar o solo com uma composição de nitrato de amônio, visto que uma árvore precisa de 30 g da substância, e também adicionar fertilizantes orgânicos na forma de composto ou solução de uréia.
A segunda etapa envolve o uso de fertilizantes fosfatados e composições minerais. Pode ser nitroammofosk, por exemplo. Após a alimentação, 2-3 dias depois, a matéria orgânica é adicionalmente introduzida no solo na forma de fezes de frango, bem como fertilizantes como sulfato de magnésio ou nitrato de cálcio. Os jardineiros recomendam descontaminar as árvores adicionalmente no outono. Isso pode ser feito com o auxílio de uma solução de sulfato ferroso, sendo melhor realizar o procedimento antes que os botões comecem a florescer.
Se este medicamento não estiver disponível, você pode usar medicamentos que contenham cobre. Pode ser líquido bordeaux ou oxicloreto de cobre.
Durante o amadurecimento da fruta
Depois que a pêra florescer, você deve cuidar de fazer outros molhos. Nitroammofoska é perfeito aqui... Recomenda-se fertilizar o solo com uma solução de 50 g do preparado e 10 litros de água. 3 baldes de argamassa são suficientes para uma árvore.
Uma mistura de fósforo e potássio também ajudará a fortalecer os ovários.... E depois de uma semana e meia do final da floração, vale a pena usar uma solução de uréia com concentração de 1%. Se necessário, o tratamento pode ser repetido após 2 semanas.
Depois de frutificar
A frutificação da pera termina no final de agosto. Durante este período, quando a árvore está ativamente perdendo sua folhagem, é recomendado alimentá-la 2 a 3 vezes com a ajuda de fertilizantes de potássio e fósforo. Além disso, os jardineiros são aconselhados a afrouxar o solo no círculo do tronco. Não é mais necessário fertilizar o solo em setembro, qualquer alimentação deve ser interrompida. Isso é explicado pela neutralização de elementos químicos no solo.
Que fertilizantes você pode usar?
A nutrição completa da pêra é uma combinação complexa de orgânicos e minerais que penetram na planta pela raiz e pelo método foliar. Um jardineiro deve abordar cuidadosamente a fertilização de mudas e árvores durante a colheita, pré-ajustar a quantidade de substâncias aplicadas.
Mineral
Essas composições são introduzidas no solo principalmente na primavera, especialmente se a árvore estiver doente. O número de curativos é determinado por vários fatores, entre os principais:
- clima;
- a idade da pêra;
- condição do solo.
Com os devidos cuidados e contagem, o fornecimento de oligoelementos será suficiente não só para formar a cultura, mas também para fortalecer a imunidade da planta. Um dos elementos químicos importantes para uma árvore é o nitrogênio, com o qual é possível acelerar o crescimento dos brotos e da massa verde. Basicamente, esse tipo de fertilizante é utilizado na primavera em várias etapas.
- A primeira cobertura é aplicada para a formação ativa de massa verde e brotos da árvore.
- Na segunda vez, os fertilizantes são usados para estimular a formação de botões, bem como para formar botões de flores a fim de se obter uma colheita rica.
- O terceiro molho fortalece o ovário da pêra e permite que a fruta se forme.
Os fertilizantes fosfatados e potássicos ocupam o segundo lugar em importância. São usados na primavera e no verão para estimular o crescimento e o amadurecimento dos frutos. Além disso, com a ajuda de tais curativos, é possível fortalecer o sistema radicular da árvore. O superfosfato é freqüentemente usado nesses casos. O terceiro tipo de preparações minerais são aquelas que contêm magnésio. Eles são projetados para ativar o crescimento de rebentos. Basicamente, o elemento químico é encontrado na vermiculita ou nos sulfatos.
A vantagem dos fertilizantes minerais é a facilidade de uso. Essas formulações são produzidas com dosagens pré-calculadas. Portanto, o jardineiro terá apenas que preparar a solução e adicioná-la ao solo. Na hora de escolher a cobertura, é recomendável atentar para a composição, acidez do solo e variedade da pereira. Entre as desvantagens dos fertilizantes minerais estão:
- curto período de ação, o que torna necessária a realimentação;
- a impossibilidade de uso em um dia de sol, caso contrário há uma grande probabilidade de queimar o sistema radicular e os brotos (se as folhas ficarem amarelas significa que foram queimadas pela composição mineral);
- a necessidade de um cálculo cuidadoso da dosagem, qualquer desvio das instruções pode levar à morte da planta.
Além disso, a desvantagem de usar composições minerais é que na chuva sua concentração diminui acentuadamente. Podem resultar rebentos pálidos e baixos rendimentos.
Orgânico
A principal vantagem dos fertilizantes orgânicos é que eles são naturais. As substâncias criadas pela natureza não são capazes de causar danos a um ser vivo ou ao meio ambiente. Este tipo de fertilizante é aplicado a cada 2-3 semanas, desde o início da primavera. As composições têm um efeito positivo na microflora do solo, resultando na liberação abundante de húmus. As preparações orgânicas comuns incluem:
- "Gumisol";
- "Vermisol";
- "Brilhar".
Além disso, fertilizantes orgânicos padrão podem ser usados como cobertura, que podem ser obtidos em casa de acordo com as receitas tradicionais.
- Esterco de herbívoro... O fertilizante deve ser superaquecido, somente neste caso a quantidade necessária de nitrogênio se acumulará nele. Os orgânicos terão um efeito positivo nas raízes da planta. Os jardineiros recomendam colocar estrume envelhecido por 3 anos no solo.
- Excrementos de pássaros. Também é uma fonte de grandes quantidades de nitrogênio. Recomenda-se secar as matérias-primas antes do uso e, em seguida, preparar um concentrado na proporção de 1 xícara de fezes para um balde de água. Em seguida, o concentrado acabado na quantidade de 1 litro é misturado a 10 litros de água e o solo é fertilizado com uma solução.
- Cinza de madeira. O fertilizante contém muito potássio, fósforo, magnésio, manganês e cálcio, o que aumenta a qualidade e a quantidade dos frutos. Recomenda-se que, ao usar tal fertilizante, leve em consideração que as cinzas desoxidam muito o solo.
- Farinha de ossos. A base da composição é o fósforo. Além disso, o fertilizante contém uma grande quantidade de zinco, manganês e ferro, o que o torna uma alimentação complexa. Bom fertilizante para estimular o crescimento de peras que foram plantadas em turfeiras.
- Uréia... É usado principalmente como curativo de raiz. Além disso, o fertilizante é usado para tratamento preventivo contra pragas, fazendo uma solução de um por cento de uréia misturada com água.
Os fertilizantes orgânicos são essenciais se você planeja uma colheita abundante.
Complexo
Os principais componentes de fertilizantes complexos são:
- azoto;
- fósforo;
- potássio.
Eles também podem ser usados como formulações de um componente, mas mais frequentemente os jardineiros adquirem nitrophoska, ammophos ou diammophos para ativar o crescimento e frutificação de peras... Componentes adicionais de formulações complexas são magnésio, enxofre e oligoelementos. O uso de tais fertilizantes fortalece a imunidade da pêra, melhora a qualidade da fruta.
Regras de aplicação
O cultivo de peras requer alimentação regular para que a árvore receba os nutrientes e componentes necessários e seus frutos sejam saborosos e grandes. Além disso, a fertilização regular fortalece a imunidade da planta, aumenta a fertilidade do solo e elimina pragas. Antes de começar a alimentar sua pêra, há vários fatores a serem considerados.
- Estágio de desenvolvimento da árvore... A quantidade e a concentração de curativos são diferentes para árvores jovens, com produção ativa e velhas.
- Característica do solo. Antes de alimentar uma árvore, vale verificar a acidez do solo.
- Características da cultura. Não é recomendado fertilizar a pêra na primeira temporada, este é um período de crescimento ativo. A melhor solução seria aplicar o curativo superior a partir do segundo ano.
O primeiro ponto é considerado o mais importante, pois disso depende a quantidade e a composição dos fertilizantes. Os jardineiros novatos devem levar em consideração que é possível cultivar uma pêra sem fertilizantes, mas neste caso aumentam os riscos de se obter uma colheita ruim ou a morte da planta.
É necessário levar em consideração as recomendações básicas para a alimentação das pereiras.
- Ingredientes orgânicos deve ser aplicado ao solo a cada três anos.
- Você não pode misturar fertilizantes, para não causar queimaduras nas raízes.
- Apenas compostos minerais podem ser despejados na cova de plantio, fertilizantes de nitrogênio e potássio podem causar a morte das raízes.
- Folhas desbotadas ou pequenas são um sinal característico de falta de nitrogênio... Uma superabundância do componente afeta negativamente a resistência da árvore ao inverno. Portanto, para que tais situações não ocorram, vale a pena interromper a alimentação de nitrogênio em setembro.
- Você pode adicionar matéria orgânica líquida somente após ela ter fermentado. A duração média da infusão de esterco ou fezes é de 5 dias.
- Antes de fertilizar, ramos secos, velhos ou doentes devem ser removidos, bem como todas as ervas daninhas ao redor do tronco.
Levar em consideração regras simples permitirá que você organize o cuidado oportuno e de alta qualidade de uma pêra para obter uma colheita abundante.
O comentário foi enviado com sucesso.