Nuances de poda de peras na primavera

Contente
  1. A necessidade de um procedimento
  2. Cronometragem
  3. Visão geral da espécie
  4. Quais ferramentas são necessárias?
  5. Como podar as peras corretamente?
  6. Cuidados de acompanhamento
  7. Erros comuns

Uma boa colheita de peras é fruto de um cuidado competente, para isso é necessário retirar os ramos indesejados com regularidade e em tempo oportuno. Conhecer as regras e nuances da poda na primavera ajudará a criar as condições ideais para o crescimento e amadurecimento dos frutos.

A necessidade de um procedimento

Se as peras não forem podadas, elas ficarão altas, empurrando os brotos verticais. Isso reduzirá a produção e enfraquecerá a capacidade da árvore de resistir a doenças e geadas.

A remoção periódica de ramos danificados ou em excesso prolongará o período de frutificação e melhorará o desenvolvimento dos frutos.

Vejamos os principais objetivos da poda.

  • Ele permite que você forme um esqueleto forte.
  • A distribuição dos ramos dentro da coroa torna-se uniforme.
  • Os ramos são mantidos no tamanho certo para fácil manutenção e colheita.
  • O acesso à luz e ao oxigênio dentro da copa é fornecido - se não forem suficientes, o aparecimento e o crescimento dos botões na parte sombreada da árvore diminuirá ou parará completamente.
  • Isso reduz o risco de doenças e pragas.
  • Rejuvenescimento de peras maduras e velhas, prolongamento do período de frutificação.

Cronometragem

A poda de pereiras em Moscou e na região de Moscou pode começar em março. No início da primavera, a seiva ainda não começa a se mover. Basicamente, durante este período, as plantações jovens são podadas. As principais obras de orla são realizadas no final de março - início a meados de abril. A melhor época para podar é quando o ar aquece até 5-8 ° C e os botões ainda não começaram a crescer. Considere também a próxima previsão do tempo.

Se houver previsão de geadas ou quedas prolongadas de temperatura, adie o trabalho para uma data posterior.

O processamento de peras em baixas temperaturas não é recomendado porque a árvore se torna quebradiça. Se a seiva já começou a se mover, devido à poda ou remoção de galhos, a planta perderá alguns dos nutrientes necessários para o crescimento. Mas a poda não pode ser feita apenas em março, mas também em maio. Este período é ideal para a poda de árvores maduras. Os galhos que tornam a coroa muito grossa são removidos. Uma característica da poda de maio é a diminuição da taxa de crescimento da planta.

Visão geral da espécie

O processamento de peras difere em termos de tempo e trabalho realizado, pode ser dividido nas seguintes 3 categorias:

  • de suporte (rejuvenescedor);
  • formativo;
  • sanitário.

Vamos considerar cada um deles em detalhes.

Formativo

Esta poda é feita principalmente no plantio e nas peras jovens. O crescimento e o desenvolvimento de uma árvore dependem de uma poda oportuna e competente. A correta distribuição dos ramos esqueléticos e vegetativos permite obter frutos precoces e fazer uma rica colheita. Em plantas maduras, este método é usado para remover os topos dos ramos principais.

A poda impede o crescimento excessivo de novos brotos. Isso é feito principalmente em mudas. Isso torna a ramificação menos agressiva.

Existem vários tipos de copas de pereira. Você pode escolher qualquer um adequado, dependendo das condições de cultivo e preferências pessoais. As mais populares são as coroas esparsas e em forma de tigela. Vamos considerar cada esquema com mais detalhes.

Coroa esparsa em camadas

Este tipo de coroa, comum na fruticultura, lembra bastante seu formato natural. Na parte superior do tronco, os ramos estão em grupos (camadas) de dois ou três, e às vezes um de cada vez. A coroa começa a se formar no início da primavera em mudas anuais.No condutor, é necessário afastar a zona do tronco a uma altura de 50 cm do solo. Se essa distância for reduzida, no futuro será desconfortável cuidar de uma pêra madura. Quanto maior o fuste, mais vulnerável o tronco da árvore será ao frio e ao calor. Conte mais 35 cm acima da haste e coloque a primeira fileira de ramos do esqueleto em cima dela, corte o condutor.

Durante a formação da coroa, o caule central é deixado 15-20 cm acima dos ramos laterais.

No processo de beneficiamento da pêra, deve-se ter o cuidado de garantir que a poda seja correta e que não haja tocos. Caso contrário, durante o crescimento, o condutor pode desviar muito para o lado. Os brotos conflitantes devem ser removidos assim que aparecerem.

Na primavera do próximo ano, os brotos são cortados, na primeira fase ficam três brotos fortes com um intervalo de 10-15 cm ao longo do tronco. Eles são cortados aproximadamente no mesmo comprimento horizontal. Os brotos devem crescer uniformemente em torno da circunferência e seu ângulo deve ser de 100-120 °. Todos os outros ramos laterais devem ser cortados ou temporariamente dobrados para que fiquem paralelos ao solo. Isso retardará artificialmente seu crescimento e aumentará as chances de frutificação.

Podem ser deixados ramos de até 30 cm de comprimento, pois dão bons frutos.

No terceiro ano, 2-3 ramos devem ser colocados a uma altura de 60 cm da camada inferior, eles se tornarão uma estrutura para o futuro. Se os galhos crescerem muito, encurte-os. Não trabalhe com ramos curvos, mas encurte ou apare aqueles que engrossam a copa. Na primavera do quarto ano, 1-2 brotos do terceiro "andar" permanecem a uma distância de 40 cm do segundo. Depois de mais alguns anos, os ramos do caule são encurtados para os ramos superiores do esqueleto. A altura final da coroa não deve exceder 4-4,5 m.

Coroa em forma de taça

Entre os jardineiros, a coroa em forma de concha regular e a versão melhorada são populares. Na versão clássica, os ramos principais localizam-se muito próximos uns dos outros. Em uma versão aprimorada, os ramos principais estão localizados a uma distância de 15-20 cm um do outro. O tamanho da haste da coroa é de 50 a 60 cm.

Em mudas de até um ano de idade, os ramos da armação da copa são formados por três ou quatro brotos laterais. Eles devem ser posicionados simetricamente ao redor do tronco da árvore. Outros brotos devem ser removidos e os ramos principais cortados no comprimento dos ramos laterais superiores. Os brotos esqueléticos também devem ser aparados: os superiores - 10-15 cm de comprimento, os médios - 20-25 cm, os inferiores - 30-35 cm. A poda para aumentar o tamanho da copa é realizada na parte externa botões Os ramos superiores devem estar voltados para o norte, caso contrário, eles se tornarão muito longos e estreitos.

Uma pêra de dois anos deve ser podada o mínimo possível na primavera para reduzir o crescimento excessivo e aproximar os primeiros frutos.

Remova os rebentos verticais, crescentes para dentro ou alargados. Se necessário, encurte ligeiramente os ramos do esqueleto. Você pode mudar a direção do crescimento cortando o condutor acima do galho que cresce na direção desejada. Em ramos esqueléticos, selecione dois brotos que se tornarão ramos secundários e encurtá-los. Exclua os ramos em conflito.

Para uma pêra de 3 anos, apare os ramos do esqueleto, se necessário, para aumentar a coroa. Os ramos secundários, que ultrapassaram os principais em crescimento, também precisam ser cortados. Os rebentos que crescem na copa devem ser completamente cortados ou deixados com dois botões de altura. Coloque os galhos frutíferos uniformemente no centro da copa.

Sanitário

À medida que as árvores frutíferas crescem, elas mostram galhos velhos, quebrados ou doentes. É necessária uma inspeção visual periódica para identificá-los.

Pequenos galhos mortos podem ser podados em qualquer época do ano. Os ramos grandes devem ser adiados até o início da primavera ou final do outono e executados antes ou depois da estação de crescimento.

Se necessário, os galhos quebrados devem ser removidos e os anéis (ninhos) presos ao tronco devem ser limpos. Isso é feito para evitar a propagação da doença.As sobras devem ser queimadas.

De apoio

A poda de manutenção é realizada nos primeiros dez dias de março e abril para rejuvenescer as árvores maduras. Remova o excesso de brotos de toda a copa todos os anos. Rebentos jovens que crescem verticalmente devem sempre ser removidos. Encurte os ramos individuais em cerca de 1/3 para estimular a frutificação. Remova galhos grandes e alguns galhos velhos para reduzir o estresse no tronco.

Quais ferramentas são necessárias?

Considere o conjunto mínimo necessário de ferramentas e materiais para a poda de alta qualidade de árvores jovens e maduras.

  1. A principal ferramenta de processamento é um podador de jardim (ou podador). Os rebentos pequenos (até 1,5-2 cm) podem ser cortados com podadores curtos e ramos maiores (até 3-4 cm) com um podador comprido.
  2. Serrote de jardim (estreito) com afiação especial e cabo ergonômico para um corte suave e preciso. Ele é projetado para podar ramos grandes.
  3. Faca de jardim. Utilizado para cortar, serrar, aparar cascas e descascar troncos e ramos.
  4. Degraus e escadas. Com a ajuda deles, você pode facilitar o acesso às seções da coroa.

As ferramentas para o trabalho devem ser preparadas com antecedência. Certifique-se de que a aresta de corte esteja limpa e afiada.

Recomenda-se tratá-lo com uma solução de álcool ou manganês e enxugar com um pano limpo e seco antes do procedimento.

Se essas ferramentas não estiverem disponíveis, a chama de um queimador de gás ou isqueiro convencional pode ser usada para manusear levemente a lâmina.

Como podar as peras corretamente?

A poda é feita de acordo com as regras gerais de jardinagem, mas com várias particularidades. Tanto as plantas jovens como as maduras devem ser tratadas gradualmente para evitar o desbaste da copa. Saber e seguir algumas regras simples de poda pode ajudar a reduzir os danos às árvores e acelerar a recuperação das árvores.

  1. Primeiro, corte os brotos que estão crescendo em um ângulo agudo do tronco. Em seguida, ramos laterais que crescem perpendiculares e paralelos ao tronco.
  2. É difícil para as pereiras suportar o estresse da poda em grande escala. Todos os esforços são direcionados para a regeneração intensiva. Isso enfraquece o crescimento da árvore e certamente reduz a frutificação. Se a copa da árvore aumentar significativamente, é recomendável dividir o trabalho de beneficiamento da copa pela metade.
  3. Se o galho tiver 3-4 cm de espessura, primeiro faça um corte preparatório na parte inferior e, em seguida, um corte regular na parte superior. Isso evita danos à casca da pêra quando o galho se quebra com o próprio peso.
  4. Ao retirar um galho, o corte deve ser correto, não muito profundo e alinhado com o anel na base do broto. Isso ajudará seus cortes a cicatrizarem o mais rápido possível.

Dependendo da idade da árvore, existem diferentes maneiras de podar a pêra na primavera.

Novo

A principal tarefa da poda de uma árvore jovem é formar a copa corretamente.

  1. A poda não é recomendada no primeiro ano após o plantio das mudas devido ao seu crescimento lento.
  2. Depois de um ano, as plantas jovens podem ser podadas até um comprimento de 50-70 cm para promover a germinação.
  3. Depois de um ano, o caule central deve ser aparado novamente, deixando quatro ou cinco ramos laterais fortes em um ângulo de 45 °. As extremidades dos ramos principais devem ser mais altas do que os ramos laterais secundários. Exclua os ramos em conflito.

À medida que a árvore cresce, os rebentos que darão frutos dobram-se. Eles são nivelados com cordas pesadas ou puxados sobre galhos adjacentes.

Adultos

Remova o excesso de brotos em árvores de 8-10 anos, incluindo galhos médios a grandes.

Os ramos secos ou doentes devem ser cortados completamente.

Rebentos jovens e fortes serão usados ​​para substituir os mais velhos.

Velho

A velha pereira precisa de um rejuvenescimento significativo. Comece aparando o topo da copa onde novos brotos aparecem, o tronco pode ser cortado ao meio. O resto da coroa deve ser deixado com duas camadas (5-6 ramos) de ramos esqueléticos. Crie cerca de um metro de espaço entre as camadas.

Mantenha os ramos principais da árvore curtos. Não os deixe muito tempo, pois o peso da fruta fará com que dobrem em direção ao solo. Em seguida, trate a árvore removendo galhos crescidos ou internos. Galhos velhos e não frutíferos podem ser podados com segurança, pois não são mais produtivos. Melhor substituí-los por brotos jovens.

Cuidados de acompanhamento

No final do trabalho, todos os galhos cortados devem ser removidos da árvore e os galhos doentes devem ser queimados. As áreas tratadas devem ser tratadas com verniz de jardim ou cobertas com tinta a óleo.

Isso ajudará a prevenir doenças, pragas e minimizar a perda de nutrientes durante o suco.

Se a temperatura estiver abaixo de 8 ° C, o var de jardim não vai aderir bem à madeira, por isso pintar é a melhor opção. Os especialistas desaconselham a fertilização da árvore imediatamente após o processamento.

Erros comuns

O principal erro que os iniciantes cometem é que eles apenas removem galhos secos ou danificados. Esse tipo de poda pode ser apropriado quando a lesão não se desenvolveu e se espalhou para além do foco. Os brotos devem ser removidos até o primeiro botão saudável.

Outro erro grave é o espessamento da coroa. Galhos próximos uns dos outros se chocarão com o vento. Com o contato frequente, a camada protetora dos brotos é danificada, de modo que insetos nocivos e doenças começam a atacar a árvore.

A poda dos botões é um procedimento difícil e pode ser difícil para o jardineiro novato.

Os iniciantes costumam cometer o erro de deixar um grande toco de árvore ou cortar galhos em ângulo. Outra violação das regras é o uso de ferramentas enferrujadas e sujas. O primeiro deixa sulcos profundos e rebarbas no corte, que podem causar apodrecimento. Ferramentas sujas podem causar o aparecimento de fungos no corte.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário