Fazendo poda de pera no outono

Contente
  1. A necessidade de um procedimento
  2. Cronometragem
  3. Quais ferramentas são necessárias?
  4. Como podar uma pêra corretamente?
  5. Poda de peras colunares e anãs
  6. Cuidados de acompanhamento
  7. Dicas úteis

A pêra é uma das árvores frutíferas mais populares. Para o seu desenvolvimento normal, não só a rega e alimentação oportuna, mas também a poda regular da copa são importantes. A maioria dos jardineiros prefere realizar este procedimento no outono.

A necessidade de um procedimento

A poda de outono é muito importante para esta árvore frutífera.... A copa crescida impede que os raios de sol atinjam os frutos no verão. Por causa disso, eles não crescem muito grandes e suculentos. A poda das peras no outono resolve esse problema. No ano seguinte, as frutas ficam doces e saborosas.

Além disso, ao podar a árvore para o inverno, você não precisa se preocupar com os galhos quebrando com o peso da neve. Isso significa que na primavera a coroa estará mais bonita e saudável. A poda no outono também pode ajudar a remover galhos que secaram ou quebraram durante o verão.

Após este procedimento, a área onde a pêra cresce fica muito mais limpa.

A maioria dos jardineiros opta por podar os galhos em excesso por vários motivos.

  1. A estação de cultivo termina no outono. Portanto, no lugar do galho cortado, brotos verdes desnecessários definitivamente não aparecerão. Além disso, a seiva da planta não fluirá de lá.

  2. A planta terá muito tempo para se recuperar. Durante o inverno, o local do corte cicatrizará. Graças a isso, a árvore ficará verde no início da primavera.

  3. Na primavera, quando os jardineiros já têm muitas outras coisas para fazer, eles não precisam perder tempo cuidando da pêra.

É importante notar que é muito mais conveniente podar árvores no outono. Afinal, você não precisa chegar até eles na lama e na lama.

Cronometragem

Recomenda-se realizar este procedimento em bom tempo. Você pode podar a planta imediatamente após a colheita. Na hora de escolher o momento certo, vale atentar para as características do clima local.

  1. Parte sul do país. O outono é bastante quente nesta área. Portanto, os jardineiros não têm medo das geadas prematuras. Eles preferem podar as peras na segunda quinzena de outubro ou no início de novembro. Neste momento, ainda está quente lá fora.

  2. Pista do meio. Na região de Moscou e outras regiões, a poda das árvores frutíferas é realizada cerca de um mês antes. Isso geralmente ocorre em meados de setembro. Durante este período, as folhas já começam a cair ativamente. Portanto, você pode começar a limpar o local com segurança e preparar as árvores para o inverno.

  3. Parte norte da Rússia. Nas regiões frias do país, o outono chega mais cedo. Portanto, não é recomendável apertar muito com as peras de poda. É melhor fazer isso no início do outono. É preciso cumprir o prazo até o final de setembro.

Ao planejar a poda de uma árvore frutífera, muitos também se concentram em calendário da lua. Indica os dias mais favoráveis ​​para o cuidado das plantas.

Quais ferramentas são necessárias?

Para realizar um corte de árvores de alta qualidade, você precisa preparar todas as ferramentas necessárias com antecedência. Um jardineiro precisará de várias ferramentas para trabalhar.

  • Tesouras de podar... Ele é usado para remover galhos secos finos, bem como crescimento jovem. A ferramenta deve ser afiada. Nesse caso, ele não machucará a planta. Além disso, é muito mais fácil para os jardineiros trabalharem com ele. Portanto, essa ferramenta é adequada até mesmo para iniciantes.
  • Lopper... Esta ferramenta tem muito em comum com o podador. É diferente dele em alças um pouco mais longas.Graças a isso, ele pode ser usado para remover galhos que estão profundamente na copa de uma árvore.
  • Serra de jardim. Esta ferramenta é usada para aparar galhos grandes. No trabalho, é melhor usar uma serra estreita com dentes finos.
  • Faca afiada... É necessário para remover pequenos rebentos jovens.
  • Corante... Para tratar o local do corte, você deve sempre usar uma tinta leve à base de óleo ou verniz de jardim. Distribua-os sobre a madeira com um pincel comum.

Para a desinfecção do estoque, você também pode usar álcool ou uma solução de permanganato de potássio.

Vale lembrar que a pêra é uma árvore bastante alta com galhos duros. Portanto, uma pessoa também precisará de uma escada de jardim confortável para remover os brotos.

Como podar uma pêra corretamente?

Ao planejar a poda da pera, é importante considerar a idade da planta.

Novo

Mudas jovens bem cuidadas são podadas para formar sua copa. Se você não restringir o crescimento de uma árvore anual, ela ficará muito alta. Isso tornará difícil para o jardineiro colher no futuro.

O topo de uma planta jovem é reduzido para 90-100 centímetros. Isso é feito para acelerar o desenvolvimento de um sistema radicular forte na pêra anual.

Os ramos laterais são cortados com um podador afiado ou uma faca bem afiada. Corte-os logo acima do rim. É muito importante no processo não deixar tocos que podem apodrecer.

É desejável que as fatias sejam oblíquas. No outono, todos os galhos danificados ou inúteis são removidos.

Uma pêra com 2 a 3 anos de idade é cortada da mesma maneira. O topo de uma árvore jovem é reduzido em 25%. Eles tentam dar ao Krone uma forma piramidal. Para isso, os ramos inferiores são deixados mais longos e os superiores são significativamente encurtados. No terceiro ano, o jardineiro será capaz de garantir que a copa da árvore esteja uniforme e limpa.

Na idade de 4-5 anos, novos ramos da árvore raramente aparecem. Portanto, a poda de uma pêra leva muito menos tempo. Os ramos são apenas ligeiramente diluídos.

Este procedimento ajuda a fortalecer a imunidade de uma pêra jovem. Além disso, a planta frutifica melhor após a poda de outono.

Se for necessário podar fortemente a árvore, retirando-se grande quantidade de ramos que engrossam a copa, é melhor adiar o procedimento até a primavera. A poda pesada de uma árvore madura no outono pode fazer com que a planta se torne mais fraca e menos produtiva no futuro.

Adulto

Nos anos subsequentes, quando a formação da coroa já foi concluída, a pêra precisa apenas ser mantida em bom estado. O esquema de poda para tal árvore é muito simples.

  1. No início, as camadas superiores são cortadas... O topo é regularmente encurtado em alguns centímetros.

  2. Depois de cortar ramos doentes ou secos... É dada especial atenção à poda de rebentos jovens que surgiram no lugar dos cortes de primavera. Eles serão removidos completamente.

  3. Por último, mas não menos importante, os jardineiros inspecionam as camadas inferiores da pêra. Nesse estágio, você precisa remover todos os galhos que crescem em ângulos retos com o tronco da pêra.

Com a abordagem certa, uma árvore jovem sempre ficará linda e bem cuidada.

Velho

Uma pêra velha precisa ser podada de vez em quando para rejuvenescer a árvore. No outono, remova os galhos velhos que não dão mais frutos. Depois de terminar de cortar os topos, você também precisa remover os galhos que interferem uns nos outros ou se cruzam. Essa poda não prejudica a árvore. Ele apenas estimula o crescimento de novos brotos.

A poda de galhos grandes e velhos deve ser feita ao longo de várias temporadas. Apenas 1/3 de seu comprimento é removido no outono. O resto dos ramos são podados na primavera e no verão.... Se você cortar um galho inteiro de uma vez, a árvore ficará fraca e incapaz de sobreviver ao congelamento.

Brotos finos que aparecem com forte crescimento de copa podem ser removidos de uma só vez. Eles geralmente são cortados em ângulo. Os locais de corte podem ser tratados com tinta, verniz de jardim ou massa de vidraceiro de alta qualidade.

Também é necessário retirar os brotos que aparecem ao lado do tronco da árvore no outono.... Os rebentos são cortados com muita facilidade.Mas as plantas lignificadas são cortadas com um podador afiado. Isso é feito na segunda metade do outono. Alguns jardineiros usam um método mais suave para remover o crescimento desnecessário. Eles puxam cada galho com um fio fino em uma altura adequada. A planta seca rapidamente. Depois disso, o jardineiro só precisa remover com cuidado a parte desnecessária do broto.

Poda de peras colunares e anãs

O processo de poda dessas plantas no outono também tem características próprias.

Colunar

A poda sanitária das árvores colunares é realizada no outono. Nessa época do ano, os galhos secos e velhos são removidos e os brotos "em branco" também são cortados.

As peras anuais são fáceis de podar. Para começar, o topo da árvore é podado. Como resultado, não deve ser superior a meio metro. O corte deve ser feito no rim.

No futuro, o tronco é encurtado anualmente em apenas alguns centímetros.

Vale lembrar que ramos de peras colunares crescem muito lentamente. Portanto, a formação da copa de uma árvore só pode ser iniciada no quarto ou quinto ano de vida da planta. Nesse momento, metade dos galhos são cortados da árvore. Apenas os brotos mais fortes devem ser deixados. Os ramos restantes são cortados em anel. Isso é feito para evitar o aparecimento de topos.

As peras em forma de coluna com mais de 5 anos não precisam de cuidados especiais. No outono, seus ramos só precisam ser ligeiramente encurtados.

Anão

Essas peras apareceram recentemente. Eles ganharam popularidade rapidamente. Afinal, cuidar delas é muito mais fácil do que cuidar das peras comuns.

Essas peras são cortadas apenas nos primeiros anos de desenvolvimento. Os jardineiros cortam apenas o topo da árvore. Nos próximos dois anos, apenas os ramos laterais precisam ser removidos. Depois de alguns anos, a copa da árvore fica mais espessa e forte.

Cerca de 6-7 ramos esqueléticos aparecem nele. No quinto ano de vida, a planta já começa a dar frutos.

No futuro, os proprietários de peras-anãs realizam apenas podas higiênicas leves. No processo, eles apenas removem ramos secos ou danificados e também cortam o crescimento jovem.

Cuidados de acompanhamento

Após a poda, assim como após o plantio, a planta precisa de cuidados adequados.

  1. Independentemente da idade da árvore, os cortes sempre devem ser processados ​​após a retirada dos galhos.... Mas isso não precisa ser feito imediatamente. Primeiro você precisa esperar duas horas. Caso contrário, as fatias ficarão molhadas. Portanto, a massa não grudará neles. Galhos com diâmetro de 2 a 3 centímetros não precisam ser cobertos. Eles vão se curar sem ele.

  2. Após a poda de uma pêra, seu tronco deve ser completamente limpo da casca velha. Faça isso com uma escova dura. Graças a essa limpeza, o jardineiro também poderá se livrar dos líquenes. Se forem encontradas rachaduras na árvore, elas devem ser tratadas imediatamente com verniz de jardim.

  3. Para que a planta jovem fique forte, e também não tenha medo de geadas, após a poda é alimentada com fertilizantes minerais... Árvores maduras não precisam ser fertilizadas. Especialmente se na primavera e no verão, o curativo superior era aplicado regularmente. Durante a estação quente, uma árvore madura geralmente consegue acumular nutrientes suficientes.

Depois disso, a pêra é preparada para o inverno da mesma forma que outras árvores frutíferas. O local neste momento deve ser bem limpo de detritos, o tronco deve ser processado e caiado, e o círculo do tronco deve ser bem isolado com uma camada de húmus ou composto. Se os invernos da região forem frios, após a poda, a pêra deve ser coberta adicionalmente para que não congele.

Dicas úteis

Os conselhos de especialistas ajudarão os jardineiros novatos em seu trabalho.

  1. Você precisa podar a pêra em climas quentes e secos. Nesse caso, a temperatura deve estar na faixa de 10-12 graus.

  2. Ao remover galhos, você deve tentar fazer todos os cortes uniformes. Por isso as ferramentas utilizadas na obra devem estar sempre bem afiadas.

  3. Para evitar que a casca suba durante o processo de poda, os ramos devem ser serrados primeiro por baixo e por cima e depois cortados com cuidado. Se feito corretamente, a planta não vai doer.

  4. Todos os ramos serrados e cortados, bem como os brotos, devem ser amontoados e queimados... Se isso não for possível, eles devem ser retirados do local. É especialmente importante fazer isso se a árvore adoeceu no verão ou foi atacada por pragas.

A poda da coroa do outono não deve ser ignorada. Se feito corretamente, a planta será saudável e forte, e seus frutos serão deliciosos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário