Características da poda de uma pêra colunar

Contente
  1. A necessidade de um procedimento
  2. Cronometragem
  3. Visualizações
  4. Como podar diferentes peras?
  5. Cuidados de acompanhamento

A pêra colunar nos últimos anos tornou-se cada vez mais interessante para os jardineiros. Essas árvores são compactas, parecem muito curiosas, ideais para o plantio em pequenas áreas. Apesar de seu pequeno tamanho, seus galhos também precisam ser podados.

A poda de uma pêra colunar difere ligeiramente do procedimento praticado para outros tipos de pêra. Isso está associado às características das espécies colunares.

A necessidade de um procedimento

As peras colunares são variedades anãs, são subdimensionadas (não superiores a 2,5 m), não possuem ramos, razão pela qual a poda incorreta pode provocar queda na produtividade e em alguns episódios torna-se uma circunstância para a morte da árvore.

Seja como for, podar uma pêra colunar de acordo com um certo algoritmo tornará isso possível:

  • aumentar o nível de produtividade;
  • acesso aberto ao sol e às massas de ar para toda a copa de uma pêra, o que afetará positivamente as características de qualidade da nutrição das plantas;
  • tornar mais fácil cuidar de árvores e frutas;
  • prolongar o processo de desenvolvimento dos frutos das plantas;
  • ao podar a pêra colunar, desenvolve um tronco principal forte e ramos esqueléticos capazes de suportar a carga de amadurecimento dos frutos.

Cronometragem

Como para outras árvores frutíferas, é aconselhável podar uma pera colunar na primavera ou no outono.... No verão, isso não deve ser feito, pois paralelamente aos processos, será necessário retirar as folhas jovens que fornecem o suprimento de nutrientes.

Poda de primavera

A primavera é a mais favorável para o procedimento. A poda é feita no início da primavera, antes que a seiva comece a se mover nas plantas. Levando em consideração a região e as condições climáticas, os galhos são cortados em março ou abril. A poda da primavera é realizada para:

  • configure uma coroa normal;
  • liberar a árvore de carga desnecessária;
  • facilitar o cuidado da pêra.

Para realizar o procedimento corretamente, as seguintes recomendações devem ser observadas:

  • imediatamente após o plantio da muda, todos os brotos de segunda ordem são cortados para que o tronco principal fique mais forte;
  • cortar o próprio tronco na primavera é contra-indicado;
  • depois que a pêra se enraíza, 2-3 brotos laterais são cortados dela todos os anos;
  • quando os frutos começam a diminuir e suas características gustativas se deterioram, os ramos laterais devem ser desbastados.

Procedimento de outono

No outono, a retirada dos brotos deve ser realizada em setembro, antes da chegada das geadas. A operação é realizada após a queda da folhagem. Se a árvore foi plantada na primavera, a poda não é feita no outono do mesmo ano. O evento de outono inclui:

  • poda de rebentos danificados, em que o movimento do suco é perturbado;
  • remoção de galhos que não dão frutos;
  • retirada de pontas e ramos laterais, para garantir novos brotos no próximo ano.

A poda no outono é realizada em 3 etapas.

  • Após 12 meses. depois de pousar - o caule principal é cortado em uma área de 50 cm acima do solo. O corte deve ser feito na zona de crescimento do rim, no lado oposto da área de inoculação.
  • 2 g após o desembarque - o rebento principal é podado 25 cm acima do sítio de poda do ano passado.
  • 4 g após o desembarque - no 4o ano na pêra, por via de regra, 6-8 ramos já se desenvolvem. Destes, apenas 3-4 dos processos mais fortes devem ser deixados. O tronco da árvore é podado a uma altura de 20 cm desde o último corte.

Visualizações

Existem várias opções para podar uma planta.

  • Sanitário... O procedimento é feito para remover partes secas e danificadas da árvore. Isso neutraliza a propagação de patologias, parasitas de ramos saudáveis, folhas de pêra e outras plantas. A poda sanitária é realizada na primavera, no verão - se necessário.
  • Formativo... Este procedimento tem um grande efeito no nível de produtividade das árvores e na expectativa de vida. O evento ocorre nos primeiros anos de crescimento da árvore.
  • Desbaste... A operação é realizada para desbastar a copa, a fim de melhorar a aeração, a passagem dos raios solares para os frutos e dar um atrativo decorativo à planta. Essa poda dos galhos excedentes também é feita para a comodidade e facilidade de cuidar da árvore, da colheita.
  • Estimulante... O objetivo é encurtar os galhos. O exercício é feito para conter o crescimento de partes da árvore.
  • Rejuvenescedor... As árvores mais velhas diminuem a fertilidade. A poda rejuvenescedora permite elevar o nível de frutificação da pêra.

Os ramos da planta são podados de várias maneiras.

No rim

Os ramos novos só podem ser podados, mudando a direção do seu crescimento, copa das árvores. A técnica de poda é muito simples. Poda de ramos para ativar a ramificação. No outono, os botões estão em estado de "sono", quase imperceptíveis, a este respeito, é mais fácil para os jardineiros novatos fazerem podas formativas na primavera, quando os botões incham.

Quando a copa é muito grossa e há desejo de expandi-la, os ramos são cortados "até o botão externo" (o broto é cortado depois do botão, que fica por fora e vai pelo meio). Se quiser fortalecer o centro, os galhos são retirados após o botão, que fica por dentro e voltado para o tronco. É fundamental excluir ramos. O corte muito baixo pode causar lesões nos rins. Se você cortar um galho acima de 1,5 cm do botão, o processo de cicatrização demorará muito.

Em uma nota! Ao podar as peras colunares, geralmente praticam o método de poda na gema externa. Isso permite expandir a copa, para desviar os ramos do tronco principal, onde o fruto é colocado.

O corte no botão interno leva à formação de uma copa densa, mas desta forma a árvore ficará mais pitoresca.

No ringue

Este método é praticado se você deseja remover completamente o ramo da planta. Para isso, é feito um corte no início do processo. Este local é escolhido devido ao fato de que o dano aqui cicatriza facilmente. O perigo de penetração de parasitas e patógenos na árvore é pequeno.

O corte é feito com cuidado exatamente ao longo do anel, não abaixo, sem aprofundá-lo no tronco. A poda incorreta interromperá o movimento do suco, resultando em rendimentos mais baixos e sabor ruim da fruta. O segmento não deve ser deixado muito grande, pois isso implicará na passagem da casca, apodrecimento da planta. Um buraco pode se formar nesta área, através do qual patógenos de várias anomalias podem penetrar na árvore.

A poda por este método é feita quando a coroa de uma pêra colunar é formada. Como regra, o corte é feito em 3 etapas.

  • Corte um terço do apêndice. Uma serra é colocada na parte inferior do galho para que não caia, descascando a casca.
  • Corte outra parte do galho... A serra é colocada no topo.
  • Corte cuidadosamente o apêndice exatamente ao longo do anel. Se depois disso surgirem áreas salientes, devem ser cortadas com faca ou tesoura de jardim.

Como podar diferentes peras?

O esquema de poda da pera depende da idade da árvore, da finalidade do evento.

Novo

Para uma árvore jovem, a poda formativa é realizada. O evento permite colocar corretamente os ramos laterais principais. Como resultado, forma-se uma linda coroa com livre movimento das correntes de ar, bom acesso dos raios solares aos frutos. A poda formativa libera a planta de ajustes secundários em grande escala por 5 a 7 anos.

O procedimento é o seguinte.

  • A primeira operação é realizada 3 semanas após o plantio da árvore na primavera. O evento começa no tronco principal. O tronco principal é reduzido em 1/4, os rebentos em dois terços. Se a planta foi plantada no outono, a obra é realizada no início de março.
  • A segunda poda é feita no outono. Para isso, são selecionados de 5 a 6 ramos, os quais estão proporcionalmente localizados no tronco principal. Entre eles e o tronco, deve se formar um ângulo de aproximadamente 50 graus. Eles são cortados quando o comprimento dos ramos aumentou mais de 50 cm. Os ramos são encurtados em 1-2 mm. O corte é feito sobre o rim externo em uma ligeira inclinação. A consequência da poda será a seguinte - o tronco principal é 25 cm mais comprido que o maior galho, a última gema de cada uma das fileiras de galhos é pelo menos 10 cm mais alta que as gemas da camada anterior. Os processos restantes são cortados fazendo um corte circular.
  • A poda subsequente é realizada no 3º ano de vida da árvore.... Os rebentos são encurtados em 50% do comprimento de crescimento. Ramos de poda crescendo até o tronco, os ramos laterais principais em um ângulo de 90 e um ângulo leve, profundamente na coroa da pêra. Eles também eliminam processos que interferem uns nos outros.
  • Aos 4, 5 anos de vida da árvore, a copa de uma pêra está finalmente formada. Para fazer isso, deixe o tronco mais curto, os ramos laterais principais, corte os ramos desnecessários. Como resultado, uma pequena árvore limpa aparece com 3-4 fileiras de ramos laterais principais.

Adulto

Podar uma árvore de 15 anos é quase o mesmo que podar uma pêra jovem. O procedimento é o seguinte.

  • Corte dois terços dos topos do crescimento ao longo da temporada.
  • Remover seco áreas afetadas da planta, processos que interferem uns nos outros, crescendo dentro da copa. Um corte é feito no anel.
  • Remover tops ramos crescendo perpendicularmente ao tronco, ramos laterais principais.
  • A poda de uma árvore de 15 anos é feita para controlar a altura da pera, normalizar a aeração da copa e melhor acessar os raios de sol aos frutos.

Velho

Uma operação de rejuvenescimento é executada na árvore velha. A poda é realizada nos 10-12 anos de existência da árvore. A poda rejuvenescedora é realizada em 2-3 temporadas. A operação é realizada na primavera, no outono.

Procedimento.

  • Redução do comprimento do cano, moldura em coroa.
  • Poda de partes secas e feridas da árvore.
  • Remoção de processos de flacidez.
  • Cortar pontas, galhos crescendo dentro da copa.

A poda rejuvenescedora aumenta o rendimento da árvore.

Alta

Com o correto desenvolvimento da copa, a pêra colunar não deve crescer rapidamente em altura. Quando a planta invariavelmente ganha altura, o tronco principal é constantemente encurtado, só antes de se fazer a operação é que se descobrem o que causou o crescimento.

Causas:

  • fertilização muito frequente, o que leva à supersaturação do solo com elementos úteis;
  • poda frequente após 3-4 gemas;
  • redução incorreta do comprimento.

Somente depois de corrigir a causa do crescimento inalterado da pêra é que as ações adequadas ocorrem. A pêra é mais curta em altura. Em primeiro lugar, um quarto do incremento anual, após 50% do comprimento do incremento e assim por diante. Paralelamente a isso, as fileiras de galhos são desbastadas, deixando 6 gemas em cada processo.

Cuidados de acompanhamento

A árvore enfraquecida após a poda deve ser protegida e mantida executando os seguintes procedimentos:

  • trate as peras com substâncias que aumentam a imunidade;
  • pulverizar com agentes especiais para prevenir danos de doenças e pragas;
  • cal com cal;
  • rega adicional durante uma seca;
  • alimente a árvore com fertilizantes complexos.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário