Quando colher peras?

Contente
  1. Que fatores influenciam a maturação?
  2. Como determinar o estágio de maturação?
  3. Tempo de coleta, levando em consideração a variedade
  4. Quando coletar peras para processamento?
  5. Época de colheita para armazenamento

Não basta cultivar peras apetitosas - elas também devem ser colhidas em tempo hábil. É importante que os jardineiros novatos entendam que o momento da colheita é determinado dependendo da finalidade do uso dos frutos.

Que fatores influenciam a maturação?

Vários fatores externos influenciam o amadurecimento dos frutos da pereira. Na maioria das vezes, as datas mudam devido às condições meteorológicas: geadas severas, verão muito quente ou final do outono. Os pulos freqüentes de temperatura ou o aquecimento prematura na primavera agem de maneira semelhante. Chuvas constantes ou irrigação excessiva podem afetar a cultura. Por exemplo, se choveu continuamente durante todo o verão e as temperaturas foram baixas, então as peras amadurecerão muito mais tarde, se é que o fazem. Nos verões frios, as frutas podem permanecer verdes.

A iluminação do local e a regularidade da fertilização têm uma certa influência. Um solo empobrecido provavelmente impedirá que a safra dê frutos de maneira ativa e oportuna.

Acontece também que as peras da mesma variedade, desenvolvendo-se lado a lado, mas em porta-enxertos diferentes, amadurecem em épocas diferentes. A poda insuficiente da copa engrossada pode desempenhar seu papel, como resultado da redução da quantidade de luz solar recebida e da própria idade da árvore.

Não é particularmente significativo, mas os fatores atuantes são as especificidades da localização dos espécimes de amadurecimento - dentro da copa ou na periferia, bem como a carga dos ramos. Finalmente, uma invasão de insetos, esporos de fungos e agentes infecciosos leva à instabilidade da cultura.

Como determinar o estágio de maturação?

Nas peras, costuma-se distinguir vários estágios de maturidade. É possível entender qual deles é adequado para a colheita de frutas, descobrindo a finalidade das frutas... A primeira fase é chamada técnico... As peras colhidas de acordo com ele são destinadas ao processamento posterior, pois são capazes de fornecer a quantidade máxima de suco. O fato de estar na hora de tirar o fruto da árvore é evidenciado apenas pelos grãos que começam a escurecer e pela polpa fresca, mas ainda não desprovida de sabor. Durante o cozimento ou o enlatamento, essas frutas não se deformam.

A próxima etapa é removível ou botânico, corresponde ao amadurecimento quase completo das peras. Geralmente ocorre 7 a 10 dias após a maturidade técnica.

Este fruto desprende-se facilmente do ramo, uma vez que já se formou uma camada de cortiça entre o rebento e o pedúnculo. A fruta já é rica em vitaminas e minerais e suas sementes adquirem uma rica cor escura. O estágio removível requer um curto amadurecimento subsequente durante o armazenamento.

As frutas se tornam especialmente doces e aromáticas durante o estágio de consumo.... Podem ser consumidos de imediato e o sabor, o cheiro e a cor correspondem às características declaradas da variedade. A vantagem de usar apenas essas peras é a capacidade de obter o máximo de elementos úteis. Infelizmente, eles não podem ser armazenados por mais de 20 dias.

Maturidade plena ou fisiológica É a designação de frutas maduras demais. Essas peras são desprovidas de amido, vitaminas e minerais, e sua polpa adquire uma desagradável estrutura pastosa. Em princípio, essas frutas não podem mais ser consumidas ou usadas para processamento posterior. Vale a pena esperar pela maturidade total apenas para colher sementes.

É muito difícil determinar o estágio exato de maturidade. No entanto, ainda existem vários métodos que permitem estabelecer o momento de maturidade removível. Para isso, a cor do fruto é avaliada em uma escala especial e as sementes são examinadas visualmente. Com a ajuda do iodo, é possível descobrir o teor de amido da pêra. Na polpa da metade do fruto é aplicado um preparado diluído em água na proporção de 1 a 15. A polpa clara indica a prontidão do cultivo e a escura indica a necessidade de amadurecimento.

Também faz sentido verificar a resistência da polpa.

Jardineiros experientes também levam em consideração fatores como o período de floração, o valor total das temperaturas necessárias para o amadurecimento do fruto, bem como as estatísticas do tempo de amadurecimento dos frutos das safras anteriores. Acredita-se que a cor da casca próxima ao colmo se transforme em uma cor mais clara com o amadurecimento removível. Em uma fruta madura demais, essa área assume uma tonalidade roxa e a própria polpa torna-se amarelo brilhante.

Na hora de se preparar para a colheita das peras, faz sentido tentar separar o caule do galho - se isso acontecer sem nenhum esforço, em um movimento, os frutos estão maduros. Além disso, é necessário pressionar a superfície - quanto mais madura a fruta, menos dura ela fica, mas se a casca estourar, significa que já está madura demais.

Via de regra, as peras maduras têm um aroma rico e brilhante, e sua casca já muda sua tonalidade verde para outra - amarelada ou avermelhada.

No final, será possível determinar a data de colheita das peras simplesmente contando o número de dias de maturação indicados na descrição da variedade a partir do dia da floração da árvore. Ficará ainda mais fácil provar a fruta - ela deve corresponder às características da variedade.

Tempo de coleta, levando em consideração a variedade

De muitas maneiras, as características da variedade cultivada afetam o período de colheita da pêra.

Verão

As variedades de verão geralmente amadurecem no início de agosto. Uma característica desse grupo de peras é o início simultâneo da maturidade removível e do consumidor. No entanto, os frutos da mesma árvore podem amadurecer de forma desigual, por isso devem ser removidos em vários estágios. Na produção industrial, costuma-se colher os frutos alguns dias antes de atingir a maturação, para que durante o transporte não amadureçam demais, mas amadureçam. Esses espécimes são facilmente removidos do galho e apresentam grãos escuros.

Se o tempo estiver calmo lá fora e as peras ainda caírem no chão, o resto deve ser removido imediatamente dos galhos.

Não será possível armazenar variedades de verão por um longo tempo - elas irão descansar por algumas semanas com a força das condições adequadas.

Das variedades de pereiras de verão, variedades «Skorospelka Michurinskaya», «Crianças» e «Lada». O vencimento do consumidor começa em meados de julho e vai até as primeiras semanas de agosto. Variedades de meia temporada - «Tsarskaya», «Espaço», «Catedral»- são retiradas das filiais da segunda quinzena de agosto até o início de setembro. O armazenamento dessas variedades é limitado a algumas semanas.

Outono

As variedades que amadurecem no outono são divididas em variedades precoces e tardias. As primeiras são semelhantes em propriedades às de verão e as últimas, respectivamente, às de inverno. A maturação dessas peras é alcançada da segunda metade do último mês de verão até as primeiras semanas de outubro. É comum fazer a colheita no início do outono ou no estágio final de maturação removível ou durante o período de consumo.

Como regra, esses dois períodos coincidem ou diferem em vários dias. A fruta resultante pode ser consumida imediatamente ou armazenada por um mês e meio a dois meses.

Apenas as amostras colhidas na fase de maturidade técnica são passíveis de processamento.

As variedades do final do outono são removidas quando a maturação removível é atingida. Antes de serem usados, eles terão que ficar de algumas semanas a um mês em casa e, em geral, serão preservados por três meses. Os jardineiros conhecem bem as variedades "Conferência", "Sonho de outono", "Beleza Chernenko".Amadurecem na virada de setembro e outubro - é quando devem ser removidos. É permitido mantê-los em local fresco de um ano e meio a 2,5 meses.

Atrasado

Apesar do fato de que as variedades tardias são freqüentemente chamadas de variedades de inverno, elas precisam ser removidas das árvores não em dezembro, mas a partir do final de setembro, até que chegue a geada. A maturidade do consumidor de tal variedade chega depois de 3-4 semanas em casa. A vida útil das peras de inverno chega a seis meses.

O cultivo de pereiras pode variar dependendo da região onde o pomar é plantado. Por exemplo, na região de Moscou, bem como nas regiões da Rússia central, todos os tipos de variedades são plantados: verão, outono e inverno. Como regra, a colheita dos primeiros frutos é realizada no início de agosto, e o segundo - no final. Os frutos tardios são retirados em setembro e armazenados até o Ano Novo. Nos Urais e na Sibéria, regiões famosas por seus climas mais adversos, apenas variedades de safras de verão e outono são cultivadas.

A colheita dos frutos é assim realizada no final de agosto e nas primeiras semanas de setembro.

A pera "Pervomayskaya" é geralmente colhida no final de setembro, assim como a "Belorusskaya Tarde". A qualidade de conservação dessas variedades pode ser de seis meses. "Rossoshskaya tarde" também deve ser removido no final de setembro e, em seguida, armazenado por 3-4 dias.

Quando coletar peras para processamento?

Para fins de processamento posterior, é comum colher frutas de variedades de verão ou do início do outono. No entanto, devem estar em fase de maturação técnica para que o teor de suco seja máximo. Se você colher pêras que já estão maduras, os processos de enlatamento levarão à destruição de sua forma e perda de aparência estética. A produção de suco ou vinho também não terá sucesso, pois a polpa não será capaz de dar umidade suficiente.

As peras verdes também são ruins para o processamento, pois faltam um aroma brilhante e um sabor doce. A época da colheita imediata é determinada em função das especificidades da variedade, ou seja, quando uma determinada variedade atinge a maturidade técnica.

Época de colheita para armazenamento

Conforme mencionado acima, apenas as variedades de pereira no final do outono e no inverno são adequadas para armazenamento no inverno.... São colhidas ao atingir a maturidade removível, quando os grãos adquirem a coloração marrom e a quantidade de nutrientes é abundante.

A colheita é removida em um dia seco de outono, desde que não haja chuvas e ventos fortes. É importante lembrar que se o procedimento for realizado à noite, quando as amostras tiveram tempo de aquecer, antes de serem transferidas para um local de armazenamento permanente, as peras deverão ser resfriadas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário