Qual é a aparência de uma pêra chinesa e como cultivá-la?

Contente
  1. descrição geral
  2. Variedades populares
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Doenças e pragas
  6. Colheita e armazenamento

Uma pêra chinesa despretensiosa pode se tornar a decoração de qualquer jardim. No entanto, para o cultivo na Rússia, na maioria das vezes não é escolhida a variedade inicial, mas apenas os híbridos de inverno que são resistentes a baixas temperaturas.

descrição geral

A pêra chinesa no mercado russo aparece sob os nomes de Neshi, areia, cristal, taiwanesa e japonesa, mas, na verdade, estamos falando de variedades da mesma variedade.e. O ancestral desta fruta é uma variedade de pêra da floresta chamada Yamanashi. Tinha uma série de vantagens: resistência ao frio, capacidade de se desenvolver em condições desfavoráveis, frutos grandes, mas ao mesmo tempo caracterizava-se por um sabor azedo e uma epiderme muito densa.

Por causa disso, os criadores japoneses decidiram tomar "Yamanashi" como base para cruzamentos posteriores. Como resultado, a pêra, cruzada com a macieira, adquiriu a polpa suculenta mais doce.

A altura da pereira moderna varia de 4 a 10 metros. A variedade clássica era alta, mas um híbrido mais compacto se enraizou mais na Rússia. A vida útil de uma pêra chinesa pode ser de até 50 anos. Alguns híbridos de inverno podem suportar temperaturas de até -35 graus, enquanto outros precisam fornecer proteção adicional durante a estação fria. O rendimento da colheita está aumentando a cada ano. Por exemplo, no quinto ano de vida, ela dá de 60 a 80 quilos, e no trigésimo - cerca de 200 quilos. Os indicadores de colheita máxima atingiram 500 quilos.

Os frutos que aparecem nos galhos são muito parecidos com as maçãs. Os frutos de formato redondo são revestidos por uma fina casca, cuja tonalidade, dependendo da variedade, pode variar do verde claro ao bronze. A pêra chinesa não parece muito grande: seu diâmetro é de cerca de 4 centímetros e seu peso varia de 120 a 300 gramas.

Variedades populares

Apenas algumas variedades de pêra chinesa são cultivadas na Rússia. Um deles é o "Frescor da Manhã" - uma variedade de verão, cujos frutos são colhidos em meados de agosto. As peras, cobertas por uma casca verde brilhante e brilhante, não pesam mais do que 130 gramas. São caracterizados por um sabor açucarado e excelente qualidade de conservação.

A imunidade da variedade protege-a com sucesso de fungos e vírus, mas no inverno as árvores precisam ser isoladas adicionalmente.

Os frutos redondos da variedade Kosu amadurecem em meados de julho. Sua pele é cor de bronze dourado e coberta com pontos brancos. A massa da fruta com polpa doce e suculenta varia de 120 a 160 gramas. Uma pereira, com altura não superior a 4 metros, é capaz de dar frutos já no segundo ano após o plantio. A desvantagem dessa variação é a impossibilidade de armazenamento - as frutas precisam ser processadas ou consumidas imediatamente.

A variedade é resistente à geada e requer abrigo apenas em temperaturas muito baixas.

A pêra Khosu atinge uma altura de 2 metros. Por ser colunar, praticamente não possui copa, porém os frutos estão ativamente atados em todos os brotos laterais. A frutificação da árvore é acompanhada pelo aparecimento de frutos com até 300 gramas. Sua carne firme é protegida por uma pele de bronze. O "Hosu" é capaz de resistir a pressões a frio de até -30 graus e requer manutenção mínima.

A pêra "cristal" é uma variedade de outono, cujos altos rendimentos começam a partir do segundo ou terceiro ano de vida. O peso do fruto amarelo claro varia de 160 a 220 gramas.A polpa suculenta mas firme tem um sabor delicado. As vantagens da variedade incluem sua capacidade de resistir a infecções fúngicas.

Variação intitulada "Sequi" atrai com seu sabor incomum de melão com um sabor picante. Frutos grandes, assentados sobre pernas compridas, são cobertos por uma casca de bronze.

A frutificação da variedade começa no final de agosto.

Aterrissagem

O plantio de uma pera chinesa pode ser feito com mudas ou enxertia. No primeiro caso, as árvores têm vida útil mais longa e, no segundo, frutificação precoce.

Datas e condições meteorológicas

Plantar uma árvore é permitido tanto na primavera quanto no outono, mas apenas em caso de clima quente. Por exemplo, em latitudes temperadas, o plantio de outono geralmente é impossível, pois com a chegada da geada, a muda que ainda não se enraizou morrerá rapidamente.

Um pré-requisito para o procedimento é manter a temperatura diurna acima de +10 graus.

Seleção de assento

A pêra chinesa é plantada em solo nutritivo e solto, com um nível de acidez normal. Se o solo for muito argiloso, deve-se adicionar areia e o excesso de ácido é normalizado pelo calcário.

É importante que o canteiro seja planejado para o lado sul e bem iluminado. Ideal se estiver localizado em uma colina.

Tecnologia

O plantio de mudas é sempre realizado antes que os botões da pêra cresçam e comece o processo de movimentação dos sucos. A amostra de plantio é embebida em água por alguns dias e limpa de fragmentos danificados. Um buraco com diâmetro e profundidade de 60 centímetros foi escavado no outono anterior. Ao mesmo tempo, é introduzida uma mistura de 6 kg de húmus, 60 gramas de superfosfato e 15 gramas de cloreto de potássio. Os fertilizantes devem ser cobertos com solo.

Na primavera, todo o solo é retirado do buraco e um montículo é formado no fundo. É melhor instalar imediatamente um stick próximo a ele para suporte. As mudas são colocadas ordenadamente no recesso para que suas raízes se espalhem sobre o tubérculo. Tudo está coberto de terra, mas o colo da raiz deve ficar acima da superfície a uma altura de 5 centímetros. A superfície é compactada, a muda é fixada em um suporte e o recesso ao redor do círculo do tronco é preenchido com 10 litros de água.

Vale ressaltar que você pode enxertar uma pêra chinesa em qualquer planta da mesma espécie, seja ela silvestre ou até mesmo freixo. A distância entre eles é mantida de 1 a 3 metros, dependendo das especificidades das árvores utilizadas.

Cuidado

A pêra chinesa é despretensiosa e, portanto, cuidar dela não é particularmente difícil. A cultura não precisa de uma grande quantidade de nitrogênio, portanto, adicionar nitrato de amônio ao solo na primavera será suficiente. Cada metro quadrado é fertilizado com 20 gramas do medicamento. Um procedimento semelhante é realizado durante os primeiros 3-4 anos de vida da árvore, e apenas no caso de falta de nitrogênio. A matéria orgânica na forma de húmus e composto é aplicada no outono a cada 3-5 anos. Mais frequentemente, a cultura requer potássio, fósforo e cobre.

Todos os anos, a pêra chinesa em crescimento deve receber uma mistura de fósforo e potássio. Uma planta jovem precisa de 40 gramas do primeiro medicamento e 20 gramas do segundo, e um adulto precisa de 60 e 30 gramas, respectivamente. Para não queimar as raízes, a mistura precisará ser misturada com terra e distribuída no buraco que circunda o tronco. Além disso, os fertilizantes são suplementados com meio balde de húmus e cobertos com terra. Quando a pêra começa a amadurecer os frutos, durante o estudo do círculo do tronco, será necessário adicionar de 1 a 3 copos de cinza de madeira.

A pêra chinesa adora água, mas não requer permanência constante em solo úmido. É importante evitar o encharcamento do solo, mas ao mesmo tempo evitar que seque. A muda precisa ser regada uma vez por semana. Cada árvore deve receber 2 baldes de água aquecida pelo sol, direcionados para os sulcos cavados perto da pêra. Se possível, metade do líquido é usado pela manhã e a outra metade à noite.Uma árvore adulta é irrigada 1-2 vezes por mês com cerca de 3 baldes de água para cada metro quadrado. O líquido é agora distribuído em 3-4 ranhuras anulares. Em épocas de chuva, a irrigação é realizada conforme a necessidade.

Cuidar de peras velhas inclui necessariamente um procedimento como a poda anti-envelhecimento. É realizado, via de regra, desde o final do inverno até o início do inchaço dos rins. Em primeiro lugar, a árvore é libertada dos ramos doentes e quebrados, bem como dos rebentos que não são capazes de frutificar. Além disso, os chamados espécimes de contorno são eliminados, bem como aqueles que correm paralelos à coroa ou se desenvolvem em um ângulo agudo. O procedimento termina com o tratamento de todas as feridas abertas com verniz de jardim ou uma substância de ação semelhante. Durante o trabalho, é importante garantir que não mais que um terço dos ramos sejam removidos de cada vez, caso contrário, a pêra enfraquecerá.

Quanto à formação de uma árvore jovem, no segundo ano de vida será necessário retirar todos os rebentos fracos, restando apenas 4 dos maiores e mais saudáveis, situados a igual distância uns dos outros. Em uma pêra adulta, não apenas os ramos quebrados serão removidos, mas também aqueles que crescem dentro da copa.

Um evento de apoio é sempre organizado antes do início da movimentação dos sucos, enquanto a temperatura fica na faixa de -15 a +5 graus.

Doenças e pragas

A pêra chinesa tem boa imunidade, por isso não sofre das doenças mais comuns das árvores frutíferas: sarna, ferrugem, podridão e infecções bacterianas. Dos insetos, a cultura fica exposta apenas ao besouro das flores. Uma série de medidas preventivas são tomadas para prevenir ataques de pragas. Assim, os troncos das árvores são limpos de casca velha e danificada e os troncos são cobertos com cal em tempo hábil. As folhas caídas não são apenas removidas do local, mas também queimadas para não se tornar um local de inverno para os insetos. Finalmente, existem armadilhas pegajosas nos troncos.

Se os insetos forem encontrados na árvore, eles precisarão ser eliminados com a ajuda de inseticidas comerciais, como Inta-Vir ou Kinmiks. Também deve ser mencionado que não é recomendado plantar uma pêra chinesa ao lado de um zimbro, pois esporos de fungos podem voar dela.

Colheita e armazenamento

Várias variedades de peras chinesas são colhidas de meados de julho a quase meados de setembro. A maturação da fruta pode ser determinada pelo estado da casca - ela deve ficar amarela ou quase bronze. É importante que a pele mantenha sua densidade e permaneça limpa. Como os frutos estão bem fixados na árvore, eles devem ser removidos não apenas com esforço, mas também com grande precisão. Cada pêra obtida é embrulhada em papel, após o que é acondicionada em caixa ou recipiente em no máximo três carreiras.

Se for decidido colocar as frutas na geladeira, então elas também deverão ser protegidas previamente em embalagens individuais. As variedades de pêras chinesas têm boa qualidade de conservação, mas sua vida útil ainda é diferente. Assim, os frutos da variedade "Kosu" são usados ​​em primeiro lugar, e "Olympic" pode ficar até o Ano Novo, sem perder o sabor mais doce nem o aroma agradável.

Deve-se ter em mente que a pêra chinesa é muito sensível aos danos mecânicos. Ou seja, uma queda da fruta, um solavanco, um golpe forte pode levar a uma mudança na cor da casca e, consequentemente, à perda de apresentação.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário