Por que as folhas da pêra ficam pretas e o que fazer?

Contente
  1. Motivos principais
  2. Pragas
  3. Como e com que tratar?
  4. Medidas de prevenção
  5. O que acontece se você ignorar o problema?

Muitos jardineiros enfrentam problemas como o escurecimento das folhas das pereiras. Além disso, pode aparecer em árvores jovens de três ou quatro anos e em plantas mais velhas. Os motivos deste problema e as medidas para o combater podem ser consultados nas informações abaixo.

Motivos principais

Natural

As razões naturais para o escurecimento das folhas de uma pêra incluem a falta de fertilizantes, ou seja, erros no cuidado da árvore.

Então, se a árvore carece de certos nutrientes, podem ocorrer manchas amareladas e pretas em sua folhagem. Na maioria das vezes, esse problema ocorre devido à falta de cálcio. Se o problema não for resolvido, as folhas eventualmente ficam completamente pretas, secas e eventualmente caem, e a própria planta começa a parecer enfraquecida e insalubre.

Para resolver esse problema, é necessário usar fertilizantes com alto teor de cálcio ou nitrato de cálcio.

Se as folhas não apenas escurecem e secam, mas também se enrolam em um tubo, e as chamadas rosetas se formam nas extremidades dos ramos, isso indica fome bórica da planta.... As árvores jovens com frequência sofrem com esse problema. Neste caso, é necessário utilizar um complexo de produtos minerais que contribuam para a nutrição da pêra e sua saturação com substâncias úteis.

Freqüentemente, o problema do escurecimento da folhagem está associado às condições meteorológicas e climáticas. Assim, devido à elevada secura das massas de ar, ao calor extremo e à falta de umidade, a árvore pode enfraquecer, podendo-se observar retorcimentos e escurecimento em sua folhagem, principalmente na parte superior. Para remediar a situação, é necessário abastecer bem as árvores com umidade. No entanto, também existem variedades de pereiras que são pouco suscetíveis à poeira. Neste caso, a planta deve ser fornecida com a quantidade necessária de água, na maioria das vezes a irrigação por gotejamento é organizada para isso.

Doenças

Freqüentemente, as peras também apresentam vários tipos de patologias. Na maioria das vezes, são doenças como sarna, praga de fogo, podridão de frutas, câncer negro, oídio e fungos fuliginosos. Vamos examinar mais de perto cada uma das patologias.

Sarna

Esta doença é a mais comum. Por causa disso, não só a folhagem e os ramos sofrem, mas também as flores e os frutos.

Esta doença pode ocorrer devido ao alto nível de umidade no solo e no ar, devido à idade da árvore, e isso inclui plantações antigas e relativamente jovens., e também pelas características da variedade, ou seja, alta suscetibilidade a diversos tipos de doenças. Os esporos de sarna podem se acumular na folhagem velha que fica no solo. Ela não tem medo nem mesmo das geadas mais severas e, portanto, é recomendável colher toda a folhagem velha debaixo da pêra após a colheita.

Além do mais, a doença pode atingir uma pêra por meio de rachaduras em sua casca. Nesse caso, ele se desenvolve muitas vezes mais ativamente e é difícil lidar com isso.

Para evitar este problema, é necessário o uso de diferentes medidas preventivas. Isso inclui, por exemplo, pulverizar peras com o líquido Bordeaux.

Queimadura bacteriana

Esta doença é caracterizada por um alto nível de gravidade. Se você não lidar com isso o mais rápido possível, a planta acabará simplesmente morrendo. As bactérias proliferam ativamente na estrutura da planta e subsequentemente a infectam completamente.

Você pode notar esta doença por sinais como folhagem preta nas bordas e escurecimento dos galhos, eles parecem queimados. Além disso, os tecidos da planta começam a morrer, assim como suas folhas, frutos e flores.

Não apenas uma árvore adulta, mas até uma muda pode ser infectada com esta doença. A infecção pode ocorrer durante o plantio, e o próprio agricultor pode ser a causa se usar equipamento contaminado. Portanto, para prevenir a ocorrência de doenças nos brotos antes do plantio, é necessário desinfetar os utensílios de jardim.

A disseminação desta doença é ativa, podendo ser detectada não só pelo estado da árvore, mas também pelo baixo nível de sua frutificação.

Pode-se notar o desenvolvimento da patologia já nos primeiros estágios (mesmo no verão, em junho), isso pode ser provocado por excesso de alimentação ou calor extremo. A folhagem começa a ficar marrom, as folhas se enrolam e os brotos ficam pretos.

Freqüentemente, as árvores tardias, que têm frutos abundantes, são suscetíveis a isso.

Podridão de fruta

Essa patologia também é chamada de moniliose. O primeiro sinal de seu aparecimento é o enegrecimento dos frutos, que ocorre durante o período de derramamento. Manchas escuras e placas se formam nas peras, como resultado das quais sua polpa se torna friável, ocorre uma mudança perceptível no sabor. Se você não lutar contra esta patologia, então ela começa a progredir ativamente, os ramos também começam a sofrer, secando gradualmente.

Para o tratamento da doença, recomenda-se tratar as peras com agentes químicos. Além disso, é necessário processá-lo o mais rápido possível, caso contrário, você corre o risco de perder uma boa e saborosa colheita.

Oídio

Esta doença aparece devido aos esporos de fungos marsupiais. A doença difere em muitos aspectos de todas as outras em seu curso. Assim, inicialmente, uma flor esbranquiçada aparece na folhagem jovem da árvore. Só então começa a mudar de cor, primeiro para avermelhado e, finalmente, para preto. No último estágio, a folhagem começa a morrer.

As plantas e os rebentos muito jovens estão especialmente em risco de contrair esta doença pelo facto de ainda não terem tido tempo para se fortalecerem. É necessário combater esta doença eliminando as áreas afetadas da árvore. Para evitar a propagação dessa patologia ainda mais, você precisa queimar todos esses remanescentes.

Além disso, para prevenir o aparecimento da doença, recomenda-se tratar a pêra com "Fundazol" ou "Sulfito" para prevenção, podendo também recorrer à ajuda de remédios populares comprovados.

Lagostins de pêra preta

Este é um fungo, cujo segundo nome é citosporose. Essa infecção provoca o escurecimento da casca da árvore e também tem um efeito negativo nos galhos. Em casos avançados, começam os danos à folhagem e aos frutos - durante este período, aparecem manchas vermelhas. Nos troncos, aparecem pequenas manchas escuras, das quais se forma a goma. No futuro, esses lugares serão cobertos por feridas marrons. Depois de um tempo, todo o tronco da pereira adquire uma coloração predominantemente preta.

O tratamento de tal doença não é um processo fácil. Em certos casos, você tem que se livrar totalmente da planta.

Esta doença aparece com mais frequência devido a ataques ativos de pragas, que incluem pulgões, cabeças de cobre e tripes. Eles sugam os nutrientes da árvore, e o produto de sua atividade vital são as secreções açucaradas, que criam condições favoráveis ​​para a disseminação ativa e o desenvolvimento da doença. Além disso, a densidade excessiva da coroa de uma pêra, bem como a falta de luz solar, podem provocar a doença.

O desenvolvimento da doença começa na fase em que a pêra deixa de florescer ou durante o período de amadurecimento dos frutos. Nesse momento, pode-se notar uma camada preta nas pontas das folhas e frutos, que é facilmente apagada, e os próprios frutos ficam menos saborosos como deveriam.

Para evitar que sua árvore adoeça, você precisa tratá-la de todos os tipos de parasitas.

Pragas

Existem também muitos parasitas que querem festejar na pereira. Eles devem ser combatidos ativamente a fim de prevenir doenças e murchamento das árvores.

Rolo de folhas

Essa praga corrói as bordas da folhagem. Posteriormente, as folhas começam a murchar e enrolar. O combate a esta praga realiza-se com a ajuda de meios especiais, os insecticidas, cujo tratamento se realiza em intervalos de várias semanas. E para evitar seu retorno, todas as partes afetadas da planta são recolhidas e queimadas.

Ácaro da pera

Esses parasitas atacam os rins jovens. É difícil percebê-los até que apareça a folhagem. Além disso, eles podem ser detectados pelos pontos pretos que aparecem, após os quais as folhas começam a escurecer e, subsequentemente, a secar.

Para evitar que esses parasitas prejudiquem a sua árvore, é necessário processá-la antes mesmo que os primeiros botões apareçam.

Se você notar um problema depois que a folhagem começar a florescer, não é recomendável usar produtos químicos. Neste caso, o melhor é recorrer a receitas populares comprovadas.

Pulgão

Essa praga é um grande problema para quase todas as plantas do jardim. Você pode notar isso já no início da primavera. Já nesta época, ele começa a causar grandes danos à folhagem jovem. Ele começa a enrolar e fica um pouco mais escuro do que antes. Em casos avançados, as folhas ficam pretas e morrem.

Este parasita vive no topo dos brotos. Se não houver tantos, você pode recorrer a remédios populares. Se o pulgão se reproduziu, nesse caso você terá que usar produtos químicos.

Residentes de verão experientes recomendam o processamento da planta à noite, a cada 7 a 10 dias. Neste caso, após a chuva, será necessário pulverizar novamente.

Como e com que tratar?

Se você notar os primeiros sinais de manifestação da doença, você deve aplicar medidas imediatamente. Para fazer isso, você precisará recorrer à ajuda de medicamentos especiais.

Produtos químicos e biológicos

Os produtos químicos são altamente eficazes, mas bastante tóxicos, portanto, devem ser usados ​​com cautela, observando as normas de segurança e as instruções em vigor.

Para para combater o fungo que causa o escurecimento das folhas, galhos e frutos, é necessário adquirir produtos com alto teor de cobre. Isso inclui sulfato de cobre e líquido Bordeaux. É melhor usar esses medicamentos no outono e na primavera. Quando os primeiros botões começam a se formar, é melhor usar fungicidas, como, por exemplo, Topsin e Folicur.

Se falamos de agentes biológicos, então existem muitos no mercado atual. Eles são especialmente eficazes no tratamento de queimaduras bacterianas, mas podem lidar com outras doenças rapidamente e salvar sua pêra.

Na maioria das vezes, os jardineiros recorrem a produtos como "Gamair" e "Fitolavin".

O "Gamair" é recomendado para ser usado durante o período de maturação das peras. É seguro para frutas e humanos. As peras tratadas com esta preparação são comestíveis. Para usá-lo, você precisa dissolver 2 comprimidos desta substância em um litro de água e, em seguida, pulverizar a planta de cima para baixo.

O "Fitolavin" também é uma preparação biológica, mas tem um efeito ligeiramente mais forte na madeira.... Recomenda-se utilizá-lo nas primeiras fases do ciclo vegetativo, ou seja, antes da frutificação, para não prejudicar o seu próprio corpo. Para usar esta ferramenta, você precisa dissolver 20 mililitros da mistura em 10 litros de água, após o que você pode regar e pulverizar a muda.

Produtos biológicos também são eficazes contra doenças como o fungo preto. Os microrganismos que predominam nessas preparações são capazes de absorver a substância doce secretada pelos parasitas. Assim, eliminam as condições favoráveis ​​ao desenvolvimento de infecções fúngicas. Na maioria das vezes, para combater esta doença, são utilizados os meios "Baikal" e "Brilhante".

Remédios populares

A maior parte desses recursos é destinada ao combate às pragas, que dão origem à maioria das doenças.

A forma mais comum é borrifar a planta de cima para baixo com uma forte pressão de água usando uma mangueira. Isso deve ser feito em intervalos de dois dias durante 2 semanas.

Você também pode recorrer a soluções feitas com suas próprias mãos em casa. Para isso, são necessários 400 mililitros de álcool, um litro de água e uma colher de sopa de sabão.

Tudo isso deve ser misturado - e processado. É melhor fazer isso de manhã - antes do nascer do sol.

Além disso, soluções à base de alho, casca de cebola, tabaco, mil-folhas ou tansy funcionam bem no combate aos parasitas.

Para preparar uma mistura eficaz, você precisa de 0,4 kg de qualquer erva e 3 litros de água. Tudo isso deve ser bem misturado e deixado em fermentação por 3-4 dias, após os quais você pode adicionar um pouco de cinza de madeira. Tudo isso deve ser filtrado e mais água adicionada para que o volume final da solução seja em torno de 10 litros. Depois disso, você pode processar suas plantações.

Métodos de controle agrotécnico

Os métodos agrotécnicos ajudam a fortalecer a planta durante o período de sua doença, além de aumentar sua imunidade. Inicialmente, é necessário limpar o solo onde a pêra cresce a partir dos resquícios da folhagem do ano passado, já que podem haver resquícios do fungo ou larvas de insetos parasitas. Para evitar a propagação dos mesmos parasitas, é necessário desenterrar toda a terra que cobre a coroa da pêra. Observe que no processo é recomendável adicionar fertilizantes orgânicos ou minerais que irão aumentar a resistência da planta a várias doenças.

Trate periodicamente a planta com água quente (temperatura - mais de 60 graus), mas isso pode ser feito antes que os botões se abram e os ovários comecem a aparecer. Quando os botões começam a aparecer, é possível fazer o tratamento com um biofungicida como a "Ágata". Pode ser repetido após 18 a 20 dias. Terminada a floração, é recomendável fertilizar a planta com produtos que contenham potássio e fósforo. Após a colheita, vale a pena retirar todos os restos da folhagem, que é recomendado ser queimada.

Também é necessário tratar o tronco e os ramos com um líquido de cal e sulfato de cobre.

Medidas de prevenção

As medidas preventivas podem ajudar a evitar problemas como o escurecimento da folhagem ou frutos. A lista de tais medidas inclui poda regular de árvores e remoção de áreas afetadas, desinfecção periódica de ferramentas de jardim.

Além disso, vale a pena dar muita atenção à alimentação da árvore com várias substâncias, elementos necessários para isso, pois são elas que contribuem para aumentar sua imunidade e resistência contra pragas e doenças diversas.

Também é necessário realizar uma rega adequada da pêra, principalmente no verão. Você não pode exagerar com a quantidade de água, nem causar sua deficiência. É importante observar a medida para não prejudicar a saúde de sua planta. Preste atenção especial ao colar da raiz, sua umidade excessiva pode levar a uma série de problemas de difícil tratamento.

No inverno, é recomendável proteger a árvore das geadas, especialmente para geadas severas.

O que acontece se você ignorar o problema?

Se o seu objetivo é obter uma colheita boa, grande e, o mais importante, saborosa de uma árvore, você não pode ignorar suas doenças e a presença de parasitas. Caso contrário, é improvável que você fique feliz com as consequências.

Muitas vezes, se você não começar a lidar com o problema, a copa da árvore começa a secar e seus frutos caem. Freqüentemente, você pode notar não apenas o escurecimento, mas também o escurecimento da folhagem e, em seguida, o ressecamento de todo o tronco.

A árvore começa a enfraquecer gradualmente, deixa de frutificar ativamente e acaba morrendo completamente.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário