Doenças e pragas da pera
Como qualquer outra árvore de jardim, uma pera precisa de proteção contra várias doenças e pragas, porque até as plantas mais fortes podem sofrer de doenças sazonais ou ataques de insetos.
Doenças e seu tratamento
Ao plantar uma pêra em seu local, você precisa saber com antecedência com que doenças deve se precaver. E você também precisa ter sempre em mãos informações sobre como lidar com as doenças mais comuns das peras.
Sarna
Esta doença afeta tanto a casca da árvore quanto sua folhagem. Você pode notar os sinais da doença apenas nas folhas. Eles são cobertos por pequenos pontos pretos. Mais tarde, manchas escuras podem ser vistas na fruta. Eles começam a apodrecer e suas peles racham. Peras maduras crescendo em uma árvore infestada de sarna tornam-se intragáveis.
Para tratar a árvore, os jardineiros costumam usar o líquido bordeaux. As plantas são pulverizadas com ele na primavera. Isso é feito três vezes: antes que os botões apareçam na árvore, durante e também após o final da floração.
Para prevenir a infecção, a coroa também precisa ser desbastada regularmente. Galhos e folhas são melhor queimados. Recomenda-se cavar o solo bem antes do início do tempo frio.
Podridão de fruta
Esta doença se manifesta mais freqüentemente no verão. Os sintomas da doença geralmente aparecem nas próprias frutas, que começam a apodrecer e cair no chão. Os tratamentos para as pereiras são iguais aos do caso anterior.
Na primavera e no outono, para prevenção, a árvore deve ser tratada com líquido bordalês. As folhas e ramos das peras infectadas devem ser destruídos ou retirados do local.
Fungo fuliginoso
Esta doença afeta tanto as mudas jovens quanto as árvores maduras. Na árvore infectada, a folhagem começa a ficar preta. Depois disso, aparecem manchas pretas na fruta. Se a pêra já estiver fraca, pode não sobreviver à doença. Portanto, percebendo seus sinais, a árvore deve ser tratada imediatamente com o líquido bordalês, bem como com uma solução leve de sabão.
A pulverização deve ser feita em climas quentes. É melhor fazer isso à noite.
Oídio
O principal sintoma desta doença da pêra é uma densa camada branca nas folhas verdes. Alguns dias após seu aparecimento, a árvore começa a secar. Suas folhas se enrolam e caem dos galhos. Se a árvore não for curada a tempo, ela pode morrer.
Na maioria das vezes, essa doença se manifesta na primavera ou no início do verão. O tratamento de mudas jovens de pera deve ser abordado com responsabilidade. Primeiro você precisa remover os brotos infectados. Depois disso, a planta deve ser tratada com quaisquer fungicidas. Uma das opções mais populares é o Fitolavin. Após 12-14 dias, a planta deve ser tratada novamente.
Ferrugem
A infecção da árvore com ferrugem é indicada por manchas laranjas volumosas que aparecem nos galhos e nas folhas. Via de regra, as peras adoecem na segunda quinzena de abril ou no início de maio. Ao perceber os primeiros sinais da doença, o tratamento deve ser iniciado imediatamente. Se a doença começar, a pêra deixará de dar frutos.
Antes de iniciar o tratamento, o tronco deve ser limpo de folhas e frutos afetados. Depois disso, a árvore pode ser tratada com uma solução de uréia ou infusão de malmequeres misturados com cinzas.
Fogo Antonov
Esta doença afeta não apenas a casca da pêra do jardim, mas também seus ramos. Rachaduras aparecem imediatamente na árvore, com o tempo, eles aumentam e se tornam mais profundos. Se você não iniciar o tratamento a tempo, manchas marrons também começarão a aparecer na casca.Esta doença torna a planta muito fraca. Portanto, torna-se suscetível a outras doenças. Em um jardim abandonado, essas árvores podem morrer. As peras devem ser tratadas com muito cuidado para esta doença.
Vale lembrar que esse processo é bastante demorado, portanto, não há necessidade de pressa. O melhor é usar uma solução de sulfato de cobre e líquido bordalês para combater esta doença. As árvores devem ser pulverizadas com esses produtos em intervalos de várias semanas.
Queimadura bacteriana
Esta é uma doença perigosa que se espalha muito rapidamente. Se você não começar a tratá-lo a tempo, todo o jardim estará em perigo.
Tendo encontrado sinais da doença, a planta deve ser limpa de ramos e folhas doloridos e, em seguida, tratada com uma solução de sulfato ferroso. Os antibióticos também podem ser usados para pulverização. O principal é não ultrapassar a dosagem.
Se a doença afetou a maior parte da árvore, a planta só pode ser arrancada e queimada.
Mancha marrom
A descrição desta doença é familiar à maioria dos jardineiros. Ele infecta as plantas no final de maio ou início de junho. As folhas de pera são cobertas de manchas marrons feias. Seu número está aumentando a cada dia. Com o tempo, a folhagem começa a cair.
Para tratar a mancha marrom, todas as folhas devem ser arrancadas e destruídas. Isso deve ser feito com luvas. Depois disso, a pêra deve ser borrifada com um bom fungicida, além de uma solução de sulfato de cobre. Isso só pode ser feito se ainda não houver frutos na árvore.
Mosaico em folhas
Esta doença geralmente afeta árvores jovens. Manchas verdes claras aparecem nas folhas, lembrando pedaços de mosaico em sua forma.
Esta é uma daquelas doenças que não tem cura. Com o tempo, a doença começa a se espalhar para outras peras e outras árvores frutíferas. Isso acontece muito rapidamente. Para evitar isso, as plantas infectadas devem ser cortadas e queimadas.
Rachaduras na casca
Percebendo que os frutos da árvore ficaram pequenos e seu tronco está coberto de rachaduras profundas, o jardineiro deve começar a se preocupar. Na verdade, através deles, pragas ou esporos de fungos podem penetrar na árvore.
As rachaduras em uma planta adulta devem ser limpas cuidadosamente com uma escova de aço ou uma faca afiada. Os restos de casca desnecessária devem ser destruídos. Após a limpeza do tronco, a árvore deve ser tratada com uma mistura de bordeaux misturada com qualquer antifúngico.
Após o acabamento do trabalho, as fissuras profundas devem ser bem cobertas com argila úmida.
mancha branca
A superfície das folhas nos primeiros dias após a infecção é coberta por manchas brancas. Com o tempo, os pontos começam a mudar de cor e ficam marrons. Usualmente, a árvore adoece no final da primavera, quando a imunidade da pêra enfraquece.
Para proteger suas peras de doenças, elas precisam ser tratadas com uma mistura de sulfato de cobre e cal no início da primavera. Depois que as árvores florescerem, as plantas precisarão ser pulverizadas novamente.
Bacteriose
Esta doença afeta tanto as mudas jovens quanto as árvores adultas. Inicialmente, grandes manchas escuras aparecem na folhagem. Com o tempo, as folhas começam a enrolar. Neste momento, olheiras podem ser vistas nos pontos de corte.
O tratamento da bacteriose não leva muito tempo. Os ramos afetados são cortados. Nesse caso, não apenas a área doente é removida, mas também de 20 a 30 centímetros da área saudável. Os locais de corte são cuidadosamente processados com sulfato de cobre.
Moniliose
Esta doença também é conhecida como queimadura monilial. Seus principais sintomas são o aparecimento de manchas marrons nas folhas, além do ressecamento de galhos e frutos.
O líquido Bordeaux comum e o sulfato de cobre também podem ser usados para tratar peras de jardim. A pulverização é recomendada 2-3 vezes por temporada.
Pragas e a luta contra elas
Várias pragas que se instalam nas peras também podem destruir uma planta saudável em um curto espaço de tempo. Portanto, os jardineiros devem ser capazes de lidar com eles.
Multicolorido
Esta grande borboleta com grandes asas vermelhas é um dos principais inimigos da pêra. No local, você pode ver tanto insetos adultos quanto grandes lagartas azul-escuras cobertas de espinhos amarelos. Para combater essas pragas, são usados produtos químicos prontos.
Você precisa processar a área antes que o número de trilhas se torne muito grande. Tendo notado os ninhos de pragas, você também precisa se livrar deles.
Tubevert
Esta praga é grande em tamanho. Em comprimento, cresce até 10 mm. O inseto é vermelho-cobre. Esses insetos geralmente hibernam no solo próximo às árvores. Pequenos insetos aparecem no local no meio do verão.
É melhor lidar com eles mecanicamente. Os insetos devem ser sacudidos e destruídos. Para prevenir o aparecimento de pragas, as peras podem ser pulverizadas com uma preparação especial imediatamente após a floração. É melhor tratar a área com "Fufanon" ou "Karbofos".
Mariposa
Grandes borboletas cinza-escuras podem ser vistas no local à noite. As pequenas larvas desses insetos costumam danificar os frutos, privando as pessoas da colheita. Portanto, é recomendável se livrar deles o mais rápido possível.
Colete pequenas pragas manualmente. Além disso, é aconselhável retirar do local todas as frutas danificadas por eles. Para proteger as árvores das traças, eles também são pulverizados com preparações prontas.
Pulgão
Os pulgões pequenos são um dos principais inimigos da maioria das plantas de jardim. Para combatê-lo, você pode usar drogas especiais e meios improvisados. Na maioria das vezes, uma solução de sabão comum ou uma infusão de malmequeres é usada para pulverizar.
Para proteger as plantas dos pulgões, você também pode plantar flores ao lado das peras que atraem as joaninhas. Estes últimos são os principais inimigos dos pulgões. Você pode plantar margaridas, camomila, erva-cidreira ou papoula no local. E também no círculo do tronco pode-se plantar salsa, azeda, alho ou manjericão. Essas plantas repelem pulgões, por isso não se instalam nas árvores do jardim próximas a elas.
Medianitsa
Esta praga é perigosa para a maioria das variedades de árvores. A sua atividade faz com que as folhas se tornem pequenas e caiam rapidamente. Isso acontece muito rapidamente. Com o tempo, a árvore fica mais fraca e começa a secar.
Existem várias maneiras de lidar com o copperhead. Pulverizar a planta com uma emulsão de óleo de querosene é considerado o método mais eficaz. Na primavera, você pode usar Karbofos ou outras preparações semelhantes para lutar contra as larvas da melada.
O tratamento preventivo de outono é especialmente eficaz. As árvores são pulverizadas com uma solução imediatamente após a colheita. Este procedimento pode reduzir significativamente o número de pragas no próximo ano.
Ácaro da galha
Essas pragas são muito pequenas em tamanho, por isso é bastante difícil identificá-las. Normalmente, os jardineiros aprendem sobre sua aparência depois que as galhas aparecem nas folhas - manchas volumétricas marrom-avermelhadas. Pouco depois, a folhagem começa a secar e cair.
Para proteger as árvores dos carrapatos, eles são pulverizados com "Fufanon" ou enxofre coloidal no início da primavera. Se necessário, esse procedimento é repetido no final da primavera e no verão.
É necessário pulverizar as árvores com quaisquer preparações, protegendo as mãos, os olhos e as vias respiratórias. Nesse caso, os produtos definitivamente não farão mal à saúde humana.
Medidas de prevenção
Para gastar menos tempo lidando com pragas e doenças, os jardineiros recomendam uma série de medidas preventivas simples.
- Ao plantar peras em sua área, eles devem selecionar os vizinhos certos. Não é recomendável colocar essas árvores frutíferas ao lado de um zimbro. Esses arbustos contribuem para a rápida disseminação de várias doenças fúngicas.
- Regue as árvores com cuidado, tentando não tocar na folhagem. É melhor derramar água diretamente sob a raiz da árvore.
- No outono e na primavera, as peras do jardim devem ser podadas regularmente. As árvores devem ser limpas de todos os ramos danificados e secos. Você precisa cortá-los com um podador, faca ou lima afiada. As pontas de corte devem ser tratadas com verniz de jardim. Também é recomendado remover todo o crescimento jovem crescendo próximo ao tronco. A limpeza oportuna da área pode reduzir o risco de infestação de peras.
- Se as árvores adoeciam no verão ou eram frequentemente atacadas por pragas, no outono todas as folhas e galhos coletados deveriam ser queimados ou retirados do local. Todas as ferramentas de jardim devem ser desinfetadas após a limpeza.
- Após o fim de todos os procedimentos de outono, o local deve ser desenterrado. Neste caso, nenhuma praga permanecerá no solo.
- Na primavera, uma solução de cal deve ser usada para proteger o tronco. Esse processamento salva a árvore de pequenos insetos, bem como dos raios de sol escaldantes. Os jardineiros recomendam adicionar uma pequena quantidade de sulfato de cobre a uma solução com cal.
Se você processar o terreno em tempo hábil e seguir os conselhos simples de jardineiros experientes, pode contar com uma boa colheita.
O comentário foi enviado com sucesso.