Por que a pêra não dá frutos e o que fazer?

Contente
  1. Motivos principais
  2. Como resolver o problema?
  3. Dicas úteis

Os jardineiros muitas vezes enfrentam o problema da baixa produção de frutas. Existem várias razões para isso e, sabendo-as, você pode encontrar uma saída por conta própria. A pêra é uma árvore frutífera bastante popular, mas distingue-se pelo seu capricho. Esta planta requer uma manutenção cuidadosa, com muitas sutilezas a serem consideradas. Se a produção de pêras no jardim não for tão boa quanto gostaríamos, as informações fornecidas abaixo ajudarão a encontrar rapidamente a causa e resolver o problema de forma positiva.

Motivos principais

A pêra é uma árvore muito rebelde que muitas vezes congela no inverno e está exposta a várias doenças no verão. Por essas razões, nem todo mundo quer plantar tal planta. Os jardineiros reclamam que depois do plantio muitas mudas demoram muito para se desenvolver, não crescem e não florescem, uma boa colheita tem que esperar anos. Em alguns casos, a pêra deixa de dar frutos completamente.

Vamos considerar as principais razões para tais fenômenos.

Era

Este é um dos motivos mais comuns. Em tenra idade - até 6 a 8 anos - com cuidado adequado e material de origem de alta qualidade, as plantas se desenvolvem bem, seu sistema radicular, assim como os galhos, se fortalece a cada ano, observa-se uma densa massa verde, que garante a frutificação. Mas se a árvore tiver 10 anos ou mais, provavelmente não se deve esperar uma colheita rica.

Além da idade, a peculiaridade varietal da planta também pode ser o motivo. Se há uma árvore no jardim que já dá frutos há muito tempo e depois parou abruptamente, talvez a razão esteja no envelhecimento normal, já que qualquer planta tem seus próprios períodos de atividade. No entanto, a pera pertence à categoria das árvores de fruto, cujas colheitas podem deliciar os proprietários durante meio século. Nesse caso, primeiro você precisa entender a variedade e a idade da árvore.

Algumas variedades de pêra podem não começar a dar frutos imediatamente, mas após 5 ou mais anos. Você não deve derrubar a árvore imediatamente, basta esperar, a menos, é claro, que outros motivos sejam encontrados.

Às vezes, o plantio errado leva à falta de colheita, caso em que é necessário limpar o solo no tronco e desobstruir o colo. A pêra em forma de cunha começa a frutificar 2 anos após o plantio, mas a esse respeito permanece ativa apenas até os 10-15 anos, após os quais não produz mais.

Excesso de ovários

Esse pode ser outro motivo para a falta de frutificação. Com o início da primavera, as árvores do jardim começam a florescer e a polinizar profusamente. O clima favorável estimula a formação de ovários, mas a planta pode eliminá-los. Se o solo for muito fertilizado ou o nível de umidade for mais alto que o necessário, a árvore começa a ficar "preguiçosa": não quer dar frutos. Se um grande número de flores e ovários apareceram, não há dúvida de que atrasarão o crescimento das folhas com brotos, a fotossíntese se deteriorará.

A planta carece de nutrientes, por isso é necessário desbastar os ovários manualmente, pois a pêra nem sempre se sustenta sozinha.

Observe que as frutas devem estar aproximadamente 15 cm umas das outras. Se houver muitos deles, diminui a resistência da árvore do jardim ao inverno, que é repleto de perda de colheita para o próximo ano.

Sem polinizador

É melhor plantar árvores de jardim não em uma única cópia, pois elas precisam de polinização. Você pode começar com duas árvores, com uma delas servindo como polinizador. As abelhas com outros insetos certamente desempenham um papel importante aqui.Sem esses pequenos ajudantes, torna-se quase impossível obter uma colheita de qualquer safra.

Os períodos de floração das variedades devem ser os mesmos. Se não houver insetos no local, você pode polinizar artificialmente com um pincel. Este método é bastante eficaz, embora tire o precioso tempo da primavera dos jardineiros.

Lugar ruim

Antes de plantar qualquer árvore frutífera, você deve selecionar cuidadosamente um local para isso. Cada planta tem seus próprios requisitos para as condições de cultivo. Já a pêra adora áreas bem iluminadas, mas também é importante cuidar para protegê-la de ventos fortes. Se a árvore não está dando frutos, pode estar em um rascunho.

O tipo de solo afeta significativamente o estado da cultura. A escolha de um local deve ser feita de acordo com características como grau de alagamento, grau de umidade, acidez e assim por diante. Se houver muita umidade no solo, as raízes começarão a apodrecer e a água subterrânea lavará completamente todos os nutrientes do solo.

A pêra não tem medo da acidez média do solo, pelo contrário, tais condições desenvolvem sua resistência a certas doenças, por exemplo, a sarna.

Danos em ramos jovens

Como mencionado acima, ventos fortes podem atrapalhar o pleno desenvolvimento e até mesmo a integridade das árvores jovens. No inverno, observa-se forte precipitação, portanto, em tempo de vento, os galhos, estando sob uma massa de neve ou gelo, dificilmente serão capazes de suportar a carga do vento. Assim, é importante proteger a planta de possíveis danos.

Jardineiros experientes sempre monitoram a condição das árvores jovens, sacudem a neve delas e cortam galhos desnecessários.

Cuidado impróprio

Talvez uma das razões mais comuns para a falta de frutificação nas peras sejam as ações ineptas dos proprietários do jardim em cuidar delas. A pêra é uma árvore bastante alta com galhos densos, o que requer regras especiais de tratamento. A planta precisa de uma poda cuidadosa, estreitando o espaço do jardim próximo, caso contrário as flores não vão se fixar e os insetos vão polinizá-las.

Cuidado deve ser tomado com cuidado e seriedade. A poda da árvore em si é muito importante, mas você não pode exagerar para que a planta não enfraqueça. Existem ramos principais que não devem ser removidos. Você só pode eliminar aqueles que crescem dentro da coroa.

Se a pêra tiver muitos galhos secos e velhos, eles devem ser removidos imediatamente, pois podem prejudicar os galhos saudáveis ​​que darão frutos na próxima safra. Com a poda adequada, a luz e o ar fluirão sem obstruções.

Clima

As condições climáticas negativas geralmente afetam a condição das árvores do jardim. Se a planta não for protegida da geada e do vento, haverá muito menos frutas ou mesmo nenhuma fruta. Isso é especialmente verdadeiro para variedades precoces que começam a florescer já em maio.

Se os botões estiverem maduros e a temperatura externa estiver abaixo de 5 graus, o rendimento será fraco. A variedade de pêra deve ser selecionada para uma determinada região, levando em consideração as condições climáticas. No sul, as variedades de maturação precoce dão bons frutos, mas se o jardim estiver localizado nas regiões do norte do país, você deve prestar atenção às colheitas de inverno e outono. Além disso, essas variedades de variedades de pêras são apresentadas em uma ampla gama.

As chuvas com ventos fortes arrancam facilmente as flores das árvores, mas neste caso é quase impossível estar totalmente seguro. Portanto, é melhor escolher não um local aberto para o plantio de peras, mas em um canto tranquilo do jardim, fechado de um lado por uma cerca em branco ou protegido dos ventos por plantações naturais. A falta de iluminação também afeta negativamente o desenvolvimento posterior da fruta. Além disso, eles não serão muito doces.

Doenças

Se fungos ou outras doenças das árvores de jardim não forem tratadas a tempo, os frutos não aparecerão ou haverá muito poucos deles. O problema surge também nos casos em que não consideram necessário alimentar o solo com fertilizantes.

Por exemplo, a falta de nitrogênio interrompe o crescimento das folhas e menos crescimentos aparecem na árvore. Mas se você usar as drogas ou esterco apropriados, o problema será resolvido.

Pragas

Uma pêra não trará muita colheita se for atacada por pragas que afetam os botões dos galhos em fase de desenvolvimento. Os especialistas recomendam o uso do produto "Alatar", que lida com cobre pera. Se a mariposa está preocupada, penetrando profundamente no ovário e comendo a câmara com sementes, as plantas são tratadas com "Ivanhoe".

O tratamento deve ser feito no final da primavera e repetido duas semanas após o primeiro procedimento.

Como resolver o problema?

Se o jardineiro está interessado em eliminar o problema da falta de rendimento das árvores frutíferas, existem várias soluções que o ajudarão a fazer mesmo com que uma pera velha dê frutos. Você pode acelerar o resultado de forma independente e atrasar os períodos de envelhecimento e morte da planta. E não é tão importante se for uma pêra jovem ou adulta - você precisa aprender como cuidar adequadamente de qualquer árvore e como lidar com quaisquer problemas no estágio inicial.

Se não houver polinizador no local, o problema pode ser resolvido da seguinte maneira. Antes de plantar árvores, você precisa colher várias variedades de frutas de uma vez para garantir a polinização cruzada. Esse método já provou sua eficácia na prática. A distância entre as linhas deve ser de pelo menos 4 m. E você também precisa encontrar uma árvore polinizadora, que é o suficiente para 12 acres.

Se você planeja plantar várias variedades, certifique-se de que elas floresçam ao mesmo tempo (isso garantirá a polinização completa).

Se possível, colmeias com abelhas são colocadas perto do jardim. As abelhas são a forma ideal de garantir uma floração rica, o que certamente aumentará a produtividade.

Se já houver árvores plantadas no terreno adquirido, mas violando algumas regras, pode-se fazer um transplante. É verdade que isso deve ser feito com cuidado, visto que a pêra não gosta desses eventos. É melhor transplantar na primavera ou no outono, mas tudo depende das condições climáticas e de outros fatores. Essas manipulações são mais bem experimentadas por árvores jovens de até 3 anos de idade. As árvores mais velhas terão que mexer muito, já que seu sistema radicular penetra bem fundo no solo. Você precisa cavar com cuidado para não danificar nada.

Dicas úteis

Algumas dicas não atrapalharão um jardineiro iniciante.

  • Para aumentar a produtividade, afrouxe o solo sob cada árvore com mais frequência. Nesse caso, as raízes ficarão mais saturadas de oxigênio.
  • Se a estação for seca, é importante garantir uma boa rega. Depois de cada rega, é útil cobrir a superfície do solo para manter a umidade por mais tempo.
  • A fertilização desempenha um papel importante. Basta usar composto ou fertilizantes minerais, cuja introdução deve ser combinada com o afrouxamento.
  • Para uma pêra, você precisa adicionar 5 kg de estrume após 2 anos e cerca de 50 g de superfosfatos.
  • Quanto a outras manipulações, qualquer árvore de jardim antes do inverno deve ser protegida contra geadas e pragas. Para isso, recomenda-se cavar, eliminar todas as pragas, cortar o excesso e os galhos doentes em tempo hábil, plantar uma variedade produtiva e umedecer o solo. Não se esqueça de isolar o sistema radicular antes do frio.
  • Se houver muito azedinha ou cavalinha no local, isso indica um aumento da acidez, que pode ser neutralizada com cal. Será o suficiente para adicionar 200 g de substância por 1 sq. metro.

Ao aplicar todas as recomendações acima, você pode obter resultados surpreendentes na próxima temporada.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário