Por que as folhas da pêra ficam vermelhas e o que fazer?

Contente
  1. Causas
  2. Tratamento
  3. Medidas de prevenção

A folhagem vermelha de uma pereira indica claramente uma violação no desenvolvimento da cultura. No artigo, falaremos sobre o que causou tal violação, como proteger uma árvore das consequências negativas de tal fenômeno e como lidar com isso.

Causas

Para descobrir como lidar com uma manifestação como o avermelhamento da folhagem de uma pêra, é necessário estabelecer a causa dessa violação. Pode haver vários deles, o que não inclui a mudança natural na cor das folhas no outono, a partir de setembro. O jardineiro deve descobrir o motivo e descobrir por que as folhas da pêra começaram a "queimar" antes do tempo.

Entre os motivos que provocam esse fenômeno podem estar:

  • várias doenças culturais;
  • insetos nocivos que devoram a casca, raízes ou tecidos internos da árvore;
  • excesso de calcário no solo ou na cobertura;
  • falta de fósforo (neste caso, aparecem pequenas manchas, que aumentam intensamente);
  • uma grande diferença de temperatura, por exemplo, calor incomum para a área (então as folhas ficam roxas e onduladas);
  • o porta-enxerto com a copa revelou-se incompatível;
  • umidade excessiva (rega frequente ou água subterrânea impede as raízes de respirar);
  • irregularidades de plantio, quando o sistema radicular da árvore é muito profundo.

Portanto, se as folhas de uma pêra ficarem vermelhas no verão em julho ou se tornarem cor de vinho em agosto, isso é claramente um sinal de que a árvore está doente e que a doença está progredindo. Uma necessidade urgente de agir: quanto mais cedo isso for feito, mais rápido você pode salvar a árvore, mantendo uma aparência saudável.

Tratamento

Quando a primeira folha vermelha aparece na pêra, você já deve combater o avermelhamento da folhagem e fazer todo o possível para que ela não se espalhe mais. Os sintomas podem se manifestar de diferentes maneiras: as folhas podem mudar completamente de cor ou podem ficar cobertas de manchas vermelhas. Em qualquer caso, se tais manifestações se concretizaram muito antes do início do outono, é um sinal para o jardineiro começar a identificar a causa e começar imediatamente a salvar a pêra. A propósito, a folhagem afetada rapidamente perde sua forma e se enrola ou seca.

Se você não agir, a árvore murchará e murchará gradualmente. Porém, a planta só está condenada à morte se a enxertia for mal feita (se o rebento for incompatível com o tronco). Em outros casos, a pereira pode ser salva ajustando o cuidado ou tratamento oportuno de doenças.

Considere algumas opções de medidas para restaurar a saúde da pêra e se livrar da vermelhidão.

  • Com a falta de fósforo, as folhas começam a ficar vermelhas a partir do pecíolo (de baixo para cima), enquanto mudam de cor desigualmente. Assim que for percebido, você precisa começar imediatamente a pulverizar com amofos e repetir o procedimento a cada 2 semanas (abril - julho). E na próxima primavera, alimente a árvore com fertilizantes minerais. Eles são aplicados a cada 2-3 semanas em toda a superfície da projeção da coroa até uma profundidade de 7-18 cm. Em tempo seco, é necessário regar após a alimentação.
  • O avermelhamento da folhagem devido à umidade excessiva é eliminado resolvendo o problema pelo qual isso ocorre. Se precipitação frequente e água subterrânea se acumulam no local de pouso, curvas de drenagem devem ser feitas. Ajuste a taxa de irrigação neste caso, e se a árvore ainda vai ser transplantada, então você precisa fazer isso - transplante-a para um lugar mais favorável de uma planície a uma colina, ou faça um canteiro avulso.
  • Pulgões e outros insetos costumam causar vermelhidão. Você pode combatê-los pulverizando com infusão de celidônia.Para fazer isso, 5 talos de celidônia devem ser esmagados e colocados em 10 litros de água quente. Insista morno por 5-6 dias, e após 200 ml de concentrado, dilua em 10 litros de água e após 4-5 dias pulverize as árvores afetadas. É melhor tratar os carrapatos com medicamentos como "Omite" ou "Masai" 2 vezes por temporada.
  • Causa vermelhidão na pêra e uma série de doenças, como câncer preto ou infecções fúngicas. Nesse caso, a casca danificada é removida e os ramos doentes e a folhagem vermelha são removidos. Todos os elementos afetados são necessariamente queimados, a própria árvore é tratada com preparações adequadas.

Um dos motivos mais comuns para o avermelhamento das folhas da pereira nos últimos anos é a chamada enxertia inadequada de uma planta, quando o porta-enxerto era incompatível com a copa. Isso é observado mais nos porta-enxertos de mudas clonais.

A incompatibilidade fisiológica surge devido ao fato de que hoje na Rússia não existe um modelo universal de estoque clonal de pêra.e essa incompatibilidade pode fazer-se sentir mesmo anos após o plantio. Isso pode ser exibido na forma de calores no local da vacinação - o metabolismo é interrompido e as folhas começam a ficar vermelhas.

Nesse caso, nem sempre é possível salvar a planta, é melhor arrancar a árvore e plantar outra em seu lugar. E para não enfrentar esse fenômeno novamente, compre mudas em viveiros onde as mudas de pera são cultivadas a partir de sementes.

Medidas de prevenção

Para o plantio de peras, são escolhidas áreas elevadas, enquanto o sistema radicular não é muito aprofundado. As árvores, para fins preventivos, para evitar o avermelhamento das folhas (para que não lhes falte fósforo, de forma a protegê-las de várias infecções), podem ser tratadas regularmente com uma das composições.

  • "Azofos" - para a prevenção de várias doenças, contra pulgões e insetos nocivos. Diluir a composição imediatamente antes de usar, a uma taxa de 100 ml de conteúdo por 10 litros de água.
  • "Velocidade" - para não prejudicar os ovários, tratam-se com eles antes da floração na proporção de 5 ml de concentrado por 10 litros de água. Não mais do que um litro de solução é consumido para cada árvore.
  • "Delan" - o medicamento tem um efeito negativo sobre quaisquer pragas da pêra, o tratamento com este agente é efectuado após a queda das flores. Um quilo da composição é gasto em uma área de 1 hectare.

A verdade continua relevante: é melhor prevenir um ataque do que se livrar dele mais tarde. Realize trabalhos preventivos no jardim regularmente - e você não terá que lidar com as consequências. A alimentação regular também é importante, mas apenas dentro da norma estabelecida. Exceder as normas pode levar ao processo oposto. E para não ter problemas adicionais e trabalho desnecessário no jardim, escolha variedades de pêras que sejam resistentes a doenças e pragas durante o plantio.

Essas variedades "fortes" incluem "Severyanka", "Tikhonovka", "Dukhmyanaya", "Avgustovskaya dew" e outras.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário