Por que as folhas da pêra ficam pretas e o que fazer?
Para aqueles que são novos na jardinagem, o aparecimento de manchas pretas na pêra pode parecer um problema menor. A verdadeira ansiedade surge no exato momento em que se compreende que a árvore está seca, e nem mesmo é preciso falar sobre os frutos e sua qualidade. No entanto, há um pequeno número de causas muito diferentes de manchas pretas. A vantagem da modernidade é que várias doenças ou distúrbios podem ser facilmente corrigidos por conta própria. Saiba mais sobre por que aparecem manchas pretas nas folhas de pera e como se livrar delas, leia este artigo.
O que é isso?
No início, o número de manchas pretas nas folhas da pera é pequeno e, como resultado, são fáceis de perder. Se certas medidas não forem tomadas, depois de um tempo as folhas da pêra não são mais verdes, mas verdes escuras e, posteriormente, quase completamente pretas. Mais tarde, esse lençol preto seca, se enrola e cai. No entanto, não são apenas as folhas que são afetadas - a perda da colheita e até da árvore é um grande problema. O fato de as folhas ficarem pretas é apenas a ponta do iceberg e sinaliza uma série de problemas sérios ou doenças na pêra. As razões para este fenômeno estão listadas abaixo.
- As folhas podem ficar manchadas porque faltam nutrientes à árvore. Por exemplo, com uma deficiência de cálcio, as folhas ficam amarelas e depois pretas. Como resultado, eles secam e caem. Com a falta de boro, as folhas escurecem e ondulam ao mesmo tempo.
Alguns nutrientes precisam ser adicionados já em setembro.
- O tempo seco também pode ser o motivo do escurecimento das folhas da árvore. Simplificando, a planta é gravemente afetada pela baixa umidade. Isso geralmente acontece no verão (clima quente). As folhas evaporam a umidade em grandes quantidades e, junto com ela, os oligoelementos necessários para a atividade vital desaparecem. Além das folhas, a casca também fica preta, depois vai esfarelar. O escurecimento particularmente ativo pode ser observado nas folhas, que ficam mais tempo expostas aos raios do sol durante o dia. As mudas podem sofrer muito com isso após o transplante.
Uma característica é o escurecimento das folhas do lado sudeste. A partir daí, como você sabe, o sol nasce.
- Se as folhas pretas aparecem na pêra, então, provavelmente, as pragas são a causa. Existem vários parasitas que atacam a pêra com mais frequência do que outros. Freqüentemente, vivem apenas em pereiras.
- Ácaro da pêra. Parece uma pequena aranha de corpo alongado. Alimenta-se de suco de folhas. No inverno, encontra refúgio na casca jovem, no resto do tempo está ativo.
- Besouro de folha comum. Também chamado de cobre pêra. Quando as plantas são infectadas com esses parasitas, pontos de cores diferentes (não apenas preto) aparecem nas folhas: amarelo, vermelho e outros tons mistos. Os parasitas vivem na casca e em galhos danificados. A placa aparece nas folhas e frutos, o que é um ambiente favorável para fungos.
- Aphid. Habita árvores em colônias inteiras, reproduz-se bem e rapidamente. É perigoso porque se alimenta do suco das folhas. O produto residual é o açúcar. É conhecido por criar condições favoráveis para o desenvolvimento do fungo. A curuquerê é uma praga semelhante. Uma característica é a presença de teias de aranha nas folhas retorcidas.
- Se você não encontrou pragas, e a cobertura foi feita corretamente e na hora certa, mas as manchas ainda apareceram, então, provavelmente, a árvore está doente.As doenças a seguir podem ser a causa do escurecimento das folhas.
- Freqüentemente, uma muda de pêra desenvolve uma queimadura bacteriana. Isso é causado por bactérias (um tipo de enterobacteriaceae). É carregado de árvore em árvore por insetos, pássaros, humanos e assim por diante. Cresce bem em clima úmido e chuvoso.
- A crosta costuma ser a causa das manchas pretas. Primeiro, pontos pretos aparecem nas folhas e, em seguida, nos frutos. A crosta primeiro se instala em um galho, depois em toda a árvore. Esta doença está repleta do fato de que pode iniciar uma epidemia. Em caso de doença, os pontos que aparecem se fundem em manchas, pode-se notar uma placa desagradável. Os rebentos com casca também são afetados.
Os primeiros sinais da doença geralmente aparecem no final da primavera. Se não forem tratadas, podem ser vistas no outono. Simplificando, o fato de que as folhas ficam pretas durante toda a estação significa que a doença ou distúrbios estão definitivamente ocorrendo, e é necessária uma ação urgente.
Como tratar?
Talvez o tratamento mais simples para o escurecimento (no caso de a árvore ficar sem umidade) seja a rega banal. Também é necessário pulverizar regularmente as folhas da árvore com água. Os procedimentos são úteis em períodos quentes e secos. Este é um "mínimo" necessário na luta contra o escurecimento.
Agentes biológicos
Agora, a maioria dos jardineiros - no melhor de sua capacidade - prefere fazer sem a intervenção de produtos químicos. No entanto, existem aqueles que têm apenas origem biológica. Um deles é o Gamair, usado no combate a fungos. Sua vantagem importante é o fato de poder ser utilizado em uma árvore com frutos. Ele contém microorganismos que comem açúcar das secreções parasitárias. Assim, cria-se um ambiente não totalmente favorável ao desenvolvimento do fungo. Entre essas drogas, pode-se notar também "Fitoflavin", "Baikal", "Shining" e "VostokEM1". Além disso, os agentes biológicos que ajudam no controle de pragas incluem imunomoduladores e micronutrientes.
Um dos métodos mais comuns e eficazes é aparar as partes doentes.
Se você encontrar um formigueiro ao lado de uma pêra, precisa se livrar dele. Isso pode ser feito derramando óleo, fervendo água ou simplesmente estragando-o. O formigueiro provoca o aparecimento de pulgões.
Produtos químicos
Na falta de certos microelementos, é permitida a alimentação com uma ou outra preparação contendo alta concentração do elemento.
As preparações "Decis", "Karbofos", "Intra-vir" exceto o ácaro da pereira. Normalmente, um comprimido é tomado por cada 10 litros de água. Folhas e tronco são pulverizados com esta solução. O tratamento é realizado a cada 10 dias, 2 ou 3 vezes por temporada. Drogas como "Sherpa", "Dimilin", "Fastak" ajudam a combater o besouro da folha. Eles precisam ser pulverizados três vezes: no início da primavera, antes da floração e após a floração.
O tratamento com estreptomicina e tetraciclina ajuda nas queimaduras bacterianas. Além disso, quaisquer preparações contendo cobre (por exemplo, sulfato de cobre) são salvas das bactérias. Todas as partes afetadas pela bactéria devem ser cortadas e queimadas. As ferramentas são então desinfetadas. Se a árvore inteira for danificada, infelizmente, ela também precisará ser queimada. A sarna é combatida com o líquido bordalês, assim como com o "Fast", o "Horus". No decurso do tratamento da árvore, é neste caso que deve adicionar adubo de cobertura (sal de potássio, cloreto de potássio, sulfato de amónio, nitrato de amónio). Todos os componentes devem ser adicionados ao curativo superior em uma proporção de no máximo 10%.
Para todos os produtos químicos, é importante seguir as instruções de uso. Em caso de overdose, é fácil matar a árvore.
Métodos tradicionais
Como regra, todos os métodos alternativos são bons apenas para o tratamento nos estágios iniciais. Ajuda contra pulgões pulverizando tinturas das seguintes substâncias: cinzas de madeira (0,3 kg) e sabão em pó (2 colheres de sopa.l), pó de tabaco (2 colheres de sopa), cascas de cebola (2 kg), alho e flechas de alho (0,2-0,3 kg), pimenta malagueta (5 unidades). Todos esses ingredientes devem ser infundidos por 3 dias em 10 litros de água. Você não precisa misturá-los. Uma decocção correspondente é preparada a partir de cada um desses componentes. Todos esses fluidos são suaves e podem ser usados a cada 3 dias. As ações devem ser continuadas até que todas as pragas desapareçam.
No combate aos ácaros da pera, são utilizadas decocções de infusão de dente-de-leão (1 kg), copa de batata (1 kg), flor de calêndula (1 kg), bem como de camomila (seus caules, flores e folhas em um volume total de 1 kg). A infusão também deve ser preparada com 10 litros de água.
Cavalinha (3 kg), mostarda em pó (4 colheres de sopa) ou permanganato de potássio (5 g) ajudam com a crosta. Você também precisa insistir tudo por 3 dias em 10 litros de água.
Medidas de prevenção
Obviamente, as principais medidas preventivas visam prevenir o surgimento de pragas.
- É necessário realizar a capina regular do solo próximo à árvore. Muitas pragas vivem na erva daninha.
- Folhas enegrecidas (independentemente do motivo da descoloração) não devem ser compostadas. E mais ainda, não pode ser usado como cobertura morta ou outros fertilizantes. Se não foi possível queimar essas folhas, é preciso deixá-las apodrecer por alguns anos. Após esse período, o fungo ou doença infecciosa morre. Isso é verdade para a maioria das bactérias, mas não para todas.
- A cobertura dá às árvores força não apenas para resistir às doenças, mas também para combatê-las por conta própria nos estágios iniciais. Se a árvore não estiver no estágio inicial da doença e estiver sendo tratada, é melhor suspender a alimentação.
- São necessários tratamentos de outono e primavera com inseticidas. O conjunto básico pode ser adquirido na floricultura local.
- É melhor plantar variedades e tipos de peras resistentes a várias infecções e doenças.
- Os insetos ajudam no combate às pragas: joaninhas e formigas leões. Tente criar condições favoráveis para eles e atraí-los para o seu site.
- Conforme já mencionado, após o uso, todo estoque deve ser tratado com desinfetantes. Isso deve ser feito mesmo se as plantas tratadas estiverem saudáveis.
- A alta umidade contribui para o desenvolvimento de doenças. Não é necessário regar a pêra com muita abundância e frequência.
- A conhecida caiação de baús é uma boa prevenção. Misturas para cal também estão disponíveis nas lojas de flores. Se necessário, eles são fáceis de fazer você mesmo.
De vez em quando, é necessário regar as folhas da pêra com água para removê-las da placa bacteriana. Uma camada de poeira, sujeira ou fuligem pode interferir na fotossíntese. Sua ausência causará a morte da planta.
O comentário foi enviado com sucesso.