Variedades de talões e suas propriedades de desempenho

Contente
  1. Compromisso
  2. Especificações e dimensões
  3. Variedades
  4. Como escolher?
  5. Regras operacionais

O lug é um tipo popular de acessório e é amplamente utilizado em várias esferas da atividade humana. A popularidade do dispositivo deve-se ao seu design simples, longa vida útil, baixo custo e possibilidade de fabricação própria.

Compromisso

Um dos usos mais comuns para talões são tratores e motocultivadores. E embora alguns meios modernos de mecanização em pequena escala tenham esses dispositivos em sua configuração básica, na maioria das vezes eles ainda precisam ser comprados separadamente da unidade ou feitos à mão.

Os talões são utilizados nos casos em que é necessário aumentar a aderência do equipamento ao solo e, assim, aumentar seu esforço de tração e capacidade de cross-country. Assim, os tratores de passeio equipados com garras comportam-se com muito mais segurança em solos soltos e argilosos e tornam-se mais estáveis. Isso permite que o trator portátil realize um cultivo de solo bastante profundo sem o risco de ficar atolado ou enterrar-se no solo. Além disso, o uso de talões para minitratores e carros aumenta significativamente sua capacidade de cross-country em condições off-road ou lama.

No entanto, o uso de talões para máquinas agrícolas e rodoviárias não é limitado.

Em uma forma ligeiramente modificada, os dispositivos são usados ​​para fixar as estufas com mais firmeza no solo., bem como para amarrar uma fundação de madeira ao chão. As alças de construção são dispostas de forma um pouco diferente das alças de roda e são hastes de reforço de metal de até um metro de comprimento com uma matriz soldada em uma das extremidades. Para fortalecer a estrutura, a haste é cravada no solo e a parte acima do solo é aparafusada a uma fundação de madeira ou à base da estufa. Graças ao uso de terminais em forma de T, os edifícios podem suportar fortes cargas de vento, bem como movimentos sazonais do solo.

Especificações e dimensões

Garras para máquinas agrícolas são rodas de metal ou aros aéreos equipados com uma banda de rodagem poderosa que penetra profundamente no solo e adere o equipamento ao solo de forma confiável. O aço altamente endurecido é utilizado como material para sua fabricação, devido ao qual os dispositivos são praticamente indestrutíveis e podem servir por mais de uma dezena de anos. Um importante parâmetro de trabalho dos talões para tratores de passeio e minitratores é o seu diâmetro e peso.

Depende desses indicadores quão bem a unidade realizará seu trabalho de arar a terra, remover ervas daninhas, amontoar várias safras e remover neve. Portanto, o peso mínimo das rodas de metal mais simples não deve ser inferior a 20 kg, caso contrário o uso deste equipamento perderá o sentido e os benefícios serão mínimos. Se as alças, muitas vezes caseiras, não atingem o padrão acima, então são utilizadas em combinação com agentes de pesagem, cuja presença fornece ao equipamento o peso necessário.

Os modelos mais pesados ​​de ganchos são instalados em tratores de passeio e minitratores usados ​​em condições off-road, bem como no desenvolvimento de terras virgens e para o processamento de solos pedregosos pesados.

Além do peso das orelhas, o tamanho das mesmas também é importante.O diâmetro dos modelos de fábrica varia de 300 a 700 mm, e a largura varia de 100 a 200 mm. Os mais populares são considerados modelos Patpiot 490001070 e um dispositivo para motoblocks Celina, Cascade, Kadvi e Neva.

As dimensões desses dispositivos são 400x180 e 480x190 mm, respectivamente. Os modelos são adequados para a maioria das máquinas domésticas e são usados ​​para arar solos macios, remover ervas daninhas e cortar sulcos. Não menos popular e Modelo Patriot S-24pesando 11 kg e medindo 390x120 mm. Ele pode ser usado para soltar o solo, combater ervas daninhas e remover neve. Mais dispositivos globais medindo 500x200 mm podem ser usados ​​em combinação com um arado, e amostras de 700x130 mm são usadas com escavadeiras de batata e cortadores planos.

As garras para motocultivadores têm dimensões mais modestas do que os modelos para tratores de passeio. Então, popular entre os fazendeiros domésticos "Tarpan" e "Neva" pesam apenas cerca de 5 kg, têm um diâmetro de 280 mm e uma largura de 90 mm. Esses dispositivos são usados ​​para soltar solos leves e trabalhar com hillers de uma fileira.

Variedades

O moderno mercado de máquinas agrícolas apresenta uma ampla seleção de diversos modelos de rodas, que são classificadas de acordo com diversos critérios. O principal critério para distinguir as alças é o seu design.

Existem dois tipos de talões de roda.

O primeiro é um produto feito na forma de um ou mais aros de metal soldados equipados com pontas em forma de cone ou placas de canto soldadas em um determinado ângulo. Essa estrutura é instalada no lugar de rodas nativas, e a fixação ocorre por meio de suportes especiais. As vantagens da espécie incluem alta eficiência no cultivo do solo e boa capacidade de cross-country da unidade. A desvantagem é a necessidade de "trocar os sapatos" do trator de passeio, que é um processo bastante demorado e demorado.

O segundo tipo é representado por talões em forma de bicos metálicos, que são instalados no topo de rodas comuns e não requerem instalação no eixo do trator de passeio. Estruturalmente, esses modelos podem ser feitos na forma de correntes ou aros equipados com pontas de metal. Exteriormente, esses modelos lembram vagamente correntes antiderrapantes convencionais para carros.

O desenho “caranguejo”, que consiste em tiras de metal fixadas com um “acordeão” com as bordas dobradas em forma de ganchos, também se provou bem. Os ganchos são colocados no pneu da roda e os suportes são fixados com um limitador de fechadura especial.

Este tipo de carga é especialmente popular entre os proprietários de SUVs e funcionou bem em estradas lamacentas e esburacadas com muita lama e argila. A vantagem desse tipo de terminal é a instalação rápida e o baixo custo em comparação com as rodas de metal. As desvantagens incluem uma habilidade ligeiramente inferior para cross-country e a necessidade de uso adicional de materiais de ponderação.

O próximo critério de classificação é a compatibilidade dos terminais com vários equipamentos. Com base nisso, os dispositivos especiais e universais são distinguidos. E se os primeiros são projetados para um modelo específico de implementos agrícolas ou rodoviários, os segundos são compatíveis com a maioria deles e podem ser instalados em quase qualquer unidade. A vantagem das amostras especializadas é uma maior eficiência e versatilidade, e as vantagens das peruas incluem a praticidade e a capacidade de uso em relação a qualquer técnica. Além disso, esses modelos são muito mais fáceis de vender se não forem necessários.

Como escolher?

Ao comprar uma garra para trator ou carro, é necessário escolher o tamanho correto do dispositivo. E se para um carro é bastante simples fazer isso, basta saber o diâmetro das rodas, então na hora de escolher o equipamento para um trator de passeio deve-se levar em conta também o peso do equipamento.Assim, para modelos pesados ​​com peso superior a 200 kg, recomenda-se adquirir talões largos com diâmetro de pelo menos 70 cm. Para agregados de classe média com peso aproximado de 80 kg, é melhor escolher dispositivos com diâmetro de 30 Para modelos muito leves com peso até 50 kg, e também ganchos estreitos de 9 cm de largura e 28 cm de diâmetro, são adequados para motocultivadores.

O próximo critério de seleção é o tipo de espinhos. Podem ser placas em forma de cunha localizadas nas bordas ou pinos de metal feitos de reforço e, em modelos caseiros, muitas vezes você pode ver um ângulo soldado em um determinado ângulo.

O tipo de protetor metálico é selecionado com base na estrutura do solo e na finalidade das alças. Portanto, ao arar terrenos virgens, é melhor escolher um modelo com espinhos pontiagudos, enquanto os dispositivos com um piso oblíquo profundo ou em forma de cunha com mais de 10 cm de altura são adequados para trabalhar em chernozems úmidos, argila e solos soltos.

Regras operacionais

Para o funcionamento correto e eficiente da técnica, os terminais devem estar instalados corretamente. Para isso, são colocados nos veios das rodas do trator de passeio e fixados com suportes especiais. Ao instalar os ganchos nos cultivadores, eles são colocados no eixo da caixa de engrenagens e fixados com pinos. Se o talão for selecionado e instalado de acordo com todas as regras, seus espigões não tocarão as peças da unidade e, quando vistos de cima, os topos dos espigões em forma de cunha ficarão voltados para a frente na direção do movimento da unidade.

Se o trator ou motocultivador permanecer muito leve mesmo após a instalação dos talões, então a instalação de materiais de pesagem é necessária. Ao utilizar a máquina equipada com qualquer tipo de gancho, é expressamente proibido conduzir sobre uma superfície asfaltada, metálica ou de concreto.

Ao usar talões, as precauções de segurança devem ser seguidas. Para isso, antes de iniciar o trabalho, deve-se ler atentamente as instruções de operação, e também verificar a facilidade de manutenção do motor e a confiabilidade das conexões roscadas do equipamento.

Em seguida, recomenda-se caminhar ao longo da área tratada e retirar entulhos mecânicos, galhos secos e pedras grandes de seu território. E você também precisa se certificar de que não há fios elétricos, cabos de metal e mangueiras de água no solo. E só depois que o campo estiver preparado, você pode começar a trabalhar.

Quando o veículo faz marcha à ré, assim como nas curvas, é preciso ter um cuidado especial: nas manobras bruscas, os espinhos podem tirar uma pedra do chão e ninguém sabe para onde ela vai voar. Isso é especialmente verdadeiro para talões poderosos com uma grande altura de presilha.

Ao final do trabalho, os talões deverão ser limpos de resíduos de terra e tratados com graxa universal ou litol. Armazene os dispositivos em uma área ventilada e seca, longe de fontes de umidade. Com a escolha certa, operação cuidadosa e armazenamento adequado, os talões não quebram por muito tempo e servem aos seus proprietários por muitos anos.

Para obter informações sobre como escolher o talão certo para um trator de passeio, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário