Primer: tipos e escopo
Reparo DIY é uma tarefa difícil, mas factível. A chave do sucesso é fazer o trabalho sem pressa e não seguir os conselhos dos profissionais. O especialista sabe que a etapa necessária de absolutamente qualquer trabalho, seja o acabamento das paredes da cozinha ou o nivelamento do piso do banheiro, começa com o tratamento da superfície com um primer. O escopo desta ferramenta em reparo é muito amplo, e para cada tipo de trabalho existem diferentes tipos de primer.
O que é isso?
Para pessoas não iluminadas, a palavra "cartilha" evoca várias associações. Na melhor das hipóteses, é considerada uma solução para o tratamento de superfícies de madeira antes da pintura. Na pior das hipóteses, eles não se distinguem da massa. Na verdade, esta é uma substância com uma composição complexa e um amplo espectro de ações.
Dependendo do tipo de superfície de trabalho para a qual é necessário um primer, sua composição é ligeiramente diferente, mas a maioria dos primers são uma combinação dos mesmos componentes:
- Componente líquido. Na maioria das vezes é a água, que já está presente na composição da substância. Em alguns casos, o solo é comercializado na forma de pó e também é adicionada água nas proporções indicadas pelo fabricante. O líquido na composição fornece fácil aplicação à superfície e a capacidade da substância de penetrar nas camadas profundas do material.
- A Fundação. A porcentagem desta substância na composição é bastante grande. A base ajuda o primer a não evaporar muito rapidamente, reage com a água, de forma que a composição líquida é distribuída sobre o material processado em uma camada fina e uniforme. A base pode ser polimérica, orgânica ou mineral. Os mais comumente usados são gesso, cimento, cal.
Um primer moderno também pode ser baseado em substâncias sintéticas. A lista deles é mais extensa, mas nem todos são permitidos pelo GOST.
- Pigmentos de coloração. Não é necessário para todos os tipos de primer. Na maioria das vezes, o solo é neutro ou transparente. Mas para o processamento de madeira pura, recomenda-se usar um primer branco ou de cor clara para que a superfície fique bem visível. Alguns primers têm uma tonalidade rosada ou acinzentada. Também se destina a madeira que será pintada de uma forma mais escura do que o branco.
- Adesivos. Eles fornecem tração.
- Substâncias adsorventes (formadoras de filme).
- Betume, óleos, resinas.
- Hidrofóbico (componentes repelentes de água).
- Aditivos anti-mofo.
- Substâncias antibacterianas (inseticidas, fungicidas).
- Polímeros e copolímeros.
- Isoladores.
A composição exata determina o propósito do primer.
Seu uso é recomendado para os seguintes fins:
- Melhor adesão (adesão) entre a superfície de trabalho e a camada de nivelamento. Gesso, massa, tinta a óleo e vários esmaltes são freqüentemente usados como revestimento de nivelamento. Além disso, misturas de cimento, concreto e gesso podem servir para nivelamento.
- Penetração profunda no interior do material de acabamento. Parece que a função é de utilidade duvidosa, porém, é necessária para trabalhar com superfícies antigas.Penetrando profundamente na madeira no chão ou nas paredes, o primer, por assim dizer, mantém suas fibras juntas, evitando descascar e rachar.
- Proteção contra corrosão de superfícies metálicas. Como você sabe, o metal é revestido com tinta não só e não tanto pela beleza, mas também para protegê-lo da corrosão. A tinta terá que ser renovada com muito menos freqüência se uma camada protetora de primer for aplicada sob ela. Uma vantagem adicional do primer - o esmalte ficará mais liso.
- Ação anti-séptica. Alguns materiais de acabamento contribuem para o efeito estufa, o cultivo de fungos e microorganismos, o que afeta o aspecto da decoração e a saúde dos moradores da casa. Por exemplo, o bolor negro que surge da umidade é uma terrível toxina e depressor. Sua aparência é altamente indesejável, e um primer com aditivos antibacterianos ajuda a proteger as paredes. É útil para tratar superfícies de madeira, bem como paredes para drywall, revestimentos, papel de parede líquido, gesso decorativo, outros materiais densos e um piso sob uma betonilha seca.
- "Revelação" da estrutura da árvore. Esta técnica é utilizada para superfícies de madeira, quando não se espera que sejam cobertas com uma camada espessa de tinta ou outro material decorativo. O primer acentua o grão natural da madeira e o verniz é perfeitamente aplicado sobre ela. Há também uma mistura de primer pronto com adição de verniz.
- Economizando materiais de acabamento líquidos. Por exemplo, ao pintar madeira, uma camada de primer evita que a fibra da madeira absorva a tinta. Ao colar papel de parede, reduz o consumo de cola.
- Proteção contra umidade. É necessário em quartos com microclima úmido. Ao mesmo tempo, em ambientes úmidos, o primer é utilizado tanto para acabamento decorativo, como em alguns casos sobre ele.
- Prevenção da perda de fluidos ao despejar a betonilha. Uma das razões pelas quais uma mesa de cimento ou concreto para nivelamento do piso racha ao secar é o "escape" do líquido para a camada do piso. Preparar o piso de base não é apenas necessário, mas necessário. Ao mesmo tempo, você não deve sentir pena da cartilha. O preço é muito mais baixo do que o da betonilha, e um revestimento de alta qualidade pode evitar rachaduras na camada de nivelamento. O primer é aplicado no chão até que as pequenas "poças" não sejam mais absorvidas diante de nossos olhos.
- Reprocessamento. A aplicação do primer secundário nunca é supérflua. É conveniente utilizá-lo sobre a camada de nivelamento, antes de aplicar papel de parede ou outro tipo de material decorativo. A segunda camada de primer não só protege as superfícies de trabalho de vapores, fuligem, mas também facilita a remoção do material de acabamento durante o próximo reparo.
Em uma nova edificação, quando o acabamento é feito pela primeira vez, durante todo o ciclo, o primer pode ser aplicado três vezes: antes do nivelamento, ao longo da camada rugosa de nivelamento e sobre a camada final.
Peculiaridades
Uma característica de um primer de qualidade é a conformidade com as condições de produção, que são regulamentadas pelo GOST. Os fabricantes adicionam várias substâncias e compostos à composição, e alguns deles podem ser muito eficazes, mas não são seguros para a saúde. Somente produtos que atendam a todos os requisitos da norma podem ser usados em ambientes internos.
GOST fornece as seguintes características do solo:
- A cor da substância depois de seca. Antes da aplicação, o primer é geralmente branco, leitoso, rosado, creme e então se torna transparente, a menos que especificado de outra forma pelo fabricante. Algumas espécies têm uma cor mais rica. As cortinas não estão sujeitas a padronização.
- Características externas do solo após a secagem. De acordo com o padrão, deve ser um filme plano, uniforme, fosco ou semibrilhante.
- Condições de armazenamento e presença de sedimentos. A substância é armazenada em um recipiente fechado, longe da luz solar e da umidade. Como resultado, nenhum sedimento significativo deve se formar.Apenas uma camada fácil de misturar e uma película fina são permitidas.
É possível usar o solo após longo armazenamento somente se ele mantiver todas as suas qualidades, de acordo com a norma. O período de garantia não é superior a 6 meses.
- Consumo do solo. Para uma camada, é calculado de 60 a 100 gramas por metro quadrado.
- Resistente ao desgaste. Após esse procedimento, não deve haver marcas de oleosidade na "pele", e o primer permanece liso.
- A densidade ou viscosidade de uma substância. É difícil determinar sem um dispositivo especial, portanto, ao escolher uma ferramenta, você precisa se concentrar no adesivo de informações. O valor padrão é 45. Desvios são permitidos.
- Possibilidade de diluir o primer com solvente. Máximo - 20% de substância em 100% do solo.
- A proporção de substâncias não voláteis (não voláteis). Ele flutua dentro de 53-63%.
- Tempo de secagem e condições de temperatura interna: 24 horas a 20-22 graus Celsius.
- A dureza, elasticidade e flexibilidade do filme, o grau de delaminação - dentro de uma unidade.
- Resistência ao impacto - 46-50.
- O grau de adesão não é superior a 1.
- Resistência a substâncias alcalinas e químicas - 24.
- Normas de segurança para trabalhar com solo. A GOST o reconhece como um material tóxico e facilmente inflamável, portanto é recomendável trabalhar com solo em área ventilada, utilizando equipamentos de proteção individual, longe de incêndios. Aplicar a substância com pincel ou spray de tinta.
Além disso, ao escolher um primer, é importante levar em consideração o que não está escrito no GOST. A saber: as vantagens e desvantagens da substância.
Considere os prós dos diferentes tipos de primer:
- Uma ampla gama de compostos de primer torna possível resolver várias tarefas de reparo e proteger as superfícies internas e externas da sala da influência do ambiente.
- O tratamento da parede garante uma forte adesão do material de acabamento à superfície de trabalho.
- Preço baixo.
- Ajuda a economizar na quantidade de adesivos e materiais decorativos líquidos para acabamento, uma vez que a superfície de paredes, tetos ou pisos após o processamento não absorve o produto.
- Prolonga a vida útil dos materiais de acabamento.
- Facilita sua remoção da superfície durante reparos repetidos.
- O primer na cor do acabamento dá uma tonalidade mais durável e "densa".
- Aumenta a bioestabilidade dos materiais.
- Torna a estrutura da superfície de trabalho uniforme. Em alguns casos, isso é extremamente conveniente. Por exemplo, o gesso velho não precisa ser removido para aplicar uma camada decorativa. O primer tornará sua superfície lisa e monolítica.
- A maioria das espécies são inodoras.
- Protege os acabamentos decorativos em ambientes com microclima úmido.
- Consiste em componentes seguros para a saúde.
- É extremamente fácil de usar e pronto para usar imediatamente após a compra.
Desvantagens de um primer:
- Alto consumo ao trabalhar em uma sala com uma área impressionante.
- As propriedades do primer não são cumulativas, não dobram ou triplicam com o aumento do número de camadas, mas você também pode "exagerar". Nesse caso, o primer não melhorará a aderência, mas, ao contrário, minimizará a qualidade do acabamento.
- Seca completamente em 24-48 horas
- Existe o risco de o produto cair na superfície formando uma camada irregular.
- Alguns tipos de primer, que não podem ser substituídos por uma composição universal, têm apenas uma rica cor vermelha, preta ou marrom e é muito difícil cobri-los com um acabamento decorativo leve. O consumo de material aumenta, o custo dos reparos aumenta.
- Se inodoro, alguns primers são considerados tóxicos. Alguns deles têm um aroma químico pronunciado.
- Não é um material à prova de fogo.
Os recursos característicos são determinados por seu tipo.
Que tipos existem?
A classificação dos primers é feita de acordo com vários critérios:
Pela composição da substância
Existem cerca de uma dúzia de variedades.
- Acrílico. A composição do produto permite que a superfície "respire", apesar das várias camadas de sujidade. É usado em uma variedade de materiais, do concreto à madeira, de acordo com a etiqueta do fabricante. Há também um primer acrílico versátil.
- Mineral. A base é feita de materiais comuns, como cimento, tornando-a adequada para uso em uma variedade de superfícies. Funciona especialmente bem em materiais porosos de origem mineral, calcário e gesso. Resistente à umidade e luz solar.
- Alkyd. Um material que inclui cloreto de polivinila, poliuretano, poliestireno, componentes de acetato e corantes. Por sua natureza, são praticamente universais, inclusive para uso em vidro. Esmalte, poliuretano e primers glftálicos são todas variedades.
- Epóxi. A composição, como o nome indica, é baseada em resinas. Além deles, a composição contém aditivos de origem química. A superfície após o processamento adquire um filme denso fosco ou brilhante, que é resistente ao máximo a influências ambientais agressivas
Características distintivas - resistência a altas temperaturas e danos. Principalmente produtos de metal são processados.
- Silicone. Aglutinante concentrado com a capacidade de dar a cobertura mais durável. Base ideal para tintas à base de silicone. Trabalhar com ele requer cautela, pois os vapores da substância são tóxicos. É relevante para trabalhos fora de instalações residenciais, onde é necessária uma proteção reforçada contra os efeitos negativos do clima e do ambiente.
- Silicato. A base sintética é de vidro de potássio. Esse primer é usado principalmente ao trabalhar com a fachada de estruturas arquitetônicas. Pode ser de tijolo, concreto, com acabamento em gesso. É mais eficaz em conjunto com tintas de silicato.
- Látex. Nome coletivo para um grupo de materiais cuja propriedade principal é preencher poros e fissuras na superfície de paredes, tetos ou pisos. Uma parte significativa da composição do componente pertence a uma substância pegajosa - o látex. É ele quem desempenha a função de camada primária de nivelamento e melhora a adesão das camadas restantes à superfície de trabalho. Com base no látex, formulações universais são feitas.
- Quartzo. O componente básico da composição é a areia de quartzo. Componentes adicionais - grupo de materiais dispersivos em água. A repelência à água e a superfície rugosa durante o processamento tornam-se as principais propriedades do primer. Funciona melhor como meio de aumentar a adesão entre o material de acabamento e as paredes.
Uma vantagem adicional do solo com areia é a sua cor. No tom certo, próximo ao acabamento, proporciona um belo efeito decorativo. Existe uma harmonia entre a absorção e reflexão da luz, e a tonalidade da tinta é revelada da forma mais eficaz possível.
- Shellac. Possui uma composição incomum: suco leitoso obtido de insetos e álcool metílico. Juntos, eles dão o efeito de uma mancha de verniz. Tais composições são ativamente utilizadas no processamento da madeira, pois funcionam como o conhecido óleo secante, mas não apresentam odor forte e não deixam manchas de oleosidade na madeira. Com a ajuda deles, os pontos de corte dos nós em tábuas, toras e vigas são processados para evitar a liberação de resina.
- Fosfato. Phospho-primer é um material monocomponente usado exclusivamente para vários metais. Principalmente em obras na fachada do prédio, devido à capacidade única da cartilha em remover a ferrugem e combater o seu aspecto.
- Betuminoso. Nome geral para uma série de primers cujo objetivo principal é proteger o revestimento do piso. É utilizado sob pavimentos de madeira, sob diversos tipos de pavimentos, pavimentos em betonilha (húmida, semi-seca, seca e pré-fabricada).
A composição pode variar muito, dependendo dos componentes que o acompanham.Estes incluem: gasolina, resíduos de borracha, misturas minerais, água, polímeros. O primer é altamente tóxico, requer trabalho em área ventilada com respirador.
Pelo grau de penetração
- Ação superficial. Essas composições formam uma película densa sobre madeira, concreto, tijolo, calcário, pedra, vidro e outros materiais. Enche a superfície porosa e faz microfissuras, alisa-as antes de aplicar a massa, dá uma ligeira rugosidade, que melhora a adesão dos materiais. Ao mesmo tempo, toda a substância permanece por cima, sem se infiltrar nas camadas profundas dos materiais, o que não é ideal em todos os casos.
- Penetração profunda. Difere dos solos superficiais porque a composição contém substâncias de uma fração mais fina, que são capazes de penetrar em alguns materiais, por exemplo, madeira e seus derivados, até uma profundidade de 15 milímetros. Sua superfície é mais lisa, e uma substância antibacteriana está necessariamente presente entre os componentes. Ele protege as camadas internas da deterioração e da destruição. É real para uso em superfícies de madeira, drywall, gesso, concreto, gesso e tijolo, blocos de concreto, cimento.
Por nomeação
- Madeira. A madeira é muito utilizada na construção civil, devido às suas características estéticas e operacionais, mas é caprichosa no seu cuidado e requer uma seleção criteriosa dos materiais para processamento. O principal problema no acabamento da madeira é um alto grau de absorção de corantes e adesivos pelas fibras de madeira.
Para economizar dinheiro e para melhor distribuição da substância, é necessário um primer que prepare completamente a superfície. Pode ser um primer à base de óleo, acrílico e mineral. Os principais requisitos são a cor clara, a capacidade de penetrar profundamente nas fibras, a presença de impurezas antifúngicas.
- Em gesso. O gesso é suscetível à umidade, fuligem, danos mecânicos, portanto a camada deve ser densa, bem protetora, repelente de água e contendo componentes antibacterianos. As taxas de penetração variam.
- Para metal. O principal requisito é a proteção contra umidade e corrosão. As formulações de um componente são adequadas, por exemplo, fosfato ou goma-laca.
- Contato concreto. É utilizado principalmente para o tratamento de lajes de piso. Oferece proteção contra a penetração de umidade no teto. Composições adequadas para superfícies porosas à base de látex, silicone e silicato, primers universais, soluções betuminosas.
- Universal. É usado se o material não for específico e o microclima da sala não estiver úmido. O material processado pode ser drywall, madeira, gesso, fibra, aglomerado, placas de madeira compensada e painéis OSB.
No local de uso
- Para decoração de exteriores. Soluções com alta resistência aos efeitos da temperatura, luz ultravioleta, umidade, estresse mecânico. Eles processam as fachadas do edifício. No interior, esses revestimentos densos serão supérfluos. Por causa deles, as paredes param de "respirar", existe o risco do efeito estufa.
- Para trabalhos de interiores. São todos primers que, de acordo com GOST e especificações, podem ser usados em ambientes internos.
Por propriedades
- Repelente à água. Forma uma camada protetora em ambientes úmidos. Por exemplo, as paredes são processadas com ele antes do assentamento dos azulejos nos banheiros.
- Antisséptico. Indispensável ao trabalhar com bases de madeira e ao processar edifícios antigos.
- Firmeza. Primer para "tapar" microporos em substratos instáveis como gesso, cal, massa de vidraceiro.
- Anticorrosivo. Necessário onde houver fragmentos de metal ou superfícies sólidas de metal. Previne ferrugem e deterioração do material.
- Adesivo. Melhora a adesão dos materiais ao substrato em diferentes planos. Isso acontece para paredes, tetos e até pisos.
- Final. Completa o ciclo de trabalhos de acabamento em bruto, precedidos de acabamentos decorativos.
- Universal. Usado para superfícies que combinam várias características.
Cores
A cor do primer é de fundamental importância. Uma tonalidade corretamente selecionada, adequada para a tonalidade de um revestimento decorativo, resolve vários problemas de uma vez.
- Verificando a uniformidade da camada de primer. Quanto mais contrastantes forem as cores da superfície de desbaste e do primer, mais óbvias serão as falhas. Isso é muito conveniente para eliminar todos os defeitos, mesmo na fase de preparação.
- Melhorando a qualidade do acabamento. Não há dúvida de que uma base branca para papel de parede branco (especialmente fino) é mais adequada do que uma marrom. Da mesma forma, um primer cinza permite que a tinta cinza se desenvolva ao máximo.
- Economizando na quantidade de materiais de acabamento. Quando se trata de reformas em uma área residencial, onde é difícil encontrar um quarto com menos de 8 metros quadrados, o número de demãos de tinta necessárias para decorar paredes pode reduzir significativamente e aumentar significativamente o custo dos reparos.
- Economizando tempo. Menos uma camada extra de tinta - menos meio dia extra de trabalho físico com um rolo e uma escada contra a parede.
- Prolongando a vida útil do revestimento. À primeira vista, este é um detalhe insignificante, mas na prática é quase o mais importante. Se a cor do primer for igual à da tinta das paredes, então, em vez de danos mecânicos (saliências, lascas, arranhões), onde a camada decorativa vai sofrer em primeiro lugar, o dano permanecerá invisível. Ao usar tons diferentes, a aparência do acabamento se deteriorará mais rapidamente. O que quer que se diga, mas a diferença será perceptível mesmo entre dois tons claros.
- Oferece uma aparência apresentável como revestimento final. Por exemplo, quando em alguns interiores é importante para a estilística preservar a textura da madeira, pedra ou revestimento de cal. Um primer de verniz é usado para madeira e mate para outras superfícies.
Vários fabricantes oferecem paletas de cores ricas para você escolher. Entre os light primers, são populares o branco, biscoito, leitoso, bege, lavanda, cinza cimento, cinza prata, cor pistache, tons de amarelo, verde e rosa da primavera.
Do mais saturado sob a tinta, você pode pegar um primer marrom, azul, verde, terracota, baunilha, azul da Prússia, Marsala, roxo. Os mais escuros são grafite e preto.
À parte, vale destacar os primers para a demão de acabamento, que são dominados por tons naturais naturais: pera, castanha, mogno, teca, carvalho, nogueira, jacarandá, bétula.
Como escolher o melhor?
Para escolher a cartilha certa, você precisa basear-se em vários aspectos.
- O primeiro ponto de avaliação é que as reformas são planejadas dentro do edifício ou ao longo de sua fachada. Em seguida, avalia-se a proteção das áreas tratadas contra umidade, temperatura, raios ultravioleta e influências mecânicas. Com base nesses parâmetros, escolha um primer para trabalho externo ou interno e determine o grau de cobertura do material. Quanto menos severas as condições climáticas e microclimáticas, mais leve deve ser o primer.
- O segundo ponto é a avaliação da área da superfície tratada. Quanto maior a área, mais sensato escolher uma composição densa, que não requer mais de duas camadas. Isso economiza custos e esforço.
- O terceiro ponto é variável: a escolha de um primer de acordo com sua função ou o tipo de base a ser tratada. E a este respeito, os pintores recomendam o uso de uma regra simples: o primer, pelo tipo de base, deve ser o mais complementar possível ao material da superfície. Se esta opção for improvável, o acabamento deve ser combinado na base com a base do primer.De acordo com este princípio, as bases minerais são selecionadas para materiais de origem natural, sintéticos - para sintéticos, tintas de silicone para primers de silicone, tintas alquídicas - sobre primer alquídico.
- Primers minerais são usados em superfícies de cal fresca, gesso (gesso), concreto, cimento e tijolo. Eles podem incluir gesso, cimento, calcário. Para uso ao ar livre, uma base repelente de água deve ser usada. Para interno, para que o gesso não molhe, é necessário um de secagem rápida.
- Para gesso mineral - um primer exclusivamente mineral que melhora a higroscopicidade, aumenta a adesão, seca rapidamente, à prova de vapor e resistente às condições ambientais.
- Para o tratamento de materiais previamente pintados, são indicados primers à base de sulfato de cobre. Eles trabalham com o princípio de "decapagem" para superfícies sujas, após o qual você pode começar a pintar imediatamente.
- Para materiais fracos, de fluxo livre e altamente porosos que absorvem facilmente substâncias líquidas, use um primer de penetração profunda com boa adesão. Por exemplo, quartzo com aditivos de dispersão em água, acrílico e substâncias à base de silicone são adequados. Antes de usar esmaltes para acabamento decorativo, substratos altamente porosos são tratados com compostos alquídicos profundos. Se a camada superior não se mantiver firme, se desfizer, se quebrar, é necessário um primer de reforço.
- Para substratos metálicos, recomenda-se o uso de tratamento anticorrosivo à base de bases alquídicas, epóxi, fosfato, glftálicas. As formulações de mono-componentes e diluídas são adequadas.
- Um primer fosco de adesão também é bom. Geralmente é usado localmente para móveis, janelas, portas. É possível em superfícies combinadas, pois cria a rugosidade ideal para a adesão, mesmo em vidro, plástico, alumínio e outros tipos difíceis. Você pode diluir a mistura seca antes de usar ou usar o pronto.
- Para bases combinadas de madeira e metal, é importante usar uma suspensão líquida de componentes alquídicos, dessecante, estabilizantes e solvente.
- As superfícies de madeira são impregnadas com agentes anti-sépticos que penetram profundamente no material. Para proteção contra resina, os locais de irregularidades e galhos são tratados com “epóxi”. É indesejável misturá-los. Depois de avaliar a condição da base, você precisa escolher uma mais adequada.
- O acabamento da madeira é efectuado com primário lacado.
- Para madeira não sólida, mas materiais feitos de suas fibras e adesivos, primers acrílicos leves são recomendados. Eles são adequados para o processamento de compensados não laminados e aglomerados, OSB, painéis de fibras e materiais compostos. Eles lidam com a tarefa, mesmo que a tinta tenha sido aplicada anteriormente à árvore.
dicas e truques
Uma das vantagens do primer é a facilidade de uso. Mas mesmo que o procedimento não exija complexidades especiais, ele atenderá às expectativas 100% somente se usado corretamente.
Pintores profissionais aconselham você a seguir uma série de regras simples:
- A preparação da superfície é uma etapa obrigatória. No caso de base velha que já tenha sofrido uma ou mais reparações, as camadas anteriores do revestimento decorativo devem ser cuidadosamente retiradas. Para isso, são utilizadas soluções especiais, removedores de tinta, pincéis, raspadores, água. Após a remoção dos restos do material, a superfície é lavada e secada.
- Novas paredes, piso e teto somente após a conclusão da construção exigem menos esforço. Eles devem ser despojados e desengordurados. Um aspirador de pó e limpeza úmida ajudam a remover a poeira, e você pode se livrar da gordura usando uma composição especial ou água com sabão em pó. Em seguida, as superfícies podem secar bem.
- Conformidade com as precauções de segurança. O primer é um produto inofensivo, mas se entrar em contato com as mucosas e a pele, pode causar irritação e uma reação alérgica.Os trabalhos são realizados em equipamentos simples. É aconselhável proteger as mãos com luvas, a cabeça com lenço e o rosto com respirador. Evite o contato com os olhos ao processar tetos.
- Proteja as superfícies circundantes. O primer cria um revestimento de filme denso, às vezes colorido, e se você não proteger o revestimento do piso ou os objetos decorativos, após a secagem, deixarão vestígios sobre eles.
- Seleção correta de ferramentas para diferentes tipos de superfícies. A ferramenta mais popular para tratar paredes é um pincel sintético. Não absorve o produto, permite eliminar todas as fissuras e locais de difícil acesso. Áreas grandes e planas são fáceis de rolar, mas absorvem muito líquido desperdiçado. Para camadas mais uniformes e finas, é usada uma pistola de pulverização.
- O teto é preparado com um longo rolo de alça. Você não pode usá-lo em pé abaixo, para que o produto não entre em contato com seus olhos, cabelo ou pele. Para trabalhos de pintura, você precisa de uma escada.
Você também precisará de um banho de tinta ligeiramente mais largo que a largura do rolo com uma superfície inclinada com nervuras para remover o excesso de produto. Você precisa rolar o rolo estritamente em uma direção, sem deixar espaços. A segunda camada é aplicada perpendicularmente à primeira. Não é seguro preparar com um borrifador, pois a substância se deposita de cima para baixo no processo e é simplesmente inconveniente trabalhar com um pincel.
As ferramentas de processamento são as mesmas das paredes, mas as escovas são mais largas e um rolo de espuma é desejável. Os pincéis sintéticos são utilizados na forma de pincéis largos, planos para pintura em locais de difícil acesso, radiadores para o mesmo fim.
Os rolos são adequados para aplicar primer no contrapiso e para dar acabamento em pisos de madeira. As ferramentas de cochilo curto e longo funcionam melhor no contrapiso antes da instalação dos ladrilhos e da mesa, mas não são adequadas para acabamento de superfície devido às listras de cochilo feias. Os rolos cilíndricos macios (lã, espuma de borracha) e os rolos de canto são universais para locais difíceis. Um borrifador não é adequado, pois o primer para piso é mais viscoso e entope rapidamente o borrifador.
- Não use um produto que expirou. Será difícil removê-lo da superfície e o primer não dará mais um revestimento de filme uniforme.
- Só é possível aplicar tinta, cal, papel de parede líquido e outros materiais após a secagem completa do primer. Isso é 24 horas ou mais, apesar do desempenho da embalagem. A camada externa pode parecer seca, mas 10-15 milímetros da composição em profundidade ainda devem secar.
- Um ventilador de calor ou aquecedor pode ajudar a acelerar a secagem. As correntes de ar e a umidade no ambiente não devem ser permitidas até que o primer esteja completamente seco.
- É fácil verificar se está pronto para trabalho posterior - com um pedaço de fita adesiva. Não vai aderir a uma superfície molhada, mas numa superfície seca vai aderir bem e remover sem deixar vestígios.
- Para tintas com baixo poder de cobertura, é melhor usar a cor mais semelhante.
- Lave as ferramentas entre a primeira e a segunda demão. O filme vai secar neles, bem como na superfície tratada. Se não forem lavados, podem ser embrulhados em um pano úmido e colocados em um saco plástico.
Fabricantes e avaliações
A produção de primer é um nicho muito desenvolvido hoje. Dezenas de fabricantes oferecem seus produtos para diferentes fins e com preços diferentes. A avaliação dos fabricantes no mercado nacional, compilada com base em inúmeras análises, ajudará a fazer a escolha certa.
- Marca Bolars. É um fabricante nacional especializado em misturas secas para construção. Os produtos são fabricados com equipamentos de alta tecnologia, controle de qualidade em todas as etapas da produção e atendem às normas de segurança.É importante ressaltar que as avaliações daqueles que testaram o primer indicam que sua qualidade é superior às de contrapartes mais caras.
Na linha de primers existem agentes de foco estreito - para ladrilhos não vidrados, juntas de rejuntamento, vidro. Eles fornecem resistência à umidade e um acabamento brilhante. Produtos anti-mofo e contato com concreto merecem elogios especiais.
- Empresa Knauf. Avaliações de clientes confirmam que os produtos da marca são famosos pela qualidade alemã a um preço competitivo. Os primers lidam com tarefas difíceis, como o tratamento de paredes velhas, madeira, superfícies desintegradas e porosas.
O sortimento de materiais de acabamento Knauf é muito amplo, existindo uma cartilha para qualquer tipo de trabalho. Separadamente, são produzidas formulações para todos os tipos de tintas, para o processamento de superfícies de teto, para paredes, contrapisos, incluindo misturas de nivelamento.
Dignos de nota são os primers universais que Knauf produz em quantidades predominantes. A desvantagem do produto é que a combinação ideal do primer é dada apenas com materiais de acabamento do mesmo fabricante. E custam uma ordem de magnitude mais cara do que os materiais de outra produção.
- Marca alemã Vetonitcom filiais na Rússia. Os fabricantes garantem todos os produtos, independentemente da superfície (paredes, piso, teto) a que se destinam e em que estado se encontram. Devido às excelentes qualidades penetrantes, adesivas, impermeáveis e antibacterianas do primer, ele é solicitado em casos especiais de reparo e na construção em massa por profissionais.
- Empresa "Lakra" está praticamente no mesmo nível da preocupação alemã. Há mais de vinte anos ela se especializou na produção de primers alquídicos e acrílicos. Eles não se destinam ao acabamento, mas são mais eficazes como base para outros materiais. Separadamente, vale destacar um primer preto para superfícies metálicas, que várias vezes melhora a adesão e resistência do material aos efeitos negativos da umidade. Primers de ação profunda bons e versáteis.
Uma vantagem indiscutível dos produtos é que é possível adquirir um primer solúvel em água concentrado, o que permite economizar uma quantia significativa, já que sai 5 vezes mais dinheiro do que na compra de um pronto pelo mesmo dinheiro. Segundo as resenhas, a cartilha "Lacra" é um produto que atende às expectativas, e de pintores profissionais muitas vezes entra na categoria de adquirido sistematicamente.
- Marca Tikkurila - uma das líderes reconhecidas no mercado de tintas e vernizes. Uma vez que a tinta é projetada para superfícies completamente diferentes, os primers são muito diversos. Aqueles que os testaram na prática reconhecem unanimemente o melhor primer da linha para superfícies de madeira, incluindo chapas de fibra, MDF e aglomerado. Existem também soluções para superfícies complexas: vidro, alumínio, plástico, ladrilhos cerâmicos, aço, além de primer para processamento de metais ferrosos e não ferrosos, solúvel com white spirit. Os clientes dos produtos Tikkurila confirmam que, quando usados em conjunto com tintas, é obtido um efeito de publicidade.
- Como o primer finlandês é projetado para condições climáticas adversas e Fabricante britânico Dulux sabe muito sobre materiais resistentes à umidade para processamento de fachadas. Você pode trabalhar com esse primer em clima úmido e frio. Ele protege perfeitamente a madeira do apodrecimento e o metal da corrosão.
- Primer "Tex". Os amadores reconhecem este produto como digno em termos de qualidade, preço, facilidade de aplicação e efeito obtido. Mas os profissionais nem sempre ficam satisfeitos mesmo com as substâncias concentradas da série "Profi". Eles consideram o preço deste produto um pouco caro e as promessas do fabricante embelezadas.
- Alguns profissionais contrastam a cartilha Tex produtos "Ceresit". A julgar pelas críticas, sua capacidade de penetração é melhor, a capacidade de cobertura é maior e a qualidade é mais confiável. Adequado para várias superfícies internas e externas.
- Primers menos exigidos Axton, Bergauf, Unis, Osnovit, Aquastop e outros... As opiniões sobre sua qualidade estavam divididas. Alguns acreditam que se trata de uma qualidade decente a um preço acessível, outros argumentam que é água e giz, e a única vantagem da compra é um recipiente conveniente.
Exemplos e opções de sucesso
A aplicação de um primer é uma etapa necessária no acabamento de interiores e fachadas. Isso já foi comprovado na prática por exemplos de sucesso. Assim, o primer é uma ferramenta universal para aplicação em superfícies porosas, processamento de tijolos, cimento, blocos de espuma, vidro, metal, madeira, cortiça.
É necessária para proteger o aterro a seco de polímero e a betonilha, é indispensável para aumentar a aderência do vidro ao material de acabamento, protegendo a tinta de base aquosa, reforçando o acabamento em tinta velha, gesso ou massa de vidraceiro. Separadamente, vale destacar os tipos menos comuns de primer - acabamento, verniz, proteção para ladrilhos não vidrados e rejuntamento de juntas entre ladrilhos.
Para os tipos de primers, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.