Primer de parede para papel de parede: acabamento de alta qualidade

Primer de parede para papel de parede: acabamento de alta qualidade
  1. Por que isso é necessário?
  2. Tipos de primers
  3. Especificações
  4. Como tratar a superfície corretamente?
  5. Por quanto tempo ele seca?
  6. Pontos importantes

Tendo iniciado os reparos, muitos negligenciam uma etapa tão importante do trabalho como a preparação das paredes. E completamente em vão. O uso de primers antes do acabamento permite que o revestimento adira com mais firmeza à superfície das paredes, minimizando o risco de defeitos futuros.

No entanto, você não deve usar nenhum tipo de solo que esteja disponível. Você precisa saber e compreender como processar adequadamente as paredes, o que é necessário para isso e o que é estritamente proibido.

Por que isso é necessário?

Uma das etapas mais importantes na preparação das paredes antes de pintar ou aplicar papel de parede é a preparação.

Vamos considerar as principais funções do primer:

  • Adesão. O aumento da adesão entre os materiais garante uma aderência firme das camadas e evita que as teias se desprendam. Com adesão insuficiente, o novo ladrilho logo cairá junto com a cola, o gesso novo começa a se desintegrar e o papel de parede caro rola. No entanto, o mesmo destino aguarda papéis de parede baratos. E essas manifestações são quanto mais fortes, mais lisa e mais lisa era a superfície antes do acabamento. É por isso que o primário das paredes é de fundamental importância.

Durante o processamento, as paredes tornam-se ásperas, devido a que a camada superior dos materiais de acabamento adere às paredes da forma mais firme e uniforme possível.

Um exemplo de um adesivo típico comumente usado para o tratamento de superfícies lisas e lisas é o contato com concreto. Ele contém pequenas partículas de quartzo em combinação com uma base adesiva. Durante a aplicação, a superfície mantém-se bastante plana, mas adquire o grau de grão necessário, o que garante uma elevada qualidade dos posteriores trabalhos de acabamento e decoração.

  • Fortalecendo a superfície. O solo penetra profundamente (até 15 cm) nos poros das paredes e cola-as, minimizando assim a probabilidade de delaminação da base. O material fica mais resistente e homogêneo. Quanto menos defeitos internos nas paredes, maior será a qualidade do acabamento.

O primer reduz a probabilidade de destruição subsequente do material e isso é muito importante para todos os tipos de paredes, especialmente para materiais porosos e soltos (gesso ou tijolo).

  • Tratamento anti-séptico. O mofo e o bolor que aparecem no teto e nas paredes de uma sala são perigosos para a vida e para a saúde. Nem os proprietários de casas, nem os habitantes de prédios altos têm seguro contra o aparecimento de tais hóspedes indesejados - eles surgem onde houver alta umidade e pouco ar, onde a temperatura não for particularmente alta e não houver oportunidades de ventilação . É por isso que o mofo aparece com mais frequência em banheiros, mas também pode ser encontrado em quartos residenciais. Alergias, asma, doenças crônicas dos sistemas broncopulmonar e nervoso - esses são apenas alguns dos perigos que aguardam os moradores de apartamentos e casas afetadas.

Para proteger com segurança as paredes do mofo, são usados ​​solos especiais, que incluem anti-sépticos. Eles destroem as bactérias e evitam o crescimento desses microrganismos perigosos, tornando o microclima limpo e saudável.

  • Consumo de cola reduzido. Durante o primer, a parede é recoberta por uma película lisa, que evita a absorção excessiva dos adesivos.

O uso de primer facilita muito o processo de aplicação de acabamentos (cola, gesso ou tinta), o que faz com que a matéria-prima seja consumida de forma mais econômica. Para superfícies tratadas com composições especiais, basta uma única camada de tinta, mas as superfícies "nuas" precisam de duas, três ou até mais camadas. Isso leva a um aumento no consumo de tinta (ou cola), no custo do esforço e no tempo, já que cada camada aplicada deve secar completamente antes de aplicar a próxima.

É por isso que o priming não é apenas de alta qualidade, mas também economias tangíveis.

  • Disfarce. Manchas escuras e amareladas são mascaradas - isso é especialmente importante antes de aplicar papel de parede claro ou pintar com esmaltes brancos. Se você comprou uma casa ou apartamento no mercado secundário e iniciou os reparos, depois de remover o papel de parede ou tinta velha, poderá encontrar manchas de gordura, bem como vestígios indeléveis de café, tinta colorida, fuligem corrosiva, tabaco e outras surpresas desagradáveis ​​semelhantes. Esses traços são mais propensos a brilhar no novo papel de parede, especialmente se você usar cores claras e uniformes, e isso inevitavelmente arruinará todo o visual da sala.

Para combater essas manchas, são usados ​​primers de pigmentos especiais, que mascaram as manchas de uma vez por todas.

  • Hidratante. Umedecimento uniforme da superfície a ser tratada é de fundamental importância antes do reboco. Se a parede não for umedecida, em diferentes áreas a camada higroscópica final começará a secar em taxas diferentes - em algum lugar ela vai secar por mais tempo, mas em algum lugar muito rápido e você terá que molhar as paredes repetidas vezes. Tudo isso invariavelmente levará ao fato de que a superfície está coberta de manchas e parece inestética. A razão para isso é a heterogeneidade do próprio material. Lascas e pequenas rachaduras podem estar localizadas no interior e, além disso, algumas áreas aquecem mais rápido (perto de canos e baterias). É o priming que proporciona umidade e secagem uniforme do revestimento e, com isso, melhora a qualidade do acabamento.

Tipos de primers

Todos os tipos de primers são divididos de acordo com três critérios: solubilidade, material de base e escopo.

De acordo com o critério de solubilidade, existem:

  • à base de água - acrílico, bem como silicone e silicato;
  • à base de minerais naturais (gesso, cimento);
  • compostos dissolvidos por matéria orgânica - poliuretano, látex, alquidos.

Os componentes usados ​​são:

  • alquídico - misturas versáteis, igualmente eficazes em superfícies de madeira, concreto ou metal;
  • os acrílicos são usados ​​principalmente em paredes de tijolo e gesso; eles têm um bom desempenho em superfícies como cartão e aglomerado;
  • poliuretano - ideal para revestimentos de baixa absorção, bem como em paredes sujas e empoeiradas;
  • látex - suspensões eficazes, adequadas para todos os tipos de paredes;
  • mineral de silicato - adequado para superfícies de concreto e gesso;
  • glftálico - os mais eficazes para a preparação de bases de metal ou madeira, são utilizados em ambientes com alta umidade;
  • perclorovinil são considerados solos universais, ideais para o preparo de locais mal e raramente aquecidos. Lembre-se de que as formulações de perclorvinol têm um odor desagradável, portanto, o processamento só deve ser feito em uma área bem ventilada;
  • o alumínio é eficaz para superfícies afetadas por fungos;
  • os epóxi são ideais para superfícies de metal, eles protegem a corrosão de forma confiável e aumentam a adesão aos materiais de acabamento;
  • os compostos de goma-laca evitam o aparecimento de resinas, por isso são utilizados no trabalho de superfícies de madeira.

De acordo com sua finalidade, os primers são divididos nos seguintes tipos:

  • Universal projetado para todas as superfícies e para qualquer revestimento.Via de regra, eles são usados ​​para pequenos volumes de trabalho nos casos em que uma composição especializada não está disponível, ou para processar superfícies que consistem em materiais de um tipo misto.
  • Agentes antifúngicos são recomendados para cozinha e banheiro. Eles contêm ingredientes que impedem o crescimento de mofo e bolor. Eles fornecem adesão de tal força que o revestimento adere firmemente ao substrato e nenhum microrganismo pode penetrar.
  • Os anticorrosivos são usados ​​para trabalhar com elementos metálicos, prolongar sua vida útil e prevenir o aparecimento de ferrugem.
  • As misturas de penetração profunda são uma excelente opção para substratos porosos, insuficientemente fortes e soltos. Essa parede é totalmente reforçada, portanto, é frequentemente usada ao trabalhar com gesso, drywall e concreto de espuma.
  • Primários de cobertura com propriedades isolantes.
  • Os pigmentados são adequados para materiais leves.

Aliás, alguns artesãos preferem fazer uma cartilha com as próprias mãos. Existem várias receitas comuns:

  • De sabão em pó e sulfato de cobre. Para preparar tal composição, água é levada e levada para ferver, após o que sabão em pó ralado é adicionado a ela. Para 7 litros de líquido, é necessário 1 briquete de 65% de sabão. Aí também é necessário adicionar 100 g de sulfato de cobre e 50 g de cola para trabalhos de carpintaria. A composição é cozida em fogo baixo por meia hora, após o que é filtrada e resfriada.
  • A segunda composição é mais fácil de preparar. Serão necessários 1 litro de cola PVA e 5 litros de água. A cola é diluída com água até uma consistência homogênea, após o que se adiciona um pouco de cimento, agita-se e filtra-se.

Ambas as formulações proporcionam penetração profunda e garantem alta adesão. Todos os componentes da mistura estão disponíveis a baixo custo. Sua única desvantagem é a falta de características anti-sépticas.

A cola de papel de parede ou PVA diluída em água também é usada como primer.

Especificações

Em tempos de escassez, a cola comum era usada como base. Agora, quando o sortimento das formulações propostas é amplo e variado, não é tão fácil para o consumidor responder à pergunta - qual cartilha preferir? Vamos tentar entender os meandros da escolha.

Para determinar e escolher corretamente um primer adequado, em primeiro lugar, é necessário saber em que tipo de superfície será aplicada a composição, bem como estudar as características do ambiente (umidade, temperatura) e o tipo de material de acabamento .

A escolha do primer é baseada em vários aspectos:

Por tipo de revestimento de parede

Uma ampla seleção de primers secos e líquidos para painéis duros, placas OSB, tijolo, metal e madeira é apresentada em lojas de ferragens. É muito importante levar em consideração o estado dessas superfícies. Na hora de verter, vale a pena comprar uma suspensão com penetração profunda, se as paredes forem afetadas por fungos ou bolores perigosos, é melhor tratá-las com uma mistura de secagem rápida com fungicidas.

Superfícies diferentes requerem primers diferentes. Por exemplo, drywall não "aceitará" todos os primer: ele absorve umidade, e se a composição para processamento for escolhida incorretamente, então a camada de papel de parede no futuro será removida apenas junto com o papelão. É por isso que requisitos especiais são impostos aos primers para este tipo de materiais: um solvente é inaceitável em sua composição e deve ter propriedades de resistência à umidade. A melhor escolha é um primer acrílico, que protegerá o material e garantirá a máxima aderência às superfícies.

Nem todo solo é adequado para compensado devido à sua estrutura porosa e alta taxa de absorção de água. A melhor escolha seria uma suspensão alquídica baseada em óleo secante ou composições acrílicas de água.

Para madeira não tratada fresca, bem como para cartão e aglomerado, é melhor comprar solos alquídicos melhorados, pois fortalecem os poros e evitam o inchaço das telas.No entanto, eles contêm um solvente orgânico, portanto, o primer não pode ser usado em instalações residenciais. Em casas e apartamentos, vale a pena dar preferência aos solos acrílicos - eles têm as mesmas propriedades, mas são totalmente seguros para a vida e saúde humana.

Superfícies de concreto, assim como tijolos, são tratadas com compostos minerais à base de cimento ou gesso.

Se as paredes forem revestidas com massa velha, então, além do primer, é aconselhável cobrir as paredes com cola diluída. Caso contrário, o papel de parede primeiro grudará, mas depois de um tempo cairá junto com a camada superior de massa.

Por tipo de papel de parede

Ao escolher um primer, você deve levar em consideração o material sob o qual ele é aplicado - sob papel de parede ou pintura. Em teoria, você pode usar misturas universais, mas seria mais correto focar em tipos específicos de papel de parede (vinil, não tecido ou papel), bem como um tipo de tinta e paredes preparadas apenas para eles. Muitas pessoas aplicam cola de papel de parede diluída, mas ela pode deixar manchas e fazer com que o papel de parede fique amarelo, então essa opção não pode ser considerada a mais bem-sucedida.

Um primer acrílico funcionará bem para todos os tipos de papel de parede. No entanto, o não tecido "requer" suspensão alquídica. Devido ao elevado número de partículas pigmentadas, além da propriedade de formar um fino filme semi-fosco, mascara perfeitamente as manchas escuras nas paredes e forma uma base ideal para papéis de parede cintilantes, enfatizando a cor.

Sob as tintas à base de água, principalmente utilizadas na decoração de interiores, é aconselhável utilizar composições poliméricas.

Como tratar a superfície corretamente?

A correta preparação das paredes é a garantia da qualidade dos demais acabamentos. Antes de iniciar o trabalho, retire papel de parede ou tinta velha, remova a camada de gesso que se desfaz, lave a cal, desengordure e nivele a parede.

Se tiverem papel de parede antigo, são removidos com uma espátula. Antes de iniciar a desmontagem, a superfície é abundantemente umedecida com água ou um líquido especial. Uma solução com sabão será suficiente para remover papel de parede simples, mas pequenos cortes devem ser feitos em panos mais densos e laváveis ​​para que o líquido penetre na base e facilite sua remoção.

Se não for possível remover o revestimento da primeira vez, vale a pena repetir a operação.

Dica: para papel de parede resistente, você pode usar um ferro comum. A superfície de aquecimento é aplicada no local desejado através de um pano úmido e pressionado por alguns segundos.

Após a remoção de todo o papel de parede antigo, a parede é lavada e limpa com uma espátula.

Se a parede for rebocada, então não há uma resposta definitiva para a questão de remover a camada antiga - tudo depende do estado do revestimento. É muito simples verificar - você só precisa bater na parede. Se o revestimento estiver solto e tiver rachaduras, a massa simplesmente borrifará, esse revestimento deve ser removido e uma nova camada aplicada.

As paredes pintadas são limpas de várias maneiras. Se um raspador comum for suficiente para uma emulsão de água, as tintas de esmalte podem exigir solventes especiais. A parede limpa deve ser lixada com lixa de grão grosso.

Qualquer limpeza de superfície deve ser realizada de maneira segura. Na realização dos trabalhos, deve-se utilizar respirador universal e óculos de proteção, e a sala deve ser ventilada. Se removedores forem usados ​​para remover a camada de tinta antiga, você deve proteger a pele com uma pasta especial dos efeitos adversos dos solventes.

É imperativo não remover revestimentos antigos com um ferro de solda e tochas a gás.

Se for encontrado mofo ou bolor, desinfete com água sanitária ou preparações especializadas.

Somente após o pré-tratamento deve-se proceder diretamente à aplicação do primer. E lembre-se - a mistura é aplicada apenas em paredes completamente secas!

Para preparar a parede, é necessário o próprio primer, além de ferramentas: um rolo de pintura, um recipiente (palete) e um pincel.

Observe que os solos são vendidos na forma líquida e seca. O primeiro pode ser usado imediatamente, mas o segundo deve ser diluído em água nas proporções indicadas pelo fabricante na embalagem.

As instruções para aplicação de primers são as seguintes:

  • com uma escova especial, escove a poeira deixada após a remoção do revestimento antigo;
  • desengordurar a base - isso irá garantir uma boa aderência do solo a qualquer base, via de regra utiliza-se aguarrás ou acetona comum;
  • aplicar o primer na parede com rolo de pintura especial, evitando o aparecimento de "poças", respingos e pingos;
  • locais de difícil acesso (saliências, cantos, elementos decorativos) tratar com um pincel.

A camada de revestimento não deve ser espessa. Após a secagem da primeira camada, o primer deve ser reaplicado.

Se você usa cola como base, deve levar em consideração várias características dessa composição. É muito importante diluir a composição com água até uma consistência leitosa. Isso é especialmente verdadeiro se você usar cola PVA (é usada em ambientes com alta umidade) - caso contrário, antes da próxima colagem, você não conseguirá arrancar o papel de parede, mesmo que o molhe abundantemente.

Por quanto tempo ele seca?

Depois que todo o primer foi aplicado na parede, você precisa esperar até que seque completamente. Papel de parede ou pintura só é possível depois que a parede está completamente seca.

Quanto tempo você tem que esperar depende de muitos fatores, incluindo o tipo de solo em si:

  • o primer acrílico seca em cerca de 2-3 horas;
  • alquídica seca após 20 - 22 horas;
  • levará cerca de um dia para solidificar o solo gliftal;
  • a secagem das suspensões de poliuretano levará cerca de um dia;
  • para um primer de silicone, leva cerca de 5 horas;
  • o primário de látex seca muito rapidamente - pode começar a terminar o trabalho 2 horas após a aplicação;
  • os silicatos e os compostos minerais são os que mais secam - precisarão de mais de um dia;
  • mas as misturas à base de água secam instantaneamente - você pode aplicar tinta e colar o papel de parede após 20-30 minutos.

A velocidade com que uma parede seca pode ser afetada por outros fatores, incluindo:

  • umidade do ar - quanto mais alta, mais devagar o solo seca;
  • condições de temperatura na sala - temperaturas excessivamente baixas e altas reduzem a taxa de secagem do revestimento;
  • espessura da camada - quanto mais densa for, mais tempo você terá que esperar;
  • estrutura da base - quanto mais fundo o revestimento penetra na parede, por exemplo, para drywall, mais tempo levará para esperar que a cobertura seque completamente.

No processo de secagem do primer, é muito importante atender a vários requisitos:

  • evitar flutuações de temperatura na sala tratada;
  • não permite que os rascunhos apareçam;
  • não tente secar a parede artificialmente.

Qualquer desvio dessas normas causa um fortalecimento desigual da camada e, consequentemente, reduz a adesão em certas áreas da superfície.

Pontos importantes

A aplicação de primer na superfície das paredes antes do acabamento é obrigatória - garante alta qualidade e durabilidade na posterior colagem do papel de parede ou pintura da parede. O trabalho com solo não requer equipamentos especiais e pode até ser executado por um não profissional.

No entanto, é importante aderir a alguns princípios:

  • Escolha um primer adequado para sua superfície.
  • Siga atentamente as instruções do fabricante, todo o procedimento está indicado na parte externa da embalagem. O produto só deve ser diluído nas proporções especificadas pelo fabricante. Se você fizer a mistura mais ou menos concentrada, o primer perderá seu desempenho e seu uso perderá todo o sentido.
  • Use rolo - proporciona uma aplicação uniforme da camada, mas as áreas de difícil acesso devem ser tratadas com pincel de pequeno diâmetro.
  • Trate a base porosa várias vezes, trate as superfícies danificadas com soluções de dois tipos: anti-séptico no primeiro estágio e universal no segundo.
  • Não tenha pressa, espere até que a superfície seque naturalmente.
  • Não dilua a mistura inteira de uma vez (se você comprou solo seco) - na maioria das vezes, apenas parte da matéria-prima requer trabalho.
  • Se durante o trabalho o primer cair no chão, janela ou roupa, limpe o local da contaminação com um pano embebido em água. Quanto mais cedo você fizer isso, mais fácil será se livrar das manchas desagradáveis.
  • Enxágue os rolos e recipientes imediatamente.

Essas regras são simples, mas é a sua observância que garantirá que todo o trabalho subsequente seja feito de forma rápida, eficiente e eficiente.

Bem, para concluir, recomendamos que você se familiarize com os melhores fabricantes de primer do mundo. Quase ninguém duvida que a cartilha de uma marca conhecida é de excelente qualidade. Mas um produto de uma empresa desconhecida sempre está repleto de riscos: você pode ter sorte e o produto terá todas as características declaradas ou pode acabar sendo muito pior do que as expectativas.

Se não quer jogar roleta, aconselhamo-lo a dar preferência aos produtos de um dos líderes neste segmento de mercado:

  • Ceresit - líder absoluta no mercado de misturas para construção. Uma empresa mundialmente famosa com uma história centenária. Há mais de 100 anos, este fabricante oferece ao consumidor produtos de alta qualidade em uma ampla variedade. Até o momento, a Ceresit abriu suas fábricas na Rússia, o que permitiu reduzir significativamente os preços dos produtos para o consumidor interno. A produção de solos de todos os tipos foi estabelecida e, claro, sob o papel de parede.
  • Knauf - conhecida holding alemã, formada na década de 30 do século passado. A marca é conhecida no mercado russo desde 1993. Os produtos são representados por compostos universais, agentes de penetração profunda, solos para substratos absorventes. A qualidade dos produtos em constante crescimento é garantida pela introdução implacável das tecnologias mais recentes e pelo aprimoramento do sistema de gestão.
  • Tikkurila - uma empresa finlandesa que vende com sucesso seus produtos desde 1862. As instalações de produção da gigante estão representadas em vários países, onde se estabeleceu a produção de tintas e outros materiais. A categoria de primers aqui é representada por compostos acrílicos, bem como suspensões com parâmetros de isolamento de umidade e propriedades de adesão aumentadas.
  • Caparol - uma marca com reputação mundial. A empresa iniciou o seu trabalho em 1885, hoje os produtos são comercializados em dezenas de países em todo o mundo. O fabricante oferece uma variedade de tipos de solo, incluindo compostos resistentes à geada e papel de parede.
  • Weber - um fabricante que produz misturas para construção sob a marca Vetonit. Aqui se estabeleceu a produção de primer para fachadas e acabamentos de interiores.
  • Ivsil - Fabricante russo. A empresa é relativamente jovem - tem apenas 20 anos, mas já se consolidou como uma das líderes no mercado de misturas para construção. Está envolvida na produção de solos e compostos universais para máxima penetração.
  • "Garimpeiros" É mais uma fábrica nacional iniciada em 1992. Os princípios básicos do seu trabalho baseiam-se na introdução do progresso científico e tecnológico, na melhoria da tecnologia e no controlo de qualidade incansável. Agora, a "Prospectora" oferece ao comprador russo primers e suspensões de contato de concreto para superfícies com alta absorção.

Como aplicar uma cartilha de maneira rápida e fácil, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário