Tudo sobre primer de poliuretano
O poliuretano é o melhor material para reforçar o concreto, melhorar seu desempenho técnico e refiná-lo. As impregnações de um componente com base nele são usadas por mestres para aumentar a resistência e resistência à umidade. Mas a superfície de concreto deve ser protegida dos efeitos negativos do ambiente externo, e isso requer uma mistura de primer adequada. Nesse caso, será apropriado usar um primer de poliuretano.
Vantagens e desvantagens
Graças ao primer, o concreto adquire uma superfície impecável, além disso, a mistura ajuda a tornar mais confiável a adesão com os revestimentos decorativos subsequentes - vernizes, tintas, esmaltes.
Os primers à base de poliuretano são considerados os melhores para primer porque apresentam muitas vantagens sobre outras formulações.
- O primer de poliuretano combina bem com qualquer substrato que tenha uma estrutura porosa de alta absorção. Portanto, ele é usado não apenas para aplicar primer em concreto, mas também em superfícies feitas de madeira, metal, tijolo.
- O poliuretano pode ser usado em pisos com o aquecimento ligado.
- Este material não é um obstáculo, mesmo se houver partículas semelhantes a poeira na base. O primer pode ser aplicado em uma superfície ligeiramente limpa e as partículas de poeira serão aglutinadas durante o processo de cura.
- Uma das qualidades positivas importantes do primer é a possibilidade de acabamento interno e externo.
- Quando comparado com compostos com a mesma finalidade, o poliuretano é um material mais econômico. Claro, o consumo depende da profundidade com que penetra na espessura do produto, mas em qualquer caso, por 1 metro quadrado. m de superfície é gasto de 200 a 500 gramas de mistura de poliuretano e outros compostos - 2-3 vezes mais.
Pode-se acrescentar que devido à aplicação do primer de poliuretano, diferentes estruturas tornam-se mais fortes, apresentam alta resistência ao impacto, resistência à umidade, excelente aderência com o forro de acabamento.
A mistura de primer tem pequenas desvantagens, mas elas não são tão críticas:
- o tempo de secagem para a maioria dessas composições é de 2 horas, e o poliuretano levará de 3 a 5 horas para curar;
- o procedimento de aplicação é feito manualmente, pois não é possível usar pulverizador;
- o poliuretano tem um preço relativamente alto (mas não devemos esquecer que o revestimento se distingue pela boa resistência ao desgaste e durabilidade, e uma longa vida útil vale muito o dinheiro).
Visualizações
De acordo com o grau de solidificação e finalidade, todos os solos são divididos em dois grupos principais.
Mistura de um componente
Inclui polímero e solvente diretamente. A composição possui uma consistência elástica fluida, o que permite sua utilização no processamento de concreto, madeira e papelão. Devido à estrutura da mistura, consegue-se uma penetração profunda do solo nesses materiais, um nivelamento ideal e uma adesão confiável ao acabamento final no futuro.
Primer de dois componentes
É produzido na forma de dois componentes separados - endurecedor e mistura de primer - em recipientes diferentes. Eles são misturados antes do uso. Mas essa variedade não é tão plástica, embora tenha maior resistência. É verdade que isso não impede que seja usado para pisos de concreto projetados para cargas significativas. As composições bicomponentes não são utilizadas para MDF e madeira, mas são adequadas para metais, pois contêm zinco, que protege o material da corrosão. Para caves, hangares e garagens, um subtipo de primer como primer esmalte, que substitui a coloração, é relevante.
Outros tipos de primers à base de poliuretano também têm propriedades e recursos valiosos. Vamos listá-los.
- Primers alquídicos. Eles são procurados para trabalhar madeira em condições de rua. Eles evitam a descoloração da madeira, seu escurecimento, e podem ser usados como acabamento se for um esmalte primário.
- Adesivos. Eles tornam a camada superficial mais áspera para uma boa adesão a substratos de concreto polido.
- Primers acrílicos. São utilizados para o beneficiamento de madeira e concreto, proporcionam enchimento profundo da estrutura porosa, promovem o nivelamento.
- Esmaltes epóxi, tintas e primários. Fortalece o concreto e o metal, além de criar uma camada protetora em sua superfície.
- Antes de instalar painéis de drywall ou azulejo, é melhor cobrir a base de concreto com um primer especial chamado contato concreto.
Os mais populares são os seguintes primers à base de poliuretano.
- "Ground 1101" - produto monocomponente com inclusão de solvente orgânico. É aplicado em concreto, madeira, gesso, aumenta significativamente a resistência à umidade, resistência ao desgaste e adesão ao material de acabamento. A composição do produto é segura para a saúde humana, de fácil aplicação.
- Primer-primer "Primer PU 01" - uma mistura universal, adequada para qualquer substrato, bem despoeirado da superfície das estruturas, aumenta a sua resistência, seca rapidamente.
Quaisquer agentes de priming são classificados em formulações convencionais e de penetração profunda.
Formulários
O primer de poliuretano pode ser usado onde concreto, metal, madeira, tijolo e outros materiais são usados, exigindo alinhamento e coloração com produtos de tinta e verniz.
- O primer à base de poliuretano é ideal para o tratamento de pisos e paredes em edifícios residenciais e industriais. Especialmente quando a pintura posterior, placa de gesso ou colocação de ladrilhos é prevista.
- Compostos de poliuretano são usados para aumentar a vida útil das fachadas das casas, incluindo estruturas de madeira, bem como bases de paredes e pisos de madeira.
- O primer é usado com sucesso no tratamento de placas de MDF para móveis antes do polimento e pintura.
- A mistura é usada para fortalecer pisos de concreto em edifícios públicos com grande carga de materiais.
- Nas oficinas de produção, o solo é necessário para o concreto, a fim de excluir o pó indesejado em sua superfície. Além disso, o poliuretano serve como camada de acabamento.
Com a ajuda de um primer de metal, você pode reparar ou proteger produtos feitos de metal galvanizado, ferroso, alumínio e aço, minimizando o risco de ferrugem em quaisquer estruturas metálicas dentro e fora da sala.
Como escolher?
A escolha correta do primer é a chave para um nivelamento bem-sucedido, alta adesão e proteção máxima para qualquer estrutura. Ao comprar primers, você deve cumprir uma série de requisitos para a mistura.
- O tipo de material a ser preparado deve ser levado em consideração. Algumas variedades são projetadas especificamente para MDF, metal ou concreto.
- Para instalações residenciais, você precisa escolher apenas produtos seguros que não contenham aditivos tóxicos que podem emitir gases nocivos. Produtos de acrílico e poliuretano são os mais adequados para isso.
- Dependendo de onde a estrutura a ser tratada está localizada (dentro da casa ou ao ar livre), você pode selecionar primers convencionais ou misturas para uso ao ar livre.
- Qualquer solo de alta qualidade deve conter componentes fungicidas e antibacterianos.Se for necessário fazer um revestimento sobre metal, a proteção anticorrosiva é importante, ou seja, o primer deve conter componentes ricos em zinco.
Os profissionais recomendam a compra apenas de primers novos de fabricantes confiáveis. Neste caso, é fornecida a possibilidade de reconstrução de alta qualidade ou criação de um novo revestimento em superfícies de diferentes materiais.
Veja abaixo os testes de primer de poliuretano.
O comentário foi enviado com sucesso.