As paredes precisam ser preparadas antes do reboco?
O reboco das paredes durante o processo de renovação é uma das etapas mais importantes. O quão bem você faz isso depende da durabilidade, resistência e aparência estética do revestimento de acabamento: papel de parede, tinta ou azulejos. Às vezes, o próprio gesso começa a rachar e cair. O pré-revestimento das paredes com um primer pode economizar muitos problemas e perda de tempo e dinheiro.
Para que serve?
É mesmo necessário aplicar primer nas paredes e é possível dispensar - uma questão que interessa a muitas pessoas que estão a iniciar as reparações. Podem ser distinguidos várias funções importantes que o primer executa:
- fortalece a superfície esfarelada e porosa da base das paredes;
- melhora a adesão do gesso e da camada anterior;
- reduz o risco de entrada de umidade da parede para a camada decorativa, ou seja, atua como impermeabilizante;
- as misturas de primer contêm aditivos especiais que proporcionam um efeito anti-séptico (resistência a fungos e mofo, importante em ambientes úmidos) e aumentam as propriedades de resistência ao fogo do gesso;
- melhora a qualidade da superfície, pois durante sua aplicação, pequenas partículas e pó de construção são removidos da base;
- quaisquer formulações aplicadas ao primer são estabelecidas de maneira mais uniforme;
- protege o acabamento final das várias manchas que podem surgir nas paredes.
De todos os itens acima, podemos concluir que o primer é necessário antes do gesso.
Visualizações
O primer pode ser subdividido de acordo com diferentes parâmetros. Um deles é o recurso de impacto. As misturas diferem na composição, e cada ingrediente adicional afeta certas propriedades do produto final:
- Composição adesiva usado para melhor contato com materiais que não absorvem bem a umidade. Isso inclui plástico, vidro, ladrilhos ou metais. Os revestimentos densos não conseguem aderir ao gesso por si próprios.
- Mistura de penetração profunda... Deve ser usado para substratos porosos como concreto, drywall, tijolo, áreas de paredes rebocadas. A composição aumenta a resistência da parede, economiza o consumo de gesso ao reduzir sua absorção.
- Compostos isolantes... A necessidade da sua utilização surge quando existem defeitos visuais de cor na base das paredes: manchas diversas, ferrugem e pintura.
O primer forma uma camada que evita que a sujeira escorra no material de acabamento ou pode ser usado para separar as camadas áspera e de acabamento.
- Compostos antifúngicos e antifúngicos. Em primeiro lugar, justifica-se a sua utilização em casas de banho, sanitários ou cozinhas e outras divisões com elevada humidade. Eles evitam danos à parede causados por microorganismos e garantem um ambiente saudável.
- Primer universal combina vários tipos para melhorar a qualidade da base e facilitar a aplicação do gesso sobre ela.
As composições dos primers são diferentes, a este respeito, vários tipos podem ser distinguidos:
- Acrílico composições. É um primer versátil para uma ampla variedade de superfícies e muitos acabamentos, incluindo tintas de emulsão. As propriedades ecológicas do acrílico determinam a popularidade de sua aplicação e conferem vantagens à composição: seca rapidamente, não tem odor e aumenta a capacidade de adesão.Essas misturas não são adequadas apenas para substratos de metal: podem contribuir para o aparecimento de ferrugem.
- Alkyd os primers são versáteis o suficiente para serem aplicados em diferentes tipos de substratos. As únicas exceções são as paredes feitas de materiais porosos com absorção aumentada: concreto, tijolo, drywall, etc. Se a mistura contiver fosfatos, ela deve ser usada principalmente para revestimento com tinta acrílica.
A subespécie gliftal é usada principalmente para salas secas. Eles são revestidos com materiais hidrofóbicos (resistentes à umidade).
- Solos PVA. Muitas pessoas tentam preparar essas soluções por conta própria. Apresentam uma série de desvantagens: proporcionam aderência insuficiente, podem contribuir para o desprendimento do gesso se violadas as proporções da mistura e podem causar manchas amareladas no acabamento final.
Ao mesmo tempo, ainda existem várias vantagens. O baixo custo da composição não permite que ela perca sua relevância durante os trabalhos de reparo. A base adesiva forma um filme à prova de umidade na superfície da parede.
- Mineral soluções. Destinam-se a substratos porosos: gesso, concreto, paredes em blocos de silicato de gás, tijolos ou revestidos com uma camada de gesso.
Sua principal tarefa é reduzir a absorção de umidade da superfície e, conseqüentemente, economizar a solução aplicada. Isso é especialmente verdadeiro antes de aplicar papel de parede ou gesso decorativo.
- Poliestireno primer. É usado para paredes de madeira e gesso. Mas dentro de casa, tal composição não pode ser usada por causa de sua toxicidade.
Para melhorar as propriedades, os componentes que formam uma camada de filme ou aceleram a secagem da superfície podem ser adicionados a vários tipos de misturas de primer. Nas características do primer, o tipo de substrato é freqüentemente mencionado. Portanto, é apropriado separar os materiais de primer para:
- Madeira;
- metal;
- copo;
- plásticos;
- bases minerais.
Recursos de superfície
A escolha ideal do primer é ditada pelas diferenças nas propriedades do substrato. Para cada superfície, é necessário selecionar o tipo de mistura que irá prepará-la o máximo possível para a aplicação do gesso e garantir a durabilidade desse revestimento.
Vários grupos de superfícies de parede podem ser distinguidos:
- Metal superfície. Em um apartamento é improvável que você encontre este tipo de material, mas em uma casa particular pode haver portões, portas de garagem e várias divisórias. Se for necessário engessá-los, vale a pena usar um primer anti-ferrugem.
Para este propósito, um conversor de ferrugem é freqüentemente usado em metal. Ele também irá lidar com o aumento das características adesivas.
- Hidrofóbico tipos de bases. Este grupo inclui vidro, plástico, laminado, azulejos. Antes de aplicar o gesso, devem ser tratados para melhorar a aderência de materiais densos e lisos com a próxima camada. Para formar um filme na superfície, pode-se usar misturas de primer com adição de resinas ou PVA. Assim, será muito mais fácil aplicar tinta ou gesso.
- De madeira as superfícies têm duas desvantagens significativas: elas queimam facilmente e são suscetíveis a vários microorganismos. Isso se aplica não apenas à madeira natural, mas também a aglomerados, placas de madeira e blocos de aparas prensadas. A mistura correta de primer aumentará a segurança dos revestimentos e protegerá contra mofo em caso de alta umidade.
- Superfícies soltas e porosas. Este grupo inclui paredes feitas de blocos de espuma, concreto aerado, tijolo, concreto. A estrutura dos materiais promoverá a absorção excessiva de misturas contendo umidade na superfície das paredes. Portanto, em bases ou paredes de tijolos, cuja base é um bloco de gás, costuma-se aplicar um primer que forma uma película protetora especial.
É melhor usar essa composição se você for rebocar a parede em que a massa é aplicada.
Qual escolher?
Na maioria das vezes, antes de rebocar paredes, você precisa resolver apenas dois problemas: como fortalecer a superfície e garantir a durabilidade de um revestimento de base lisa. No primeiro caso, as misturas de primers de penetração profunda formam um filme que, ao ser aquecido, passa a emitir um odor característico. Entre as misturas para superfícies lisas, o contato com concreto contendo aditivos adesivos é amplamente difundido.
No caso da preparação de tectos para reboco, utiliza-se tradicionalmente solo de penetração profunda, acrílico ou mineral. Em casas antigas, você pode encontrar um teto branqueado. Se estiver coberto com cal, basta retirá-lo com um pano úmido e proceder com o primer. No caso de trabalhar com base de giz, o primer deve ser aplicado duas vezes.
Após a primeira camada, você verá a qualidade da cal na superfície. Se nada estiver danificado, você pode usar compostos de cal especial. Em caso de defeitos, é melhor remover toda a camada de giz.
O sucesso de seu reparo dependerá de quão primer de alta qualidade você escolher. Portanto, a loja deve prestar atenção não só na composição e na finalidade, mas também no fabricante.
Se você não é particularmente versado em materiais de construção, vale a pena examinar os produtos das marcas:
- Knauf. Trata-se de um fabricante alemão que garante a qualidade adequada e vem aprimorando suas tecnologias para a fabricação de materiais de construção desde a primeira metade do século passado. A linha de primers inclui compostos de penetração profunda, acrílico universal, contato com concreto e até soluções para gesso decorativo.
- Tikkurila... Líder finlandês na venda de tintas e materiais de acabamento, conhecido em todo o mundo. A escolha de diferentes primers permitirá que você escolha a mistura mais adequada para o seu problema específico.
- Ceresit É outra marca alemã de alta qualidade produzida por um dos líderes mundiais na produção de diversos materiais Henkel. A empresa está constantemente aplicando as tecnologias mais recentes, ampliando a gama e trabalhando em uma política de preços. O custo dos produtos permanece aceitável devido à fabricação na Rússia. Os mais populares são quatro tipos de solo: penetração profunda, sob gesso decorativo, contato com concreto (resiste a temperaturas de -40ºC) e antifúngico.
- "Garimpeiros" É uma empresa russa que há mais de 20 anos desenvolve diversos materiais de construção. O preço tentador, combinado com qualidade decente, de acordo com avaliações de clientes, e uma ampla gama de primers tornam-no um sério concorrente para seus pares estrangeiros.
- Bergauf - o resultado do investimento de fundos da Alemanha para criar fábricas de mistura a seco em nível alemão na Rússia. A história da marca não tem duas décadas, mas já conquistou a confiança dos compradores. A linha inclui 4 opções de produtos: primer de penetração profunda, primer adesivo, universal e para superfícies externas e internas (anti-congelamento).
Dicas de uso
Abaixo estão algumas diretrizes que podem ajudá-lo a evitar erros comuns ao trabalhar com primers e, em alguns casos, economizar tempo e orçamento:
- Qualquer substrato deve ser cuidadosamente preparado antes do primer. Todas as saliências de cimento são removidas da parede de tijolos. O concreto é despojado e nivelado. As bases de madeira são limpas de sujeira e poeira. Se uma grande camada de gesso for necessária, preencha uma malha de tiras finas para maior aderência.
- Às vezes, você pode usar outros tipos de soluções em vez de um primer. Se você misturar PVA e areia em um estado de pasta homogênea leve e aplicar em uma base de cimento, você pode colocar telhas com segurança em tal revestimento. É melhor recusar o uso de tintas à base de água em vez de primários. Nesse caso, as propriedades de adesão serão baixas e a camada protetora de umidade será ineficaz. Em vez de economizar, você obtém baixa resistência e alto consumo de gesso.
- Ao trabalhar com paredes e tetos de madeira, definitivamente é melhor recorrer ao armazenamento de produtos. Em casa, você não encontrará todos os aditivos anti-mofo e fortificantes necessários na proporção certa, e o risco de deterioração do revestimento será grande.
- No processo de mistura do primer, siga rigorosamente as instruções da embalagem. Isso garantirá a qualidade e durabilidade do acabamento.
- Se a superfície for muito solta e porosa, o consumo da mistura pode aumentar em relação ao especificado pelo fabricante. Portanto, é melhor sempre pegar uma cartilha com uma pequena margem.
- Não use uma mistura de primers de diferentes fabricantes. Isso violará suas qualidades e funções declaradas.
- Nas condições em que é necessário escolher uma determinada tonalidade para o revestimento da parede, pode-se usar formulações especiais contendo um pigmento colorido. Tanto o primer quanto o esquema de cores devem ser adquiridos de um único fabricante. Isso fornecerá melhor comunicação e resultados confiáveis.
Você pode aprender mais sobre a cartilha no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.