Como preparar as paredes antes de colocar papel de parede?
O mercado de construção moderno oferece uma variedade de produtos para o preparo de paredes para o revestimento de papéis de parede. Hoje, quase todas as pessoas têm a certeza de que não podem prescindir de uma cartilha para realizar os trabalhos de acabamento. No entanto, poucas pessoas sabem como preparar adequadamente as paredes antes de colocar o papel de parede. Compreendemos as complexidades do processo.
Para que serve a cartilha?
A aplicação de primer na parede é uma etapa preparatória para o tratamento de superfície antes da colagem. Este remédio tem efeito firmador. É um erro pensar que é necessário apenas para melhorar a qualidade da cola: esse produto tem um efeito mais amplo.
É uma película protetora que ajuda muito a melhorar a aderência da superfície de colagem do papel de parede. No entanto, não promove apenas a colagem: dependendo do tipo, esta ferramenta também uniformiza as paredes, uniformizando-as na estrutura.
A ação do solo baseia-se na capacidade de penetração de uma substância viscosa que preenche todas as microfissuras das paredes e dos poros. Certos tipos de composição preparatória são capazes de unir as paredes erguidas pelos construtores, violando a tecnologia. Isso se aplica a paredes que estão desmoronando devido a uma quantidade excessiva de areia.
A ação do solo visa penetrar na profundidade máxima (5-10 cm) e homogeneizar a estrutura. Ao mesmo tempo, também é capaz de usar poeira.
Para os iniciantes pode parecer que basta andar na superfície com massa, nivelar a base, e isso bastará para colar o papel de parede. Quando as paredes estão com massa, passam com lixa para nivelar a superfície, o pó permanece sobre ela, o que impede que o papel de parede adira bem à base da parede. O mesmo se aplica à pintura: a tinta e o verniz não cabem bem no pó.
O primer fornece a preparação de superfície da mais alta qualidade para papel de parede, no entanto, primeiro você precisa alinhar os próprios planos: não é o único, mas o estágio final de preparação da base para o trabalho.
Este material permite economizar cola para papel de parede. Após o tratamento da base com primer, a cola é distribuída uniformemente sobre a superfície de trabalho.
Isso simplifica o processo de aplicação de papel de parede nas paredes. Devido a esse preparo, telas largas de um metro ou mais podem ser utilizadas no trabalho: o primer minimiza a formação de pequenas bolhas e a deformação do painel durante o processo de colagem. Torna-se mais fácil trabalhar com papel de parede após sua aplicação.
O que é?
Este material é vendido em duas formas: em latas e em latas. O volume do solo é diferente: para o papel de parede, costumam ser escolhidas matérias-primas com um volume de 5 e 10 litros.
Além do tipo líquido, existe um solo concentrado. Deve ser diluído com água fria. Esse produto é mais fácil de armazenar, é mais econômico e permite variar o grau de viscosidade quando necessário.
Não é difícil diluí-lo: o fabricante indica as proporções em que a concentração ideal é alcançada. Normalmente é 1: 2 (1 parte de água para 2 partes de primer).
Externamente, o primer é uma composição de branco ou cinza claro. Às vezes é transparente.Algumas variedades permitem a adição de tintas acrílicas especiais à solução (até 15% do volume total), o que é especialmente conveniente para papel de parede claro com superfície escura (por exemplo, com concreto).
Você pode adicionar pigmento branco para não distorcer a cor do papel de parede e dar-lhe o máximo de expressividade. Isso é especialmente importante se forem tomadas telas finas como base para o revestimento, que, com a colagem normal, mostram todos os pontos da base.
O primer difere no tipo de ação, que depende do solvente. As taxas de secagem podem ser normais, lentas ou rápidas. A textura deste material preparatório depende do tipo e é mais frequentemente mate.
O consumo aproximado indicado pelo fabricante é de 1 litro por 8-9 sq. m. área da parede. No entanto, este indicador é condicional: tudo depende da absorção das paredes.
Como o primer é aplicado em duas camadas antes de colar o papel de parede, a primeira absorverá mais, principalmente se as paredes forem porosas. Com a segunda aplicação, o solo vai sair um pouco: a parte principal já irá fortalecer as paredes, portanto, com a segunda aplicação, será reforçada a treliça de cristal, que fica localizada na superfície da base.
O produto não faz mal à pele, mas deve ser guardado longe do alcance das crianças e da luz solar. O prazo de validade é geralmente de 2 anos a partir da data de emissão. Após a abertura e aplicação, o restante do primer pode ser armazenado por no máximo 12 meses - depois perde suas propriedades. Nesse caso, o armazenamento no frio é inaceitável.
É necessário usar o produto com luvas e roupa de trabalho: ao secar, as manchas ficarão nos tecidos, portanto, o processamento deve ser cuidadoso.
Dignidade
Como qualquer material de construção, o primer tem características positivas:
- Tem efeito anti-séptico. Após o processamento, a superfície é resistente à formação de fungos, mofo, azul, o que é especialmente importante em ambientes com alta umidade.
- O uso de solo ajuda a reduzir a absorção de umidade pelas paredes. Ao mesmo tempo, a permeabilidade ao vapor das paredes não diminui.
- O primer é capaz de eliminar os efeitos negativos da pequena sujeira, tornando as paredes resistentes. Devido à sua cor branca, mascara as manchas de base.
- Devido ao uso de primer na colagem de papéis de parede com superfície brilhante, o brilho das telas fica mais acentuado.
Tipos de solo
Existe uma grande variedade de primers no mercado de construção moderno.
Pelo tipo de solubilidade, os primers são:
- à base de ácidos orgânicos (resinas alquídicas, poliuretano, látex);
- dispersão aquosa, que pode ser diluída em água (acrílico, látex, silicato, silicone);
- mineral (à base de cal, gesso, cimento).
As variedades de dispersão aquosa são consideradas um tipo inofensivo, distinguem-se pela ausência de odor durante o processamento das paredes. São eles que precisam ser usados para preparar as paredes para decoração de interiores com papel de parede.
Por marcação, são eles:
- universal;
- especializado;
- antifúngico;
- isolante;
- Reforço.
As soluções universais aproveitaram um pouco de cada tipo com uma ação separada. As restantes têm características próprias e foram concebidas para um tipo específico de parede.
A consistência é importante. Normalmente, a composição transparente é mais líquida. O análogo branco tem uma maior viscosidade e densidade. A consistência determina a capacidade de penetração.
Compostos líquidos transparentes fortalecem a camada externa da parede e prendem a poeira. Entre essas variedades, você pode encontrar soluções com aditivos especiais, por meio dos quais os álcalis podem ser temperados. O preço desses primers é razoável.
Em comparação com suas contrapartes mais densas, seu poder de penetração é 25% maior. A desvantagem de tal primer é a heterogeneidade da aplicação: ao processar a superfície, não é visível qual área já está coberta com um primer. Como resultado, a parte onde há mais sujeira se desfaz com brilho. A falta de homogeneidade é perigosa porque a adesão ao colar papel de parede será diferente.
Os primários espessos, ao contrário das variedades líquidas, são capazes de ajustar a superfície das paredes antes de serem aplicados no papel de parede. Eles eliminam pequenas irregularidades, têm efeito antiestático, extinguem os álcalis, criando um filme liso. Preenchendo os microporos, eles pintam a superfície da parede, de forma que toda a superfície tratada seja visível durante o processamento.
Seu poder de penetração é menor, tal primer é bom para paredes com uma estrutura homogênea sem defeitos visíveis. A suavidade que este primer cria é conveniente para gesso e papéis de parede finos, bem como papéis de parede de fotos. Esse primer não funcionará para papel de parede líquido.
Que tipo de papel de parede é adequado?
Com a escolha certa, o primer irá preparar a superfície para a colagem de diferentes tipos de papel de parede. Os papéis de parede de papel, vinil, não tecido e têxtil sobre papel e verso não tecido irão aderir com firmeza especial à superfície preparada.
A preparação das paredes com esse tipo de solo proporcionará uma excelente aderência do papel de parede nas juntas, de modo que com o tempo eles não se afastarão da superfície.
No entanto, deve-se ter em mente: a recolagem do papel de parede, se necessário, requer a reaplicação do primer. Vai aderir bem às paredes e à fibra de vidro. Essa superfície pode ser renovada pintando, o que é conveniente se você quiser atualizar o fundo do papel de parede ou mascarar a sujeira.
O papel de parede líquido adapta-se melhor à superfície, sem escorrer sobre ela quando aplicado com pistola. É importante considerar: primeiro as paredes são limpas, só depois tratadas com terra. Outras opções que aderem bem com um primer incluem cortiça e bambu. O PVC autoadesivo é colado mortalmente.
Tipos de superfícies
Para cada tipo de superfície, os fabricantes oferecem seu próprio tipo de primer (para paredes porosas soltas). Normalmente, essa informação está na embalagem. Para paredes rebocadas, use um primer acrílico ou de emulsão. Essa composição é adequada para vários substratos, exceto para o metal, é ecologicamente correta e prática.
Se você precisar colar sobre um plano de madeira, vale a pena comprar um primer alquídico. Essa solução impregna perfeitamente as paredes de concreto, pode ser tingida.
Essas duas variedades são as mais procuradas. Destes, o preferido é um primer acrílico, que também é usado para paredes de drywall.
Se a decoração de interiores envolve o tratamento de tijolos sílico-calcários, superfícies de concreto e gesso, você pode comprar um primer mineral.
Se a superfície da madeira for nodosa, você deve usar um primer de goma laca.
Se a loja não tiver primer acrílico, pode-se tratar as paredes com um composto de poliestireno. No entanto, deve-se ter em mente que não é de todo inofensivo para a saúde. Se a reparação envolver não só a colagem de papel de parede, mas também a instalação do piso (por exemplo, para a aplicação de linóleo), vale a pena comprar uma composição adequada tanto para paredes como para pisos.
Preparação da superfície
Antes de tratar a superfície das paredes com um primer, você deve preparar:
- recipiente de solo;
- rolo de pintura com cerdas médias;
- pincel plano médio;
- escova pequena e plana.
É aconselhável usar luvas durante o processamento: quando o solo seca, a superfície da pele escurece e gruda um pouco. Preparar a superfície de acordo com todas as regras inclui várias etapas.
Primeiro, remova o revestimento antigo. Para fazer isso com o mínimo de poeira, você deve usar um borrifador comum, enchendo-o de água: umedecer o papel de parede permitirá que você os remova em grandes fragmentos sem raspar.
Para evitar que o papel de parede antigo de duas camadas descasque, é necessário esperar até que ele fique molhado. Isso elimina a necessidade de usar uma espátula: movimentos mecânicos podem arranhar a superfície.
Quando o revestimento antigo é removido das paredes, é necessário rebocar as paredes com argamassa de cimento-areia ou massa, cobrir rachaduras, livrar-se de saliências, áreas pigmentadas.
Se o calcário permanecer na superfície, você pode removê-lo com uma lixa. Este processo é difícil de ser concluído sem poeira, por isso a porta terá que ser fechada. Após o processamento, a poeira é removida, incluindo a que se acomodou no chão. Isso deve ser feito com uma esponja levemente umedecida em água. A esponja não deve estar muito molhada.
Então você pode tratar as paredes com um primer. Se for difícil remover o papel de parede velho das paredes durante o processo de preparação, você pode comprar um líquido especial que não resiste à cola mais forte. As superfícies podem ser cobertas somente depois que a massa estiver completamente seca. Se houver muita umidade na sala, não será supérfluo borrifar as paredes com um spray de fungos e mofo.
Sutilezas de aplicação
Não é difícil aplicar um primer nas paredes com as próprias mãos.
Para fazer isso corretamente, você deve ler uma pequena instrução:
- Inicialmente, você precisa preparar a ferramenta para o trabalho. Se o solo precisar ser diluído, use água à temperatura ambiente. Só pode ser diluído em água se o tipo de solvente aquoso estiver indicado na embalagem.
- É necessário diluir o produto até que se obtenha uma estrutura homogênea. Isso é especialmente verdadeiro para o material do tipo concentrado. Para esse tipo de solo, você precisa preparar um recipiente separado.
- Se necessário, a cor branca pode ser adicionada à composição. Se for necessário pintar o primer sob o papel de parede, é indesejável usar bege, rosa ou outra cor: eles irão distorcer a cor original do papel de parede.
- Vale a pena derramar o primer no recipiente em partes. Em primeiro lugar, a abundância de líquido interferirá na aplicação uniforme na superfície das paredes (teto). Em segundo lugar, no processo de trabalho, não deve haver nenhum primer: no fundo do recipiente, em qualquer caso, haverá partículas de poeira, manchas, que não devem ser despejadas em um recipiente comum.
Aplicativo
No arsenal de um mestre experiente existe uma pistola pulverizadora, que reduz pela metade o tempo de escorva das paredes. Ao mesmo tempo, é muito mais fácil processar locais de difícil acesso (por exemplo, declives). É mais fácil para um iniciante aplicar a composição com um rolo. Para isso, o rolo é baixado para um recipiente com uma solução de trabalho, umedecida no solo, levemente enrolada dentro do recipiente.
Não deve haver muito solo, caso contrário, ele irá fluir ao longo do rolo, ao longo do cabo e inundar a superfície do piso antes de atingir o plano desejado. A economia também é inaceitável: se a composição for pequena, não conseguirá penetrar bem nas paredes, portanto, não fortalecerá a base.
Você pode se orientar assim: se a terra não derramar em um riacho e não pingar, você pode processar as superfícies. Se for planejado o papel de parede do teto, o processamento se torna um pouco mais complicado: você precisa de menos composição e mais rolagem na superfície.
Ao processar as paredes principais, use um rolo. É levemente pressionado na superfície, rolando várias vezes em um só lugar, distribuindo uniformemente a composição.
O fluido não deve escorrer pelas paredes ou pingar do teto. A camada de solo não deve ser densa. Em locais de difícil acesso (cantos, declives), use uma escova.
Onde for difícil alcançar com uma escova comum, use uma pequena. O uso de pincéis permite que você salve o primer e processe áreas difíceis com a maior precisão possível. No final do processo de trabalho, os instrumentos e recipientes são cuidadosamente lavados. A segunda camada de solo é aplicada somente após a secagem da primeira.
Tempo de secagem
O tempo de secagem do primer depende do seu tipo e densidade da solução, bem como do local de aplicação, da temperatura ambiente e até mesmo da estação do ano. Em média, o primer seca de 12 a 24 horas.
Algumas variedades secam mais rápido: esse processo pode levar de 5 a 6 horas. Normalmente, o fabricante indica o tempo de secagem em cada embalagem da composição, para que o comprador saiba com antecedência antes da compra.
Por exemplo, as variedades acrílicas secam por cerca de 24 horas (uma camada), os análogos de quartzo precisam de menos tempo, os minerais também precisam de várias horas.
A goma laca, que contém álcool, seca rapidamente. No entanto, os mestres acreditam que, apesar das garantias dos vendedores, esses primers precisam de pelo menos 10-12 horas para que o filme na superfície da parede seja o mais forte possível.
O mesmo pode ser dito sobre as composições alquídicas: é melhor esperar 12-14 horas e só depois fazer papel de parede, colocação de ladrilhos, tinta à base de água, se o projeto permitir. O processo pode ser acelerado, mas os métodos para acelerar a secagem têm não apenas vantagens, mas também desvantagens. Os artesãos experientes têm uma pistola de ar quente para isso.
A situação é diferente em condições normais. Se estiver quente lá fora, você pode abrir as janelas: em uma temperatura alta acima de zero, o processo será acelerado.
Dicas úteis
Escolhendo entre o tipo certo de superfície, cada artesão tem suas próprias preferências com base na qualidade do material e suas propriedades. Profissionais experientes podem usar dois tipos de primer. Ao processar a superfície antes de colar o papel de parede pela primeira vez, nivele a estrutura das paredes com uma mistura transparente. Em seguida, outro primer (branco) é aplicado: é a etapa final de preparação para o revestimento.
Com base em sua experiência, os mestres recomendam começar pela espessura do papel de parede ao escolher um primer. Composições de penetração profunda são capazes de manter telas de papel de parede particularmente duráveis na superfície da parede. Essas variedades incluem variedades estruturais pesadas. Por exemplo, modelos ou versões de vinil de duas camadas para pintura: a cada camada desse papel de parede, a espessura aumentará. Por causa do solo, você não pode se preocupar com isso: o papel de parede ficará nas paredes por até 20-30 anos.
Com relação ao papel de parede líquido, a situação é diferente. Para mantê-los firmes no plano das paredes ou do teto, é necessário um primer com quartzo. Variedades que formam uma superfície lisa não são adequadas para eles.
A estrutura do papel de parede líquido é tal que, para uma pegada segura, ele precisa se segurar em alguma coisa. Para tal papel de parede, não é necessário alinhar perfeitamente os planos: o primer pode ser aplicado sobre uma superfície sem gesso, mas a rugosidade é importante. Dessa forma, a massa se agarrará a grãos de areia e será mais fácil espalhá-la nas paredes.
A mistura é diluída em pequenas porções. Isso não apenas excluirá o excesso da solução, mas também ajudará a garantir que a composição esteja sempre limpa durante o processo de preparação. A solução preparada é usada no mesmo dia. É inaceitável armazenar tal composição, pois ela perde suas propriedades.
Se for necessário aplicar líquido no gesso, não o dilua adicionalmente: a argamassa cimento-areia é altamente absorvente. Este tratamento demorará muito para secar, o que atrasará o tempo de secagem.
Se, durante o processamento das paredes, o primer cair em um plano que não pode ser acabado, é necessário enxugá-lo imediatamente com um pano embebido em água. Se as ferramentas não forem lavadas imediatamente, as cerdas e a camada do rolo endurecerão ao mesmo tempo que o primer seca.
Não será possível devolvê-los à maciez anterior, para o trabalho posterior terá que comprar novos pincéis e um casaco de pele. Se houver móveis no cômodo que não possam ser retirados (por exemplo, gavetas de um móvel de cozinha), cubra-os com um filme plástico largo, que pode ser adquirido em uma loja de ferragens.
Os especialistas recomendam comprar um primer em grandes quantidades ou na forma concentrada. Via de regra, ao processar paredes antes de colar papel de parede, vai demorar muito mais do que o indicado pelo fabricante. O número de camadas do solo é importante: os artesãos prestam atenção ao fato de que as paredes de concreto, tijolo, fibra e drywall não podem ser preparadas mais do que 2 vezes antes de colar o papel de parede.
Se a parede for de madeira, duas camadas podem não ser suficientes. No entanto, isso não significa que a superfície pode ser derramada em abundância com argamassa. Melhor aplicar várias camadas finas.
O uso de um primer é conveniente porque a parede não fica suja. Ao colar papel de parede, não aparecerão manchas.Para evitar a formação de grumos durante a agitação, você pode usar uma furadeira de construção com um acessório especial. Você pode começar a colar quando a superfície parar de colar.
Avaliações
Aplicar um primer antes do papel de parede é um processo importante. Isso é evidenciado pelos comentários deixados nos fóruns dedicados ao trabalho de reparo e acabamento. Os comentários apontam para a importância especial da cartilha. Eles atribuem grande importância a ele e o consideram um bom auxiliar para obter resultados da mais alta qualidade.
De acordo com quem usa primer para preparar paredes para colagem, essa ferramenta facilita a colagem de papéis de parede. Eles se encaixam melhor na superfície.
A composição adesiva é uniformemente distribuída sob o papel de parede. Note-se que existem menos bolhas, é mais fácil removê-las. O papel de parede parece habituar-se à superfície: agarra-se com firmeza, não escorrega, mesmo que a largura dos painéis seja de um metro.
Os comentários indicam: a cola sai muito menos do que na colagem de superfícies sem primer.
Aula mestre sobre preparação de paredes para aplicação de papel de parede, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.