Primer de penetração profunda para concreto: tipos e características técnicas

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Âmbito de aplicação
  3. Tipos principais
  4. Como escolher?
  5. Como aplicar?

Hoje, uma grande variedade de materiais são usados ​​para trabalhos de acabamento interno, e um primer de penetração profunda ocupa um lugar especial nesta lista. Graças ao uso desta composição, o processo de reparo pode ser realizado com um nível de qualidade bastante elevado.

Hoje, a cartilha está disponível em várias formas.adequado para diferentes tipos de trabalho. Mas primeiro você precisa se familiarizar com os recursos deste material.

Peculiaridades

Antes de se familiarizar com os principais tipos de primers de penetração profunda, você precisa entender o que é esse material e como ele difere de outras formulações.

Esta opção é uma espécie de impregnação para uma superfície de concreto. O primer pode penetrar em uma profundidade de 5 a 10 mm, dependendo do tipo usado.

Graças ao uso desta composição, é possível garantir a máxima aderência do concreto e do material de acabamento. O primer penetrante é caracterizado por um alto grau de resistência à umidade e, além disso, tem propriedades permeáveis ​​ao vapor.

Além disso, possui altas propriedades anti-sépticas que impedem o desenvolvimento de fungos e mofo na superfície do concreto.

Outra característica do primer penetrante é que ele pode reduzir o consumo dos materiais de acabamento que serão usados ​​no futuro.

O uso da composição tem um efeito positivo na troca de ar no ambiente. Nesse caso, o primer desempenha uma função isolante dentro do material.

Após o tratamento com um composto penetrante, a superfície se torna mais resistente a várias influências externas. Por exemplo, isso diz respeito ao uso de produtos químicos, que muitas vezes levam à abrasão.

Âmbito de aplicação

Conforme observado acima, o primer é usado na preparação das paredes. A composição é utilizada se houver o risco de o material de acabamento ficar fracamente fixado na superfície do concreto.

O primer de penetração profunda melhora significativamente a adesão do substrato, o que elimina esse problema durante a operação.

Freqüentemente, a composição é usada na ausência de isolamento do monólito. Sobre uma base com grande número de poros, os materiais de acabamento não se fixam da melhor maneira. É por isso que os especialistas recomendam o uso de uma cartilha de penetração profunda que "sela" todos os canais. A composição evita a rápida absorção de várias substâncias, o que permite fixar com segurança o acabamento.

O primer de penetração profunda é usado para trabalhos de interiores e fachadas. Protege bem as superfícies de concreto da influência de substâncias agressivas presentes na atmosfera.

Tipos principais

O mercado da construção é rico em vários tipos de primers de penetração profunda. Para entender qual das opções é mais adequada para preparar uma superfície de concreto, é necessário se familiarizar com as propriedades de cada composição individual.

O primeiro e um dos tipos mais comuns é a cartilha universal. Na maioria das vezes, a composição é usada para trabalho interno. Freqüentemente, as opções de penetração versáteis são usadas para processos de renovação de revestimento externo.

Os primers são adequados para superfícies verticais e horizontais.

Quanto ao custo das opções universais, é relativamente baixo.Além disso, o consumo do primer durante a operação é baixo, o que é uma das vantagens significativas. Recomenda-se armazenar opções universais em temperaturas de 5 a 35 graus.

Após o tratamento com um primer penetrante, a superfície do concreto deve ser deixada por 4-5 horas para que esteja completamente seca.

Segundo os próprios fabricantes, as formulações universais pertencem a grupos de produtos de construção que não agridem o meio ambiente. Após o processamento, a superfície estará bem endurecida e preparada para futuras manipulações. Freqüentemente, um primer universal é usado em uma mesa aquecida.

O próximo tipo são os compostos acrílicos. Esta opção pode ser usada para processar qualquer substrato, de madeira a concreto. Muitos especialistas consideram o primer acrílico um tipo universal. A principal característica da composição é a penetração profunda na base, o que simplifica muito todo o processo de reparo no futuro.

Freqüentemente, os fabricantes complementam a base do primer com vários aditivos, o que aumenta seu desempenho. Na maioria das vezes, a composição é combinada com componentes anti-sépticos, de modo que a impregnação pode ser usada para preparar superfícies no banheiro.

O primer evita a formação de mofo que ocorre quando exposto à alta umidade.

Os compostos antifúngicos são um tipo separado. Este primer penetrante é adequado para uma ampla gama de superfícies, incluindo concreto. Uma característica distintiva desta espécie é a presença de fungicidas na base - componentes que podem destruir rapidamente os esporos dos fungos. Além disso, a impregnação evita o desenvolvimento de microflora nociva no ambiente.

Os primers antifúngicos podem ter uma base diferente, que é a sua principal vantagem. Para a preparação de superfícies de concreto, diferentes tipos de composições são usados. Deve-se notar que o uso de tais impregnações é recomendado para o tratamento de superfícies que já foram afetadas por mofo.

Observe também que os compostos antifúngicos são usados ​​exclusivamente para preparar a base para papel de parede. Além disso, a impregnação tem um odor bastante pungente.

Outro tipo é um primer penetrante anti-séptico. Ao contrário da versão anterior, essas composições são usadas para prevenir o desenvolvimento de microflora prejudicial. O primer é usado para tratar superfícies não afetadas.

Na maioria das vezes, os compostos anti-sépticos são usados ​​para preparar as paredes e pisos do banheiro e do banheiro. Um primer é aplicado antes de colocar o material do piso. No cerne da impregnação anti-séptica de alta qualidade, os fungicidas estão sempre presentes. A vantagem dos primários é que eles desempenham uma função de fortalecimento ao trabalhar com substratos soltos.

Para eliminar imperfeições na superfície, são utilizadas impregnações de látex de penetração profunda. Eles são baseados em água e polímeros, que fornecem propriedades técnicas decentes para este tipo. Esses compostos são indispensáveis ​​para o processamento de metal, concreto e madeira. Freqüentemente, esse tipo de primer é combinado com opções alquídicas.

A versatilidade das composições reside no fato de poderem ser utilizadas para trabalhos internos e externos. O primer de látex fortalece bem as bases, que absorvem fortemente várias substâncias.

As impregnações de fachada são um tipo separado. Compostos de silicone e silicato são ideais para uso ao ar livre. Essas opções podem ser usadas para tratar rachaduras antes do enchimento.

Como escolher?

Ao escolher uma impregnação de alta qualidade para uma superfície de concreto, você deve prestar atenção a vários pontos importantes.

  • Tipo de trabalho. Se você pretende usar um primer para ambientes externos, é melhor escolher compostos de acrílico ou silicato que sejam altamente resistentes a baixas temperaturas.As impregnações de látex ou acrílico são a escolha ideal para tratamentos de paredes internas.
  • Material. Para superfícies de concreto, é recomendado o uso de compostos alquídicos ou acrílicos, que irão fortalecer a base de forma confiável e prepará-la qualitativamente para manipulações posteriores.
  • Acabamento. Decida com antecedência que material você usará após a preparação da superfície. Para papel de parede, gesso ou tinta, são utilizados diferentes tipos de impregnação.

Outro critério significativo é o tempo de secagem. Se o primer for usado para trabalhos de interior, é melhor usar formulações que requeiram 2 a 3 horas. Isso se deve ao fato do primer ser aplicado em várias camadas, e a secagem prolongada retarda significativamente o processo de reparo.

Você também deve prestar atenção ao fabricante e ao custo da composição penetrante. O melhor é escolher um produto de uma marca conhecida que conseguiu se recomendar bem.

Como aplicar?

Ao trabalhar com impregnação de penetração profunda para concreto, há várias regras importantes a serem observadas. Antes de aplicar a composição, é necessário preparar cuidadosamente a base. É necessário limpar a sujeira da superfície, preencher fissuras e remover manchas com uma solução especial. A base de concreto deve estar limpa e seca.

Em seguida, você precisa preparar a mistura de construção, concentrando-se nas instruções do fabricante. Na maioria das vezes, a composição é amassada na proporção de 1: 1 (primer e água). Para aplicar a mistura acabada, use um pincel ou rolo. Uma pistola de pulverização ajudará a acelerar o processo de preparação da superfície.

Observe que é recomendável usar luvas de borracha antes de iniciar o trabalho. Isso protegerá a pele da ingestão da composição. Em seguida, a impregnação penetrante é aplicada uniformemente em toda a superfície. Se a base for rapidamente absorvente, serão necessárias 2 demãos.

Quanto ao consumo do primer penetrante, tudo depende da própria superfície. Os valores médios são 80-120 g por 1 m². Os especialistas recomendam deixar a superfície por 24 horas para que esteja completamente pronto para novas manipulações.

Para informações sobre como escolher uma cartilha, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário