As sutilezas de aplicar um primer na parede de gesso antes da massa
Muitos reparadores novatos ou aqueles que decidiram fazer reparos em sua casa ou apartamento por conta própria estão se perguntando se vale a pena aplicar um primer na parede de gesso antes de aplicar uma massa.
A resposta inequívoca a esta pergunta vale a pena. Por que - vamos entender em detalhes neste artigo.
Para que serve uma cartilha?
O drywall deve ser preparado. Para que as dúvidas sobre isso não surjam mais, vamos descobrir porque as superfícies são preparadas. De modo geral, a solução de primer é utilizada para melhorar a qualidade do acabamento.
Este resultado é alcançado devido às seguintes propriedades do primer:
- preenchimento de pequenas fissuras e amassados, o que torna a superfície mais lisa, eliminando danos causados durante a instalação do drywall;
- o efeito antifúngico e antimofo protegerá o acabamento e sua saúde contra essas pragas;
- reforço adicional e proteção de drywall;
- melhor aderência das superfícies, o que facilita a colagem de papéis de parede, ladrilhos e pinturas.
Assim, podemos ver que o primer do drywall não é apenas possível, mas uma etapa necessária do tratamento de superfície antes da massa. Mas também existem exceções.
Não manuseie apenas drywall resistente à umidade., marcado pelo fabricante como GKLV. Esse material já tem todas as vantagens que um primer oferece. Além disso, devido às propriedades repelentes de umidade, simplesmente não será absorvido por esta base, acumulando gotas na superfície. Essa parede de gesso é geralmente usada para renovar um banheiro ou outras áreas com alta umidade.
Além disso, não aplique primer na parede de gesso se for aplicar uma massa de acabamento. É muito flexível e com alto grau de pegajosidade, sendo simplesmente impossível aplicá-lo sobre um primer hidrorrepelente com camada suficientemente espessa, o que dificulta o lixamento posterior.
Observe que o primer não cobre as paredes com um filme, bloqueando a circulação do oxigênio, sua estrutura é mais como uma malha que trança a base.
O primer deve ser aplicado sem falhas antes do assentamento dos ladrilhos., melhor em duas camadas. A única forma de dar relevo é não nivelar tanto a massa, já que o ladrilho em si é um material igual.
Aplicar primer no drywall antes de colocar o papel de parede torna muito mais fácil desmontá-lo mais tarde, quando você quiser trocá-lo.
Do acima exposto, a resposta à questão de saber se vale a pena aplicar primário em drywall antes de rebocar, rebocar ou outro trabalho é inequívoca. Vale a pena se você quiser reparos duráveis e de qualidade.
Tipos de solo
Tendo decidido que o drywall ainda deve ser preparado, considere que tipo de primer devemos escolher para isso.
Entre a variedade de materiais, as misturas de primer são divididas em três grandes grupos., que diferem nas propriedades das misturas e no seu campo de aplicação. É muito importante escolher exatamente o tipo de mistura que se adapta às suas necessidades específicas. A qualidade da cobertura futura depende muito disso.
Considere os tipos existentes de primers:
- Misturas de contato. Esses primers são usados para melhorar a adesão dos materiais uns aos outros. São utilizadas para tratar superfícies lisas, por exemplo, concreto ou metal, o que simplifica seu processamento posterior, por exemplo, pintura, pois aumenta significativamente a adesão da base ao acabamento.
- Misturas de primer. Esta é uma suspensão de partículas de composição semelhante ao material com o qual a superfície será posteriormente processada. Essas misturas reduzem significativamente o consumo de materiais utilizados para o acabamento.
- Misturas penetrantes (penetron). Esse primer penetra profundamente na superfície do material, fortalecendo-o e melhorando a adesão com as camadas subsequentes. É esse tipo de primer que é usado no trabalho com drywall.
Vamos considerar as propriedades deste último com mais detalhes.
O primer, após ser aplicado na parede de gesso, desempenha as seguintes funções:
- Equilibra as propriedades de absorção do substrato em toda a área de superfície. Assim, ao aplicar tinta ou massa de vidraceiro, a camada ficará mais uniforme.
- Penetra profundamente na base porosa, o que ajuda no trabalho com as juntas.
- Impede que os materiais grudem em grumos quando aplicados às superfícies.
- Após a secagem, não interage com a água, o que é especialmente importante se a tinta à base de água for usada após o primer.
Assim, a mistura de solos melhora a estrutura do drywall, protege contra fungos e mofo, aumenta a adesão e impermeabilização da superfície. Tudo isso torna qualquer reparo de qualidade superior e mais durável.
Critérios de escolha
A escolha do material para o primer deve ser feita com muito cuidado. Em primeiro lugar, você deve prestar atenção ao preço. Se o preço da mistura for a metade do preço do mesmo primer de fabricantes conhecidos, você não deve se alegrar e escolher o baixo custo. Em um negócio como a construção, o avarento paga duas vezes com certeza. É melhor escolher um fabricante confiável do que barato.
Se, por algum motivo, você ainda precisa economizar na mistura de primer, opte por soluções concentradas produzidas por empresas renomadas e comprovadas. O único problema dessa mistura é que antes da aplicação deve ser diluída na quantidade de água necessária, que está indicada na embalagem no método de aplicação.
Além do preço e do fabricante, deve-se atentar para o prazo de validade da mistura. Se a mistura não for mais utilizável ou estiver prestes a expirar, ela pode não ter mais as propriedades declaradas pelo fabricante, então seu dinheiro e esforços serão perdidos.
Vale a pena prestar atenção se a mistura contém substâncias especiais, evitando o aparecimento de mofo e bolor. Essas informações devem ser procuradas na embalagem ou verificadas com o vendedor. Normalmente, os fabricantes destacam especialmente esta propriedade do produto, sendo muito fácil detectar a presença de biossegurança na composição da mistura de solos.
No cerne de diferentes misturas de primers, várias substâncias são usadas que determinam suas propriedades e escopo:
- O mais versátil é a mistura de acrílico. Ideal para aplicar primer em drywall. Além disso, essa mistura é fácil de encontrar, inodora, o que é uma grande vantagem quando usada em ambientes fechados.
- A mistura à base de fenol não deve ser aplicada à massa. É mais comumente usado para primer metal e madeira. Essas misturas devem ser usadas com cautela em ambientes fechados.
- O ácido perclórico de vinil e o poliestireno são usados apenas para decoração de exteriores, não é recomendado aplicá-los em interiores.
- As misturas alquídicas são aplicadas apenas à madeira.
- As misturas de acetato de polivinila são usadas apenas com tintas na mesma base.
- As misturas hftálicas são muito fortes, mas só são adequadas para uso em áreas bem ventiladas.
Para a aplicação de primário em drywall, uma mistura à base de acrílico é adequada, que geralmente é marcada pelo fabricante com uma marca "sob o papel de parede".
Um equívoco comum em relação às misturas de primer é a opinião de que um primer adequado para trabalhos de fachada não pode ser aplicado por dentro devido à toxidade do material. Isso não é verdade. O primer para uso externo é simplesmente mais resistente a condições adversas, portanto, será ainda mais durável em ambientes internos.
Resumindo, podemos dizer que na hora de escolher uma mistura de solos, antes de mais nada, deve-se atentar para a composição, o fabricante e o prazo de validade da compra. Seguindo todos esses fatores, você receberá um produto de qualidade que atende a todos os requisitos para alcançar o resultado perfeito.
Preparação de drywall
Aplicar um primer imediatamente após a instalação do drywall é um dos maiores erros que pode ser cometido ao renovar um ambiente. A preparação da superfície requer uma abordagem cuidadosa.
Antes de aplicar o primer na superfície, você deve:
- corte as costuras das folhas de drywall ao longo dos chanfros;
- certifique-se de que todos os parafusos estão cravados no material e não se projetam acima da superfície;
- a superfície de processamento deve definitivamente ser limpa de poeira com uma escova macia que não solte os cabelos. Observe que após o tratamento do solo, todos os detritos grandes irão secar com ele e será impossível removê-los;
- uma malha de reforço deve ser fixada nas costuras.
Agora que todo o trabalho de preparação da base foi concluído, você pode prosseguir para a próxima etapa.
Processo de aplicação
Antes de iniciar a preparação direta, você precisa escolher a ferramenta certa para o trabalho. Geralmente é um rolo macio, pincel de difícil alcance e bandeja de tinta.
O primer é diluído em recipiente limpo de acordo com as recomendações do fabricante, que estão indicadas na embalagem. Primeiramente, com o auxílio de uma escova, deve-se percorrer todos os cantos, juntas do material, bem como os locais onde os parafusos estão afundados. Depois de todas essas operações e da secagem do solo, as costuras ficam macias. Após a secagem da massa nas costuras, outra camada de primer é aplicada em toda a superfície.
Se o primer for de alta qualidade, uma demão será suficiente. Durante a aplicação, tome cuidado para evitar respingos de material, caso se formem, a massa ficará desigualmente neste local.
Até que a camada de primer esteja seca, a massa não deve ser aplicada, isso é muito importante. Tome seu tempo para fazer tudo o mais rápido possível, aqui correr só vai prejudicar o processo. Normalmente o tempo para a secagem completa do primer é de cerca de 8 horas, após o que a superfície é massajada.
Para simplificar o trabalho, você pode usar as instruções passo a passo:
- Diluir a mistura de solo com água nas proporções indicadas no rótulo.
- Despeje uma pequena quantidade de primer de um recipiente comum em uma bandeja de tinta e use um pincel de boa qualidade para passar por todas as costuras e irregularidades do drywall.
- Aguarde a secagem do primer (dependendo do fabricante de 8 a 24 horas), e aplique massa nas juntas.
- Lixe a superfície da massa e, em seguida, aplique uma camada geral de primer com um rolo.
Após o processamento da superfície com massa, deixe secar, após o que aplicamos uma camada adicional de primer por cima para consolidar o resultado. Para isso, são utilizadas apenas misturas acrílicas, que não danificam a massa. Quando o revestimento do solo seca, não vale a pena apanhar pó. Não varra, corra ou acumule sujeira. Conforme mencionado acima, aderindo a uma camada não seca, os elementos indesejados permanecerão ali para sempre, sendo impossível removê-los após a secagem.
O processo de preparação do teto praticamente não é diferente do que você faz com as paredes. Antes do processamento, a superfície do teto também deve ser cuidadosamente limpa dos restos de revestimentos anteriores. A menos que seja por conveniência, vale a pena alongar a alça do rolo para que você possa realizar o trabalho com segurança sem usar uma escada. Naturalmente, todos os cantos e projeções do teto são bem preparados.
A camada de primer no teto e nas paredes deve estar em algum lugar entre seco e gotejante. A ferramenta certa o ajudará a alcançar este resultado. E em nenhum caso não descuide do banho de tinta. Vai te ajudar muito no processo de aplicação correta da mistura de primer na superfície.
O consumo para a correta aplicação da mistura é de aproximadamente 100 gramas por 1 m2. A partir dessa fórmula simples, você pode calcular facilmente quanto da mistura total do solo precisará cobrir toda a superfície.
Dicas úteis
Os especialistas recomendam usar algumas dicas para fazer o trabalho direito.
- Para facilitar a compreensão onde o primer já foi aplicado, um corante fraco pode ser adicionado a ele. As próprias misturas geralmente são transparentes, dificultando a aplicação uniforme do primer.
- Para distinguir a olho nu um primer penetrante de um fortalecedor, mergulhe um pincel nele e passe-o ao longo da parede. O penetrante será absorvido pela base, e o reforçador deixará uma espécie de rastro de filme. Além disso, o primer firmador é um líquido semelhante ao leite.
- Escolha primers de fabricantes confiáveis, como Knauf, Ceresit, Tikkurila e outras empresas conhecidas.
- Antes de iniciar o trabalho com o primer, proteja os vidros das janelas, roupas e pele, pois a mistura do primer após a secagem é quase impossível de remover das superfícies.
- Sempre use uma máscara protetora. Respirar a química da construção é bastante prejudicial.
- Aplicar uma camada de primer na massa somente depois de nivelada. Depois de prepará-lo, o processo de alinhamento se tornará impossível.
- Especialistas experientes alertam que não importa o tempo de secagem definido pelo fabricante, é melhor jogar pelo seguro e deixar o primer secar por pelo menos 12 horas.
Como você pode ver neste artigo, o processo de preparação de drywall é simples. Qualquer construtor iniciante pode lidar com isso.
Para as complexidades de aplicar um primer em drywall antes de putty, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.